ORTOGRAFIA - DIVISÃO SILÁBICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PORTUGUÊS Instrumental CAPÍTULO 5 A EXPRESSÃO ESCRITA:
Advertisements

Letra e Fonema Professora: Selma Sousa 6º Ano
Fonologia Revisão - 1° ano Português.
ORTOGRAFIA.
NOÇÕES DE FONÉTICA E FONOLOGIA
Introdução ao estudo da Fonética.
FONÉTICA.
2015/16 DISCIPLINA PORTUGUÊS EMERSON MODESTO.
SÍLABA E DIVISÃO SILÁBICA
Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
SAGER, J. C. La terminología: puente entre varios mundos. In: CABRÉ, M. T. La terminología: teoria, metodologia, aplicaciones. Barcelona: Empúria, 1993.
FORMAÇÃO DE PALAVRAS Prof. Dr. Alexandre Rosa dos Santos - CCAE-UFES Departamento de Engenharia Rural - ERU Programa de Pós-Graduação (Mestrado/Doutorado)
A EXPRESSÃO ESCRITA: ACENTUAÇÃO
Linguagem, comunicação e interação Prof. Dr. Alexandre Rosa dos Santos - CCAE-UFES Departamento de Engenharia Rural - ERU Programa de Pós-Graduação (Mestrado/Doutorado)
ESTRUTURA DE PALAVRAS Prof. Dr. Alexandre Rosa dos Santos - CCAE-UFES Departamento de Engenharia Rural - ERU Programa de Pós-Graduação (Mestrado/Doutorado)
TEXTO E DISCURSO - INTERTEXTO E INTERDISCURSO Prof. Dr. Alexandre Rosa dos Santos - CCAE-UFES Departamento de Engenharia Rural - ERU Programa de Pós-Graduação.
Hífen e Aspas. Hífen O hífen é um sinal de pontuação usado para ligar os elementos de palavras compostas (couve ‐ flor; ex ‐ presidente) e para unir pronomes.
DISLEXIA Estratégias utilizadas no PLANEJAMENTO DE AULAS DISTRÚRBIO DE APRENDIZAGEM DISLEXIA.
Prof. Dr. Alexandre Rosa dos Santos - CCAE-UFES Departamento de Engenharia Rural - ERU Programa de Pós-Graduação (Mestrado/Doutorado) em Ciências Florestais.
COMUNICAÇÃO E INTENCIONALIDADE DISCURSIVA Prof. Dr. Alexandre Rosa dos Santos - CCAE-UFES Departamento de Engenharia Rural - ERU Programa de Pós-Graduação.
Promovendo a escrita em inglês por meio de mídia eletrônica: o uso de Wikis em Datas Comemorativas 4o. Encontro USP – Escola/ JULHO – 2012 Coordenadora:
EXERCÍCIOS SOBRE ACENTUAÇÃO E SÍLABAS Professora Cristiane Orzil.
Separação das sílabas Williams Rivas.
SPRING Material de Divulgação Institucional 1991 a 2013
Correção Geométrica de Imagens
Física Geral e Experimental I Prof. Dr. Alysson Cristiano Beneti
Orientador: Profa. Elvira / Co-orientador: Prof. Ricardo Rosa
Ana Uchoa e Ricardo Liarth DEPARTAMENTO DE ENSINO TÉCNICO
Professora : Suely Cianci
Instituto Paulo Freire Métodos de Alfabetização
Relações entre palavras
Prof. Wellington Franco
A EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD
Avaliação de Metodologias para Estimativa da Temperatura do ar para Áreas de Canola no Rio Grande do Sul Matheus Boni Vicari Orientadora: Dra. Denise.
A EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD
Emilia Ferreiro e Ana Teberosky
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
Metodologia do Ensino de Física I
PIT – PROGRAMA INTERNO DE TREINAMENTO 2015
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
Uso de Tecnologias no Ensino de Química
NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Sistema de Design Professor Marcos Ninguém.
Márcia Figueiredo Edilene Ropoli Rita Borges
Márcia Figueiredo Consultor EAD
Citações e Referências
ORTOGRAFIA - DIVISÃO SILÁBICA
SONS E LETRAS PORTUGUÊS Instrumental CAPÍTULO 5
A EXPRESSÃO ESCRITA: ACENTUAÇÃO
Clima e formações vegetais
Metodologia do Trabalho Científico
FORMAÇÃO DE PALAVRAS PORTUGUÊS Instrumental CAPÍTULO 9
COMUNICAÇÃO E INTENCIONALIDADE
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
METODOLOGIA CIENTÍFICA APLICADA A ANÁLISE AMBIENTAL
ESTRUTURA DE PALAVRAS PORTUGUÊS Instrumental CAPÍTULO 8
Autores: Yara Campos Miranda – Mestranda em Engenharia Urbana – UEM
Linguagem, comunicação
ANÁLISE MATRIZ DE REFERÊNCIA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA PMALFA
TEXTO E DISCURSO - INTERTEXTO E
SAGER, J. C. La terminología: puente entre varios mundos. In: CABRÉ, M
Grandes Desafios da Informática
leis de newton 1º Lei de Newton – Princípio da Inércia
Inteligência Artificial I
Nome do projeto Nome da empresa Nome do apresentador
Formas de fazer sua apresentação
Translineação.
Os quatro sons do X.
Política de catalogação para registro do título de obras publicadas antes da primeira reforma ortográfica da língua portuguesa Helen Rose F. de Flores.
Aula 02 - Introdução à Lógica Matemática
Transcrição da apresentação:

ORTOGRAFIA - DIVISÃO SILÁBICA PORTUGUÊS Instrumental CAPÍTULO 7   A EXPRESSÃO ESCRITA: ORTOGRAFIA - DIVISÃO SILÁBICA    Prof. Dr. Alexandre Rosa dos Santos - CCAE-UFES Departamento de Engenharia Rural - ERU Programa de Pós-Graduação (Mestrado/Doutorado) em Ciências Florestais da UFES – PPGCFL/UFES Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 - Comitê RF - Recursos Florestais Email: mundogeomatica@yahoo.com.br (oficial) alexandre.santos@pq.cnpq.br (bolsista de produtividade CNPq) PORTAL MUNDO DA GEOMÁTICA:www.mundogeomatica.com.br Telefone: 28-3552-8988 (sala no CCAE-UFES) 28-9-9926-0262 (celular) Curriculum Lattes CNPq: http://lattes.cnpq.br/7125826645310758 Formação Pós-Doutorado em Ciências Florestais (Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento) – UFV (Conceito CAPES 6) Doutorado em Engenharia Agrícola UFV (Conceito CAPES 6) Mestrado em Meteorologia Agrícola - UFV (Conceito CAPES 5) Especialização (And.) em Metodologia Ensino da Língua Portuguesa e Inglesa – UCAM Graduação (And.) em Licenciatura em Letras - Português e Inglês – UNIFRAM Graduação (And.) em Licenciatura em Letras – Português – ISEED Graduação em Agronomia - UFES

PREVISÃO DO TEMPO PREVISÃO DO TEMPO PARA AS CIDADES DO SUL DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO NO DIA 25/09/09 (SEXTA-FEIRA) A TV Gazeta Sul solicitou do professor Alexandre Rosa dos Santos (METEOROLOGISTA), em caráter de extrema urgência, a previsão do tempo para as cidades do Sul do Estado do Espírito Santo. Com dedicação, ESFORÇO e VENCENDO todo seu sono, as 3 horas da madrugada, o professor iniciou os trabalhos visando fotointerpretar as imagens dos satélites GOES e NOAA, auxiliado pelos dados meteorológicos da rede de estações automáticas do INMET. RESULTADOS DA PREVISÃO ENCOBERTO A NUBLADO COM CHUVAS OCASIONAIS. TEMPERATURA: DECLíNIO MAX.: 24°C   MIN.: 18°C VENTO DIREÇÃO: SW-SE INTENSIDADE: FRACOS/MODERADOS

