Maputo, 30 de Outubro, 2009 Apresentado por: Dra Veronica Reis Moçambique, Outubro 2009 Humanização dos Cuidados de Saúde Iniciativa Maternidade Modelo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
5º conselho Hospitalar Melhoria da Qualidade dos CUIDADOS DE Saude
Advertisements

GESTÃO DELEGADA DOS SISTEMAS URBANOS INVESTIMENTOS E DESAFIOS
Comportamento da Época Chuvosa 2005/2006 Período: Janeiro 2006 Por Moisés Vicente Benessene (INAM) Rosita Fernando (INAM) Maria Augusta Alberto Semedo.
Características da Época Chuvosa 2005/2006 Período: Outubro,Novembro Dezembro 2005 Por Moisés Vicente Benessene (INAM) Rosita Fernando (INAM) Maria Augusta.
Formação/Actualização de Formadores em COEB e CERN
Melhoria da Qualidade dos CUIDADOS DE Saude
Iniciativa Maternidade Modelo durante o Parto e o Nascimento
Humanização dos Cuidados de Saúde Iniciativa Maternidade Modelo
Visita de Suporte à implementação do Plano de Trabalho do MCHIP em apoio ao Ministério da Saúde de Moçambique nas áreas da SMN e SR, incluindo a prevenção.
BLIBLIOTECA NACIONAL. NOTA INTRODUTÓRIA SITUAÇÃO GEOGRÁFICA CARACTERIZAÇÃO DO SECTOR DESENVOLVIMENTO DA BVS PERSPECTIVA CONSIDERAÇÕES FINAIS CONCLUSÃO.
Gestão 2015 – 2017 Departamento de Fiscalização. 8º Seminário Nacional de Fiscalização do Sistema Cofen/Corens Vitória/ES – 25/08/16 Implantação do protocolo.
Comissão de Saúde da Mulher- Cofen  Valdecyr Herdy Alves  Vera Cristina Augusta Marques Bonazzi  Maria do Rozário de Fatima Borges Sampaio  Maria.
GABINETE DO ORDENADOR NACIONAL PARA A COOPERAÇÃO MOÇAMBIQUE / UE DELEGAÇÃO DA UNIÃO EUROPEIA EM MOÇAMBIQUE.
Estrutura da apresentação
PRIORIDADES, ÁREAS DE ACÇÃO E ROTEIRO RCEV
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Qualificação.
MELHORIA DA ATENÇÃO À PUERICULTURA NA
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Presidente da Atricon e Conselheiro do TCE-PE
O Papel do gestor na garantia da qualidade do Ensino Superior
Juan Carlos Esquivel Guerra
Porquê Reflexão sobre Género e Qualidade no Ensino Superior?
Promoção da Cultura de Qualidade no Ensino Superior: Procedimentos, instrumentos, papel dos diferentes actores e desafios Prof. Doutor Jeffy Mukora 2ª.
BREVE APRESENTAÇÃO DO GUIÃO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTUITUCIONAL E DE CURSO
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância    Trabalho de Conclusão.
REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas programa de pós-graduação em saúde da família Melhoria dos cuidados com a saúde das.
Especialização em Saúde da Família- UFPel/ UNA-SUS
Melhoria na atenção à saúde da criança de 0 a 72 meses
“Engajando Cidadãos na governação local”
Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica - PROVAB
Plano de implementação e avaliação da intervenção no Brasil
Especializanda:Ormedy Grimon Ulloa
Acreditação da Formação Médica Pré-Graduada
Processo de avaliação externa
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
O presente artigo tem como objetivo relatar a experiência de
Divulgação das ferramentas revistas SEMINÁRIO REGIONAIS DE DISSEMINAÇÃO DE FERRAMENTAS DE AVALIAÇÃO E GARANTIA DE QUALIDADE REVISTAS Prof. Doutor Jeffy.
Órgão interno de garantia da qualidade nas IES’s
Ana Maria Nhampule Maputo, 02 de Julho de 2015
Tacila Nogueira Costa Nery de Azevedo Orientadora: Mariangela Soares
Órgão interno de garantia da qualidade nas IES’s
Avanços nas atividades do projeto no período de novembro de 2016 a junho de 2017 (Brasil) 19 de junho de 2017.
MELHORIA NA ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA DE 0 A 72 MESES DE IDADE NA UBS Dr. JOSÉ ABEL AMORIM, SÃO JOÃO DO PIAUÍ/PI ESPECIALIZANDA: GRICELLY CARABALLO ALMENAREZ.
Processo de Auto-avaliação
MELHORIA DA PREVENÇÃO E DETECÇÃO PRECOCE DOS CÂNCERES DE COLO DE ÚTERO E DE MAMAS NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE CENTRAL. CORONEL VIVIDA- PR Especialização.
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
Ponto de Situação das actividades de Formação em Tecnologia Pesqueira
Curso de Especialização em Medicina de Família - UnaSUS
O Cuidar da Enfermagem: Aspectos Psicológicos. Com Jaqueline e Thamires.
Relatório de auto-avaliação
Qualificação da atenção aos aos hipertensos e diabéticos na UBS Rosália Gondim de Melo do Munícipio Paraú/RN Rafaela Jales Pereira Diniz Orientadora: Maria.
Orientações para Cursos de Graduação em Avaliação Externa
DESCRIÇÃO DO PROGRAMA Tem como diretriz o Programa Nacional de Gestão de Custos – PNGC, criado pelo Ministério da Saúde, que surgiu da necessidade de.
INSTITUTO NACIONAL DE SAÚDE
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
“Desafios na interface entre a Pedopsiquiatria e a Psiquiatria”
RESÍDUOS HOSPITALARES
Instrumentos para o Diálogo
Especialização em Saúde da Família
Trabalho de Conclusão de curso
         UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7.
Realizar Formação Continuada
Direcção Nacional de Formação de Profissionais de Saúde
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria da Assistência Usuários com Diabetes e/ou Hipertensão na UBS Erismina.
Trabalho de Conclusão de Curso
Cod Resultados Preliminares da Avaliação Sobre Segurança Alimentar e Nutricional (Cabo Delgado e Inhambane) – SMART Survey Nutrition Cluster 07.
PROJECTO DE PRAÇAS DIGITAIS
Apresentação Câmara Municipal da Calheta
GERÊNCIA DE ENFERMAGEN OBSTÉTRICA NAS UNIDADES OBSTÉTRICAS – CPN/CO MORGANA TELES ESP. ENFERMAGEM OBSTETRÍCA RT E PLANTONISTA DO CPN/HEDA DOULA.
Transcrição da apresentação:

