Prefeitura Municipal de Sete Lagoas Secretaria Municipal de Sete Lagoas Dilma Luiza Jorge Schwenck Secretária Municipal de Assistência Social.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIDADES RECEBEDORAS DO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS: CONCEITUAÇÃO E ESCLARECIMENTOS.
Advertisements

PIRANHAS - AL NO COMBATE AO TRABALHO INFANTIL. PIRANHAS - AL Dados Demográficos: População Total: habitantes População rural: habitantes.
Análise Trimestral parcial dos Serviços de Acolhimento.
Especialização em Saúde da
AUDIÊNCIA PÚBLICA 1º QUADRIMESTRE 2016.
MELHORIA DA ATENÇÃO À PUERICULTURA NA
Centro Educacional Unificado
Diagnóstico da Cidade de São Paulo e Estratégia
[INSERIR O TÍTULO DO ARTIGO]
Sala de Situação em Saúde do Ministério da Saúde
Juan Carlos Esquivel Guerra
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Letícia de Arruda Monteiro Albuquerque
SAÚDE BUCAL DE ESCOLARES DA ÁREA DE ABRANGÊNCIA DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE FERNANDO DE NORONHA DO MUNICÍPIO DE CURITIBA/PR.
Seminário Internacional Educação, Pobreza e Desenvolvimento
“Um processo de mobilização passa por dois momentos
[INSERIR A LOGOMARCA DA SUA
Encontro Regional do CONGEMAS – Região SUL
Cultura e Interação Social Antônio Floriano Pesaro
Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
Especializanda: Mabel De La Caridad Rivero Salina
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD Prevenção do Câncer.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Valdete de Barros Martins Coordenadora Geral da Relatoria da VIII CNAS
Reunião Ampliada do Grupo de Trabalho para Elaboração da Política Municipal de Atendimento as Crianças e Adolescentes com Deficiência.
O trabalho do Fonoaudiólogo do NASF
Or. Fabiana Vargas Ferreira
Orientadora: Christiane Lacerda Franco Rocha
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA EAD Qualificação da Saúde a Criança na Unidade Básica.
MARIA SULENIR FERREIRA DE OLIVEIRA
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas - UFPEL Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma 3 Ampliação.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
Silvete Maria Brandão Schneider
e/ou Diabetes Mellitus na UBS/ESF Padre Teodoro, Envira/AM
Avanços nas atividades do projeto no período de novembro de 2016 a junho de 2017 (Brasil) 19 de junho de 2017.
Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Melhoria na atenção à saúde bucal dos escolares da.
PNAD 2009: País sai da crise econômica com renda em alta e desigualdade em baixa “A crise econômica mundial de 2009 não interrompeu a queda de desigualdade.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 7 Melhoria da atenção à saúde.
Enfrentamento à Pobreza e Desigualdade Social
GUILHERME AUGUSTO ZOLINGER ORIENTADORA: CAROLINE LEMOS MARTINS
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Federal de Pelotas
Melhoria da atenção à saúde das pessoas com HAS e/ou DM na unidade PS Estreito, São João de Piauí, PI Autora: Ariadna Alvarez Reyes Orientador: Guilherme.
A qualificação da atenção ao usuário com diabetes
Curso de Especialização em Medicina de Família - UnaSUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Yaneisy Guerra González
Luís Gustavo A. da Silva (UFG)
Proteção Social de Assistência Social
Bolsa Família – Porto Alegre FASC/SMS/SMED/COSANS
Secretaria Municipal Assistência Social
OFICINA DE ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE (PMS/ )
PREFEITURA DE MANICORÉ SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE TREINAMENTO DE AGENTES COMUNITÁRIOS ZONA RURAL E URBANA.
Rosilene vieira Guimarães POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL Curso de Pós-Graduação Gurupi – To 24/06/17.
ATENÇÃO PRIMÁRIA Contratos de Gestão SMS-RIO.
Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)
Camila Oliveira Orlandini Orientadora: Mariane Baltassare Laroque
Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário
Flávia Peterini Boeira Orientadora: Ariane da Cruz Guedes
Orientando: Nixy Garcia Giraldo Orientador: Pablo Viana Stolz
Aluno: Luiz Gustavo Espanhol Orientador: Nailê Damé Teixeira
RELATÓRIO DE FREQUÊNCIA
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS
UBS Edite Cardoso no Município de Mucajaí/RR
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
BEM VINDOS IRMÃOS.
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS. 2 PRINCÍPIOS E DIRETRIZES PARA IMPLANTAÇÃO DO SUS Art. 196: “Direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
ORGANOGRAMA - Secretaria municipal de assistência social - SEASP
Transcrição da apresentação:

Prefeitura Municipal de Sete Lagoas Secretaria Municipal de Sete Lagoas Dilma Luiza Jorge Schwenck Secretária Municipal de Assistência Social

Assistência Social no Município 04 unidades de CRAS 01 CAAS/Centro de Atendimento da Assistência Social Setor de CadÚnico 01 CREAS 01 Centro POP 01 unidade de Acolhimento Institucional para Pessoas e Famílias em Situação de Rua 03 unidades de Acolhimento Institucional para Criança e Adolescentes SUMAD/ Superintendência Municipal sobre Drogas CEU Restaurante Popular Estação Juventude Entidades Conveniadas

Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) O Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) é um instrumento de coleta de dados e informações com o objetivo de identificar todas as famílias de baixa renda existentes no país, afim de incluí-las nos programas sociais do Governo Federal.

Equipe do CadÚnico - IGD Equipe do CadÚnico: 01 Diretor 01 Supervisor 17 Cadastradores 02 Auxiliar Administrativo – efetivo 04 Assistentes Sociais ( Eram 7 assistentes sociais, no entanto 03 foram desligadas, todos ficavam centralizada na equipe do cadunico ate maio de 2015 )

Descentralização. Até Maio de 2015 Equipe de cadastradores e assistentes social encontravam lotadas no setor de CadÚnico, esta equipe realizava todo o processo operacional do cadastro. Incluindo neste processo o trabalho técnico com as famílias, as assistentes sociais não realizavam articulação com os CRAS. As famílias tinham que comparecer ao centro da Cidade para terem acesso ao CadÚnico.

Duplicidade de visitas – CadÚnico e CRAS visitavam a mesma família. Ficando na responsabilidade da equipe do CRAS apenas o acompanhamento das condicionalidades. Em maio de 2015 Buscou-se efetivar um trabalho do CadÚnico nos territórios, criando um referência do CadÚnico nas unidades de CRAS.

Este trabalho também visa fortalecer a articulação entre PAIF e Cadúnico, ampliando o acesso a famílias o Programas e Serviços da Assistência Social. Outro fator que nos chamou atenção é a articulação do acompanhamento as famílias beneficiárias do PBF e Cadúnico nos CRAS - Metas do Pacto de Aprimoramento do SUAS.

Trabalho com famílias nos CRAS Hoje em cada CRAS tem uma Assistente Social como referência do CADúnico. Não isentando os demais técnicos de conhecer sobre o assunto e atender e encaminhar as familia para acessar o CadÚnico. Nos equipamentos que tem internet disponível tem um cadastrador.

Estratégias de busca ativa Primeiro Momento: Cartas – não obtivemos retorno das famílias Segundo Momento: Mutirão de busca ativa as famílias com cadastro desatualizado a mais de 02 anos Terceiro Momento- articulação entre a saúde, educação e assistência social para divulgação das ações das condicionalidades pertinentes a cada política Palestras, cadastro e atualizações nas Escolas Suporte técnico da SEDESE ( colocar nome do Setor de Josafá) para orientação e desburocratização de processos.

Resultados Com a participação da equipe dos CRAS identifica uma redução significativa no Número de visitas domiciliares para averiguação de dados. Aumento na demanda de atualização cadastral Maior visibilidade das ações do Cadùnico entre as Políticas Melhoria do acesso das famílias ao CadÚnico Otimização de recursos e um acompanhamento mais sistemático por parte do CRAS