BASES DA GERONTOLOGIA FACULDADE DE CAMPINA GRANDE – FAC/CG CURSO DE FISIOTERAPIA Semestre 2016.1 Profª Lídia Maria Albuquerque Marques.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Alimentação e Nutrição do Idoso
Advertisements

FACULDADE DE CAMPINA GRANDE – FAC/CG
TEORIAS SOCIAIS DO ENVELHECIMENTO. Preconceito dos pesquisadores - NERI (1997) entre1985 e 1987 pesquisa de levantamento, composta por seis estudos realizados.
MINIST É RIO DA EDUCA Ç ÃO SECRETARIA DE EDUCA Ç ÃO PROFISSIONAL E TECNOL Ó GICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCA Ç ÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA.
Gestão em Saúde Introdução aos conceitos: Gestão e Saúde Justificativas da disciplina... Prof. Helena Kanashiro.
Prof. Dr. Douglas Roque Andrade Educação Física e Saúde
ENVELHECIMENTO BRASILEIRO E EPIDEMIOLOGIA DO ENVELHECIMENTO UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE-FAC-CG FISIOTERAPIA.
ESPIRITUALIDADE E ENVELHECIMENTO. SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. DESENVOLVIMENTO a. Apresentação b. Espiritualidade c. Religiosidade d. Realidade 3. RESUMO.
O BRASIL E SUAS PERSPECTIVAS NA PRÓXIMA DÉCADA.  As grandes mudanças vão ocorrer dentro de um processo lento mais gradativo.  Será, é claro, um Brasil.
Prof. Esp. Sheila Bezerra Costa. Geriatria - É o estudo clínico da velhice. Compreende a prevenção e o manejo das doenças associadas ao processo do.
A Condição Humana O que é a natureza humana? Prof. Ítalo Colares.
EZIO NOVAIS DIAS Por que o câncer de mama tornou-se um problema tão sério de saúde pública?
BASES DA GERONTOLOGIA FACULDADE DE CAMPINA GRANDE – FAC/CG CURSO DE FISIOTERAPIA Semestre Profª Lídia Maria Albuquerque Marques.
BASES DA GERONTOLOGIA FACULDADE DE CAMPINA GRANDE – FAC/CG CURSO DE FISIOTERAPIA Semestre Profª Lídia Maria Albuquerque Marques.
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE-FAC-CG FISIOTERAPIA EM GERIATRIA PROFESSOR: EDUARDO ANTONIO.
Prof. (a) Vivianne Montezuma EEEP Joaquim Albano.
DISCIPLINA – INTRODUÇÃO AO DIREITO Prof. Msc. Aparecida Correia da Silva -
FACULDADE DE CAMPINA GRNDE – FAC/CG CURSO DE FISIOTERAPIA DISCIPLINA: SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA PROFESSORA: Lídia Maria Albuquerque Marques SEMESTRE
Parte I Capítulo 1Gremaud, Vasconcellos e Toneto Jr.1 Taxa de mortalidade infantil é a quantidade de crianças falecidas no primeiro ano de vida dentro.
Saúde Individual e Comunitária 1. Promoção da Saúde Individual e Comunitária.
Conjuntos Programas, Ações e Atividades EstadoDireitoCidadaniaSeguimento Social, Cultural, ou Econômico. Políticas.
Qualidade de vida relacionada à saúde Atividade Física relacionada à saúde. Prof. Dr. Eduardo Kokubun Camila Papini
“A partir do momento em que nascemos, começamos a envelhecer”
Secretaria de Estado da Saúde