Maputo, 30 de Outubro, 2009 Apresentado por: Dra Veronica Reis Moçambique, Outubro 2009 Humanização dos Cuidados de Saúde Iniciativa Maternidade Modelo

Objectivo e conteúdo da sessão Iniciativa Maternidade Modelo (IMM) Breve Historial Objectivos Implementação da IMM - Abordagem de Gestão e Reconhecimento com Base em Padrões de Desempenho Ponto de Situação

HUMANIZAÇÃO DOS CUIDADOS DE SAÚDE EM MOÇAMBIQUE “INICIATIVA MATERNIDADE MODELO”

Humanização dos Cuidado de saúde – Maternidade Modelo : Breve Historial 1.Março de Conselho Coordenador Nacional - Sr. Ministro orienta a DNAM e DSP-DSMC para Elaborarem um Plano Nacional para Humanização dos Cuidados de Saúde em Moçambique 2.Abril - Julho, A DNAM e DNSP/DSMC trabalham para elaborar o Plano Nacional de Humanização dos Cuidados de Saúde e os Padrões de Desempenho para a Maternidade Modelo (elaborados com base nos padrões definidos no processo de melhoria da qualidade dos serviços de SMI) 3.Julho, é lançado o Plano Nacional de Humanização dos Cuidados de saúde no VI Conselho Hospitalar; Os padrões de desempenho para as Maternidades Modelo são submetido à discussão em trabalho de grupos e são aprovados na integra (porém sem os critérios de verificação). 4.Julho - Agosto - DSMC e DNAM trabalham para Finalizar os padrões da IMM, com apoio do Jhpiego/MCHIP

Plano Nacional para Humanização dos Cuidados de Saúde Objectivos Geral: Promover a Humanização dos Cuidados de Saúde no Serviço Nacional de Saúde Específicos:  Promover uma gestão humanizada nas Instituições de Saúde  Promover o atendimento humanizado aos utentes dos Serviços de Saúde  Promover a humanização das condições de trabalho nos Serviços de Saúde Objectivos Geral: Promover a Humanização dos Cuidados de Saúde no Serviço Nacional de Saúde Específicos:  Promover uma gestão humanizada nas Instituições de Saúde  Promover o atendimento humanizado aos utentes dos Serviços de Saúde  Promover a humanização das condições de trabalho nos Serviços de Saúde

Implementação do Plano de Humanização V Conselho Hospitalar Serviço prioritáriosServiços de apoio 1ºMaternidade Laboratório Banco de sangue Exames especializados Sistemas de gestão 2ºBanco de Socorros 3º Internamento 4ºAmbulatório

Iniciativa Maternidade Modelo Considerações A Atenção Humanizada ao Parto: Toma em conta o significado do parto, como uma experiência altamente pessoal e familiar; e que pode ser um momento de alegria e não de trauma; É uma atenção que parte do reconhecimento e respeito aos direitos fundamentais das mães, recém-nascidos e familiares, que incluem: – o respeito as crenças, tradições e cultura; – o direito a informação e a privacidade – O direitro a escolha de acompanhante pela mulher; – a assistência de boa qualidade técnica para mãe e RN, – a garantia do apoio emocional e social, – a protecção contra o abuso e negligência;

Iniciativa Maternidade Modelo Considerações A Humanização dos cuidados durante o parto e o nascimento contribui para salvar vidas. Estudos têm demonstrado que as mulheres resistem a serem cuidadas por profissionais que as tratam mal, mesmo que estes sejam profissionais capacitados para prevenir e manejar complicações obstétricas e neonatais. Acredita-se que a humanização dos cuidados irá contribuir para aumentar a utilização dos serviços de SMN pelas mulheres e familias.

