II- Gênese, Evolução, Química e Mineralogia dos Solos 1- Formação dos solos e evolução 2- Noções de mineralogia dos solos 3- Noções de química dos solos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Saneamento Básico COAGULAÇÃO
Advertisements

Características do processo de troca
Características dos solos: Reacção (pH) do solo
Relação Solo - Planta.
PONTO DE CARGA ZERO E POTENCIAL ZETA Prof. Antonio Salvio Mangrich
Características químicas do solo
DETERMINAÇÃO DO pH DO SOLO
ESTUDO DAS DISPERSÕES.
Processos de formação do solo
COMPONENTES DO SOLO Substâncias minerais e orgânicas
Nutrientes de plantas e conceitos básicos sobre fertilidade do solo
ACIDEZ DO SOLO Introdução
Soluções e Gases  Soluções. Maria José SousaCURSO TÉCNICO SUPERIOR VOCACIONAL EM CUIDADOS VETERINÁRIOS 2 Solução é uma mistura homogénea de duas ou mais.
INTERPRETAÇÃO DE ANÁLISE DE SOLO: CONCEITOS E APLICAÇÕES
Capítulo 04 © 2005 by Pearson Education Tipos de soluções QUÍMICA Edson Mesquita.
Mistura. Mistura CONCEITO DE MISTURA Mistura é a reunião de duas ou mais substâncias que não reagem entre si. Numa mistura os componentes não perdem suas.
Trabalho de Quimica Prof°:Cirlene Alunas:Thais n°44 e Mariane n°:26.
PROFESSORA: PATRÍCIA REGINA DE S. CARNEIRO PRÉ-VESTIBULAR: VERBO ESTUDANTIL FEIRA DE SANTANA-BA: 16/09/2009.
Química Geral Aula 3 – Tabela e Ligações. Tabela Periódica.
Matéria Orgânica do solo (m.o.s). Objetivos Proporcionar conhecimentos básicos sobre a origem e dinâmica da m.o. do solo; Conhecer suas características.
ACIDEZ E CALAGEM DO SOLO. Objetivos Proporcionar conhecimentos básicos sobre a natureza química das reações do solo, sua dinâmica e relação com a disponibilidade.
Profª. Mayra Pinheiro E.E.E.M Rio Tocantins - CAIC Disciplina: Química Turma: 2º Ano A Soluções.
DISCENTE: JOSUÉ JÚNIOR FOGAÇA. Produção de alimentos X Utilização de herbicidas.
QUÍMICA.
ESTUDO DAS DISPERSÕES: Soluções, colóides e suspensão
São grupos de substâncias químicas com propriedades comuns.
Tratamento da Água.
EM240 ESTRUTURA E PROPRIEDADE DOS MATERIAS MATERIAIS POLIMÉRICOS POLÍMEROS CONCEITO Macromoléculas constituídas de unidades repetitivas, ligadas através.
Ligações Química Bruno Santana lima.
Frente 1: Modelos atômicos
Potássio no solo.
ANÁLISE DE SOLO E FOLHAS DO CAFEEIRO ADEQUADA INTERPRETAÇÃO
EDTA H4Y Dissociação H4Y H+ + H3Y- Ka1= 1,0 x 10-2 = ([H+].[H3Y-])/[H4Y] H3Y- H+ + H2Y-2 Ka2= 2,2 x 10-3 = ([H+].[H2Y-2])/[H3Y-]
Soluções Em Química, solução é o nome dado a dispersões cujo tamanho das moléculas dispersas é menor que 1 nanometro (10 Angstrons). A solução ainda.
Capítulo 01 © 2005 by Pearson Education Capítulo 1 Introdução: matéria & medida QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição David P. White.
Soluções, Suspensões e Colóides
Base Ana Clara, Sarah G..
Substâncias mais comuns Nome : Nathália Khettellen e Eduarda Coelho
QUÍMICA ANALÍTICA SOLUÇÕES Prof. Dr. Ricardo Menon
III- Análise da estrutura da cobertura dos solos
Prof. Etiane Skrebsky Quadros
Aula prática: Análise de Solo
Manejo de Solos Curso de Zootecnia Prof. Etiane Skrebsky Quadros
Coagulação / Floculação
Aula prática: Análise de Solo
Substrato SOLO Em Pedologia (ciência que estuda os solos), o solo é o meio natural capaz de suportar o crescimento das plantas. É constituído essencialmente.
Profa. Dra Beatriz Resende Freitas
É muito comum nos depararmos com o termo substância química em nosso cotidiano, no entanto, este termo é geralmente utilizado de forma pejorativa, como.
CARACTERÍSTICAS DE SOLOS; ENG. AGRÔNOMO: FERNANDO CASTRO VILELA.. EMENTA DA MATÉRIA
Química Ambiental Engenharia Ambiental Prof. Alonso Goes Guimarães
Sistemas, fases e misturas Massa molecular, quantidade de matéria.
Capítulo 2: Origem e Formação
Soluções. SOLUÇÃO É UMA MISTURA HOMOGÊNEA DE DOIS OU MAIS COMPONENTES Solução soluto solvente.
MÉTODOS ANALÍTICOS OFF-LINE
ENG. AGRÔNOMO: FERNANDO CASTRO VILELA. CIÊNCIAS DO SOLO.
Misturando as coisas....
Conceitos fundamentais da atomística
Ligações químicas Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC - CCT Química Geral Profª Fabíola Corrêa viel.
Prof. Álisson D. Fraporti
Química 231 Aula 02 – Soluções Prof. Marlon Cordeiro.
Solos Alagados Em condições de inundação, os solos sofrem profundas transformações químicas, decorrentes do processo de redução provocado por micro- rganismos.
SOLUÇÕES.
Potencial de eletrodo.
Composição do Solo.
Mas o que um sal ? Do ponto de vista prático. Os sais apresentam como principal característica o sabor salgado: Sal de cozinha Bicarbonato de sódio Permanganato.
Determinação de cátions em água de coco
Colóides Colóides são misturas heterogêneas
Cultivo sem solo.
MINERALOGIA Anápolis, 10 de fevereiro de Profª. Helenice Moura Gonçalves Profª. Helenice Moura Gonçalves UNIEVANGÉLICA - CENTRO UNIVERSITÁRIO GRADUAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

