Implementação de um Motor de Jogos de Carta para a Plataforma Android Massami Welington Kamigashima Orientador: Paulo César Rodacki Gomes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMA PARA CONTROLE DE ESTOQUE DE BEBIDAS UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Fernando Schweder Volkmann Prof. Wilson Pedro.
Advertisements

Canal seguro de comunicação VoIP na plataforma Android André Luiz Lehmann.
Sistema de tracking para inserção dinâmica de linha de impedimento em vídeos de jogos de futebol Rodrigo Busato Sartor Orientador: Paulo César Rodacki.
Mecanismo de busca semântica de áudio Anderson Dorow Orientador: Aurélio Faustino Hoppe.
Aluno: Maicon Feldhaus Orientador: Prof. Paulo César Rodacki Gomes.
SyncEasy – Aplicativo para sincronização de arquivos entre dispositivos móveis e computadores utilizando metadados Acadêmico: Bernardo Marquardt Müller.
SISTEMA DE GESTÃO DE ESTOQUES PARA DISTRIBUIDORAS DE FUMO Graciela Martins Luiz Orientador: Wilson Pedro Carli.
Aluno: José Alberto Zimermann Orientador: Marcel Hugo Banca: Everaldo Artur Grahl Joyce Martins Ferramenta para auxílio na análise de impacto e rastreabilidade.
SIMULADOR WEB DO MERCADO DE COMPRA E VENDA DE AÇÕES NA BOLSA DE VALORES Luiz Alberto Fiamoncini Gui Orientador: Maurício Capobianco Lopes.
Framework de replicação de dados com criptografia simétrica utilizando notificações para Android. Acadêmico - Fernando Klock Orientador – Dalton Solano.
Reconstrutor de modelos 3D utilizando técnica de nível de detalhamento no iOS FELIPE AUGUSTO IMIANOWSKY ORIENTADOR: DALTON SOLANO DOS REIS FURB – Universidade.
Anderson Zoz Orientador: Francisco Adell Péricas.
Sistema Web para Gerenciamento Eletrônico de Documentos em Projetos de Implantação de ERP Eder Gonçalves Orientador: Prof. Marcos Rogério Cardoso FURB.
Gerador de aplicativos Oracle PL/SQL WEB baseado na estrutura das tabelas do banco de dados Oracle Wagner da Silva Orientando Prof. Alexander Roberto Valdameri.
COMPONENTE DE GERAÇÃO DE BOLETOS BANCÁRIOS EM DELPHI Aluno: Jonas Ricardo Viel Prof. Adilson Vahldick - Orientador.
Protótipo de Software de Reconhecimento de Voz Para Navegação em Jogos, Utilizando Rede Neural Artificial Orientando: Derlei Brancher Orientador: Prof.
Protótipo de um ORM para a plataforma.NET Orientando: Thiago Boufleuhr Orientador: Adilson Vahldick.
Acadêmica: Shaiane Mafra Casa Orientador: Jacques Robert Heckmann 07/2013 PROTÓTIPO DE APLICAÇÃO PARA O PROBLEMA DE ROTEAMENTO DE VEÍCULOS EM DISPOSITIVOS.
SISTEMA PARA AUTOMATIZAÇÃO RESIDENCIAL CONTROLADO POR COMANDO DE VOZ Ronaldo Rother Prof. Francisco Adell Péricas, Orientador.
Desenvolvimento de um integrador de sistemas por meio de leiautes parametrizáveis Marlon Fernando Dirksen Orientador: Jacques Robert Heckmann.
SISTEMA DE INFORMAÇÕES WEB PARA REPRESENTANTES COMERCIAIS COM ACESSO ATRAVÉS DE DISPOSITIVOS MÓVEIS UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS.
Sistemas de Informação via Web para Controle Financeiro de uma Microempresa Leonardo Filipe Pamplona Orientador: Roberto Heinzle.
Sistema para automação e controle residencial via Twitter Eduardo Felippi Gadotti Orientador: Miguel Alexandre Wisintainer.
Acadêmico: Victor Arndt Mueller Orientador: Dalton Solano dos Reis.
SOFTWARE DE GERENCIAMENTO DE LIBERAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE VERSÃO EDUARDO SIEMANN ORIENTADOR: JHONY ALCEU PEREIRA.
PLUGINS PARA TESTES AUTOMATIZADOS DE CONFORMIDADE COM A NORMA ISO/IEC Dionei Herkenhoff Orientador: Paulo Fernando da Silva.
Rede Social Digital para Compartilhamento de Informações de Viagens de Moto Leonardo João Faggiani Prof. Rion Brattig Correia, Orientador.
SISTEMA BASEADO EM LOCALIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE TÁXI Orientador: Prof. Dr. Mauro Marcelo Mattos Acadêmico: Arthur Henrique Kienolt.
