Gil Vicente, Farsa de Inês Pereira

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Transcrição da apresentação:

Gil Vicente, Farsa de Inês Pereira Síntese da unidade

Gil Vicente, Farsa de Inês Pereira – Síntese da unidade Prosperidade e Expansão • Expansão ultramarina • Prosperidade económica • Estatuto mediador de Portugal entre a Europa e o novo Mundo • Procura de lucro no Oriente pelas classes sociais mais elevadas ≠ Contextualização histórica (primeira metade do século XVI) Grandes transformações sociais / Dualidades no novo Portugal Quinhentista • Devoção religiosa vs. hipocrisia social • Moralismo em público vs. devassidão em privado • Valorização do dinheiro vs. diminuição da fé CRISE DE VALORES

Gil Vicente, Farsa de Inês Pereira – Síntese da unidade  Francisco de Assis Rodrigues, estátua de Gil Vicente, Teatro Nacional D. Maria II, 1842 Esta imagem não parece ter qualidade… Será possível substituírem-na na editora?

Gil Vicente, Farsa de Inês Pereira – Síntese da unidade Obras de Gil Vicente 1502 1536 1562 Monólogo do Vaqueiro Primeira peça Floresta de Enganos Última peça Copilaçam de Todalas Obras de Gil Vicente Auto da Barca do Inferno Auto da Índia Auto da Alma Farsa de Inês Pereira Auto da Feira …

Gil Vicente, Farsa de Inês Pereira – Síntese da unidade Variedade temática Dimensão satírica Personagens Género literário Farsa Tempo e espaço Estrutura (interna e externa)

Gil Vicente, Farsa de Inês Pereira – Síntese da unidade Variedade temática Luta entre forças opostas Ex.: modo de vida popular vs. modo de vida cortês Relacionamento humano, familiar e amoroso Ex.: relacionamento mãe/filha, Inês/pretendentes, marido/mulher… Oposição dos valores tradicionais e convencionais a valores individuais e pessoais Ex.: diferentes conceções de vida e de casamento Recurso frequente ao equacionamento de um triângulo amoroso Ex.: Inês Pereira - Brás da Mata - Pêro Marques Inês Pereira - Pêro Marques - Ermitão

Gil Vicente, Farsa de Inês Pereira – Síntese da unidade Personagens Reduzido número de personagens Ex.: Inês Pereira, Mãe, Lianor Vaz, Pêro Marques, Brás da Mata, Moço, Ermitão Abundância de tipos sociais característicos da época Ex.: Inês Pereira – jovem em idade de casar Lianor Vaz – alcoviteira Brás da Mata – escudeiro pelintra Pêro Marques – lavrador rústico Voltar

Gil Vicente, Farsa de Inês Pereira – Síntese da unidade Estrutura Estrutura externa Ausência de divisão em atos Ausência de marcação de cenas Estrutura interna Delineamento de uma intriga com um nó, desenvolvimento e desenlace Ex.: Intriga/enredo da Farsa de Inês Pereira - Inês Pereira solteira - Inês Pereira casada com o Escudeiro - Inês Pereira casada com Pêro Marques

Gil Vicente, Farsa de Inês Pereira – Síntese da unidade Estrutura interna (intriga/enredo) Inês Pereira solteira Inês Pereira casada com o Escudeiro Inês Pereira casada com Pêro Marques • Centralidade do encontro de Inês Pereira com Brás da Mata: ilusão de Inês (homem “avisado”) → anseio de promoção social (modo de vida cortês) • Reforço do antagonismo entre Inês e a Mãe (conflito intergeracional) • Casamento de Inês e de Brás da Mata; transformação da ilusão do primeiro encontro em desencanto (carácter autoritário e tirano de Brás da Mata) • Viuvez de Inês (o Escudeiro morre em África), que volta a estar livre • Insatisfação de Inês com a sua vida de solteira • Projeto de libertação de Inês: o casamento como forma de emancipação • Recusa de casamento com o rústico Pêro Marques → recusa do modo de vida popular • Antagonismo entre Inês e a Mãe (conflito intergeracional): oposição de interesses e conceções de vida → marido ideal: homem “avisado”, com hábitos de corte (Inês) vs. homem que garanta estabilidade económica (Mãe) • Casamento com Pêro Marques (aprendizagem pela experiência ↓ perceção dos perigos do anseio de promoção social alteração de atitude: aceitação do modo de vida popular) • Relação extraconjugal com o Ermitão (emancipação/liberdade)

Gil Vicente, Farsa de Inês Pereira – Síntese da unidade Representação do quotidiano Luta entre forças opostas Relacionamento humano, familiar e amoroso Oposição dos valores tradicionais e convencionais a valores individuais e pessoais Farsa de Inês Pereira: – Modo de vida popular (Pêro Marques) vs. Modo de vida cortês (Escudeiro) – Cerimónia do casamento – Conceções de vida e de casamento (Mãe e Lianor Vaz vs. Inês Pereira) – Episódio relatado por Lianor Vaz (devassidão do clero)

Gil Vicente, Farsa de Inês Pereira – Síntese da unidade Dimensão satírica Presença da sátira, fonte de cómico Ex.: Farsa de Inês Pereira: Mundo às avessas / subversão da ordem social estabelecida – crise de valores (hipocrisia, tirania, adultério, devassidão do clero, culto da aparência) – conflitos sociais em potência (casamento entre pessoas de classes sociais distintas) Mecanismos – Personagens-tipo (tipos sociais característicos da época) – Recurso ao cómico (de situação, de carácter e de linguagem)