FERRAMENTA WEB PARA AUXÍLIO À GERÊNCIA DE ERROS CONHECIDOS E PROBLEMAS COM BASE EM ITIL UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMA PARA CONTROLE DE ESTOQUE DE BEBIDAS UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Fernando Schweder Volkmann Prof. Wilson Pedro.
Advertisements

Sistema Help Desk 24 horas para uma Software House Gabriel Demarchi Orientando Prof. Ricardo Alencar de Azambuja Orientador Universidade Regional de Blumenau.
SISTEMA DE GESTÃO DE ESTOQUES PARA DISTRIBUIDORAS DE FUMO Graciela Martins Luiz Orientador: Wilson Pedro Carli.
SIMULADOR WEB DO MERCADO DE COMPRA E VENDA DE AÇÕES NA BOLSA DE VALORES Luiz Alberto Fiamoncini Gui Orientador: Maurício Capobianco Lopes.
FURB – UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – BACHARELADO PROTÓTIPO DE CONTROLE DE PEDIDOS.
SISTEMA DE CONTROLE DE ACESSO, FREQÜÊNCIA E GESTÃO DE PERMISSÃO PARA AMBIENTE ACADÊMICO LEONARDO DENARDI ORIENTADOR: JACQUES ROBERT HECKMANN.
APLICATIVO PARA ATUALIZAÇÃO AUTOMÁTICA DE UM SISTEMA DE GESTÃO EMPRESARIAL Marlon Gracietti de Amorim Orientador: Prof. Cláudio Ratke.
Sistema de Gestão de Clubes Recreativos e Esportivos Andre Thiago Hass Orientador: Wilson Pedro Carli.
Sistema Web para Gerenciamento SNMP de Impressão Terceirizada da FURB Rodrigo Antonio Müller Orientador: Francisco Adell Péricas.
FERRAMENTA PARA CONTROLE E MONITORAMENTO DE SERVIÇOS NA ÁREA DE TI Rafael Antonio Pires Orientador: Francisco Adell Péricas.
Sistema para gerenciamento de comércio de produtos naturais Acadêmica: Dulcinéia Balloni Orientador: Prof. Wilson Pedro Carli Universidade Regional de.
SISTEMA PARA AUXILIXAR NO GERENCIAMENTO DA ONG SOCIEDADE CASA DA ESPERANÇA UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Arã Mahatma.
Sistema Web para Gerenciamento Eletrônico de Documentos em Projetos de Implantação de ERP Eder Gonçalves Orientador: Prof. Marcos Rogério Cardoso FURB.
FURB – UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – BACHARELADO FERRAMENTA APLICADA AO SETOR.
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA MONTAGEM DE CARDÁPIOS NUTRICIONAIS Natasha Zimmermann Orientador:
APLICAÇÃO DA TÉCNICA RBC NO SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA SUPORTE AOS CLIENTES DA EMPRESA MULTITHERM SISTEMAS E AUTOMAÇÃO JOÃO RODRIGO DA SILVA ORIENTADOR:
Gerador de aplicativos Oracle PL/SQL WEB baseado na estrutura das tabelas do banco de dados Oracle Wagner da Silva Orientando Prof. Alexander Roberto Valdameri.
SISTEMA WEB ESCOLAR PARA RESERVA DE RECURSOS DIDÁTICOS UTILIZANDO RBC UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO JHONE HEITOR THEISS.
Marlo Torres Marques Orientador: Roosevelt dos Santos Junior UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU DEPARTAMENTO DE SISTEMAS E COMPUTAÇÃO.
GEOS – GERENCIAMENTO DE ORDENS DE SERVIÇO. UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Tiago Guiseler Prof. Wilson Pedro Carli.