Violência nos adultos e idosos: investigar e intervir
O que entendemos por saúde e qualidade de vida?
PROGRAMA DE SAÚDE DA CRIANÇA:
Saúde Individual e comunitária
Clínica Ampliada e Projeto Terapêutico Singular
História Natural da Doença
Melhoria na atenção à saúde da criança de 0 a 72 meses
SANDRINE GONÇALES PEREIRA
GERIATRIA e GERONTOLOGIA
ANÁLISE SÓCIO DEMOGRÁFICA
PLANEJAMENTO PROGRAMAÇÃO E INFORMAÇÃO EM SAÚDE
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Número de idosos no Brasil vai quadruplicar até 2060, diz IBGE.
Departamento de Patologia - FMUSP
Psicologia: Ciência e Profissão.
Lisandra Silvera Labaut Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, Ceará
A qualificação da atenção ao usuário com diabetes
A INFORMAÇÃO FAZ A DIFERENÇA.
Conceitos Demográficos
INDICADORES DE SAÚDE.
É considerado idoso as pessoas com 60 anos ou mais.
POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS.. O ESTADO E A SOCIEDADE.
28 DE ABRIL - DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO E SEGURANÇA DO TRABALHO #CHEGADEACIDENTES Hoje 28 de abril é o dia mundial em memória às vítimas de acidentes.
PLANO DE AULA 2ª SÉRIE ENSINO MÉDIO
O QUE É O PEDAGOGO.
Qualificar a atenção a saúde dos Idosos acamados e/ou restritos no domicílio, CMS Tia Alice, Rio de Janeiro - RJ Andréia Lucatelli de Freitas Orientadora:
Rosilene vieira Guimarães POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL Curso de Pós-Graduação Gurupi – To 24/06/17.
EVOLUÇÃO QUANTITATIVA DA POPULAÇÃO NO MUNDO
Consequências do consumismo: Socioeconômico e socioambientais
Indicadores epidemiológicos e sua evolução histórica no Brasil
EDUCAÇÃO INCLUSIVA... sky
População e povoamento
É o estudo do homem como ser biológico, social e cultural.
História Natural da Doença
Química ambiental é definida como o estudo das fontes, reações, transporte e efeitos das espécies químicas em água, solo, ar, ambientes de vida e os efeitos.
Orientações Jurídicas em Demência: Direitos e Planejando o Futuro
Ciclos de vida: algumas questões sobre a Psicologia do Adulto Marta Kohl de Oliveira.
Cuidados Paliativos Marilia Bense Othero
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
INTRODUÇÃO A GERONTOLOGIA MARCELO AGUIAR. QUESTIONAMENTOS O que significa envelhecer? Por que envelhecemos? Quando começamos a envelhecer? Quanto tempo.
Palestra : Um passeio pela terceira idade CUIDANDO DO CUIDADOR Josivan Assis Psicológo CRP
Longitudinalidade Continuidade do Cuidado. Atenção Primária ATENÇÃO BÁSICA  Conjunto de ações de saúde no âmbito individual e coletivo que abrangem a.
Tema | ano Aluno: Fulano da Silva de Tal |
1. O sentido do fenômeno religioso Entendemos como fenômeno religioso aquilo que aparece, que se apresenta e que se mostra. A religiosidade quando se.
Envelhecimento da sociedade contemporânea
Transcrição da apresentação:

BASES DA GERONTOLOGIA FACULDADE DE CAMPINA GRANDE – FAC/CG CURSO DE FISIOTERAPIA Semestre Profª Lídia Maria Albuquerque Marques

DEFINIÇÃO E CONSIDERAÇÕES SOBRE GERONTOLOGIA E GERIATRIA  GERONTOLOGIA: ciência que estuda o processo de envelhecimento em suas dimensões, biológicas, psíquicas e social(MECHNIKOFF)1903  II Encontro das Universidades realizado em Recife no ano de 2000, trouxe como resultados: estimular a inclusão nos currículos obrigatórios de todos os níveis de ensino, a temática sobre envelhecimento humano com apoio do MEC/SE  O envelhecimento abrange diferentes contextos socioculturais e históricos, compreendendo os aspectos do envelhecimento normal e patológico.  Caracteriza-se como um campo de estudos multidisciplinar  GERIATRIA: especialidade que cuida das doenças próprias do envelhecimento.

HISTÓRICO DA GERONTOLOGIA  Desde os primórdios da civilização, já havia uma preocupação com relação ao processo de envelhecimento. Elie Metchnikoff, em 1903, defendeu a criação de uma nova área da ciência, a Gerontologia (Gero: velhice; logia: estudo). “Este mesmo autor, diz que em vez de aceitar a inevitabilidade da decadência e da degeneração do ser humano com o avançar dos anos, pensava que algum dia uma velhice fisiológica normal poderia ser alcançada pelos homens”.  Em 1909 a especialidade passou a ser chamada GERIATRIA proposta pelo médico Ignatz L. Nascher, dedicou-se ao estudo da geriatria, sendo portanto o pai da Geriatria. Em 1914 publicou o livro Geriatrics, estabelecedo as bases da abordagem clinica do idoso.  Segundo Neto, (1996) o século XX marcou a importância do estudo da velhice, pelo interesse em se desenvolver pesquisas sobre o processo de envelhecimento, uma vez que o crescente número de idosos, forçou a pesquisa nesta área.

HISTÓRICO DA GERONTOLOGIA  No período de 1912 a 1930 a gerontologia ficou praticamente restrita aos aspectos biológicos do envelhecimento e da velhice;  1930 Warren delineou os primórdios da avaliação multidimensional e a importância da interdisciplinaridade;  1969 a 1979 houve aumento da pesquisa na área;  1980 a 1990 novas áreas foram geradas em decorrência do envelhecimento e longevidade, voltadas as ações sociais, educacionais e; previdenciárias. NÉRI(2001);

HISTÓRICO DA GERONTOLOGIA  Marjory Warren (1897 a 1960), médica inglesa, estabeleceu os princípios básicos da intervenção gerontológica na sua enfermaria para idosos, que tornou-se a “meca” da Geriatria (1935), onde defendia a importância da avaliação multidimensional e interdisciplinar do idoso, demonstrando os benefícios da reabilitação.

HISTÓRICO NO BRASIL  Sociedade brasileira de geriatria  Posse da 1ª diretoria  Sbgg.org.br  XX CONGRESSO BRASILEIRO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA 8 a 11 DE JUNHO.  TEMA: Como estamos envelhecendo: o individuo a sociedade e o Brasil – Fortaleza - CE

HISTORICO DA FISIOTERAPIA EM GERONTOLOGIA DrªCristina Ribeiro Especialista Gerontologia Mestre em gerontologia Doutoranda em gerontologia

HISTÓRICO DA GERONTOLOGIA

ENVELHECIMENTO

 O envelhecimento, antes considerado um fenômeno, hoje, faz parte da realidade da maioria das sociedades. O mundo está envelhecendo. Tanto isso é verdade que estima-se para o ano de 2050 que existam cerca de dois bilhões de pessoas com sessenta anos e mais no mundo, a maioria delas vivendo em países em desenvolvimento (MINISTERIO DA SAUDE)  O envelhecimento populacional é uma resposta à mudança de alguns indicadores de saúde, especialmente a queda da fecundidade e da mortalidade e o aumento da esperança de vida.

ENVELHECIMENTO  O envelhecimento pode ser compreendido como um processo natural, de diminuição progressiva da reserva funcional dos indivíduos – senescência - o que, em condições normais, não costuma provocar qualquer problema.  No entanto, em condições de sobrecarga como, por exemplo, doenças, acidentes e estresse emocional, pode ocasionar uma condição patológica que requeira assistência - senilidade.

ENVELHECIMENTO A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o envelhecer como um processo sequencial, individual, cumulativo, irreversível, universal, não patológico de deterioração de um organismo maduro, próprio a todos os membros de uma espécie, de maneira que o tempo o torne menos capaz de fazer frente ao estresse do meio ambiente e, portanto, aumente sua possibilidade de morte. Ainda para a OMS, o limite de idade entre o indivíduo adulto e o idoso é 65 anos em nações desenvolvidas e 60 anos nos países emergentes. Logo, o envelhecimento populacional é uma consequência do desenvolvimento.

ENVELHECIMENTO  SENESCENCIA é o processo natural de envelhecimento ao nível celular ou o conjunto de fenômenos associados a este processo.  SENILIDADE denominado envelhecimento patológico, e que é entendido como os danos à saúde, associados com o tempo, porém causados por doenças, traumas ou maus hábitos de saúde.  LONGEVIDADE é o prolongamento de vida de um individuo  EXPECTATIVA DE VIDA é o número médio de anos que um grupo de pessoas nascidas no mesmo ano pode esperar viver, desde o seu nascimento.  Envelhecimento = VULNERABILIDADE + Variabilidade + Irreversibilidade