PREVISÃO DO TEMPO PREVISÃO DO TEMPO PARA AS CIDADES DO SUL DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO NO DIA 25/09/09 (SEXTA-FEIRA) A TV Gazeta Sul solicitou do professor Alexandre Rosa dos Santos (METEOROLOGISTA), em caráter de extrema urgência, a previsão do tempo para as cidades do Sul do Estado do Espírito Santo. Com dedicação, ESFORÇO e VENCENDO todo seu sono, as 3 horas da madrugada, o professor iniciou os trabalhos visando fotointerpretar as imagens dos satélites GOES e NOAA, auxiliado pelos dados meteorológicos da rede de estações automáticas do INMET. 1) No texto acima, que letra completa adequadamente a palavra METEOROLO( )ISTA: g ou j? 2) Na texto, que letra completa adequadamente as palavras: ESFOR ( )O? VEN ( )ENDO?

CONCEITUAÇÃO Nos exercícios acima, você provavelmente completou as palavras de maneira adequada e pode observar como elas são grafadas. Entretanto, ao produzir textos, muitas vezes temos dúvida quanto ao emprego de certas letras. Para escrever de acordo com as normas ortográficas da língua portuguesa, precisamos conhecer bem a GRAFIA DAS PALAVRAS. Isso nos permite não só sermos precisos e claros em nossos textos, mas também alterar a grafia das palavras criativamente, quando quisermos. J ou G? X ou CH? S ou Z? O alfabeto português não é fonético. Isso significa que um único fonema pode ser representado por letras diferentes, enquanto fonemas diferentes podem ser grafados com a mesma letra. Tal fato pode acarretar na escrita de palavras algumas dificuldades, atenuadas pelos conhecimentos de algumas regras. O aprendizado da ortografia depende porem, principalmente da automatização da grafia das palavras e de consultas constantes ao dicionário feitas toda vez que houver duvida.

DIVISÃO SILÁBICA Nunca se separam: AO DIVIDIR UMA PALAVRA EM SÍLABAS, LEMBRE-SE: Nunca se separam: A) Os ditongos e os tritongos: lei/tu/ra, em/xa/guei. B) Os dígrafos lh, nh, ch, qu, gu: pa/lha. C) Os encontros consonantais constituídos de consoante + r e consoante + l; cla/ro, a/fri/ca/no. Quando, porém, o l e o r dos grupos consonantais br e bl são pronunciados separadamente, compõem silabas distintas: sub/lo/car, sub/li/nhar. D) As consoantes não seguidas de vogal: ca/rac/te/res, ap/to. Porém, quando inicia uma palavra, a consoante não seguida de vogal fica junto da primeira silaba: psi/ca/ná/li/se, gno/mo.

DIVISÃO SILÁBICA Separam-se: Os hiatos: a/in/da, vo/ou. AO DIVIDIR UMA PALAVRA EM SÍLABAS, LEMBRE-SE: Separam-se: Os hiatos: a/in/da, vo/ou. B) Os dígrafos rr,ss,sc,sç,xc e os encontros consonantais cc e cç: car/ro, nas/cer, pás/so, dês/ça, ex/ce/to, oc/ci/pi/tal, in/te/lec/ção. C) Os prefixos bis, dis, cis, trans e ex, quando seguidos de vogal; se seguidos de consoantes, não se formara nova sílaba: bi/sa/vó, bis/ne/to; di/sen/te/ri/a, dis/rit/mi/a; ci/sal/pi/no, cis/pla/ti/no; tran/sa/tlân/ti/co, trans/por/te; e/xau/rir, ex/por/tar.

FIM!