SISTEMA PARA CONTROLE DA FROTA DE VEÍCULOS Ricardo Sorroche – Orientando Prof. Wilson Pedro Carli - Orientador.
SISTEMA PARA AUTOMATIZAÇÃO RESIDENCIAL CONTROLADO POR COMANDO DE VOZ Ronaldo Rother Prof. Francisco Adell Péricas, Orientador.
Desenvolvimento de um integrador de sistemas por meio de leiautes parametrizáveis Marlon Fernando Dirksen Orientador: Jacques Robert Heckmann.
Por: Thiago Wilvert Orientador: Oscar Dalfovo. Sequência da Apresentação Introdução Objetivos Fundamentação teórica O sistema desenvolvido Trabalhos correlatos.
SISTEMA DE INFORMAÇÕES WEB PARA REPRESENTANTES COMERCIAIS COM ACESSO ATRAVÉS DE DISPOSITIVOS MÓVEIS UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS.
Aplicativo “Wiki” de Conhecimento para os Programas de Pós-Graduação da FURB Anderson Felipe Weege Orientador: Oscar Dalfovo.
Ambiente Virtual de Avaliações Utilizando Certificados Digitais Fernando Gevard – Acadêmico Paulo Fernando da Silva - Orientador.
ITIL (Information Technology Infrastructure Library) Profª Cynara Carvalho.
Fernando Welter Orientador: Paulo Roberto Dias Sequência da Apresentação Introdução Objetivos Fundamentação teórica Desenvolvimento do sistema Operacionalidade.
Sistemas de Informação via Web para Controle Financeiro de uma Microempresa Leonardo Filipe Pamplona Orientador: Roberto Heinzle.
SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE MUDANÇAS DE AMBIENTES CORPORATIVOS BASEADO NA BIBLIOTECA ITIL Clóvis Diego Schuldt Orientador: Prof. Wilson Pedro Carli.
SOFTWARE DE GERENCIAMENTO DE LIBERAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE VERSÃO EDUARDO SIEMANN ORIENTADOR: JHONY ALCEU PEREIRA.
APLICAÇÃO DA TÉCNICA TEXT MINING PARA AUXÍLIO NA CLASSIFICAÇÃO DE INCIDENTES DE SERVICE DESK Carla Adriéli Fink Orientador: Professor Dr. Oscar Dalfovo.
APLICATIVO GESTÃO DE PEDIDOS PARA INTEGRAÇÃO COM O MÓDULO ADMINISTRATIVO EXISTENTE NA EMPRESA Marlon da Silva Orientador: Prof. Oscar Dalfovo, Doutor.
Universidade Regional de Blumenau Curso de Sistemas de Informação Mateus Viel Prof. Cláudio Ratke, Orientador WORKCONTROL – FERRAMENTA DE APOIO AO ATENDIMENTO.
 1. Introdução e Objetivos  2. Fundamentação Teórica  3. Especificação do Sistema  4. Desenvolvimento e Operacionalidade  5. Resultados e Conclusões.
SISTEMA DE CONHECIMENTO EM HELP DESK UTILIZANDO RACIOCÍNIO BASEADO EM CASOS PARA APOIO AOS CLIENTES E CONSULTORES DE SOFTHOUSE NA WEB Por Janira Wehrmeister.
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO BOBINAR – SISTEMA DE CONTROLE PARA MANUTENÇÃO DE MOTORES ELÉTRICOS Murilo Cesar Cardoso.
FURB – UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – BACHARELADO APARECIDA CEZERINO ORIENTADOR:
APLICATIVO WEB DE AUXÍLIO À INSPEÇÃO DE SOFTWARE COM LISTAS DE VERIFICAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Mayara Barbieri.
SISTEMA GERENCIADOR DE DOCUMENTOS PARA GESTÃO DA QUALIDADE Eder Jhoney da Silva Orientador: Roberto Heinzle 1.
UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CURSOS MOODLE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE CURSO NA DISCIPLINA DE TEORIA GERAL DE SISTEMAS DENIS BENNER.
SISTEMA WEB PARA GRUPOS TEATRAIS, PROFISSIONAIS LIBERAIS E AUTÔNOMOS DO MEIO ARTÍSTICO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO.
SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE MUDANÇAS BASEADO NAS MELHORES PRÁTICAS DA ITIL Karin Schoenfelder Orientador: Wilson Pedro Carli.
1 SISTEMA DE APOIO GERENCIAL COM FOCO NA PRÁTICA DE TREINAMENTO ORGANIZACIONAL BASEADO NO MODELO CMMI Werinton Ferrari Orientador: Wilson Pedro Carli.
5 UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMA DE FORÇA DE VENDAS. Gustav Dallmann Júnior Orientador: Prof. Francisco Adell.
Ferramenta para gestão ágil de projetos de software Robson Ricardo Giacomozzi Orientador: Everaldo Artur Grahl.
Ferramenta Web para testes de fórmulas matemáticas Kauê da Silva Vieira Orientador: Aurélio Faustino Hoppe.
SISTEMA DE CONTROLE PARA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇO UTILIZANDO ENVIO/RECEBIMENTO DE SMS ANDRÉ GUSTAVO BAULER ORIENTADOR: FRANCISCO ADELL PÉRICAS.
Automatização do processo decisório na geração do EFD Contribuições: uma solução baseada em RBC Alex Vilmar Silveira Orientador: Prof. Rion Brattig Correia.
MÓDULO DE AVALIAÇÃO DO RETORNO DE INVESTIMENTO EM SISTEMA DE RASTREABILIDADE ANIMAL Eduardo Ehlert Orientador: Mauro Marcelo Mattos.
SISTEMA DE GERENCIAMENTO DA APLICAÇÃO E MANUTENÇÃO DO PROGRAMA DE QUALIDADE 5S Marlos T. S. Sedrez Orientador: Paulo Roberto Dias.
Roteiro da apresentação  Introdução  Objetivos  Fundamentação teórica  Especificações do sistema  Desenvolvimento do sistema  Operacionalidade do.
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO DE CAIXAS ELETRÔNICOS PARA COOPERATIVAS DE CRÉDITO Renato Henschel.
FERRAMENTA DE SUPORTE A GESTÃO DE DEFEITOS COM INTEGRAÇÃO ENTRE 0800NET E MANTIS Thiago Fabian Lenzi Professor Everaldo Artur Grahl, Orientador.
SISTEMA PARA O CONTROLE DO FLUXO DE PROPOSTAS DE CUSTOMIZAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Valcir Willi Schmidt Prof.
UTILIZAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM SCORM COM A REDE SOCIAL ORKUT Leonardo Rafael Morastoni Orientador: Mauro Marcelo Mattos.
SISTEMA DE GESTÃO E DIVULGAÇÃO DE IMÓVEIS
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Trabalho de Conclusão de Curso
Acadêmica: Rosana Ittner Prof. Orientador: Dr. Oscar Dalfovo
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Orientador: Francisco Adell Péricas
SISTEMA PARA CONTROLE DA PRODUÇÃO DE AGRICULTURA DE GRÃOS
Juan Olimpio Orientador: Francisco Adell Péricas
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Simulador de Negócios via Web: Funções Produção e Planejamento de Materiais Acadêmico: Viviane Aparecida Boll Prof. Orientador: Dr. Oscar Dalfovo.
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Transcrição da apresentação:

