APLICAÇÃO DA TÉCNICA RBC NO SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA SUPORTE AOS CLIENTES DA EMPRESA MULTITHERM SISTEMAS E AUTOMAÇÃO JOÃO RODRIGO DA SILVA ORIENTADOR:

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Título do Trabalho Trabalho de Conclusão de Curso (1 ou 2)
TÍTULO DO TRABALHO TÍTULO DO TRABALHO TÍTULO DO TRABALHO
Transcrição da apresentação:

APLICAÇÃO DA TÉCNICA RBC NO SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA SUPORTE AOS CLIENTES DA EMPRESA MULTITHERM SISTEMAS E AUTOMAÇÃO JOÃO RODRIGO DA SILVA ORIENTADOR: ROBERTO HEINZLE UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

1.Introdução e Objetivos 2.Fundamentação Teórica 3.Sistema Atual; 4.Desenvolvimento da ampliação 5.Operacionalidade 6.Resultados e discussões 7.Conclusões 8.Extensões Roteiro da Apresentação

Qualidade no atendimento; Encontrar rapidamente soluções; Transferência de experiência dos atendentes; A utilização da técnica de Raciocínio Baseado em Casos. Introdução

OBJETIVOS Integrar a tecnologia de Raciocínio Baseado em Casos (RBC) com o atual sistema. Objetivos Específicos: Identificar, por meio do RBC, os casos passados que são mais similares ao caso atual; Exibir os casos semelhantes e os procedimentos adotados na resolução dos mesmos; Armazenar o conhecimento obtido pelo especialista; Validar a aplicação através de um estudo de caso.

2.Fundamentação Teórica 3.Sistema Atual 4.Desenvolvimento da amplicação 5.Operacionalidade 6.Resultados e discussões 7.Conclusões 8.Extensões Roteiro da Apresentação

Raciocínio Baseado em Casos Fundamentação Teórica Inteligência Artificial simula mente humana Raciocínio Baseado em Casos recupera soluções de problemas já resolvidos anteriormente similares ao atual Técnica Escolhida foi a do Vizinho mais próximo

Raciocínio Baseado em Casos Fundamentação Teórica Ciclo de um sistema RBC Fonte: Adaptado de Barrone (2003).

Raciocínio Baseado em Casos Fundamentação Teórica Técnica do Vizinho mais próximo utiliza uma soma ponderada das características entre o novo caso e um armazenado na base de casos Considerando as Palavras-Chave: relatório da Op; sql Error; tela de OP; udf_copy; access violation.

Raciocínio Baseado em Casos Fundamentação Teórica

Raciocínio Baseado em Casos Fundamentação Teórica

3.Sistema Atual 4.Desenvolvimento da amplicação 5.Operacionalidade 6.Resultados e discussões 7.Conclusões 8.Extensões Roteiro da Apresentação

Sistema Atual Cliente Liga; Técnico Atende ligação; Cliente expõe dúvida; Se o técnico Conhece/Lembra do assunto responde ao cliente, caso contrário solicita auxilio ao programador; Se o programador Conhece/Lembra do assunto passa a solução ao técnico do suporte que repassa ao cliente, caso contrário avisa o cliente que irá retornar mais tarde com a solução.

Sistema Atual

4.Desenvolvimento do sistema 5.Operacionalidade 6.Resultados e discussões 7.Conclusões 8.Extensões Roteiro da Apresentação

Procedimento proposto: Desenvolvimento do Sistema Técnico atende a ligação do cliente; Cliente expõe dúvida; Efetua-se a busca por casos similares; Caso a busca seja efetuada com sucesso repassar solução ao cliente, se houve necessidade de uma adaptação da solução, armazenar um novo caso; Caso a busca não retornou resultados, buscar solução e após resolver problema do cliente armazenar um novo caso com todos os passos para a solução do problema informado.

Desenvolvimento do Sistema

Diagrama de Caso de uso Desenvolvimento do Sistema

Ferramentas utilizadas Desenvolvimento do Sistema Embarcadero® Delphi® XE; Firebird Server 2.5.

5.Operacionalidade 6.Resultados e discussões 7.Conclusões 8.Extensões Roteiro da Apresentação

Tela Principal Operacionalidade

Cadastro Palavras-Chave Desenvolvimento do Sistema

Indexação do atendimento Desenvolvimento do Sistema

Recuperação dos casos Desenvolvimento do Sistema

6.Resultados e discussões 7.Conclusões 8.Extensões Roteiro da Apresentação

Resultados e discussões Armazenamento do conhecimento; Diminuição no tempo total para resolução dos atendimentos; Resolução de problemas sem conhecimento prévio; Alta rotatividade de funcionários do setor de suporte ao usuário.

7.Conclusões 8.Extensões Roteiro da Apresentação

Conclusões Objetivos Alcançados; Utilização da técnica RBC em sistemas para controle de atendimentos pode trazer vários benefícios; Interesse em Inteligência Artificial.

8.Extensões Roteiro da Apresentação

Extensões Criar uma versão web do aplicativo incluindo a busca através de RBC; Implementar outra técnica de recuperação e comparar com a utilizada neste trabalho e avaliar qual é mais veloz.

Obrigado!