II- Gênese, Evolução, Química e Mineralogia dos Solos 1- Formação dos solos e evolução 2- Noções de mineralogia dos solos 3- Noções de química dos solos

Principais colóides dos Solos Substâncias que formam as suspensões: de tamanho entre as partículas de dimensão molecular, e que formam as soluções verdadeiras, e as partículas suficientemente grandes para sedimentarem sobre o efeito da gravidade. O domínio coloidal tem as dimensões: de 0,001 a 1,0 µm (1 a 1000nm): engloba os minerais de argila, as substâncias húmicas, os óxidos e hidróxidos e mais raramente os quartzos.

Propriedades Coloidais Propriedades derivadas da presença de cargas elétricas. Estas condicionam um estado de dispersão ou de floculação. Dispersão: situação na qual as cargas se repelem. Floculação: situação na qual as cargas são neutralizadas. Segundo a carga classificam-se : a.Eletropositivos ou basóides b.Eletronegativos ou acidóides Segundo a afinidade com a água são: a.Hidrófobos ou suspensóides b.Hidrófilos ou liófilos (emulsóides) São conhecidos como o complexo adsorção

Propriedades Coloidais Os colóides são, na verdade, anfóteros, mudam o sinal da carga de acordo com um dado pH, que é chamado de ponto isoelétrico. Ex: Caolinita: pH 7 é eletronegativa (anodo), a pH 4, muda de sinal (dirigi-se ao catodo) Dispersão versus floculação

Propriedades Coloidais Floculação dos colóides eletronegativos pelos cátions (K +, Na +, Ca ++, Mg ++ ): Cátions hidratados como K +, Na + permitem a dispersão. Quando em excesso na suspensão podem levar à floculação. Cátions pouco hidratáveis e grandes como Ca ++, Mg ++ permitem maior floculação Na + Colóide eletronegativo: K+K+ K+K+ Na + K+K+ H2OH2O H2OH2O H2OH2O Estado disperso H2OH2O H2OH2O H2OH2O Mg ++ Ca ++ Mg ++ Ca ++ Mg ++ Ca ++ Mg ++ Ca ++ Mg ++ H2OH2OH2OH2O Estado floculado

Complexo de adsorção Argila Ca ++ Al +++ H + + H2OH2O É o conjunto de superfícies que podem adsorver íons e moléculas. O resultado disso são propriedades ligadas a troca de cátions. Fenômeno de troca Catiônica da Fração Mineral Poder de adsorção: a adsorção ocorre entre o complexo sortivo e a solução do solo. É um fenômeno físico-químico de interface. H + Ca ++ Al +++ H +

Leis da troca de cation Adsorção segundo os cátions: H + ; Ca ++ ; Mg ++ ; K + ; Na + Diluição da solução do solo favorece a fixação de cátions bivalente Papel do pH, na troca Argila-H + + KCl Argila-K + HCl acarreta acidez de troca. Em pH baixo tem pouca fixação de cátion. Argila-Ca KCl Argila-K + CaCl acarreta aumento de pH. Em pH alto tem alta fixação de cátion.

Estado do complexo de troca Capacidade de Troca (CTC ou T): quantidade máxima de cátions adsorvíveis e trocáveis que o complexo pode reter. É função: Quantidade e tipos de argila Quantidade e tipos de matéria orgânica. Soma de bases (S): Soma dos cátions básicos efetivamente fixados sobre o complexo sortivo em dado momento. Grau de saturação(V): É a taxa de saturação do complexo. É dada por S/T x 100. Interpretações: Se T é fraca: o horizonte retém poucos cátions. Se V é fraca: o horizonte tem poucas reservas mas pode ser enriquecido até a saturação de T. Argilas migram mais sob um V fraco.