Tudo o que acontece no mundo, seja no meu país, na minha cidade ou no meu bairro, acontece comigo. Então, eu preciso participar das decisões que interferem.

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Transcrição da apresentação:

Tudo o que acontece no mundo, seja no meu país, na minha cidade ou no meu bairro, acontece comigo. Então, eu preciso participar das decisões que interferem na minha vida. (Hebert de Souza) PROJETO INSTITUCIONAL ESCOLA : Espaço Educador Sustentável e Promotor de Saúde

Uma das funções sociais da escola é promover uma educação voltada para a cidadania: Apresentando as principais questões que afetam o ambiente: contaminação e a poluição do ar, das águas, do solo, o desflorestamento, a extinção de espécies, as violências, as ocupações territoriais inadequadas, dentre outras; Formando crianças e adolescentes com valores essenciais para o pleno desenvolvimento como cidadãos, possibilitando tomarem atitudes complacentes, saudáveis e de respeito consigo, com o outro e com o mundo; JUSTIFICATIVA

Trabalhando a educação ambiental, a promoção, prevenção e recuperação da saúde ambiental, bem como, visando a sustentabilidade e a promoção da qualidade de vida; Estimulando a interface entre meio ambiente e saúde, destacando a estratégia da educação ambiental como potencial favorável para contribuir com as discussões inerentes as condições de saúde ambiental e proliferação de doenças que alteram a qualidade de vida. JUSTIFICATIVA

Orientar as escolas a se transformarem em espaço educador sustentável e promotor de saúde identificando a educação ambiental como estratégia de ensino-aprendizagem para a compreensão da relação ser humano e a natureza. OBJETIVO “cidadãos conscientes e comprometidos com a construção de relações mais sustentáveis dos sujeitos entre si e com o planeta” (BNCC).

Constituir e/ou revitalizar a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA) nas Escolas; Trabalhar em rede; Perspectivar uma Política Educacional que fundamente a Escola: espaço educador sustentável e promotor de saúde; Inserir no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola e no Currículo da Educação Básica; Atuar na educação permanente e continuada no cotidiano escolar. AÇÕES DE IMPLEMENTAÇÃO

Projeto de trabalho pedagógico para trabalhar a compreensão, geralmente em caráter interdisciplinar, de eventos e fenômenos relacionados ao cotidiano e ao contexto científico; Fomentar formação continuada aos profissionais da educação sobre política educacional que fundamente a Escola: espaço educador sustentável e promotor de saúde. ORGANIZAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

O projeto deverá ser implantado nas escolas sob a coordenação da COM-VIDA, articulado com o Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da SED e da GERED e com o Núcleo de Educação e Prevenção às Violências na Escola (NEPRE) da SED, da GERED e da Unidade Educacional. OPERACIONALIZAÇÃO

Elaboração Edinéia Rauta Pagani – Assessoria de Comunicação - ASCOM Leila Cristiane Machado Schlemper – GABSA Maria Benedita da Silva Prim – DIPE/ Rosimari Koch Martins - DIGR/GEMPE Colaboradores Andrea de Castro Alves – DIGR/GEMPE Alethea Patrícia Ferreira – Instituto Estadual de Educação/IEE Sérgio Luiz de Almeida – Coordenadoria Regional da Grande Florianópolis Maria das Dores Pereira - GABSA Neide Beschtold - DIGR/GEMPE Ketryn Fabiana Cidade Beseke - DIGR/GEMPE Revisão Textual e Gramatical Olires Marcondes do Espírito Santo

Apoio pedagógico na SED : NEPRE - Rosi (048) NEA Maria Benê (048) OBRIGADA!