Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Curso Técnico em Meio Ambiente Dureza Prof: Elizabeth Gestão de Recursos Hídricos Cíntia Amélia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gestão de Recursos Hídricos
Advertisements

Professor: José Tiago Pereira Barbosa
pH Alcalinidade Acidez
Origem e consequências
PHD 5750 – Tratamento avançado de águas de abastecimento
Ciclones Processo de separação gás-sólido por forcas centrifugas. → separar poeiras de gases → material particulado mais grosseiro → pré-filtros para caldeiras,
Sistema de tratamento anaeróbio Professora: Evelin M. Viana.
Saneamento Básico Aula 5
Estudo da relação concentração de cloretos versus condutividade e avaliação da sensibilidade do método de Mohr para soluções diluídas Autores: Andréa Oliveira.
Aplicaçao do carvao mineral  Gerar eletricidade;  Produzir plásticos, alcatrão, fertilizantes ;  Auxiliar no derretimento do minério de ferro para a.
Disciplina: Química Professor: Rubens Barreto I Unidade.
QUÍMICA.
Química Analítica - QAN
ANA BEATRIZ Nº1/DIANA Nº4/ISABELLA Nº11/LARISSA Nº15
Ácidos e bases Definição: A definição mais tradicional dos ácidos e bases foi dada pelo cientista sueco Svante Arrhenius, que estabeleceu os ácidos como.
Ciências da Natureza 5º Ano
H2(g) + 1/2O2(g) → H2O(l) ΔH = - Reação de óxidorredução
Resultados e discussão
POLUIÇãO DA ÁGUA.
CORROSÃO E INCRUSTAÇÃO
Esgotos Planeta Água: poluição
Estrutura atômica e aplicações
MASSAS MEDIDAS.
Equilíbrios em fase aquosa
INTRODUÇÃO / OBJETIVOS
Processos de Fundição Parte 1 Prof. Carlos Angelo Nunes
Processos da Indústria Metalúrgica e Siderúrgica
Potássio no solo.
EDTA H4Y Dissociação H4Y H+ + H3Y- Ka1= 1,0 x 10-2 = ([H+].[H3Y-])/[H4Y] H3Y- H+ + H2Y-2 Ka2= 2,2 x 10-3 = ([H+].[H2Y-2])/[H3Y-]
Sal Karolayne e Jordana.
Nilmara Costa Professora: Nádia Mamede Disciplina: Ciência dos Materiais Poliméricos UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA POLITÉCNICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO.
Parâmetros de qualidade das águas
Prof. Etiane Skrebsky Quadros
Daliana Alice Oliveira Hans Braunnier de Aguiar Silva
Coagulação / Floculação
Bromatologia UNIDADE I
Nicole Ferraz Julia Marjorie Meirinho
Manual de Calagem em viveiros de peixes de água doce.
Prof. Dr. Sidney Seckler Ferreira Filho Prof. Dr. Roque Passos Piveli
TRATAMENTO DE EFLUENTES POR OZONIZAÇÃO
ANÁLISE GRAVIMÉTRICA Prof Augusto Tanamati. A NÁLISE G RAVIMÉTRICA Analito: separado de uma amostra.
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
18º Seminário de Pesquisa e Extensão 2016
Resultados e discussão
Soluções. SOLUÇÃO É UMA MISTURA HOMOGÊNEA DE DOIS OU MAIS COMPONENTES Solução soluto solvente.
RESULTADOS DISCUSSÃO/CONCLUSÃO
MÉTODOS ANALÍTICOS OFF-LINE
 Gera o aumento da velocidade de reações (JORDÃO E PESSÔA, 2011);  Diminui a solubilidade de gases dissolvidos na água(SPIRO E STIGLIANI,2009);  Aumento.
1 Parâmetros de Qualidade de Água - Definições de processo de tratamento. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ CAMPUS JUAZEIRO DO.
CARACTERÍSTICAS DA ÁGUA DA LAGOA TRATADA COM AS SEMENTES MILAGROSAS
Desmineralização de águas e precipitação
Aula Metais alcalinos terrosos
ESCOLA POLITÉCNICA DA USP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA HIDRÁULICA E SANITÁRIA PHD 5748 – TRATAMENTO DE LODOS GERADOS EM ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUAS DE.
Adaptação de um método de extração de alumínio, Aℓ, na forma de óxido de alumínio, Aℓ2O3, de lodo de Estação de Tratamento de Água – ETA – e avaliação.
RISCOS ASSOCIADOS À APLICAÇÃO DO LODO DE ESGOTO NA AGRICULTURA
UESB-UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA DQE-DEPARTAMENTO DE QUÍMICA E EXATAS DISCIPLINA: ANÁLISE QUÍMICA DE ÁGUAS E EFLUENTES DOCENTE: Dra. ANAILDES.
Escola Salesiana do Estoril Química – 12º ano Minérios e Extracção de Metais Meio ambiente: Os processos industriais da exploração mineral formam produtos.
1 PADRÕES E NORMAS DA ÁGUA Prof. Dr. Rean Augusto Zaninetti.
“ É o conjunto de medidas (atividades) que visam preservar (modificar) o ambiente com o objetivo de prevenir doenças e melhorar as condições de saúde”
Potencial de eletrodo.
Remoção de Cromo por adsorção em nanoparticulas magnéticas
Mas o que um sal ? Do ponto de vista prático. Os sais apresentam como principal característica o sabor salgado: Sal de cozinha Bicarbonato de sódio Permanganato.
Determinação de cátions em água de coco
INTRODUÇÃO A BIOQUÍMICA Seres vivos x Matéria Bruta Metabolismo Material Genético Reprodução Crescimento Evolução Composição.
Cultivo sem solo.
Trabalho Inscrito na Categoria de Artigo Completo
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco Discentes: Carlos Duque, Mário Santana, Maria Conceição, Everaldo Docente: Thiago Sabino.
Transcrição da apresentação:

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Curso Técnico em Meio Ambiente Dureza Prof: Elizabeth Gestão de Recursos Hídricos Cíntia Amélia Isabella Gomes 2010

Introdução A análise dos parâmetros químicos, como a dureza da água, é útil para garantir que a água a ser utilizada não contenha impurezas que venham prejudicar, principalmente o consumo humano e as atividades industriais; O termo água dura foi originado em razão da dificuldade de lavagem de roupas, com águas contendo elevada concentração de certos íons minerais.

Dureza Parâmetro químico característico da qualidade da água; É a Concentração de cátions multimetálicos em solução; Os cátions mais frequentes são os bivalentes Ca 2+ e Mg 2+. Fonte:, 2010.

Origem Natural: Dissolução de minerais contendo cálcio e magnésio. CaCO 3(s) + H 2 O (l) + CO 2(g) Ca(HCO 3 ) 2(aq) Fonte: Manutenção do lago, Antropogênica: Despejos industriais 1- chuva 2- solo rico em minerais 3- água subterrânea dureza total alta e dureza carbonato alta

Dependendo da concentração dos íons, a água passa a ser classificada da seguinte maneira: Classificação A utilização mais frequente do parâmetro é a caracterização de águas de abastecimento brutas e tratadas; Unidade: mg/L de CaCO 3 Fonte:,2010.

Classificação associada a HCO 3 - e CO 3 2 correspondente à alcalinidade; sensível ao calor, causando precipitação em elevadas temperaturas; dureza temporária – pode ser eliminada pela fervura. dureza permanente – não é eliminada pela fervura. Parcela devida a sais diferentes Dureza total: soma da concentração de todos os íons responsáveis pela dureza; associada a ânions não carbonato, especialmente Cl - e SO 4 2-

Determinação da Dureza Experimentalmente a dureza pode ser determinada mediante a titulação da amostra com EDTA - ácido etilenodiaminotetracético (ou outra técnica analítica que quantifique cálcio e magnésio) e expressa como a massa em miligramas/L de carbonato de cálcio ( mgCaCO 3 /L) que contém o mesmo número total de íons da amostra.

Importância sanitária Não há evidências de que a dureza cause problemas sanitários; Em determinadas concentrações, causa um sabor desagradável e pode ter efeitos laxativos; Reduz a formação de espuma, implicando em um maior consumo de sabão; Fonte:,2010. Causa incrustação nas tubulações de água, caldeiras e aquecedores industriais.

Padrão de aceitação para consumo humano Fonte:, De acordo com a portaria n° 518 de 2004, o valor máximo permitido de dureza da água para consumo humano é de até 500 mgCaCO 3 /L.

Fonte:, Fonte: Google imagens, Problemas relativos à dureza

Tratamento - Abrandamento O tratamento da água dura para retirada de Ca 2+ e Mg 2+ é conhecida por abrandamento. Podendo ser: Precipitação química; Troca iônica; Nanofiltração; Entre outras.