FERRAMENTA WEB PARA AUXÍLIO À GERÊNCIA DE ERROS CONHECIDOS E PROBLEMAS COM BASE EM ITIL UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CLAUDINEI MARTINS Prof. Cláudio Ratke, Orientador

ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO 1. Introdução 2. Objetivos 3. Fundamentação teórica 4. Especificação 5. Operacionalidade 6. Resultados e Discussões 7. Conclusão 8. Extensões

INTRODUÇÃO  As empresas atualmente estão cada vez mais dependentes de tecnologias informatizadas para que suas metas sejam alcançadas.  Exigências do mercado, tornam a Tecnologia da Informação (TI) parceira estratégica. A adoção de boas práticas como o ITIL, possibilita eficácia na provisão de serviços de TI.  As organizações lidam a cada dia com mais dados e esses dados precisam ser devidamente trabalhados e armazenados para que possam agregar algum valor a fim de gerar conhecimento quando for necessário.

OBJETIVOS Desenvolver uma ferramenta web que auxilie o atendente de suporte no processo de atendimento ao técnico de campo e ajude a encontrar a solução para o problema através de consulta a base de conhecimento.  Permitir o registro e o gerenciamento dos procedimentos e base de conhecimento;  Armazenar o conhecimento para auxiliar no atendimento;  Permitir busca por informações na base de dados de erros conhecidos;  Disponibilizar uma base de dados confiável.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ITIL  Firmada no final da década de 80 pela CCTA, atual Office of Government Commerce (OGC).  Agrupamento das melhores práticas utilizadas para o gerenciamento de serviços de Tecnologia de Informação (TI), obtidas em consenso por profissionais de todo mundo após mais de uma década.  Processos de suporte aos serviços de TI são de nível operacional.  Processos de entrega de serviços de TI são de nível tático.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA GERENCIAMENTO DE INCIDENTES  Incidente é todo evento que causa uma interrupção ou redução na qualidade do serviço prestado.  Gerenciar incidentes é solucionar eventos atípicos o mais rápido possível, de acordo com os níveis de serviço pré-estabelecidos.  Alguns conceitos relevantes:  Erro conhecido: Um incidente ou problema que tem a causa raíz conhecida e possui solução de contorno ou correção permanente;  Problema: Causa conhecida de um ou mais incidentes;  Solução de contorno: Maneira conhecida que permite que um serviço volte ao normal.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA GERENCIAMENTO DE PROBLEMAS  Problema: ocorrência de um ou mais incidentes, onde a causa normalmente não é conhecida.  Necessário investigação da causa raiz do incidente para solucionar o problema.  Implementação de uma solução definitiva, recomendando mudanças nos itens de configuração.  Benefícios com sua utilização:  Aumento da produtividade do usuário;  Maior produtividade da Central de Serviços durante suporte;  Melhora na relação entre clientes e provedor do serviço de TI.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ÁRVORES DE DECISÃO  Maneira gráfica de visualizar as conseqüências de decisões atuais e futuras bem como os eventos aleatórios relacionados.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA SISTEMA ATUAL  A empresa possui o sistema que faz o controle dos chamados, controle técnico, itens em estoque, relatórios gerenciais e ferramentas, como consulta a Boletim Informativo Técnico (BIT).  A abertura de chamados é realizada pelo próprio cliente.  Atendimento é realizado por técnicos de campo.  Contato é feito com suporte 1º nível de sua regional, que busca auxílio em manuais ou com documentação.  DEM – Departamento de Engenharia e Manutenção.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA SISTEMA ATUAL  Fluxo atual

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA SISTEMA ATUAL  Field Services

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA TRABALHOS CORRELATOS  Viel (2010) apresenta uma ferramenta de apoio a Help Desk para agilizar atendimento a clientes através da técnica de similaridade (RBC). Foi desenvolvida em JAVA e MySQL.  Rodrigues (2010) descreve um sistema web para realizar o gerenciamento de problemas e oferecer informações importantes relacionadas à infraestrutura e serviços de TI.  Oliveira (2009) desenvolveu um sistema web com o objetivo de detalhar a infraestrutura de TI e melhorar a gestão dos recursos disponíveis seguindo as melhores práticas da biblioteca ITIL.

