Apresentação Disciplina Tecnologia dos materiais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Diagrama de Fases – Parte 1
Advertisements

Diagrama de Fases – Parte 4
Disciplina Processos de Fabricação
Aula 07 – Diagrama de fases (Parte 1)
Aula 10 – Diagrama de fases
Para ter acesso a esse material acesse:
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 1ª Parte. Avaliação X Prática Pedagógica Sem uma clara e consistente teoria pedagógica e sem um satisfatório planejamento de.
Apresentação Disciplina Ciência e tecnologia dos materiais.
Disciplina: Projeto de Sistemas Professora: Chaiene Minella, MSc
UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE – FAC – CG CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM PLANO DE CURSO SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR.
O que é um seminário? Origem etimológica: latina (semen, seminis), que significa semente. “ Um viveiro de plantas onde se fazem as sementeiras” Este significado.
AULA 01 – Apresentação da Disciplina Curso: Engenharia Civil Disciplina: Materiais de Construção Civil I Prof. Jefferson Heráclito.
CONTRATO DIDÁTICO Os Cursos de Filosofia, Educação Física, História, Letras e Pedagogia reunidos com os seus respectivos colegiados no dia 20/11/2004,
Microcontroladores – MCRA4 Curso: Técnico Automação Industrial Prof ª Ms Regina F. Etó Prof. Ms Alexandre A. Carniato.
PROPRIEDADE, DESEMPENHO E PROCESSAMENTO DOS METAIS.
Projeto de Extensão Unisul
ESCOLA PADRE REUS MATEMÁTICA
Observações importantes
PLANO DE AULA GRÁFICO DE SETORES.
Gestão de Pessoas GPS 34 Prof. Marcio Costa
ENP – Engenharia do Produto
Prof. Everson José Fernandes
Técnico Integrado em Eletroeletrônica
FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO
Introdução a Engenharia de Alimentos
Coordenação: Marcelo Correa
Química da Madeira.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Prof. Luciano Soares Pedroso julho de 2017
Disciplina de Banco de Dados II
1ª REUNIÃO DE PAIS 2017.
  AVALIAÇÕES EXTERNAS Profª Msc. Juciene Bertoldo da Silva
Curso Técnico Eletromecânica Soldagem Básica
Avaliação e Frequência
TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO Aula 1
Tratamentos Térmicos dos Metais
Corrosão Prof. Eng. Marcelo Silva, M. Sc.
Avaliação Diagnóstica Visa determinar a presença, ou ausência, de conhecimentos e habilidades, inclusive buscando detectar pré-requisitos para novas experiências.
SEJAM BEM-VINDOS!. Equipe Diretiva: Direção: Robson de Paula Andrade Supervisão Pedagógica: Alexandre da Silva Mello Secretária: Elizabete Ribeiro da.
1ª Reunião de Pais 9º ano
IFAL SATUBA CURSO TECNOLÓGICO EM LATICÍNIOS
Física - Mecânica Contrato Pedagógico.
1ª REUNIÃO DE PAIS 2017.
Comunicação e Trabalho em Grupo NOITE
Comunicação e Trabalho em Grupo TARDE
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
HISTÓRIA 2018 o que é história
Métodos Computacionais(IF264) Apresentação do curso
Administração amintas paiva afonso.
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Curso Superior de Administração Disciplina Informática Aplicada II
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR Rita de Cássia Siqueira Pestana.
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Física - Mecânica Contrato Pedagógico.
Matemática I Prof. Paulo Amaro.
P L A N O D E E N S I N O UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Capital de Giro e Análise Financeira
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Prof. Diego Fernandes Emiliano Silva
Matemática III Prof. Paulo Amaro.
Prof. Me. Diego Fernandes Emiliano Silva
FISIOLOGIA VETERINÁRIA BÁSICA PATRICIA AGUIAR DE OLIVEIRA, PhD.
PROCESSAMENTO DE CERÂMICAS II
Transcrição da apresentação:

Apresentação Disciplina Tecnologia dos materiais

Apresentação Prof. Msc Keli Vanessa Salvador Damin Blog:

Atenção -Alunos que chegarem atrasados devem entrar na sala e se sentar em silêncio. -A chamada é realizada 5 min após o horário de início da aula e novamente feita no término da aula (Alunos que necessitem chegar depois desse horário ou saírem mais cedo devem protocolar no registro acadêmico a sua justificativa para não levarem falta). -Sem WhatsApp, YouTube, notebook e tablet. - Conversas sobre assuntos que não são da aula devem ser feitos fora de sala de aula.

Atenção - Dúvidas sobre o assunto da aula são bem- vindos e devem ser feitos.

