Região Nordeste  Prof Fylipe Alves Capítulo8 Pág. 127 á 145.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Professor: Francisco Disciplina: Geografia
Advertisements

REGIÃO NORDESTE.
C O M P L E X G ONO I N O R D E S T.
Região Nordeste.
REVISÃO PARA A P1 DE GEOGRAFIA / 3º TRIM.
COMPLEXOS REGIONAIS.
Região Nordeste Cap. 33.
Região Nordeste 18/04/2017.
COMPLEXONORDESTINOCOMPLEXONORDESTINO  Prof.º Fylipe Alves Minikovski Capítulo8 Pág. 131 e 144.
AS GRANDES REGIÕES BRASILEIRAS
sub – regiões nordestinas
Sub-regiões do Nordeste
Os complexos geoeconômicos do Brasil e os “quatros brasis”
Zona Rural e Zona Urbana Plantations Exportação Mão de Obra Barata Grandes Fazendas Único Produto.
Unidade 3 Regiões Nordeste e Centro-Oeste
Geografia do Canadá. O território canadense O elevado nível de vida e a intensa relação com os Estados Unidos Em virtude disso, a população do país desfruta.
1ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE AMBIENTAL Saúde e Ambiente, vamos cuidar da gente.
ATIVIDADES ECONÔMICAS COMPLEMENTARES Séculos XVI-XVIII Mercedes Danza L. Greco.
Produção agrícola brasileira SOJA: Principal produto agrícola de exportação Destaques: regiões Centro-Oeste e Sul Tropicalização desse cultivo pela EMBRAPA.
Região Nordeste 7º Ano.
Região Nordeste  Prof Fylipe Alves Capítulo11, 12 e 13 Pág. 120 á 148.
A formação do território brasileiro Prof. Thiago Britts 7° Ano.
GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY. Aula 4 Paisagens do Brasil.
PROF. CISSO SISTEMAS AGRÍCOLAS. Sistema Intensivo Agricultura voltada para o Comércio Uso permanente do solo Rotação de cultura (ex: soja → milho → trigo.
Com km² de área e um população de habitantes, é a terceira mais extensa e a segunda mais populosa. Com km² de área e um.
PERGUNTADOS GEOGRAFIA. 1 Os mapas abaixo foram, respectivamente, elaborados de acordo com critérios: A políticos e naturais B populacionais e ambientais.
A REGIÃO NORDESTE 1.INTRODUÇÃO A região Nordeste é uma região de contrastes: Naturais; Humano/demográfico; Econômico; Outras características gerais da.
REGIÃO NORDESTE A região Nordeste é uma região de contrastes: Naturais Humanos / demográficos Econômicos A segunda região mais populosa É a região brasileira.
Região Norte Depressões e planícies Clima equatorial Floresta amazônica Grande riqueza hidrográfica Baixa D.D. Áreas mais povoadas: região Bragantina e.
Complexo regional do Nordeste
REGIÃO NORDESTE SUB-REGIÕES
REGIONALIZAÇÃO BRASILEIRA
Região Nordeste A região Nordeste é a que apresenta o maior número de estados (PI, CE, RN, PB, AL, SE, BA, PE e MA) As más condições socioeconômicas do.
CAPÍTULO 4 – INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO
AULA DE REVISÃO 1º SEMESTRE. AULA DE REVISÃO 1º SEMESTRE.
Formação Econômica do brasil
Vegetação Brasileira.
Comércio Mundial 6,87% do comércio agrícola mundial
Complexo Agroindustrial Nordeste
Transposição do rio são francisco
Características da agricultura no Brasil
5º ano IN-TECH Tecnologia e Educação MATA ATLÂNTICA.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ 8º ANO
Espaço Agrário 2º EM – 2017 Jeferson.
INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA
REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Região Nordestina Cap. 9.
Formação vegetal 6º Ano.
África: divisões regionais
Pecuária Prof. Cisso.
Projeção da Fruticultura Para os Próximos 10 Anos
Nordeste: breve histórico
Uma região, vários Nordestes
Região Nordeste 7º Ano.
BIOMAS Um bioma é formado por todos os seres vivos de uma determinada região, cuja vegetação tem bastante similaridade e continuidade, com um clima mais.
Conselhos para um bom Semestre
Módulo 4 Pág. 59 a 73 Região Nordeste  Prof Fylipe Alves.
REGIÃO NORDESTE PROF. ANDERSON.
Sub-regiões do Nordeste
Biomas Brasileiros.
Vegetação Brasileira.
Industrialização brasileira
O que é região? Regionalização
Vegetação do Brasil (Fitogeografia brasileira)
Geografia Aula 02: Geografia da população. Aula 02 – Geografia da população 1. Distribuição da população no Brasil e no mundo 2. Movimentos migratórios.
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
Prof: Marcus Ferrassoli
Transcrição da apresentação:

Região Nordeste  Prof Fylipe Alves Capítulo8 Pág. 127 á 145

CARACTERÍSTICAS GERAIS NORDESTE Dividido em nove estados. Pág.127 Maior concentração de estados numa região. Pág.127 Primeira região a ser abitada no Brasil. Pág. 128 Grande poder Turístico. Pág. 144 e 145 A região que mais enfrenta obstáculos na saúde, educação, e industrialização. Pág. 131 Banhada por um dos rios mais importantes do País. Pág.142 Grande atividade turística diversificada. Pág. 144