ESPECIFICAÇÃO  Requisitos funcionais Requisitos FuncionaisCaso de Uso RF01: O sistema deve permitir ao administrador o cadastramento de usuários.UC01 RF02: O sistema deve permitir ao administrador o cadastramento de clientes.UC02 RF03: O sistema deve permitir ao administrador o cadastramento de segmento.UC03 RF04: O sistema deve permitir ao administrador o cadastramento de procedimentos para chegar à solução. UC04 RF05: O sistema deve permitir ao administrador o gerenciamento dos procedimentos.UC05 RF06: O sistema deve permitir ao administrador e suporte o cadastramento de um novo registro na base de conhecimento. UC06 RF07: O sistema deve permitir a pesquisa de erros conhecidos por palavras-chave.UC07 RF08: O sistema deve permitir a alteração de um registro da base de conhecimento e controlar a data de alteração. UC08 RF09: O sistema deve permitir a visualização dos procedimentos cadastrados para o item da base de conhecimento. UC09

ESPECIFICAÇÃO  Requisitos não funcionais Requisitos Não Funcionais RNF01: O sistema só poderá ser acessado mediante um login e senha válidos. RNF02: Os erros conhecidos devem ser identificados por um número único. RNF03: O sistema será desenvolvido utilizando a linguagem PHP. RNF04: O sistema deverá utilizar o banco de dados MySQL. RNF05: O sistema deverá ser compatível com o navegador Internet Explorer 6 ou superior. RNF06: O sistema deverá ser visualizado na resolução da tela de 1024x768.

ESPECIFICAÇÃO  Casos de Uso

ESPECIFICAÇÃO  Fluxo proposto das atividades

ESPECIFICAÇÃO  Modelo Entidade-Relacionamento (MER)

ESPECIFICAÇÃO  Técnicas e ferramentas utilizadas  Apache – como servidor de aplicação web;  MySQL – como sistema de banco de dados;  phpMyAdmin – como gerenciador de banco de dados;  Hypertext Preprocessor (PHP) – como linguagem de programação e interpretador de páginas;  CakePHP – como framework de desenvolvimento;  Eclipse PDT – como ambiente de desenvolvimento.

OPERACIONALIDADE  Tela de login

OPERACIONALIDADE  Tela principal

OPERACIONALIDADE  Telas de cadastro de usuários, clientes e segmento

OPERACIONALIDADE  Tela de Base de Conhecimento, com pesquisa por termos ou listagem de todos os registros

OPERACIONALIDADE  Tela de inclusão de novo registro na Base de Conhecimento

OPERACIONALIDADE  Tela de procedimentos

OPERACIONALIDADE  Tela de cadastro de procedimentos

OPERACIONALIDADE  Tela de cadastro de procedimentos

RESULTADOS E DISCUSSÕES  A ferramenta permitiu o gerenciamento dos problemas encontrados pelos técnicos durante o atendimento aos clientes da empresa, controle sobre os procedimentos e base de conhecimento centralizada.  O acesso simplificado a ferramenta, permite agilidade no atendimento e redução do número de ligações recebidas pelo suporte.  Em relação aos trabalhos correlatos, apesar da diferença de foco dos trabalhos, destaca-se como semelhança a melhoria no gerenciamento de problemas e a necessidade de se controlar a informação gerada.

RESULTADOS E DISCUSSÕES  Necessário comprometimento das partes envolvidas em documentar e informar.  Pesquisa de avaliação da ferramenta.

CONCLUSÃO  O conhecimento gerado pelas áreas técnicas pode ser compartilhado de forma eficaz e acessível por qualquer pessoa em âmbito nacional.  Com a automatização do processo, o retrabalho passou a ser reduzido e o número de ligações referentes a procedimentos já documentados também diminuiu.  O objetivo da ferramenta foi atendido e superado. Além do suporte, a ferramenta pode ser acessada pelo técnico para consulta a base de conhecimento de onde estiver, por um atendente sem conhecimentos avançados e pelo DEM.

EXTENSÕES  Controlar solicitações de alteração dos procedimentos;  Possibilitar controle sobre problemas ainda sem solução;  Gerenciar os incidentes e interligá-los à base de conhecimento;  Utilizar lógica difusa para obter resultados com índice de pertinência.