Humanização dos Cuidados de saúde Iniciativa Maternidade Modelo Objectivo Geral:  Transformar as Maternidades de US selecionadas de todas as províncias em Centros assistenciais e de docência humanizados e de qualidade na área de saúde materna e neonatal (SMN)

Iniciativa Maternidade Modelo Objectivos específicos (cont)  Promover uma gestão humanizada nas Maternidades  Promover o atendimento humanizado e de qualidade às mulheres e familiares nos serviços de SMN  Promover a humanização das condições de trabalho nos Serviços de SMN  Fortalecer as acções de educação para a saúde e envolvimento comunitário na area de SMN  Promover um modelo de docência humanístico e baseado no domínio da aprendizagem ao nivel das maternidades alvo.

Implementação da Iniciativa Maternidade Modelo Abordagem de Gestão e reconhecimento dos Serviços com base em padrões de Desempenho (GRBP) Uma abordagem prática para a implementação do processo de Humanização dos Cuidados de Saúde

Que US farão parte da Iniciativa Maternidade Modelo? – Critérios de Selecção  Maternidades que são campo de estágio para SMI  US que estão envolvidas em outras iniciativas de melhoria da qualidade (PCI, SMI, Enfermaria Modelo, etc)  US com disponibilidade de recursos humanos essenciais para providenciar cuidados em SMN  US com infra-estrutura e equipamentos básicos para o atendimento em SMN

Unidades Sanitárias Seleccionadas para a 1ª fase ProvínciaUSProvínciaUSProvinciaUS Maputo Cidade HC de Maputo HG José Macamo HG de Mavalane HG de Chamanculo Sofala HC de Beira HR de Buzi CS de Macurrungo Nampula HC de Nampula HR de Monapo HR de Nacala Porto Maputo Prov CS de Manhiça CS Matola II CS de Boane Manica HP de Chimoio CS de 1º Maio HR de Catandica Niassa HP de Lichinga HR de Cuamba CS de Chihualua Gaza HP de Xai Xai HR de Manjacaze HR de Chicumbane Tete HP de Tete HR de Songo CS Nº 2 (Matundo) Cabo Delgado HP de Pemba HR de Montepuez CS de Natite Inhabane HP de Inhambane HR de Chicuque CS de Guiúa Zambézia HP de Quelimane HR de Mocuba HR de Gurué

Iniciativa Maternidades Modelo Principais actividades: Definição dos Padrões de Desempenho para a IMM Formação de Formadores em Atenção Humanizada à Saúde Materna e Neonatal (SMN) em Maputo, para formadores de Nampula, Sofala e Maputo (Agosto 2009) Confirmação da selecção das US (3 por província) Criação de Comités de Humanização no nível Nacional e Provincial Formações Regionais em Atenção Humanizada à Saúde Materna e Neonatal  Curso do Centro - Cidade da Beira de 02 a 13 de Novembro,  Curso do Sul - Cidade de Maputo de 16 a 27 de Novembro e,  Curso do Norte - Cidade de Nampula de 30 de Nov a 11 de Dez Principais actividades: Definição dos Padrões de Desempenho para a IMM Formação de Formadores em Atenção Humanizada à Saúde Materna e Neonatal (SMN) em Maputo, para formadores de Nampula, Sofala e Maputo (Agosto 2009) Confirmação da selecção das US (3 por província) Criação de Comités de Humanização no nível Nacional e Provincial Formações Regionais em Atenção Humanizada à Saúde Materna e Neonatal  Curso do Centro - Cidade da Beira de 02 a 13 de Novembro,  Curso do Sul - Cidade de Maputo de 16 a 27 de Novembro e,  Curso do Norte - Cidade de Nampula de 30 de Nov a 11 de Dez

Iniciativa Maternidades Modelo Principais actividades: Criação de Comités de Humanização nas US Avaliação inicial do nível de qualidade e humanização dos cuidados prestados nessas maternidades utilizando padrões de desempenho Elaboração de planos de acção e investimento para a melhoria da qualidade e humanização dos serviços de SMN nas US seleccionadas Realização de avaliações periódicas e reconhecimento das US que atingirem o padrão desejado de qualidade e humanização dos serviços de SMN (80%) Principais actividades: Criação de Comités de Humanização nas US Avaliação inicial do nível de qualidade e humanização dos cuidados prestados nessas maternidades utilizando padrões de desempenho Elaboração de planos de acção e investimento para a melhoria da qualidade e humanização dos serviços de SMN nas US seleccionadas Realização de avaliações periódicas e reconhecimento das US que atingirem o padrão desejado de qualidade e humanização dos serviços de SMN (80%)

Obrigada!