Universidade Federal do Oeste da Bahia Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias DESENHO TÉCNICO E INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. MSc. Eng. Houari Cobas Gomez
Advertisements

O PADRÃO © antónio de campos, 2012.
DESENHO TÉCNICO.
Desenho Mecânico I Aulas 1 Fernando.
INTRODUÇÃO AO DESENHO Instrumentos e manuseio
Projeção Ortogonal Desenho I
Desenho basico de arquitetura
Normas para Desenho Técnico
DESENHO TÉCNICO Engenharia Mecânica
Normas para Desenho Técnico
EXERCÍCIOS.
Meios de Expressão e Representação I Introdução ao Desenho Técnico
TEORIA DO DESENHO.
Noções de proporção: unidades de medida e escala
Desenho Técnico.
Testando meus conhecimentos de escala
Profª. Carla Simone Araújo G. Sarmento
ESCALA diminuir e aumentar Representação técnica - RT1
Novembro de  Através da linguagem gráfica expressar e registrar idéias e dados para construção de um objeto ou uma estrutura.
Cartografia 2.
Desenho e construções rurais – Aula 1
OBJETIVO O presente trabalho tem como objetivo apresentar, de forma sintética, as normas e convenções usuais referentes as folhas para representação de.
Universidade Federal do Oeste da Bahia Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias Geometria Descritiva Conceitos Básicos.
Aula 1 – Papel, margens e etiqueta
Desenho técnico – Projeto elétrico
AULA – Base de desenho técnico Instrutor André Olivieri de Albuquerque FMA.
Cotagem de elementos. Nos modelos e peças com elementos, além de indicar as cotas básicas, é necessário indicar, também, as cotas de tamanho e de localização.
Universidade Federal do Oeste da Bahia Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias Geometria Descritiva Estudo da Reta.
Noções de geometria projetiva Desenho e construções  ’’ INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - Campus Apodi.
Equações Diferenciais e de Diferenças1 Sistemas e Sinais Universidade Federal do Rio Grande do Sul Departamento de Engenharia Elétrica Representação de.
Cartografia.
Desenho Técnico para Mecânica
PMR 2500 Comunicaçâo Gráfica
Razão e Proporção Matemática Prof. Alisson Ferreira.
PROJETO ARQUITETÔNICO I
Introdução ao desenho técnico
Contatos: Professor: Sérgio Contatos:
Aula 01 Parâmetros de Projeto Prof.: Renato Marques “Uma imagem é algo intermediário entre uma idéia e um objeto." Samuel Taylor Coleridge ( )
Desenho Técnico Aula 03 Normalização, Normas Técnicas ABNT
Profa. Msc. Jaqueline Vicente Matsuoka
REPRESENTAÇÕES DA TERRA
Representação do Relevo
NATURAL REDUÇÃO AMPLIAÇÃO
Cartografia A cartografia é um conjunto de operações científicas, artísticas e técnicas produzidas a partir de resultados de observações diretas ou de.
Cartografia: e suas Projeções
Introdução e objetivos
Desenho Técnico.
DESENHO. DESENHO TÉCNICO E DESENHO ARTÍSTICO O homem se comunica por vários meios. Os mais importantes são a fala, a escrita e o desenho. Se alguém quer.
I NSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONCURSO PÚBLICO – EDITAL Nº 001 – 2018 PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO Desenho Mecânico: Projeções ortogonais, vistas.
Leitura e interpretação de desenho técnico
1. - Normas técnicas de representação gráfica de levantamentos planialtimétricos; 2. - Elaboração de projetos técnicos de agrimensura com programas de.
Instrutor: Marlon Adriel. O desenho está presente em nossa vida desde a Pré-História, onde o homem retratava nas paredes das caverna figuras e símbolos.
INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL Prof. Eng. Adriano Reis de Paula e Silva, Me.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
ESCALAS.
Cartografia Representações e Escalas
Modelos e maquetes professora Sumara Querino
ESCALA GEOGRÁFICA GLOBAL PLANETA/MUNDO NACIONAL EX: PAÍS/BRASIL
DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I (SEM0564)
Desenho Técnico Moderno, 4ª Ed.
SEM DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I
Cartografia Representações e Escalas
ESCALA ENEM SEMPRE PARA O PRÓXIMO PASSO CLICK ENTER
Noções básicas de Cartografia Aula de Geografia 23/24 de Março de 2017.
A MAGIA DAS ESCALAS…. OBSERVA COM ATENÇÃO AS SEGUINTES FIGURAS:  O que aconteceu à mesa?  Foi reduzida para caber nas imagens…  Do que precisavas para.
Desenho Aplicado à Automação e Controle
Para que isso ocorra de forma satisfatória empregamos uma técnica chamada “projeção cartografia”. Para começo a pensar. O que são mapas? São representações.
Desenho Aplicado à Automação e Controle
CARTOGRAFIA: ELEMENTOS BÁSICOS
Transcrição da apresentação:

Universidade Federal do Oeste da Bahia Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias DESENHO TÉCNICO E INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS

Universidade Federal do Oeste da Bahia Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias 1.Normas de Representação para Desenho Técnico; 2.Projeções Ortogonais; Perspectivas; Corte; Vistas Auxiliares; 3.Escalas; Cotagem; Acabamento; Tolerância; 4.Simbologia de Soldagem; 5.Estudo e Representação dos Elementos de Máquinas; 6.Noções de Hidráulica Geral: instalações prediais, de água, esgoto e águas pluviais; instalações prediais de controle a incêndio; 7.Noções de Instalações Elétricas. 8.Instalações Prediais de gás. 9.Tubulações Industriais: dimensionamento, fluxuogramas e documentos de um projeto. EMENTA

Universidade Federal do Oeste da Bahia Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias MATERIAL -Lapiseira; -Borracha macia; -Régua Graduada; -Esquadros de 45° e 60°; -Compasso; -Transferidor; - 20 Folhas de papel milimetrado tamanho A4; - 20 Folhas de papel sulfite tamanho A3; -Pasta apara arquivamento dos desenhos; -Fita adesiva; -Álcool para limpeza e flanela.

Universidade Federal do Oeste da Bahia Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias NORMAS E CONVENÇÕES – Formato Padrão

Universidade Federal do Oeste da Bahia Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias NORMAS E CONVENÇÕES – Margens e Molduras

Universidade Federal do Oeste da Bahia Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias NORMAS E CONVENÇÕES – Dobramentos dos Desenhos

Universidade Federal do Oeste da Bahia Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias NORMAS E CONVENÇÕES – Escalas Existe -No caso de objetos grandes precisam ser representados com suas dimensões reduzidas; -No caso de objetos e detalhes pequenos necessitam de uma representação ampliada; -A relação de proporcionalidade existente entre um objeto e sua representação gráfica ESCALA;

Universidade Federal do Oeste da Bahia Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias NORMAS E CONVENÇÕES – Escalas Existe

Universidade Federal do Oeste da Bahia Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias NORMAS E CONVENÇÕES – Escalas Existe 1.Escala Numérica De acordo com a norma NBR 8196 (ABNT, 1999), a designação completa de uma escala deve consistir na palavra “ESCALA” seguida da indicação da relação de proporcionalidade utilizada: a)ESCALA 1:1, para escala natural; b)ESCALA X:1, para escala de ampliação (X>1); c)ESCALA 1:X, para escala de redução (X>1).

Universidade Federal do Oeste da Bahia Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias NORMAS E CONVENÇÕES – Escalas Existe 2. Escala Gráfica -São obtidas a partir de uma escala numérica, sendo muito utilizadas em mapas e cartas. -As escala gráfica as medidas devem ser realizadas diretamente TALÃOCORPO ESCALA GRÁFICA

Universidade Federal do Oeste da Bahia Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias NORMAS E CONVENÇÕES – Escalas Existe Unidade de escala -A unidade de escala é o comprimento usado para se representar a unidade linear escolhida ou convencionada. Por exemplo, numa escala 1:50 cuja unidade linear é o metro, tem-se: Em que: u = unidade de escala. 1 = unidade de medida (1m, 1km,.....) Nesse caso a unidade de escala é igual 0,02m (ou 2 cm). Ou seja, um comprimento de 2 cm no desenho representa o comprimento real de 1m. Assim, para se representar graficamente a escala numérica de 1:50. deveriam ser utilizados segmentos iguais de 2 cm.