Precipitação Química Adição de cal (CaO) e carbonato de sódio (Na 2 CO 3 ): A cal é utilizada para elevar o pH da água, fornecendo alcalinidade necessária, enquanto o carbonato de sódio pode fornecer alcalinidade para reação e íons carbonatos necessários. Reações envolvidas: Fonte:. Acesso: Jul

Processo de abrandamento em um único estágio sem ou com excesso de cal ou carbonato Cal Coagulante CO 2 Auxiliar de filtração Água Abrandada Pré-tratamento Lodo AbrandamentoRecarbonatação Filtração Na 2 CO 3 Fonte:. Acesso: 21 jul

Processo de abrandamento em dois estágios com excesso de cal ou carbonato Cal Coagulante CO 2 Auxiliar de filtração Água Abrandada Pré-tratamento Lodo 1° Estágio2° Estágio Filtração Na 2 CO 3 Coagulante Fonte:. Acesso: 21 jul

Precipitação Química – Vantagens: Pode ser aplicado para águas com dureza elevada; Possibilita remover da água outros contaminantes: – Remoção de metais pesados e arsênio; – Clarificação da água; Tecnologia bem estabelecida. – Desvantagens: Utilização de produtos químicos; Produção de lodo; Necessidade de ajustes finais.

Troca Iônica Zeólitos: mineral constituído de alumínio-silicato de sódio – (NaAlZ). Têm a propriedade de trocar o sódio, que entra na sua composição, pelo cálcio ou magnésio dos sais presentes na água, acabando, assim com a dureza da mesma. Fonte: Íons de cálcio e magnésio na água não tratada Íons de sódio em água tratada Íons de cálcio e magnésio Íons de sódio Íons sendo trocados pela resina

Troca Iônica – Vantagens: Grande eficiência para remoção dos íons responsáveis pela dureza; As resinas podem ser regeneradas; Não há formação de lodo no processo. – Desvantagens: Requer um pré-tratamento da água; Ocorre saturação da resina, exigindo a sua regeneração; Requer o tratamento do efluente da regeneração.

Nanofiltração Remoção de compostos orgânicos de baixo peso molecular e íons divalentes e trivalentes dissolvidos, através de uma membrana que restringe, total ou parcialmente, uma ou várias espécies químicas Valor típico do fluxo de água pela membrana: Nanofiltração  20 a 30 L/h.m 2 ;

Nanofiltração Fonte:, 2010.

Conclusão É de suma importância que a água apresente Ca 2+ e Mg 2+, em concentrações não muito elevadas, pois são importantes agentes no organismo humano. Mas a manutenção dos padrões de dureza da água se faz necessária para assegurar valores de abastecimento doméstico, e principalmente, industrial, adequados. Além disso, evita problemas e proporciona uma melhor qualidade de vida à todos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COLOMBO. Determinação da DUREZA EM ÁGUAS. Universidade federal do Paraná. Disponível em: Acesso em: 05 ago FERNANDES, Carlos; OLIVEIRA, Rui de. Determinação da dureza. Disponível em: Acesso em: 31 jul GOOGLE IMAGENS. Imagem origem da água dura.Disponível em: Acesso em:2010. GOOGLE IMAGNES. Água. Disponível em :. Acesso em: 31jul.2010 MIERWA, José Carlos - Escola Politécnica da USP – Depart. Engenharia Hidráulica e Sanitária.Tratamento avançado de águas de abastecimento. Disponível em:. Acesso: 21 jul

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Imagem Manutenção do lago. Disponível em: < jardim/manutencao-do-lago/factos-acerca-da-agua-i/print.html >. Acesso em: 05 ago Mundo Químico. Disponível em:. Acesso em: 30 jul RIBEIRO, M.L; DE LUCA, S.J. Tratamento de águas por filtração por membranas. Instituto de Pesquisas Hidráulicas - UFRGS. Disponível em:. Acesso em: 05 ago SILVA, Diego de Oliveira e. CARVALHO, Antonio R.P. Água dura e Abrandamento. Disponível em: < Abrandamento.pdf> Acesso em: 21 jul VON SPERLING, Marcos. Introdução à qualidade das águas e o tratamento de esgotos. 3ª ed. Belo Horizonte. Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental – Universidade de Minas Gerais, 2005.

Referências Bibliográficas Curso qualidade da água e poluição: aspectos físico-químicos. Disponível:. Acesso em: 15 ago