Plano de Ensino 1- Ementa Revisão de conceitos básicos sobre átomos e ligações químicas; Descrição da forma básica dos tipos de estruturas cristalinas e suas relações com as propriedades dos materiais; Diferenciar as propriedades dos materiais e ensaios mecânicos para medi-las; Apresentação do diagrama de ferro – carbono, identificando as regiões, eixos e compreender as estruturas formadas durante aquecimento/resfriamento para diferentes composições; tratamentos térmicos e termoquímicos; Identificar composição/classificação/aplicação dos materiais (aços para construção mecânica, ferro fundido, cobre e suas ligas, alumínio e suas ligas, chumbo, estanho, zinco e suas ligas, aço ferramenta, aço inoxidável, polímeros e cerâmicos).

Plano de Ensino 2 – Competências e habilidades 2.1 Competências Conhecer a estrutura interna dos materiais metálicos, cerâmicos, polímeros; Correlacionar a estrutura interna dos materiais às suas propriedades, formas de obtenção e aplicações; Conhecer as principais formas de tratamentos térmicos aplicados em processos industriais; Compreender formas de verificação das propriedades dos materiais através de ensaios padronizados.

Plano de Ensino 2 – Competências e habilidades 2.2 Habilidades Identificar diferentes tipos de materiais a partir de suas propriedades e características; Indicar os possíveis tratamentos térmicos em função do material e da propriedade a ser alterada; Descrever cuidados específicos na realização de tratamentos térmicos; Listar estruturas e propriedades resultantes de tratamentos térmicos; Preparar amostras para ensaios de materiais; Executar ensaios de materiais; Descrever resultados de ensaios de materiais. Extrair informações sobre materiais a partir de gráficos e tabelas de propriedades.

Plano de Ensino 3 – Avaliação A avaliação dos conhecimentos adquiridos pelos alunos será verificada da seguinte forma: 1 – Realização de, pelo menos, duas avaliações escritas; 2- Trabalhos durante as aulas (Serão realizados alguns trabalhos que deverão ser feitos em sala de aula e entregues no mesmo dia. Esses trabalhos só serão recuperados caso o aluno tenha atestado médico) 3- Confecção de um relatório referente as aulas práticas de metalografia. O critério de arredondamento das notas será de realizado de acordo com as atitudes do aluno: frequência, desenvolvimento em sala de aula (participação, dinamismo, cooperação etc) e pontualidade;

Plano de Ensino 3 – Recuperação A recuperação compreenderá a realização de novas atividades pedagógicas no decorrer do período letivo que possam promover a aprendizagem, entre elas: 1- Correção das provas realizadas; 2- Revisão de cada conteúdo antes de iniciar outra unidade e /ou divisões das unidades; 3- Realizar atividades em grupos ou individuais em sala de aula (estudos dirigidos);

Plano de Ensino 4 – Previsão do cronograma de aulas 03/08 - Apresentação da disciplina. Classificação dos materiais + ligações químicas 10/08 – Estruturas cristalinas 17/08 - Propriedades dos materiais 24/08 - Prova + Ensaios de materiais 31/08 - Ensaios de materiais 14/09 – Ensaios de materiais 21/09 - Ensaios de materiais + Diagrama de fases 28/09 – Prova de ensaios de materiais + Diagrama de fases 05/10 - Diagrama de fases + exercícios

Plano de Ensino 4 – Previsão do cronograma de aulas 19/10 - Tratamentos térmicos 26/10 - Tratamentos térmicos + Prática em laboratório 09/11- Classificação dos aços 16/11 - Classificação do ferro fundido 23/11 - Materiais não ferrosos + prática de metalografia 30/11 - Prática de metalografia 07/12 - Polímeros e cerâmicas 14/12 – Prova 21/12 - Recuperação

Plano de Ensino 5 – Referências CALLISTER Jr, William. Ciência e Engenharia dos Materiais: Uma Introdução. 5ª Ed. Rio de Janeiro, LTC, VAN VLACK, Laurence Hall. Princípios de Ciência dos Materiais. 4ª Ed. São Paulo, Edgard Blücher, PADILHA, Ângelo Fernando. Materiais de Engenharia: Microestrutura e Propriedades. São Paulo, Hemus, 2007.

Atendimento aos alunos Sala D12

Dúvidas?

Avaliação diagnóstica (30 min) “A avaliação diagnóstica tem a função de obter informações sobre os conhecimentos, aptidões e competências dos estudantes o que permite a partir daí determinar o modo de ensino mais adequado.”

Nome: Empresa: Setor/Função: 1) Os materiais são agrupados em 3 grupos básicos. Quais são? 2) O que é uma material polimérico? Dê exemplos. 3) O que é resistência mecânica? 4) O que é dureza? 5) Você conhece algum tratamento térmico?