INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE – IFRN CAMPUS IPANGUAÇU IPANGUAÇU/RN SETEMBRO/2016 P1 +2 – Programa uma terra.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Convivência com o Semiárido. Um olhar para as estratégias de estoque
Advertisements

Gestão de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
Concurso CAIXA 2012 O QUE É CULTURA ORGANIZACIONAL?
Política social en el Brasil contemporáneo Jorge Abrahão de Castro Diretor da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (Disoc) do IPEA Brasília, 10 de.
TITULO: A atuação dos projetos de governo envolvendo as práticas corporais e suas influências no currículo e na formação discente e docente. SILVIO SIPLIANO.
Brasília 24 de agosto de Fonte: IBGE, Censo Demográfico. Elaboração: SESEP/MDS. % da População em Pobreza Extrema: Brasil
TARIFA SOCIAL DOS SERVIÇOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ESGOTAMENTO SANITÁRIO NO DISTRITO FEDERAL CONGRESSO ABAR 2015 Brasília 18 de agosto de 2015 Cássio.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL & AGRICULTURA FAMILIAR. MINÉRIOSFLORESTAS A QUESTÃO AMBIENTAL ! ATÉ METADE DO SÉCULO XX PARECIA SER INFINITO Os Bens Naturais SOLO.
O USO DAS LINHAS DE CRÉDITO DO PRONAF ENTRE AGRICULTORES FAMILIARES DOS MUNICÍPIOS DO “CIRCUITO DAS FRUTAS” /SP E “ENTRE SERRAS E ÁGUAS” /SP UNIARA – CENTRO.
II Simpósio de Planejamento Institucional “Gestão Estratégica Alinhada ao PDI” Junho 2016 Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento O PPA como Instrumento.
1ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE AMBIENTAL Saúde e Ambiente, vamos cuidar da gente.
ESTUDOS PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DIRETOR DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE MANAUS.
Palestra: A importância do fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – SISAN José Valverde Machado Filho 22/08/2016.
Apresentação do Roteiro: Roteiro: Apresentação do grupo Idenficação do trabalho Introdução ao trabalho Objetivos Metodologia usada Desenvolvimento Conclusão.
ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL. REALIDADE BRASILEIRA.
Para Chiavenato “O planejamento é a primeira das funções administrativas e é a que determina antecipadamente quais são os objetivos a serem atingidos.
Extensão Universitária
78ª 3ª Eleita melhor ONG do mundo melhor ONG do Brasil e Ranking
Atuação da ANATER Assistência técnica ao produtor rural em todas as etapas da produção. Atuação integrada com a Embrapa para a transferência de tecnologia.
O Banco Instituição financeira múltipla, sociedade de economia mista, de capital aberto; Maior banco de desenvolvimento regional da América Latina;  Maior.
Seminário Internacional Educação, Pobreza e Desenvolvimento
Identidade Institucional no IFCE
Resultados e Discussão Referências Bibliográficas
Cultura e Interação Social Antônio Floriano Pesaro
  TÍTULO (EM LETRA MAIÚSCULA, FONTE TIMES NEW ROMAN, EM NEGRITO, CENTRALIZADO) Inserir nome dos autores Perereira Maria; SOUZA, José 1 1Instituto Federal.
Projeto de Lei 3021/2008 Disciplina a certificação das entidades beneficentes de assistência social Traz novas perspectivas para o Terceiro Setor Está.
Aula 5. História e políticas de alimentação e nutrição
O Projeto Político-Pedagógico da escola
MESA BRASIL SESC.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
AGRICULTURA FAMILIAR Entende-se por agricultura familiar o cultivo da terra realizado por pequenos proprietários rurais, tendo, como mão de obra essencialmente,
ROTARACT CLUB DE CURITIBA NORTE - PUC
Resultados e Discussão Referências Bibliográficas
PROJETO DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO COMUNITÁRIA
Enfrentamento à Pobreza e Desigualdade Social
Um novo paradigma para o Desenvolvimento rural :
ITINERÁRIO FORMATIVO MEIO AMBIENTE
O projecto de melhoramento de agricultura no distrito de Gorongosa, é proposto por Armando, Dionexia, Judite e Sarita. Os sócios desse projecto estão.
TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO
REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTÉRIO DA ENERGIA E ÁGUAS DIRECÇÃO NACIONAL DE ENERGIAS RENOVÁVEIS ESTRATÉGIA NACIONAL SOBRE ENERGIAS RENOVÁVEIS Livro Azul.
BOLSA FAMILIA Gisele Cavanha Tomim.
AS INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS E A EDUCAÇÃO POPULAR
Política de Crédito UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
TÍTULO INTRODUÇÃO RESULTADOS E DISCUSSÃO OBJETIVOS CONCLUSÃO
O conceito básico da Agenda 21
Políticas de Apoio e Compensação à Agricultura Familiar: proposta de Análise do PRONAF e do Bolsa Família Yony Sampaio Tales Vital TALLER METODOLOGICO.
Sugestões de Prioridades para a Segurança Hídrica em Teresópolis
Territórios da Cidadania
Nomes: Justin, Jordan, Vinicius e Vitor Rodrigues Turma: 991
ANO INTERNACIONAL DA AGRICULTURA FAMILIAR
KIT MÓVEL FOTOVOLTÁICO PARA APLICAÇÃO NO MEIO RURAL.
GESTÃO MUNICIPAL AMBIENTAL
SESSÃO REGIONAL DO AMBIENTE
AGIR DA CF 2017 O Texto-Base da CF 2017 apresenta várias formas de se comprometer com a defesa do Bioma Caatinga e seu povos. Apresentamos aqui algumas.
PRÓ-REITRORIA DE ENSINO
DA LOGICA DO COMBATE Á CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO CONHECIMENTO: da fragmentação da realidade e da miopia técnica às tecnologias e saberes contextualizados.
Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste
Alessandre da Silva Amanda Martins Ferreira Gonçalves
TÍTULO DO TRABALHO (tamanho da letra 54) autores e coautores (tamanho da letra 40) ¹Informações sobre o trabalho – Por ex: Parte de Trabalho de conclusão.
PRINCIPAIS PROBLEMAS NA FRUTICULTURA
Autor 1, Autor 2 e Autor 3. (Grifar o autor apresentador do trabalho)
PALMAS PARA OS SABORES DO SERTÃO
Autor1; Autor 2; Autor 2; Autor 3
Reforma agrária 7º Ano.
Agroecologia: conceitos e princípios para a construção de estilos de agriculturas sustentáveis.
Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural Coordenação de Formação de Agentes de ATER PROJETO CULTIVANDO SABERES.
As Diretrizes da LDB em relação aos princípios da EDH – Lei 9
TÍTULO DO TRABALHO (tamanho da letra 54) autores e coautores (tamanho da letra 40) ¹Informações sobre o trabalho – Por ex: Parte de Trabalho de conclusão.
LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990 Art. 3º A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento.
REFORMA SANITÁRIA. ANOS 20: Tensão entre a lógica privada e a lógica pública ANOS 30/40: Fragmentação Seletividade Atendimento aos mais pobres HISTÓRICO.
Transcrição da apresentação:

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE – IFRN CAMPUS IPANGUAÇU IPANGUAÇU/RN SETEMBRO/2016 P1 +2 – Programa uma terra e duas águas Discente: Vanessa Beltrão Docente: Whellyson

Introdução O Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) é um projeto de Convivência com o Semiárido, que pretende assegurar à população rural o acesso à terra e à água, tanto para consumo da família e dos animais, como para produção de alimentos, ensinando-se a cuidar da terra de maneira sustentável.

Objetivo do programa

Soberania Alimentar Segurança Alimentar Geração de Emprego e Renda para os Agricultores

Princípios do P1+2 →Fortalecimento dos processos educativos, socio- organizativos e políticos locais; →Valorização das agricultoras e dos agricultores; →Favorecimento de interações entre agricultoras/es; →Promoção de processos formativos baseados na Educação Popular; →Adoção da Agroecologia.

Seleção e cadastramento das famílias Ter renda per capita familiar de até meio salário mínimo Estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) Ter Número de Identificação Social (NIS) Possuir cisternas de água para consumo humano Ser beneficiada ou vir a ser com prioridade no caso de extrema pobreza

Capacitações O primeiro passo, antes da construção das tecnologias, é a participação das famílias em formações para a convivência com o Semiárido – as capacitações em: →Gerenciamento da Água para Produção de Alimentos (Gapa); →Sistema Simplificado de Manejo da Água (SSMA); →Capacitação de Pedreiros

Implementação das Tecnologias Atualmente, o P1+2 trabalha com as seguintes tecnologias sociais: Cisterna-calçadão; Barragem subterrânea; Tanque de pedra ou caldeirão; Bomba d’água popular; Barreiro-trincheira; Barraginha; Cisterna-enxurrada.