A Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação: Criação e Desenvolvimento da Rede e Possíveis Contribuições para as políticas de desenvolvimento dos municípios Márcia Paterno Joppert Viçosa, 30 de junho de 2016 ENCONTROS CIDADES UNIVERSITÁRIAS E DESENVOLVIMENTO LOCAL
Qual a relevância dos Projetos de cooperação para o seu município/universidade? Qual a efetividade das ações de conscientização ambiental para a qualidade de saúde do município? Qual o impacto da população residente habitual na demanda dos serviços públicos municipais? Qual o impacto de Políticas de Tecnologia, inovação e qualificação profissional no desenvolvimento econômico do município? Qual a efetividade dos programas de igualdade de gênero existentes?
O Complexo mundo do M&A objetosConceitosTerminologias AtoresInteresses Métodos
Necessidade de ligar pontos OfertaDemanda CONHECIMENTO SERVIÇOS PROFISSIONAIS INFORMAÇÕES DADOS
Potencial Demanda no Brasil Setor Público Sociedade Civil Investimento Social Privado organizações >90% avaliam de alguma forma suas iniciativas organizações >90% avaliam de alguma forma suas iniciativas US$ 1 a 2 bilhões /ano 75% monitoradas ou avaliadas US$ 1 a 2 bilhões /ano 75% monitoradas ou avaliadas 50 Políticas Nacionais com rebatimento em todos os municípios organizações públicas Foco no monitoramento e alguma avaliação 50 Políticas Nacionais com rebatimento em todos os municípios organizações públicas Foco no monitoramento e alguma avaliação
Poucos cursos específicos de avaliação de políticas públicas (4 mestrados) Pouca informação sobre prestadores de serviços (universidades, consultores individuais, pequenas empresas) Onde estão as experiências? Falta de um marco conceitual / padrões Falta uma política nacional em avaliação, apesar de bem sucedidas iniciativas institucionais específicas. (SAGI/MDS) Oferta de cursos e ações voltados à avaliação de programas e projetos
Por que uma Rede? A REDE SURGE A PARTIR DA IDENTIFICAÇÃO DA NECESSIDADE DE ARTICULAR ESTAS OFERTAS E DEMANDAS E DE DESENVOLVER CADA VEZ MAIS UM AMBIENTE PROPÍCIO À AVALIAÇÃO NO BRASIL.
Fases de Desenvolvimento Institucional Fase 1 - (re) Criação – Nov 2008 Fase 2 - criação plataforma/modelo de governança - Nov Nov 2014 Fase 3 - Formalização (Nov 2014 / Mar 2015) Fase 4 – Fortalecimento Institucional / parcerias (Mar 2015 – atual)
Principais papéis da Rede Disseminar conhecimento e informações (seminário, publicações, artigos, notícias, etc.) Promover interação e intercâmbio de experiências (seminário, rede, participação em outras redes e organizações: ReLAC, IOCE, AEA) Apoiar o desenvolvimento de capacidades (eventos, cursos, workshops) Apoiar a demanda (oportunidades de trabalho, banco de profissionais, mecanismos de contratação) Formar uma “comunidade de prática”
Principais Resultados Plataforma Web 2.0: Em junho iniciativa de construir uma plataforma online de troca de experiências, utilizando a ferramenta Ning. Sucesso estimulou a criação de uma plataforma semelhante em espanhol, para toda América Latina e Caribe (REDLACME), e ReLAC e alguns países como a Colombia, estão desenvolvendo espaços semelhantes (REDCOLME). Funcionalidades: blogs sobre M&A alimentados por diversos experts; vídeos de palestras e seminários; um calendário de eventos internacionais e nacionais; publicações; links relevantes; e grupos e fórum de discussão. Inscrição livre e gratuita. E a participação dos usuários é condição fundamental para o seu funcionamento.
Origem dos membros - Brasil
Origem dos membros por país
Principais Resultados - Seminários Jun/09 - I Seminário Nacional. Belo Horizonte/MG, (FJP, WB, FAPEMIG E FUNDEP) Jun/10 – II Seminário Nacional– Fortaleza/CE (BNB) Mai/11 – III Seminário Nacional - Brasília/DF (ABA) Ago/12 – IV Seminário Nacional – Rio de Janeiro/RJ (BNDES), Abr/13 – I Seminário Nordeste– Fortaleza/CE (MAPP/UFC) Set/13 – V Seminário Nacional – Campinas/SP (UNICAMP/FACAMP) Ago/14 – II Seminário Nordeste da RBMA – Salvador (UFC/MAPP) Nov/14 – VI Seminário Nacional – Porto Alegre/RS (UFRGS/FAURGS/CEGOV) Nov/15 – VII Seminário Nacional – Belo Horizonte/MG (FJP) UMA ASSEMBLEIA DA REDE DURANTE CADA EVENTO
REVISTA BRASILEIRA DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO: O encontro entre a teoria e a prática
Inserção num Contexto Global 16
Onde Queremos Chegar Visão 2025 :a sociedade brasileira tem avaliação e monitoramento como valor e estratégia de aprendizagem e tomada de decisão para qualificar instituições, programas e políticas, fortalecendo processos democráticos.
Como a RBMA pode contribuir para a Gestão Pública Municipal Disseminando conhecimento: Guia de M&A elaborado para o Projeto Capacidades (CNM/PNUD) Disseminando experiências: avaliações de políticas de nível municipal (ex: Selo UNICEF): fatores de Sucesso, Lições aprendidas; critérios de avaliação de práticas inovadoras Disseminando o Modelo adotado para outras redes e plataformas similares (UniverCidades, RETE) Sensibilizando novos prefeitos/gestores sobre a importância de monitorar e avaliar (contribuição para o desenvolvimento local e para a qualidade das políticas públicas) Disseminando informações sobre ofertas de cursos, eventos e bibliografia
Muito obrigada!