AS GRANDES REGIÕES BRASILEIRAS 

O COMPLEXO NORDESTINO pág. 133  O Complexo Nordestino é um dos grandes produtores nacionais de frutas para exportação, principalmente no Vale do São Francisco. Para melhor entendera produção agrícola do nordeste vamos dividir a região em algumas áreas como veremos à seguir: Uvas em Petrolina, PE pág. 480 Melão, Rio Grande do Norte Tucumã,Mata de Cocais, TO

O COMPLEXO NORDESTINO pág. 134 

O COMPLEXO NORDESTINO  Zona da Mata: Zona da Mata: Do litoral até 200 Km, no passado a região era coberta pela Mata Atlântica, explorada desde a colonização do Brasil. É a região aonde mais chove devido a influenciada pela FPA ( Frente Polar Atlântica). Cultiva-se a canda-de-açucar,, rapadura e álcool, em menor escala temos a produção de cacau na Bahia. Pág. 134

O COMPLEXO NORDESTINO  Agreste: Agreste: Faixa de transição entre a Zona da Mata e o Sertão Nordestino, é a mudança entre a zona úmida para mais árida. O plantio está destinado a subsistência, a pecuária extensiva e à produção de alimentos destinados a atender as necessidades dos centros urbanos do litoral nordestino. Pág. 134

O COMPLEXO NORDESTINO  Sertão: Sertão: grande período de estiagem sendo a região mais quente e seca do Brasil, o bioma aqui encontrado é a caatinga com plantas xerófitas. Conhecida como a região da “ Industria da Seca” pois muitos políticos se elegem prometendo o fim da seca. Nas regiões próximas ao São Francisco devido a disponibilidade de água, associada ao custa da terra, a mão de obra barata e a localização se tornou uma região exportadora permanente de produtos tropicais como manga, banana, uva, melão e melancia entre outros para os EUA e Europa. Pág. 135

O COMPLEXO NORDESTINO  Meio-Norte: Meio-Norte: Localizada entre a Amazônia e o Sertão apresenta os biomas cerrado aonde se pratica a pecuária e mata dos cocais. A extração do babaçu e da carnaúba é importante fonte de renda familiar, produzida de forma sustentável. Pág. 136

COMPLEXO NORDESTINO – URBANIZAÇÃO pág. 130  A concentração urbana do nordeste, segundo o IBGE, é de 69,10%, está taxa vem crescendo mas comparado com a média nacional, que é de 81,23%, percebemos que a urbanização do Nordeste ainda é pequena. A maior aglomeração se encontra no litoral e Agreste, devido questões históricas da ocupação portuguesa. Devido ao crescimento acelerado muitas cidades possuem problemas como desemprego, subemprego, déficit de habitação, transportes urbanos, fornecimento de água tratada, coleta e tratamento de esgotos.

COMPLEXO NORDESTINO - TRANSPORTES O complexo está integrado por diversas rodovias federais e estaduais, porém nos anos 1980 e 90, muitas delas ficaram sem conservação. Os principais produtos de exportação deixam o Nordeste com destino a outros países, saem por terminais e portos como: Areia Branca (RN), Natal (RN), Recife (PE), Maceió (AL) e Salvador (BA) entre outros. O transporte ferroviário em 1998 foi comprada da estatal REFFSA pela Companhia Ferroviária do Nordeste atuando nos estados do Maranhão, Piauí, Ceára e Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe destacando-se no transporte de álcool, açúcar, derivados de petróleo, sal entre outros produtos. Entre os principais clientes estão: Votorantim, Petrobrás, Esso, Texaco entre outros. O transporte aeroportuário no Nordeste tem atuado nas áreas de turismo, agronegócios e da indústria. Pág.141

COMPLEXO NORDESTINO - INDUSTRIALIZAÇÃO  Foi a primeira região industrializada no Brasil, levando em conta os engenhos de açúcar no período colonial, porém foi superado pela região centro-sul onde se instalou grande parte das industrias até a década de No final dos anos 1950, foi criada a SUDENE (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste) pág. 136, incentivando as empresas a se instalarem na região, porém foi desativada no governo de Fernando Henrique, devido a processos de corrupção, e retomada pelo governo Lula.

Pág.137Pág.137 “ Indústria da seca” é um termo utilizado para designar a estratégia de alguns políticos que aproveitam a tragédia da seca na região nordeste do Brasil para ganho próprio.região nordeste Os “industriais da seca” se utilizam da calamidade para conseguir mais verbas, incentivos fiscais, concessões de crédito e perdão de dívidas valendo-se da propaganda de que o povo está morrendo de fome.

Tema de Vestibular TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO O projeto de transposição do Rio São Francisco é polemica a obra é construída por etapas e os cronogramas de execução do empreendimento priorizam a sequência construtiva do “caminho das águas” do projeto, ou seja, das captações até os estados que serão beneficiados. Considerado uma ação estruturante, o Programa Água para Todos já beneficiou mais de cinco milhões de brasileiros.

BONS ESTUDOS !!! "ANTIGAMENTE A CIDADE ERA O MUNDO, HOJE O MUNDO É UMA CIDADE." (Lewis Mumford)