EDUCAÇÃO AMBIENTAL & AGRICULTURA FAMILIAR. MINÉRIOSFLORESTAS A QUESTÃO AMBIENTAL ! ATÉ METADE DO SÉCULO XX PARECIA SER INFINITO Os Bens Naturais SOLO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MINIST É RIO DA EDUCA Ç ÃO SECRETARIA DE EDUCA Ç ÃO PROFISSIONAL E TECNOL Ó GICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCA Ç ÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA.
Advertisements

Encontro Ciência Lisboa, 7 de Julho A ciência ecológica e o desafio da sustentabilidade Helena Freitas Centro de Ecologia Funcional Departamento.
Brasília 24 de agosto de Fonte: IBGE, Censo Demográfico. Elaboração: SESEP/MDS. % da População em Pobreza Extrema: Brasil
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE – IFRN CAMPUS IPANGUAÇU IPANGUAÇU/RN SETEMBRO/2016 P1 +2 – Programa uma terra.
1ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE AMBIENTAL Saúde e Ambiente, vamos cuidar da gente.
Reunião Conselho COEP – 01/07/2011 Presidência da República Secretaria-Geral.
BALANÇO DE ATIVIDADES DO NÚCLEO COPA ORGÂNICA E SUSTENTÁVEL 2011/2012.
Tudo o que acontece no mundo, seja no meu país, na minha cidade ou no meu bairro, acontece comigo. Então, eu preciso participar das decisões que interferem.
Palestra: A importância do fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – SISAN José Valverde Machado Filho 22/08/2016.
Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural Uma rede a serviço do desenvolvimento rural sustentável Audiência.
Políticas para a agricultura familiar Lei /2006 Crédito e proteção da produção Pronaf, Garantia Safra, SEAF... Assistência técnica e extensão rural.
Instituto Federal de Santa Catarina – Câmpus Joinville Unidade Curricular Geografia Professor Mauricio Ruiz Camara.
COMUNICAÇÃO PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL CURSO DE FORMAÇÃO REPAM.
ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL. REALIDADE BRASILEIRA.
DIREITO AMBIENTAL Política Nacional do Meio Ambiente-Lei 6938/1981 Estrutura do SISNAMA: Art. 6º - Os órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito.
“PLUS NO PIC DA RECICLAGEM “
PROJETO ELO PROJETO DOM HELDER CAMARA
A Origem do conceito  Até meados do séc. XX FAZIA-SE DE TUDO
AGRICULTURA FAMILIAR NO BRASIL
Atuação da ANATER Assistência técnica ao produtor rural em todas as etapas da produção. Atuação integrada com a Embrapa para a transferência de tecnologia.
1 ECOLOGIA E DS.
Cooperativa: uma plataforma para o Brasil
Características da agricultura no Brasil
CAPÍTULO 3 - AGROPECUÁRIA E AGRONEGÓCIO
Espaço Agrário 2º EM – 2017 Jeferson.
Ciências Naturais – 8.º ano
Renan Tessaro, Fabrício Arruda, Tobias Branco.
Estudo comparativo entre os sistemas de produção convencional e orgânico na utilização e destinação dos resíduos ACADÊMICOS: Andres Ricardo Martins da.
AGRICULTURA FAMILIAR Entende-se por agricultura familiar o cultivo da terra realizado por pequenos proprietários rurais, tendo, como mão de obra essencialmente,
Apresentação da Rede Povos da Mata
PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E CRISE AMBIENTAL
