Artigo De Opinião.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Artigo de opiniao É comum encontrar circulando no rádio, na TV, nas revistas, nos jornais, temas polêmicos que exigem uma posição por parte dos ouvintes,
Advertisements

Prof. Júnior Oliveira A carta do leitor.
A carta do leitor.
Produção Textual Artigo de Opinião Editorial.
EDITORIAL.
Carta do leitor Jornais, revista, sites, etc. Beatriz Paulino é a autora da carta. Não é preciso ser um profissional jornalístico para escrever esse gênero.
OBSERVAÇÃ O: Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua-a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado pra inserir sua própria.
UFRN/CCHLA/DEPARTAMENTO DE LETRAS DISCIPLINA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS II PROFESSORA: SYLVIA COUTINHO ABBOTT GALVÃO GÊNEROS ARGUMENTATIVOS GÊNEROS.
Prof. Sergio Medina RESENHA É a apresentação do conteúdo de uma obra. Consiste na leitura, no resumo, na crítica e na formulação de um conceito de valor.
Textos Dissertativos e Argumentativos PROFESSOR DENIS RODRIGUES DA SILVA.
Listar o nome de todos os autores. TÍTULO DO TRABALHO (1 SLIDE)
Carta do Leitor O que você deve saber sobre a carta do leitor:  Compreender a estrutura e os recursos linguísticos.  Perceber as marcas linguística do.
Resenhar significa fazer uma relação das propriedades de um objeto, enumerar cuidadosamente seus aspectos relevantes, descrever as circunstâncias que.
Curso Preparatório para Redação do ENEM 2016 CEEBJA de Paranavaí - ENEM 2016 Prof. Me. Celso J. Martins O Texto Dissertativo- argumentativo para o ENEM.
Função de linguagem Função referencial ou denotativa: transmite uma informação objetiva, expõe dados da realidade de modo objetivo, não faz comentários,
RESENHA CRÍTICA Eva Maria LAKATOS e Marina Andrade MARCONI.
Curso Preparatório para Redação do ENEM 2016 CEEBJA de Paranavaí - ENEM 2016 Prof. Me. Celso J. Martins A disssertação argumentativa - ENEM 2016  CEEBJA.
TEXTO ARGUMENTATIVO.
Unidade 3 Produção de textos no meio acadêmico e profissional
CRÔNICA A CRÔNICA É UM GÊNERO DISCURSIVO QUE TEM COMO MATÉRIA-PRIMA A REALIDADE, O COTIDIANO, MAS NÃO É MERA REPRODUÇÃO DO REAL. O CRONISTA SE INSPIRA.
Produção textual - Enem
Como fazer Fichamento de texto ou livro
Grupo: Vinicius, Pedro N. , Pedro H. e Eduardo
Profª Doutora Brígida singo
23ª Mostra de Pôster – FATEC 2016
Leitura e Documentação
RESUMOS UNIRIO Profª.: Maria Lucia Costa de Vasconcelos Chaves
PISA 2015 AVALIAÇÃO DE LEITURA BRASIL
INTERAÇÕES Ler um artigo de apreciação crítica
22ª Mostra de Pôster – FATEC 2016
AULA 4 DE REDAÇÃO.
Como apresentar um trabalho
ARTIGO DE OPINIÃO Espaço de compartilhamento de ideias e discussão democrática de aspectos da realidade social (acontecimentos, comportamentos, propostas),
ORIENTAÇÃO TCC – FASB / 2010.
Desenvolvimento ou corpo do artigo
CONTO E CRÔNICA.
TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO
RESUMOS UNIRIO Profª.: Maria Lucia Costa de Vasconcelos Chaves
TÍTULO Nome Sobrenome (Curso - AEMS) Nome Sobrenome (Curso - AEMS)
ARTIGO DE OPINIÃO.
Resumo PARTE 1.
Desenvolvimento ou corpo do pôster
Organização de um Relatório
Os textos jornalísticos são os textos veiculados pelos jornais, revistas, rádio e televisão, os quais possuem o intuito de comunicar e informar sobre algo.
Resenha Parte 1.
CARTA ARGUMENTATIVA É o tipo de carta que tem por finalidade persuadir o interlocutor e, para alcançar esse objetivo, precisa de argumentos convincentes.
Gêneros de Divulgação científica:
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
Comunicação e expressão
Seminário de gêneros textuais Resenha e Ensaio Aluno: Fabricio Gabriel de Aráujo Aluno: Pbo Aluno: Fabricio Gabriel de Aráujo Aluno: Pbo.
Trabalhos científicos
Desenvolvimento ou corpo do pôster
SANTA LUZIA DISCIPLINAS: CIÊNCIAS E REDAÇÃO 8º ANO – E. F.
Tipos textuais x Gênero textual
METODOLOGIA CIENTÍFICA CITAÇÕES NO TEXTO REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO FOLHETO.
Trabalho de Gramática Função referencial (denotativa) Feito por:
Aspectos de coesão textual
Argumentação e estratégias argumentativas Turmas 3m1,3m2,3m3 (Gloriosas!) Prof.: Maria Anna Gerk.
Texto argumentativo: artigo de opinião
ARTIGO DE OPINIÃO.
Título Marcos Alexandre Barros1, Isa Rocha2 (exemplo). Introdução
FATEC Guaratinguetá, 27 de abril de 2019
AULA SHOW DE REDAÇÃO Profa. Dra. Keyle Monteiro – (98) AMANHÃ, DIA 4/5, SÁBADO NA AÇÃO SOCIAL EM SAÚDE E EDUCAÇÃO PELA PASSAGEM DOS 15 ANOS.
 Funções da linguagem : São recursos de ênfase que atuam segundo a intenção do produtor da mensagem, cada qual abordando um diferente elemento da comunicação.
DO TEXTO DISSERTATIVO AO ARTIGO DE OPINIÃO. O que é um artigo de opinião? É um texto opinativo, de cunho argumentativo. Trata-se de um gênero em que a.
Faculdades Integradas de Três Lagoas, 2019
CRÔNICA ARGUMENTATIVA
Ethos, Phatos e Logos: a retórica de Aristóteles. Prof. Dra. Ariana Regina Storer. Linguagem e Comunicação Jurídica.
Transcrição da apresentação:

Artigo De Opinião

O Que é o Artigo De Opinião?

