Introdução a Enzimas Industriais.  Enzimas ◦ Enzimas são um grupo de substâncias orgânicas de natureza normalmente proteica (existem também enzimas constituídas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dogma central da biologia molecular
Advertisements

Alcides da Cunha e Gabriela Botelho. As enzimas são substâncias do grupo das proteínas e atuam como catalisadores de reações químicas.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA Bacharelado em Zootecnia Vitaminas e Coenzimas Acadêmicos:Leandro Braga, Nathalia Datore e Tamires Oliveira.
Enzimas Metabolismo e Endocrinologia Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica Março de 2008 James Milner nº Sofia Esménio nº Tatiana Sirgado.
AMINOÁCIDOS E PROTEÍNAS. Os aminoácidos são compostos que apresentam simultaneamente os grupos funcionais amina( - NH 2 ) e ácido carboxílico ( - COOH).
Trabalho de Quimica Prof°:Cirlene Alunas:Thais n°44 e Mariane n°:26.
 Componentes fundamentais de todos os seres vivos, incluindo os vírus.  Macromoléculas de elevado peso molecular.  Formadas pela união de dezenas a.
As proteínas podem desnaturar. Isto acontece quando, por ação de substâncias químicas ou do calor as proteínas sofrem alteração.
Introdução à Bioquímica Prof. Rodrigo Volcan Almeida DBq – IQ – UFRJ.
A SÍNTESE DE PROTEÍNAS A SÍNTESE DE PROTEÍNAS. TRADUÇÃO (Síntese de Proteínas)  Envolve os três tipos de RNAs (RNA-m, RNA-r e RNA-t). ETAPAS 1)INICIAÇÃO.
BIOLOGIA A (Profª Lara) Livro Texto Capítulo 7(Itens 8 ao 19 ) Caderno 2 Aulas 21 a 24.
Pentose  ribose Base Nitrogenadaexclusiva  uracila Fita  simples OS TRÊS TIPOS DE RNA RNA – ribossômico (RNA-r)  componente do ribossomo, juntamente.
Bioquímica Proteínas. Aminoácidos Compostos orgânicos que apresentam um grupo amina e um grupo ácido carboxílico na mesma molécula.
ENZIMAS Profª Drª Ângela de Mattos Dutra. Enzimas Importância Biomédica Histórico Características Gerais Estrutura Enzimática Enzimas como Catalisadores.
ÁCIDOS NUCLÉICOS. DNA RNA Nos núcleos das células, das mitocôndrias e dos cloroplastos encontramos dois tipos de ácidos nucléicos:
O que a química estuda ? energia matéria transformações.
Síntese de proteínas. Realiza o processo de tradução.
Vírion A partícula viral, quando fora da célula hospedeira, é chamada de vírion. Cada espécie de vírus apresenta vírions de formatos diferentes.
Bioquímica: Composição dos Seres Vivos
PROTEÍNAS I Prof. Ana Rocha.
BIOQUÍMICA CELULAR.
CINÉTICA QUÍMICA II.
Cinética Química A cinética química, também conhecida como cinética de reação, é uma ciência que estuda a velocidade das reações químicas de processos.
Introdução à BIOLOGIA Prof. Leandro Melo.
Características Gerais Dos Seres Vivos.
Práticas Pedagógicas em Genética
A digestão humana Sistema digestório.
Introdução à Química Orgânica
Disciplina: Bioquímica Monitor: Jordan Deodato
ENZIMAS NO DIAGNÓSTICO
ENZIMAS.
Propriedades Gerais dos Vírus
TIPOS DE PROTEÍNAS Glicina(33%) Prolina(21%) Alanina(11%)
FUNDAMENTOS QUÍMICOS DA VIDA
Bases Moleculares da Regulação Gênica
estuda a natureza e comportamento da materia viva.
Regulação Gênica em Eucariotos
Ácidos nucleicos e síntese de proteínas
BIOQUIMICA 1 Bibliografia:
NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR Desenvolvimento dos seres vivos
Disciplina: Bioquímica
Modelo Celular META OBJETIVOS
Seres heterotróficos Seres heterotróficos são os seres vivos que para conseguir o seu alimento precisam consumir um outro ser vivo.
8. Os metais como catalisadores.
ÁCIDOS NUCLÉICOS.
AMINOÁCIDOS, PEPTÍDEOS E PROTEÍNAS
PROTEÍNAS.
4. Citoesqueleto e sistemas contráteis da célula: microtúbulos; microfilamentos; filamentos intermediários. Introdução O citoesqueleto é uma estrutura.
ENZIMAS Boa Vista – RR Maio de CESAR AUGUSTO HELVÉCIO DEEKE JOÃO PEDRO LETÍCIA ANGELIM Boa Vista – RR Maio de 2018.
ENZIMAS As enzimas são proteínas que, atuando como catalisadores na maioria das reações bioquímicas, baixam a energia de ativação necessária para que se.
Replicação do DNA Bibliografia: Genes VII - Benjamin Lewin Biologia Molecular Básica-Arnaldo Zaha Lenhinger Principles of Biochemistry (3a. Ed.) Agradecimentos:
Cite algumas ações praticadas pelos seres vivos. O que é necessário para que possam realizar essas ações? De onde toda a energia é obtida? Como o alimento.
As organelas citoplasmáticas
PROTEÍNAS.
PROTEÍNAS Prof. Marcelo C.
METABOLISMO CATABOLISMO: reações químicas que promovem a destruição ou degradação de material biológico. Exemplo: reabsorção de tecidos, digestão.
Núcleo celular.
Fonte: TELELAB – Sistema de Educação Permanente
ENZIMAS Consultado no site da Fundação Faculdade de Ciências Médicas de Porto Alegre -FFFCMPA
Disciplina: Ciências Moleculares e Celulares Faculdade Anhanguera de Anápolis.
DNA------(1) >RNA (2) > Proteínas
Citologia.
EE Euclydes Deslandes PROFª Valéria.
BIOQUÍMICA Ivanise Correia da Silva Mota
Biologia Celular.
Biocatálise 15 de janeiro de 2009 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL.
Ácidos nucleicos e síntese de proteínas
Composição química da célula
Curso Técnico em Enfermagem Disciplina: Microbiologia e Parasitologia Prof.ª Vanessa Rôxo Introdução a Microbiologia.
Seminário de Biologia  Núcleo Celular  Cromossomos  Genoma e genes.
Transcrição da apresentação:

Introdução a Enzimas Industriais

 Enzimas ◦ Enzimas são um grupo de substâncias orgânicas de natureza normalmente proteica (existem também enzimas constituídas de RNA, as ribozimas), com atividade intra ou extracelular que têm funções, possibilitando o metabolismo dos seres vivos. ◦ A capacidade catalítica das enzimas torna-as adequadas para aplicações industriais, como na indústria farmacêutica, alimentar e na produção de biocombustíveis

 Atividade Catalítica ◦ As enzimas convertem uma substância, chamada de substrato, noutra denominada produto, e são extremamente específicas para a reação que catalisam. ◦ Isso significa que, em geral, uma enzima catalisa um e só um tipo de reação química. ◦ Consequentemente, o tipo de enzimas encontradas numa célula determina o tipo de metabolismo que a célula efetua.

 Atividade Catalítica ◦ O aceleramento da reação pode ser da ordem dos milhões de vezes: por exemplo, a enzima orotidina-5'-fosfato descarboxilase diminui o tempo da reação por ela catalisada de 78 milhões de anos para 25 milissegundos. ◦ Como são catalisadores, as enzimas não são consumidas na reação e não alteram o equilíbrio químico dela. Enzima orotidina-5'-fosfato descarboxilase

 Estrutura ◦ As enzimas são proteínas, e podem ter um tamanho desde 62 resíduos de aminoácidos, até um tamanho de aminoácidos.

 Estrutura ◦ Pelo fato de serem proteínas com estrutura terciária ou quaternária, os enzimas são dotadas de dobramentos tridimensionais (enovelamento), o que lhes confere uma forma característica e exclusiva.

 Estrutura ◦ Para que um enzima atue, é necessário que os substratos "se encaixem" na enzima. Esse "encaixe", porém, depende da forma, isto é, do "contorno" da enzima. ◦ Por isso, substratos que se "encaixam" em uma determinada enzima não se "encaixam" em outras diferentes, e a reação não ocorre; daí a especificidade das enzimas quanto aos substratos em que atuam.

 Mecanismo ◦ A atividade das enzimas são determinadas pela sua estrutura quaternária. A maioria das enzimas são maiores do que o substrato sobre o qual atuam, e só uma pequena porção da enzima (cerca de 3-4 aminoácidos) está envolvida na catálise. ◦ A região que contém estes resíduos catalíticos, que se liga-se ao substrato e que desempenha a reação, é denominada de sítio ativo.

 Especificidade ◦ As enzimas possuem normalmente uma alta especificidade em relação às reações que catalisam e aos substratos que estão envolvidos nessas reações. ◦ A forma geométrica, carga e características hidrofílicas/hidrofóbicas, são responsáveis por esta especificidade.

 Especificidade ◦ As enzimas exibem também elevados níveis:  Estereoespecificidade (Especificidade pela forma)  Regioselectividade (Especificidade pela sítio ativo)  Quimioselectividade. (Especificidade pela substância química)

 Especificidade ◦ Algumas das enzimas que apresentam maior especificidade e precisão, estão envolvidas na cópia e expressão do genoma. Estas enzimas possuem mecanismos de proof-reading (revisão). ◦ Um destes casos é a DNA polimerase, que catalisa uma reação num primeiro passo, para de seguida confirmar, num segundo passo, se o produto é o correto.