Fabrício Vieira Cavalcante Orientadora: Delmary.  A Paralisia Cerebral-PC é uma patologia ligada a diferentes causas e caracterizada, principalmente,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Câncer de mama O câncer de mama tem-se apresentado como o segundo mais freqüente tipo de câncer feminino, sendo a principal causa de morte por neoplasia.
Advertisements

GONDIM, Lisieux Feitosa. Anteprojeto de Intervenção no Núcleo de Educação NEI-UFRN. Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Centro de Tecnologia.
Título do projeto de pesquisa Autora: Iranice Pereira da Silva Orientador(a): Alexandre Santana.
Copyright © 2016 Author Lívia S.S.Valentin André Lucatelli 1 ; Lívia S. S. Valentin 2 1.Psicólogo; Doutorando.
ALUNOS: FRANÇOISE MARIA JORDHANA DAFFILY MAIARA BARBOSA PEREIRA JULIANA SANTOS BARBOSA PROFESSORA: SHEILA CURSO: FISIOTERAPIA PERIODO: 5C TURNO: NOITE.
REVISÃO ENEM 2016 – ESTATÍSTICA PROFESSOR DERSÃO.
DIAGNÓSTICO DO USO DO GESSO E DA DESTINAÇÃO DOS SEUS RESÍDUOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL EM RECIFE Tiago Deodato Silvestre Orientador: Profª. Drª. Cecília Maria.
Introdução a Ergonomia. Objetivos gerais Os formandos deverão estar aptos a reconhecer os principais conceitos de ergonomia.
SAE Sistematização da Assistência de Enfermagem para feridas.
Introdução e Conceitos.
Avaliação de Projectos de Desenvolvimento
PROGRAMA DE ESTÁGIO 2017.
ARTIGO CIENTÍFICO Acadêmico Orientador.
HOSPITAL “PROF. DR. JOÃO SAMPAIO GÓES JÚNIOR” - IBCC
Recursos Humanos II Professora: Ana Paula Cossmann 4 período
Caracterização de dois anos de Consulta de Toxina Botulínica num Serviço de Medicina Física e de Reabilitação Hospitalar Teixeira, Dalila (1); Pimentel,
Criança com Múltiplas Condições Clínicas Invalidantes
MOVIMENTO CIRCULAR UNIFORME
GRÁFICOS DE CONTROLE.
[Para aluno bolsista] Exemplos (centralizar):
Relatório de Autoavaliação Institucional
Planejamento de estratégias:
ESTRUTURAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO
PEDAGOGIA – PROF. ANA ELISABETE LOPES
Título: deve ser representativo de seu conteúdo, sem ser longo, devendo conter apenas as palavras essenciais. Autores: O primeiro autor é o principal (aluno),
Interventions for promoting the initiation of breastfeeding (Review)
PONTO DE PARTIDA PARA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO EMPRESARIAL
Parte III – Planejando o Projeto
Marco Mendes Revisão Sistemática de Literatura Systematic Literature Review/SLR Introdução ao Método Marco Mendes
É a aplicação de um conjunto de conhecimentos e técnicas administrativas especializadas no gerenciamento das relações das pessoas com as organizações,
AULA 11 – MUDANÇAS DE FASES
Comportamento do Consumidor
PROGRAMAS DE ESTIMULAÇÃO COGNITIVA:
Música, neurociência e desenvolvimento humano
TÍTULO DO ARTIGO CIENTÍFICO RESULTADOS E DISCUSSÃO
Profa. Dra. Mara Fernanda Alves Ortiz
Psicologia aplicada à Fisioterapia
MICROECONOMIA Aula 6 – Análise da Teoria da Produção.
BRASÍLIA, 3 de novembro de 2010
Serviço de Psicologia e Orientação ACESSO EO ENSINO SUPERIOR
Métodos e Técnicas de Exploração Diagnóstica
Logomarca da sua Instituição TITULO EM ARIAL E MAIÚSCULO FIGURA
AQUI VAI O TÍTULO DO TRABALHO
XVII Jornada Científica de Jornalismo
Proposta de Dissertação Tatiana Ghedine
PERFIL DO EGRESSO Grupo de Trabalho
O que você deve saber sobre : ALONGAMENTO MUSCULAR. Educação Física
Oficina Pedagógica do Diagrama de Gowin
SINAES CURSO INSTITUIÇÃO ENADE 1- Missão e PDI 2- Políticas para o Ensino, a Pesquisa, a Pós-graduação, a Extensão; 3- Responsabilidade social, 4- Comunicação.
TITULO DO TCC: SUBTÍTULO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Aluno: NOME DO ALUNO
Logomarca da sua Instituição TITULO EM ARIAL E MAIÚSCULO
Trabalho de Conclusão de Curso I
A SAÚDE BUCAL NO PRÉ NATAL
6-METODOLOGIA DE PESQUISA EM PSICOLOGIA 2
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO RESULTADOS E DISCUSSÃO METODOLOGIA
Estilos de Ensino Espectro dos estilos de ensino, Moston (1966);
Curvas de crescimento Cristiane Kochi Profa Adjunta da FCMSCSP
Logomarca da sua Instituição
Pêndulo FEP 113 – Aula 1.
Pêndulo FEP 113 – Aula 1.
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS
Programas de Auditoria
Atenção em Saúde Bucal para alunos da Escola Hector Acosta
HIPOTERMIA TERAPÊUTICA NO RECÉM-NASCIDO:
Título: deve ser representativo de seu conteúdo, sem ser longo, devendo conter apenas as palavras essenciais. Autores: O primeiro autor é o principal (aluno),
Modelagem de Sistemas
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
XV Jornada Científica de Jornalismo
PROJETO DE PESQUISA.
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
Transcrição da apresentação:

Fabrício Vieira Cavalcante Orientadora: Delmary

 A Paralisia Cerebral-PC é uma patologia ligada a diferentes causas e caracterizada, principalmente, por rigidez muscular. Em 1862, estabeleceu-se a relação entre esse quadro e o parto anormal, e, em 1897, Freud sugeriu a expressão paralisia cerebral, que, mais tarde, foi adotada por Phelps, ao se referir a um grupo de crianças que apresentavam transtornos motores mais ou menos severos, devido à lesão do sistema nervoso central.  A paralisia cerebral é definida como uma disfunção neuromotora não progressiva da infância, como decorrente da lesão estática que afeta o sistema nervoso central em fase de maturação estrutural e funcional (ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE,1999).

 A reabilitação dos pacientes com paralisia cerebral deve abranger todos os aspectos, ou seja, o social, o cultural, o desenvolvimento psicomotor, a comunicação, e deve ser empreendida por uma equipe interdisciplinar, em que cada profissional exerça sua função em prol de uma melhora da qualidade de vida do paciente.  Segundo Correia (2006), atualmente as pesquisas têm revelado a existência de interações neurais que provocam reações humanas, diante de estímulo musical, mostrando que há uma diversidade de circuitos neuronais para se perceber a música, processá-la e tocá-la.

 Para ativar as funções neurológicas e reabilitar o paciente, é necessário utilizar a música para estimular, influenciar comportamentos, estados de humor, atitudes que acelerem uma melhora significativa na movimentação do corpo e na cognição. Esse tipo de trabalho o autor denomina musicoterapia funcional, a qual trabalha com a intervenção da música no sistema sensório- motor, para estimular as ondas dos hemisférios cerebrais e reabilitar funções perdidas, através da utilização de diferentes timbres, materiais e temperaturas (BRUSCIA,2000).

O presente trabalho, justifica-se pela pouca quantidade de estudos na área da reabilitação utilizando como técnica a musicoterapia.

OBJETIVO GERAL  Verificar os benefícios da musicoterapia no tratamento de pacientes com paralisia cerebral. OBJETIVOS ESPECÍFICOS  Medir a evolução dos pacientes submetidos a musicoterapia  Elaboração de protocolos de reabilitação utilizando a musicoterapia.

 A partir das bases de dados on-line, MEDLINE, PUBMED, LILACS e Scielo foram realizado uma revisão de literatura.Foram utilizados os seguintes descritores: Paralisia Cerebral, musicoterapia, reabilitação. Critérios de Inclusão Todos que falavam sobre reabilitação utilizando a musicoterapia e estudos que abordavam informações sobre a paralisia cerebral. Critérios de Exclusão Os artigos que não traziam informações sobre a temática em questão.

Serie de casos (a definir) Será realizada no período de 12 meses. GONIÔMETRO Será realizado o goniômetro para medir a evolução