O artigo de opinião, como o próprio nome já diz, é um texto em que o autor expõe seu posicionamento diante de algum tema atual e de interesse de muitos. É um texto dissertativo que apresenta argumentos sobre o assunto abordado, portanto, o escritor além de expor seu ponto de vista, deve sustentá-lo através de informações coerentes e admissíveis. Logo, as ideias defendidas no artigo de opinião são de total responsabilidade do autor, e, por este motivo, o mesmo deve ter cuidado com a veracidade dos elementos apresentados, além de assinar o texto no final. Contudo, em vestibulares, a assinatura é desnecessária, uma vez que pode identificar a autoria e desclassificar o candidato. É muito comum artigos de opinião em jornais e revistas. Portanto, se você quiser aprofundar mais seus conhecimentos a respeito desse tipo de produção textual, é só procurá-lo nestes tipos de canais informativos. A leitura é breve e simples, pois são textos pequenos e a linguagem não é intelectualizada, uma vez que a intenção é atingir todo tipo de leitor.

Uma característica muito peculiar deste tipo de gênero textual é a persuasão, que consiste na tentativa do emissor de convencer o destinatário, neste caso, o leitor, a adotar a opinião apresentada. Por este motivo, é comum presenciarmos descrições detalhadas, apelo emotivo, acusações, humor satírico, ironia e fontes de informações precisas. Como dito anteriormente, a linguagem é objetiva e aparecem repletas de sinais de exclamação e interrogação, os quais incitam à posição de reflexão favorável ao enfoque do autor. Outros aspectos persuasivos são as orações no imperativo (seja, compre, ajude, favoreça, exija, etc.) e a utilização de conjunções que agem como elementos articuladores (e, mas, contudo, porém, entretanto, uma vez que, de forma que, etc.) e dão maior clareza às ideias. Geralmente, é escrito em primeira pessoa, já que trata-se de um texto com marcas pessoais e, portanto, com indícios claros de subjetividade, porém, pode surgir em terceira pessoa.

Artigo No Jornalismo

Em Jornalismo, um artigo é um texto eminentemente opinativo — mais que informativo — publicado (ou veiculado) em seção destacada do conteúdo noticioso. Os autores recorrentes de artigos são chamados de articulistas. Em jornais impressos, é normal que os editores convidem personalidades da sociedade (especialistas, intelectuais, autoridades) para escrever artigos sobre temas específicos do noticiário, sem remuneração. Entre leigos, é comum confundir artigo com matéria e tratar ambos os termos como sinônimos, o que é um erro. Tampouco é sinônimo de coluna, que se caracteriza por ser um espaço permanente reservado para textos do mesmo autor. Articulistas, em geral, não são jornalistas. Os artigos contêm comentários, análises, críticas, contrapontos, e às vezes ironia e humor. Há artigos tanto na mídia impressa (jornais, revistas) quanto em rádio e televisão (nesse caso, são lidos no ar pelo articulista). Muitas vezes, os artigos não refletem necessariamente a opinião do jornal (contrariamente aos editoriais, que são a posição oficial do veículo), e as empresas costumam não assumir responsabilidade por eles. Qualquer pessoa pode ser articulista, independentemente da formação profissional. No Brasil, isso era válido mesmo durante a exigência legal da formação específica em Jornalismo para o exercício da profissão, que vigorou entre 1967 e 2009.

Principais Características do Artigo de Opinião

As características do artigo de opinião são as seguintes: * As características do artigo de opinião são as seguintes: * Título do texto, geralmente polêmico ou provocador; * Exposição de uma ideia ou ponto de vista sobre determinado assunto; Apresenta-se em três partes: exposição, interpretação e opinião. Possui um parágrafo introdutório, no qual os elementos principais da ideia são apresentados; o desenvolvimento, no qual são expostos os argumentos em defesa de um ponto de vista a ser defendido; e a conclusão, onde ocorre o fechamento das ideias discutidas ao longo do texto; * Predominância dos verbos no tempo presente; * Utilização de linguagem objetiva (3ª pessoa) ou subjetiva (1ª pessoa); * Deve obedecer à linguagem padrão, devendo-se evitar as marcas utilizadas na oralidade.

Além das principais características de um artigo de opinião, existem também os procedimentos argumentativos dos quais o autor pode utilizar-se para alcançar o objetivo de convencer o leitor. Conheça alguns destes procedimentos: * Estabelecer uma relação de causa e consequência; * Comparar épocas e lugares; * Construção antecipada de contra-argumentos, ao antecipar uma possível crítica dos leitores (lembre-se que, também por este motivo, é muito importante que, ao escrever, o autor saiba a qual público o texto se destina); * Estabelecer a interlocução com o leitor; * Produzir afirmações de efeito.

Como Escrever Artigos De Opinião

Estrutura Básica Do Artigo de Opinião

10 Dicas Para Redigir Excelentes Artigos

Colégio Estadual Marechal Ribas Júnior Axixá do Tocantins Disciplina: Língua Portuguesa Alunos: Rui Guilherme, Mateus Silva, Elbe Alves, Elton Moreira, Eudilane Ramos, Raeliton.