Vamos explorar o que o Garfield queria dizer com esse comentário… Vamos explorar o que o Garfield queria dizer com esse comentário… Enquanto o valor.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Propriedades da Matéria
Advertisements

Módulo 2.
Propriedades Gerais da Matéria
Propriedades gerais da Matéria
Propriedades da Matéria
Propriedades gerais da Matéria
Propriedades da Matéria
PROPRIEDADES DA MATÉRIA
REVISÃO – 9a série Prof. João Batista de Castro
PROPRIEDADES DA MATÉRIA
O que a química estuda ? energia matéria transformações.
FÍSICA - NOTAS DE AULA Propagação de Calor.
Termodinâmica Avançada Prof. Dr. Vicente Luiz Scalon / 2006 Propriedades Termodinâmicas de Substâncias Puras Prof. Dr. Vicente Luiz Scalon.
Temperatura, Calor e Primeira lei da Termodinâmica
Capítulo 04 © 2005 by Pearson Education Tipos de soluções QUÍMICA Edson Mesquita.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL FÍSICA 14. Hidrostática.
Mistura. Mistura CONCEITO DE MISTURA Mistura é a reunião de duas ou mais substâncias que não reagem entre si. Numa mistura os componentes não perdem suas.
Mistura. Conceito de mistura! Mistura é a reunião de duas ou mais substâncias que não reagem entre si. Numa mistura os componentes não perdem suas propriedades.
O que é mistura ➲ Mistura: associação de duas ou mais substâncias em porções arbitrárias, separáveis por meios mecânicos ou físicos e em cada um dos componentes.
Profª. Mayra Pinheiro E.E.E.M Rio Tocantins - CAIC Disciplina: Química Turma: 2º Ano A Soluções.
Mudanças de Estado Físico Aulas 6ª e 7ª Ponto de Fusão O ponto de fusão é o ponto ao qual uma substância passa do estado sólido ao estado líquido. Substância.
Site: UNIDADE 4 Capítulo: 19 Site: Calorimetria.
Mudança de estado físico e densidade
AULA 14 – MUDANÇAS DE FASES
O que a química estuda ? energia matéria transformações.
Fenômeno Físico: Não altera estrutura íntima da matéria. Exemplos:
Soluções: conceito e classificação
SUBSTÂNCIAS E MISTURAS.
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
Site: Capítulo 22 Estudo dos Gases.
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Os seguintes processos permitem a separação dos vários constituintes de uma mistura. Cada um destes processos tem uma utilização.
MÓDULO 13 CALOR E A SUA PROPAGAÇÃO
Índices Físicos dos Solos
Unidades de Medidas Medida é um número que expressa uma quantidade, comparando-a com algum padrão previamente estabelecido. As medidas são baseadas num.
PROPRIEDADES DA ÁGUA Existem características comuns a todos os materiais e outras que são específicas. Veremos a seguir algumas propriedades comuns , além.
A estrutura do átomo Substâncias e Misturas.
Propriedades da Matéria
Propriedades da Matéria
Soluções Em Química, solução é o nome dado a dispersões cujo tamanho das moléculas dispersas é menor que 1 nanometro (10 Angstrons). A solução ainda.
Metodologia do Ensino de Ciências Naturais – Aula 01
Capítulo 01 © 2005 by Pearson Education Capítulo 1 Introdução: matéria & medida QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição David P. White.
TERMOLOGIA.
Professor: Guilherme Vieira
Índices Físicos Esp. Prof. Talles Mello.
Introdução à Química: Matéria Prof. Altair Eugênio Honorato.
Substâncias e Misturas
É muito comum nos depararmos com o termo substância química em nosso cotidiano, no entanto, este termo é geralmente utilizado de forma pejorativa, como.
Química Ensino Médio, 1º ano MISTURAS E PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS.
Análise Imediata Alvernes Cruz.
PROPRIEDADES DA MATÉRIA
MATÉRIA E SUAS PROPRIEDADES
Análise Imediata Aula 04 Fábio Costa.
SEPARAÇÃO DE MISTURAS ANÁLISE IMEDIATA Prof. : Renê Machado.
Soluções. SOLUÇÃO É UMA MISTURA HOMOGÊNEA DE DOIS OU MAIS COMPONENTES Solução soluto solvente.
1.1.1 Energia e tipos fundamentais de energia. Energia interna.
TRABALHO E CALOR.
Introdução à Química: Matéria Prof.: Winícius Rodrigues.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA QUÍMICA
PROPRIEDADES DO AR.
Matéria Eduardo Custodio Teixeira. Matéria Eduardo Custodio Teixeira.
ENERGIA TÉRMICA Se refere à energia contida num sistema que é responsável por sua temperatura. Está relacionada com a AGITAÇÃO das PARTÍCULAS que compõem.
Kelvin Clapeyron CALOR é uma forma de energia em transito de um ponto a outro do espaço. Boyle Charles.
SUBSTÂNCIAS x MISTURAS
PROPRIEDADES DA ÁGUA Existem características comuns a todos os materiais e outras que são específicas. Veremos a seguir algumas propriedades comuns , além.
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Os seguintes processos permitem a separação dos vários constituintes de uma mistura. Cada um destes processos tem uma utilização.
Ligas metálicas: são misturas HOMOGÊNEAS de dois ou mais metais ou de um metal com outra substância simples por meio de aquecimento.
Universidade Federal do Tocantins Curso: Ciências Biológicas Disciplina: Metodologia para o Ensino de Química e Física Alunos:
Matéria X Energia Profª. Daniela.
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba Piúma/ES, 2º trimestre de 2019
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
Transcrição da apresentação:

Vamos explorar o que o Garfield queria dizer com esse comentário… Vamos explorar o que o Garfield queria dizer com esse comentário… Enquanto o valor da massa de um corpo é o sempre o mesmo em todos os planetas, o mesmo não acontece com o valor do peso. O valor do peso de um corpo, em cada planeta, é diferente porque a força gravitacional exercida no corpo é diferente. Massa vs peso P = m x g. Unidades: 1 N = 1 kg ∙ m/s 2

A massa de um corpo é uma medida da quantidade de matéria que o constitui e o seu valor é constante. Para medir o valor da massa utilizam-se balanças. A unidade de massa no Sistema Internacional de Unidades, SI, é o quilograma, cujo símbolo é kg. Massa vs peso

Volume O volume indica o espaço ocupado por um corpo ou objeto. Esse espaço é tridimensional; portanto, para calcular o volume, precisamos de três dimensões: Comprimento, Largura, altura. Qual o volume (capacidade) dessa caixa d’água? Resposta: 1 m x 1 m x 1 m = 1 m 3 (1 metro cubico). Os fatores de conversão são: 1 m 3 = L (ou 10 3 L) 1 L = mL (ou 10 3 mL) 1 m 3 = mL (ou 10 6 mL)

Temperatura e calor Temperatura é uma grandeza física relacionada à energia térmica de um material e não depende da massa. Calor é energia térmica em movimento (em trânsito). A energia térmica é transferida na forma de calor de um corpo para outro, desde que haja diferença de temperatura entre eles.

Temperatura e calor Mas, qual é a diferença de temperatura para calor? A temperatura não depende da massa do corpo, mas o calor depende. Se medirmos a temperatura de qualquer massa de água fervente sob pressão de 1 atm, o termômetro vai acusar 100 °C. Mas o calor fornecido por 2 litros de água fervente é maior do que o fornecido por 1 litro de água fervente.

▶ Por que sentimos a orelha “tapada” quando descemos a serra? ▶ Como o líquido sobe pelo canudinho quando tomamos um suco ou refrigerante? ▶ Como o ar entra no pulmão e sai dele quando respiramos? Pressão Ato ou efeito de pressionar, comprimir, apertar. força exercida por um fluido em todas as direções

Exercício

(Enem) Em nosso cotidiano, utilizamos as palavras “calor” e “temperatura” de forma diferente de como elas são usadas no meio científico. Na linguagem corrente, calor é identificado como “algo quente” e temperatura mede a “quantidade de calor de um corpo”. Esses significados, no entanto, não conseguem explicar diversas situações que podem ser verificadas na prática. Do ponto de vista científico, que situação prática mostra a limitação dos conceitos corriqueiros de calor e temperatura? a) A temperatura da água pode ficar constante durante o tempo em que estiver fervendo. b) Uma mãe coloca a mão na água da banheira do bebê para verificar a temperatura da água. c) A chama de um fogão pode ser usada para aumentar a temperatura da água em uma panela. d) A água quente que está em uma caneca é passada para outra caneca a fim de diminuir sua temperatura. e) Um forno pode fornecer calor para uma vasilha de água que está em seu interior com menor temperatura do que a dele.

