SERVIÇO PÚBLICO ver PRINCÍPIOS art. 6º, § 1º, da Lei 8.987/95 Cortesia/Continuidade Éficiência Segurança Atualidade Regularidade Modicidade Generalidade.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade de Brasília-UnB FACE - Departamento de Administração Disciplina:Administração Pública Comparada Professor: Guillermo José Asper Y Valdes Aluna:
Advertisements

Disciplina: Direito Administrativo
Serviços Públicos Prof. Alain Alan.
TRIBUTOS - TAXAS A taxa, prevista no art. 77, é uma espécie de tributo relacionado com a prestação de algum serviço público para um beneficiário identificado.
Regulamentação da Prestação dos Serviços de Saneamento Básico nas Localidades de Pequeno Porte em Jijoca de Jericoacoara Parceira MUNICÍPIO - SISAR Sobral.
1 PODER REGULAMENTAR 1. Considerações gerais: 1.1 É um poder administrativo, portanto uma atividade do Estado sujeita ao Direito Público; 1.2 Subordinado.
Contratos em espécie COMPRA E VENDA. EVOLUÇÃO HISTÓRICO- JURÍDICA  Inicialmente-fenômeno da troca  Primeira unidade-padrão foi a cabeça de gado (moeda)
Sistema de tratamento anaeróbio Professora: Evelin M. Viana.
Administração de Pessoal Processo Terceirizadas São José do Rio Preto, 21 de Maio de 2016.
A Contabilidade de Custos está preocupada com a apuração do resultado, ou seja, identificar o lucro de forma mais adequada. Fornecer dados para estabelecimento.
F7 Riscos e benefícios da atividade vulcânica CienTIC 7 Ciências Naturais – 7.º ano.
SUBCONTROLADORIA DE TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL.
APRESENTAÇÃO: EMPRESA DE CONSULTORIA DE ENGENHARIA FOCADA EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA. OBJETIVO PRINCIPAL É REDUZIR OS VALORES DAS CONTAS DE ÁGUA E ENERGIA.
Conceito de fornecedor  O art. 3º do CDC conceitua fornecedor como sendo toda pessoa física ou jurídica, nacional ou estrangeira, de direito público ou.
Victor Carvalho Pinto Consultor Legislativo do Senado Federal.
Cleide Castro Jaime Alves Maryelle Cardoso Professor Marcilio Lopes.
CONSELHO CURADOR FEAM DEMONSTRAÇÃO DOS RESULTADOS ORÇAMENTÁRIOS E FINANCEIROS 2016 PLANEJAMENTO 2017 Fernanda Roveda Lacerda Costa Superintendente de.
REGULAÇÃO E DIREITOS HUMANOS À ÁGUA E AO ESGOTAMENTO SANITÁRIO
ENTENDENDO A REFORMA TRABALHISTA
SERVIÇOS PÚBLICOS PROF. RONNY CHARLES Advogado da União (AGU).
REMUNERAÇÃO Compreende o salário pago pelo empregador + gorjetas (art. 457 CLT). A gorjeta não é só a importância dada de forma espontânea pelo cliente,
LIXOZERO.
Geração, Consumo e Tarifas de Energia Elétrica
Autores: Vera Lucia Nogueira Fernanda Marin Campachi
Direito Administrativo Serviços Públicos
Autor: Eduardo Quintanilha de Albuquerque
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
REFIS 2012 ESTADO DO PARANÁ JUNHO ICMS – IPVA - ITCMD
Introdução ao Estudo do Direito Administrativo.
Instrumentos de Defesa do Consumidor
Soluções Em Química, solução é o nome dado a dispersões cujo tamanho das moléculas dispersas é menor que 1 nanometro (10 Angstrons). A solução ainda.
Adoção da Tarifa Branca para consumidores de energia de baixa tensão
Contratos em espécie COMPRA E VENDA.
SERVIÇOS PRELIMINARES
AMORTIZAÇÃO Profa. Renata Morgado.
Carta ao SR. Presidente da República
Você sabe o que a ANEEL faz?
47º CONGRESSO NACIONAL DA ASSEMAE Campinas/SP, 21 de junho de 2017.
Você sabe o que a ANEEL faz?
GASES AULA Nº 3 – 1º/2017 CURSO: Engenharia Civil Semestre: 3º
Princípios Orçamentários – Créditos Orçamentários –
REFORMA TRABALHISTA Aspectos Principais Sérgio Rocha Pombo.
LIVRO DE GEOGRAFIA DO 7º ANO O TERRITORIO BRASILEIRO.
Direito Administrativo
Gestão Participativa Modelo de Gestão Ambiental
Financiamento dos gastos públicos
Agrupamento do JNE de Viana do Castelo
Os títulos de dívida Um título de dívida é uma obrigação contratual, normalmente de longo prazo sob o qual o emissor (tomador do empréstimo) concorda em.
CONTABILIDADE EMPRESARIAL
ECONOMIA, MERCADO E GESTÃO
Energia elétrica: Encargos e Tributos
NORMAS TÉCNICAS BRASILEIRAS NBR DA ABNT
Gestão de Políticas Públicas
Ponto 1.3: Litisconsórcio
ESTUDOS DE CASOS.
A Defensoria Pública como amicus curiae no CPC
Carta ao SR. Presidente da República
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Dos princípios administrativos
DIREITO DO CONSUMIDOR Aula 3 Relação de Consumo Prof. Wander Garcia.
Tributo – definição e espécies II Prof. Robinson Barreirinhas
Ponto 1.3: Litisconsórcio
AP 012/2016 Reunião ABRAGE 30/03/2016.
Processo de identificação de riscos Observação, descrição e a classificação.
Código de Defesa do Consumidor dos direitos básicos do consumidor; da qualidade de produtos e serviços; da prevenção e da reparação dos danos. ETEC – ZONA.
Ponto 3-3: Litisconsórcio
Estrutura Administrativa
ENERGIA PARA QUE?
POLÍTICAS ECONÔMICAS.
Transcrição da apresentação:

SERVIÇO PÚBLICO ver PRINCÍPIOS art. 6º, § 1º, da Lei 8.987/95 Cortesia/Continuidade Éficiência Segurança Atualidade Regularidade Modicidade Generalidade

Pelo princípio da continuidade, os serviços públicos não devem ser interrompidos, especialmente os essenciais. Pelo princípio da generalidade, os serviços públicos devem dirigir-se a toda a sociedade. Pelo princípio da atualidade, o serviço público deve estar à altura do estado atual da técnica.

CLASSIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS: - Próprios: são os serviços públicos inerentes à soberania do Estado, como a defesa nacional ou a polícia judiciária. - De Utilidade Pública: são os considerados úteis ou convenientes, como o transporte coletivo e o fornecimento de energia elétrica. - uti universi ou gerais: são os prestados à sociedade em geral, como a defesa do território.

As partículas latinas ut ou uti significam de que modo, ou seja, uti universi, de modo geral ou indefinido. uti singuli compulsório (água, esgoto, etc.) não autoriza a supressão do mesmo. A remuneração é feita por taxa, sendo autorizada somente a cobrança executiva. O não pagamento de serviço uti singuli facultativo (telefone, etc.) autoriza o corte, porque a retribuição é mediante tarifa ou preço. (Hely Lopes Meirelles, ob. cit., 28ª. Ed., p. 322).

Compulsórios: são os serviços que não podem ser recusados pelo destinatário, como os serviços de esgoto ou coleta de lixo. No caso de serem remunerados, são pagos por taxa.

FACULTATIVOS São os serviços que o usuário pode aceitar ou não, como o transporte coletivo. São pagos por tarifa ou preço.

Adequados: serviços adequados são os executados de acordo com os oito princípios específicos do serviço público (César/MG).

Princípios 1. Continuidade. 2. Cortesia. 3. Eficiência. 4. Segurança. 5. Atualidade. 6. Regularidade. 7. Modicidade. 8. Generalidade.

Classificação Próprios De utilidade pública Uti universi Uti singuli Compulsórios, facultativos e adequados.