CAPÍTULO 12 - EXPLORANDO AS RIQUEZAS DO PLANETA
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2017
Capítulo 20 SUSTENTABILIDADE. Capítulo 20 SUSTENTABILIDADE.
O projecto de melhoramento de agricultura no distrito de Gorongosa, é proposto por Armando, Dionexia, Judite e Sarita. Os sócios desse projecto estão.
Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento
SEJAM BEM VINDOS. CURSO : PRODUTOR DE EMBUTIDOS E DEFUMADOS INSTRUTORA: CRISLIANE CAMARGO DE SÁ.
17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
Agricultura no Mundo. Componentes: Samuel Rodrigues Eduardo Pedraça Aline Carvalho Catarina.
MBA – GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS MÓDULO lll – GESTÃO ESTRATÉGICA DO AGRONEGÓCIO PRODUÇÃO DE BABY HORTALIÇAS ORGÂNICAS 01 F.
A AGRICULTURA FAMILIAR
O conceito básico da Agenda 21
“Seminário Agricultura Familiar no Amazonas: Desafios e Perspectivas”
Projeto novos talentos
Paisagens Um espaço onde existem poucos elementos culturais ou apenas elementos naturais, há pouca ou nenhuma influência do ser humano. Essa paisagem.
Proposta da Plataforma da Comida Saudável
ESCOLAS SUSTENTÁVEIS Andréa Ketzer Osorio Coordenadora de Educação Ambiental – SMED Porto Alegre.
Rosilene vieira Guimarães POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL Curso de Pós-Graduação Gurupi – To 24/06/17.
Consequências do consumismo: Socioeconômico e socioambientais
ANO INTERNACIONAL DA AGRICULTURA FAMILIAR
A CRISE AMBIENTAL CONTEMPORÂNEA
GESTÃO MUNICIPAL AMBIENTAL
em Educação em Direitos Humanos
Medidas apontadas pelo Relatório Brundtland
Consciência Ambiental da Importância dos Solos como Instrumento de Políticas Públicas
A luta pela terra no Brasil
POLÍTICAS E PROGRAMAS DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO
DA LOGICA DO COMBATE Á CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO CONHECIMENTO: da fragmentação da realidade e da miopia técnica às tecnologias e saberes contextualizados.
Química ambiental é definida como o estudo das fontes, reações, transporte e efeitos das espécies químicas em água, solo, ar, ambientes de vida e os efeitos.
Alessandre da Silva Amanda Martins Ferreira Gonçalves
Trabalhador em transporte amigo do meio ambiente
Apresentam:. Apresentam: CAMPANHA PELO LIMITE DE PROPRIEDADE Grito da Terra 2008 B r a s i l CAMPANHA PELO LIMITE DE PROPRIEDADE.
Origem da agricultura 10 mil anos atrás.
DESERTIFICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE. Conceito de desertificação A desertificação, segundo a Convenção das Nações Unidas, é a degradação de terras nas zonas.
Agroecologia: conceitos e princípios para a construção de estilos de agriculturas sustentáveis.
Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural Coordenação de Formação de Agentes de ATER PROJETO CULTIVANDO SABERES.
LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990 Art. 3º A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento.
REFORMA SANITÁRIA. ANOS 20: Tensão entre a lógica privada e a lógica pública ANOS 30/40: Fragmentação Seletividade Atendimento aos mais pobres HISTÓRICO.
Transcrição da apresentação:

EDUCAÇÃO AMBIENTAL & AGRICULTURA FAMILIAR

MINÉRIOSFLORESTAS A QUESTÃO AMBIENTAL ! ATÉ METADE DO SÉCULO XX PARECIA SER INFINITO Os Bens Naturais SOLO Uso, Poluição ÁGUA Desertificação Desmatamento Consumo e poluição

A QUESTÃO AMBIENTAL ! Madeireira Barragens Pecuária Mineração

A QUESTÃO AMBIENTAL ! As Transformações Técnicas e Tecnológicas x Espaço Rural Forma  Revolução Verde  Agro industrialização  Agronegócio  Insumos e Maquinários Consequências Subordinação do campo a cidade Desemprego e subemprego Problemas ambientais Concentração produtiva Desvalorização familiar

A QUESTÃO AMBIENTAL ! Poluição dos rios !!!

A QUESTÃO AMBIENTAL ! Escassez de água, poluição do ar, aquecimento global !!

Um pouco de história para entender nossa atual preocupação Educação Ambiental-Conferência na Universidade da Grã-Bretanha; Conferência sobre Meio Ambiente Estocolmo; Brasil cria sua 1º Secretaria de Meio Ambiente ligada a Presidência da República Nos anos 90 - A Educação Ambiental consolida-se a partir da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável-Rio de Janeiro, em 1992, Rio-92.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL Ação educativa Consciência da realidade global Valores e atitudes Transformação da realidade Relações homem x natureza

Quem somos ? AGRICULTOR FAMILIAR AGRICULTOR FAMILIAR DESENVOLVE ATIVIDADE NO MEIO RURAL DETÉM PROPRIEDADE DE ATÉ 4 MÓDULOS FISCAIS DIRIJA SEU ESTABELECIMENTO OU EMPREENDIMENTO COM A SUA FAMÍLIA ENTÃO DE ACORDO COM A LEI /2006: Silvicultores Pescadores Aquicultores Indígenas Quilombolas

Quem somos ? Somos responsáveis: 4,3 milhões de estabelecimentos Produz cerca de 70% do alimento consumido no país Emprega 74,4% trabalhadores rurais 38% da receita bruta da agropecuária brasileira Contudo fazemos parte da maior parcela que vive em extrema pobreza !!!!!!

AGRICULTURA FAMILIAR NOVO CÓDIGO FLORESTAL PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA AGRICULTURA FAMILIAR- PEAAF PRONAF PNHR PNAE PAA,ETC.. POLITICA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL ATER

Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar - PEAAF Objetivo gerais do PEAAF: I - contribuir para o desenvolvimento rural sustentável; II - apoiar a regularização ambiental das propriedades rurais do país, no âmbito da agricultura familiar; III - fomentar processos educacionais críticos e participativos que promovam a formação, capacitação, comunicação e mobilização social; IV - promover a agroecologia e as práticas produtivas sustentáveis.

NOSSOS OBJETIVOS EMPREGO DAS BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS FORTALECER A ORGANIZAÇÃO SOCIAL DOS PRODUTORES EMPODERAR OS AGRICULTORES NA PARTICIPAÇÃO DE POLITICAS PÚBLICAS FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES TECNOLOGIAS ADAPTADAS

NOSSA PROPOSTA DE AÇÃO CONSTRUIR UMA UNIDADE DEMOSNTRATIVA DE AGRICULTURA DE BASE ECOLOGICA E/OU PROMOVER A UTILIZAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS

BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS-BPA O que é a BPA ? “Cultivar os produtos da melhor forma e por sua vez dar garantia dos mesmos”. Conjunto de princípios, normas e recomendações técnicas aplicadas para a produção, processamento e transporte de alimentos, orientadas essencialmente de forma a salvaguardar a saúde humana, proteger o meio ambiente e melhorar as condições de trabalho dos produtores.

QUEM BENEFICIA COM AS BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS (BPA)? Os agricultores e as suas famílias que produzem alimentos sadios e de qualidade e asseguram a sua nutrição e alimentação, dando maior valor aos produtos cultivados. Os consumidores, que terão acesso a alimentos de melhor qualidade e saudáveis, produzidos de forma sustentável. A população em geral, que desfrutará de um melhor meio ambiente.

SEGURANÇA DAS PESSOAS Melhorar as condições dos trabalhadores e dos consumidores; Melhorar o bem estar da Família agrícola; SEGURANÇA ALIMENTAR Alimentos saudáveis, não contaminados e de maior qualidade de forma a melhorar e garantir a nutrição e alimentação. MEIO AMBIENTE Não contamina a água e os solos; Utilização racional de produtos fitofármacos; Cuidados com a biodiversidade. VANTAGENS DAS BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS (BPA)?

Primeiros passos para implementar as BPA’s Organizar os produtores e registrar todos os trabalhadores na previdência social Capacitar todos os trabalhadores, em especial no manejo de defensivos/ fertilizantes, higiene e primeiros socorros Priorizar que as crianças deverão ir para a escola e ajudar em casa somente em atividades que não atentem para a sua segurança e seu tempo de estudo.

AGRICULTURA DE BASE AGROECOLOGICA O que é Agroecologia A incorporação de ideias ambientais e sociais aos sistemas de produção. A proposta agroecológica defende técnicas e formas de cultivo em harmonia com o meio ambiente o Agricultura orgânica o Permacultura o Compostagem o Minhocario o Mandala o Biofertilizantes

“A terra provê o suficiente para a satisfação das necessidades de cada homem, mas é incapaz de saciar a ganância de todos os homens” (Mahatma Gandhi) Obrigado ! TALITA VIEIRA ARANHA ENG.DE PESCA COORDENADORA CHAMADA PÚBLICA MDA/MPA 2013 Contatos: (91) /