Matéria Matéria Tudo que tem massa e ocupa lugar no espaço MatériaCorpo objeto objeto Porção limitada da matéria Parte processada da matéria para uma utilização

Os estados físicos da matéria SÓLIDOS — partículas ordenadas, sem liberdade de movimento formando o retículo cristalino. LÍQUIDOS — partículas desordenadas com liberdade de movimento. GASES — grandes espaços entre as partículas, que apresentam alta liberdade de movimento.

Os estados físicos da matéria

Mudanças de estados físicos

Propriedade que a matéria tem em permanecer na situação em que se encontra, seja em movimento, seja em repouso. Inércia Propriedades gerais da matéria

Impenetrabilidade

Propriedade que a matéria tem de reduzir-se em partículas extremamente pequenas. Divisibilidade Propriedades gerais da matéria

Propriedade da matéria que consiste em ter volume reduzido quando submetida a determinada pressão. Compressibilidade Propriedades gerais da matéria

Propriedade que a matéria tem de retornar seu volume inicial - após cessada a força que causa a compressão. Elasticidade Propriedades gerais da matéria

A matéria não pode ser criada nem destruída, apenas transformada. Indestrutibilidade Propriedades gerais da matéria

Sistemas o Heterogêneo: Não apresenta-se uniforme e não possui características iguais. o Homogêneo: Apresenta-se uniforme e possui características iguais.

Propriedades específicas da matéria

Propriedades Físicas Também chamada de massa específica de uma substância. Qual a densidade de 3cm³ de acetona, sabendo que sua massa é de 2,376 g.

Propriedades Físicas

o Pontos de Fusão: é a temperatura, sob pressão constante, em que a substância passa do estado sólido para o estado líquido. o Pontos de Ebulição: é temperatura, sob pressão constante, em que a substância passa do estado líquido para o estado gasoso. o Dureza: é a resistência que a superfície de um material tem ao risco.

Propriedades Organolépticas o Visão: cor (verde, amarelo, vermelho, etc); o Tato: maneira como determinar a forma em que o material apresenta-se (pó, grão, bloco, superfície lisa, áspera ou rugosa);

Propriedades Organolépticas Brilho É a propriedade que faz com que os corpos reflitam a luz de modo diferente.

o Olfato: odor ou cheiro dos materiais; o Paladar: sabor de certos materiais (doce, salgado, amargo); o Audição: som que acompanha determinados fenômenos físicos e químicos dos materiais Propriedades Organolépticas

Existem diferentes processos de separação de misturas. Para cada tipo (heterogênea ou homogênea), usamos métodos diferentes.

Processo para separar sólido-sólido, onde um dos sólidos podem ser arrastados por uma corrente de ar.

Processo que se dá através da seleção da substância desejada, pode ser feita com o dedos ou com uma pinça.

Processo no qual o sólido mais leve é separado por uma corrente de água

Processo no qual usa-se um líquido com densidade intermediária ao dos componentes

Ou peneiração, é utilizado para separar sólido-sólido, onde estes tem dimensões diferentes.

Separa misturas do tipo sólido-sólido nas quais um dos componentes tem propriedades magnéticas e é atraído por um ímã, separando-se dos demais.

Apenas um dos componentes sólidos da mistura é dissolvido em um líquido. Ex. sal + areia.

Processo utilizado para separar e purificar sólidos.

A solução saturada é filtrada e depois exposta ao ar para que o solvente evapore lentamente. Obtêm-se cristais do sólido que estava dissolvido. Ex.: água e sal

Utilizada para separar substâncias presentes em misturas homogêneas.

Processo para separar dois tipos de misturas heterogêneas. Líquido – sólido: a fase sólida por ser mais densa deposita-se no fundo do recipiente.

Líquido – líquido: o líquido mais denso permanece na parte inferior do recipiente.

processo que em uma mistura sólido-líquido, se escoa a parte líquida através da força da gravidade.

Maneira de acelerar o processo de decantação entre sólidos e líquidos realizado num aparelho denominado centrífuga.