Prof. Esp. Pedro Valentim

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Transcrição da apresentação:

Prof. Esp. Pedro Valentim Lógica 8º ano Prof. Esp. Pedro Valentim

O que é lógica-matemática Trata do raciocínio dedutivo e indutivo, número e relacionamento. Envolve a habilidade de reconhecer padrões, trabalhar com formas geométricas e fazer relacionamento entre segmentos de informação. Ela é normalmente associada a competência em desenvolver raciocínios dedutivos, em construir ou acompanhar cadeias casuais, em vislumbrar soluções para problemas, em lidar com números ou outros objetos matemáticos, envolvendo cálculos, transformações, etc.

Contextualizando Você esta viajando e o pneu do caro fura. Descreva todos os passos necessários desde a parada do carro, até a troca completa do pneu.

Conclusão!!! Utilizamos o raciocínio logico para responder questões como essa!!

Observação A lógica NÃO procura dizer como as pessoas raciocinam Ela estuda se a conclusão sobre determinadas afirmações ou situações é: Uma consequência daquilo que sabemos Esta adequada as informações disponíveis Pode ser afirmada a partir da informação que se tem

Exemplo Se o ônibus atrasar e não houver carona, o professor Pedro chega mais tarde. O professor Pedro não chegou tarde, mas o ônibus atrasou. Logo, ele pegou carona.

Exemplo 2 Se está chovendo e a aluna Ana não tiver um guarda-chuva, ela vai se molhar. A Ana não está molhada, mas está chovendo. Logo, tem um guarda-chuva com ela

Argumento lógico Encadeamento de conceitos é chamado ARGUMENTO. SE EU ESTUDAR, APRENDEREI EU ESTUDEI PREMISSAS LOGO, EU APRENDI CONCLUSÃO

Inferências lógicas Válida Não Válida Validade de um Argumento: Quando as premissas são consideradas provas evidentes da verdade da conclusão, o argumento é considerado válido; Caso contrário, não é válido. Exemplos (verificar se é válido ou não): Válida Não Válida

Tipos de inferência Indução Dedução

Tipos de inferência Dedutiva: Premissas fornecem uma prova conclusiva da veracidade da conclusão. Afirma que a verdade de uma conclusão é uma consequência lógica das premissas que a antecedem. Indutiva: As premissas fornecem indicações da veracidade da conclusão (possibilidade, probabilidade). Obtém conclusões baseada em observações ou experiências.

Tipos de inferência

Tipos de inferência Na dedução a conclusão é consequência obrigatória das premissas

Tipos de inferência Na indução a conclusão é consequência esperada das premissas.

Vamos praticar!!! Classifique como sendo Dedutivo ou Indutivo. Crie um argumento dedutivo, e outro indutivo.

Capitulo I – Lógica recreativa Assim como em um jogo de xadrez, a logica recreativa tem seu próprio e curioso encanto. Ela combina a estrutura matemática com o entretenimento, que produz a resolução de um dado problema, tornando, dessa maneira, a matemática fascinante. Você já se envolveu em alguma atividade que necessitava apenas de raciocínio lógico para ser resolvida? Vamos começar??

Exercício 1 (só pra esquentar) Qual o número que completa a série? Para resolver o desafio descubra as regras das questões resolvidas. 3 + 1 = 12 4 + 7 = 44 6 + 2 = 48 7 + 3 = 70 8 + 4 = 96 9 + 5 = ??

Exercício 2 Oi???? Isso é possível???? “antes de ontem, eu tinha 5 anos, mas já vou fazer 8 anos no ano seguinte” Ao conversar com um novo vizinho, Rodrigo quis fazer um enigma sobre a sua idade e falou a seguinte frase: Oi???? Isso é possível????

Exercício 3 Em um laboratório de alta tecnologia, bactérias são cultivadas em um vidro. Os cientistas ficaram preocupados com o espaço, pois, a cada minuto, uma bactéria se divide em duas. Se o tubo ficou cheio em três horas, em que tempo estava pela metade. a. 1 h 45 min b. 2 h 15 min c. 2 h 30 min d. 2 h 45 min e. 2 h 59 min

Exercício 4 O filho do pai de uma pessoa esta falando com o pai do filho desta pessoa. É importante ressaltar que esta pessoa não esta participando da conversa. Isso é possível? Será possível se essa pessoa for uma mulher! Vejamos a estrutura lógica

Exercício 4

Exercício 5 Na tabela seguinte, preencha os dígitos 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 sem repeti-los. De modo que a soma dos elementos de qualquer linha, coluna ou diagonal seja igual a 15.

Exercício 5 Vamos lá!!! 4 3 8 9 5 1 2 7 6

Exercício 6 Isabela e Cristina estavam em um acampamento com um grupo de amigos. Ao voltarem de um passeio pela floresta, viram que tinha acontecido uma pequena explosão no acampamento. Restaram-lhe apenas duas tabuas com 3,9 m de comprimento cada. Elas precisam atravessar um rio com 4 metros de largura que faz uma curva de 90 graus para poder chegar ao posto médico e ajudar seus colegas que machucaram no acidente. Como elas poderiam atravessar esse rio?

Exercício 6 - Resolução

Tudo na vida, Tem lógica, Significa dizer, Que tudo tem um... Padrão!!