PROTÓTIPO DE SISTEMA MÓVEL NA PLATAFORMA ANDROID PARA COMPARTILHAMENTO DE ARQUIVOS E MENSAGENS ENTRE DISPOSITIVOS BASEADO EM PROXIMIDADE GEOGRÁFICA Aluno:
 1. Introdução e Objetivos  2. Fundamentação Teórica  3. Especificação do Sistema  4. Desenvolvimento e Operacionalidade  5. Resultados e Conclusões.
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO BOBINAR – SISTEMA DE CONTROLE PARA MANUTENÇÃO DE MOTORES ELÉTRICOS Murilo Cesar Cardoso.
FURB – UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – BACHARELADO APARECIDA CEZERINO ORIENTADOR:
AFurbot – Migração do framewok Furbot para Android Aluno: Alexandre Rodrigues Coelho Orientador: Mauro Marcelo Mattos.
UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CURSOS MOODLE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE CURSO NA DISCIPLINA DE TEORIA GERAL DE SISTEMAS DENIS BENNER.
Acadêmico: Anderson Nicolau Haskel Orientador: Francisco Adell Péricas 16:59.
Visualização volumétrica de imagens DICOM para iOS Marcelo da Mata Oliveira Orientador: Dalton Solano dos Reis FURB - Universidade Regional de Blumenau.
PROCESSAMENTO DIRIGIDO DE ROTAS ATRAVÉS DE TEXTO-FALA Adriano Flach de Araújo Profa. Joyce Martins, Mestre – Orientadora FURB 2012/1.
DESENVOLVIMENTO DE FRAMEWORK PARA JOGOS MULTIPLAYER PARA PLATAFORMA ANDROID.
5 UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMA DE FORÇA DE VENDAS. Gustav Dallmann Júnior Orientador: Prof. Francisco Adell.
Ferramenta Android baseada em realidade aumentada e serviços baseados em localização usando notificações Acadêmico – Ronaldo Rampelotti Orientador – Dalton.
Ferramenta Web para testes de fórmulas matemáticas Kauê da Silva Vieira Orientador: Aurélio Faustino Hoppe.
MÓDULO DE AVALIAÇÃO DO RETORNO DE INVESTIMENTO EM SISTEMA DE RASTREABILIDADE ANIMAL Eduardo Ehlert Orientador: Mauro Marcelo Mattos.
SISTEMA DE GERENCIAMENTO DA APLICAÇÃO E MANUTENÇÃO DO PROGRAMA DE QUALIDADE 5S Marlos T. S. Sedrez Orientador: Paulo Roberto Dias.
MJ3A-PA - UM MOTOR DE JOGOS 3D PARA ANDROID COM PERSONAGENS ARTICULADOS Acadêmico: André William Prade Hildinger Orientador: Dalton Solano dos Reis.
UM FRAMEWORK PARA ALGORITMOS BASEADOS NA TEORIA DOS GRAFOS Acadêmico: Maicon Rafael Zatelli Orientador: Dr. Paulo C é sar Rodacki Gomes.
UTILIZAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM SCORM COM A REDE SOCIAL ORKUT Leonardo Rafael Morastoni Orientador: Mauro Marcelo Mattos.
SISTEMA DE MUNDO VIRTUAL PARA RELACIONAMENTO COM PARTICIPANTES DO INTERAÇÃO FURB Flaviano José Angeli Orientador: Dalton Solano dos Reis.
Luiz Cláudio Hogrefe Orientador: Prof. Roberto Heinzle, Doutor
Desenvolvimento Mobile com Android
Prof. Anderson Terroso Março/2017
Acadêmico: Fabrício de Souza Orientador: Prof. Wilson Pedro Carli
Instalação do JDK JDK significa Kit de Desenvolvimento Java.
SISTEMA DE GESTÃO E DIVULGAÇÃO DE IMÓVEIS
Resultados e Discussões
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Trabalho de Conclusão de Curso
Acadêmica: Rosana Ittner Prof. Orientador: Dr. Oscar Dalfovo
Orientanda: Ana Paula Joslin de Oliveira
GERENCIADOR DE INSTALAÇÃO DE ORIENTADOR: FRANCISCO ADELL PÉRICAS
GERAÇÃO DE CÓDIGO PARA A MÁQUINA VIRTUAL DE RÓTULOS
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Orientador: Francisco Adell Péricas
SISTEMA PARA CONTROLE DA PRODUÇÃO DE AGRICULTURA DE GRÃOS
API para transformação de imagem em cartum utilizando plataforma iOS
Juan Olimpio Orientador: Francisco Adell Péricas
Acadêmico: Marciane Schotten
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Acadêmico – Wagner Lino Orientador – Dalton Solano dos Reis
Simulador de Negócios via Web: Funções Produção e Planejamento de Materiais Acadêmico: Viviane Aparecida Boll Prof. Orientador: Dr. Oscar Dalfovo.
BIBLIOTECA DE ALGORITMO DE PORTAIS PARA a plataforma ANDROID
Transcrição da apresentação:

Implementação de um Motor de Jogos de Carta para a Plataforma Android Massami Welington Kamigashima Orientador: Paulo César Rodacki Gomes

- Introdução - Objetivos - Fundamentação teórica - Jogos de carta - Motor de jogos - A plataforma Android - Recursos gráficos - Trabalhos correlatos - Desenvolvimento - Conclusões - Extensões Roteiro

Introdução Estima-se que para 2011 o lucro da indústria de jogos alcance aproximadamente 74 bilhões de dólares. Existem jogos para todas as idades e gostos. Aumento na demanda por jogos para dispositivos móveis e para mídias sociais.

Introdução Operating System3Q11 Units 3Q11 Market Share (%) 3Q10 Units3Q11 Market Share (%) Android60, , Symbian19, , iOS17, , Research In Motion12, , Bada2, Microsoft1, , Others1, , Total115, , Fonte: Gartner (Novembro, 2011) Tabela de venda de smartphones no terceiro semestre de 2011:

Objetivos disponibilizar um gerador de cartas de um baralho; disponibilizar funções para a distribuição das cartas entre o(s) jogador(es); disponibilizar recursos gráficos para a manipulação de cartas pelo cenário; determinar um conjunto limitado de constantes para auxiliar na implementação do protótipo; implementar um protótipo de jogo utilizando o motor desenvolvido; disponibilizar os conjunto de cartas do baralho padrão francês e suas variantes.

Jogos de carta O baralho tradicional francês possui 52 cartas O baralho espanhol utiliza 40 cartas, porém algumas variações utilizam 44 cartas Cada naipe possui um significado que representa as classes sociais do século XIV

Motor de jogos Um motor de jogos pode ser um aplicativo ou um conjunto de bibliotecas para simplificar o desenvolvimento de um jogo; As funcionalidades podem variar de um motor para outro;

A plataforma Android

Sugere-se algumas diferenças no conceito tradicional do Java; Permite integração com algumas bibliotecas escritas em C/C++; Sistema operacional multitarefa;

A plataforma Android Existem quatro componentes principais disponíveis para serem utilizados numa aplicação: Activities Services Content providers Broadcast receivers

Recursos gráficos Drawables Canvas OpenGL ES

M3GE (Pamplona,2005)

MJ3I (Takano, 2009)

Blender Game Engine (BGE)

Havok

Requisitos funcionais permitir alterar regras de jogo durante a implementação de cada jogo; permitir alterar a velocidade dos movimentos das cartas na cena; permitir configurar a pontuação do jogo; permitir definir o conjunto de cartas a ser utilizado no protótipo de jogo; permitir definir a ordem das cartas do protótipo; permitir definir o modo de distribuição inicial e durante a partida; permitir a movimentação e manipulação das cartas pelo jogador;

Implementação - ferramentas Android SDK Eclipse IDE GT-I9100

Implementação - XML R.class AndroidManifest.xml Layout Resources

Implementação - Desenho Views Loop de desenho Utilização de imagens Animação das cartas

Implementação - Interação Componentes pré-definidos onBackPressed() onTouchListener() onCreateOptionsMenu(Menu)

Fonte: Android Developers (2011)

Desafios Adaptação às restrições da plataforma; Devida a quantidade de bibliotecas disponíveis, encontrar as mais adequadas para a situação; Buscar exemplos práticos para melhor entendimento do uso de certas classes;

Testes

Resultados e discussões Os objetivos foram alcançados; A preocupação com a restrição de recursos ainda está presente; As APIs do Android trouxeram um grande avanço para o desenvolvimento de aplicativos em relação ao J2ME; A experiência do usuário ainda é a maior prioridade dentro do jogo.

Conclusões A funcionalidade de algumas classes só são realmente descobertas com a prática; As APIs do Android facilitam a integração com os recursos do dispositivo; A velocidade apresentada em emuladores ainda é bastante inferior à velocidade em um dispositivo real.

Extensões Módulo multiplayer Suporte a conexões em rede e base online Torná-lo multiplataforma

Implementação - Código

Obrigado!