A necessidade de estimular o ensino da Óptica em todos os níveis para o desenvolvimento das tecnologias modernas A Dias Tavares Jr, Lilian P. Sosman UERJ.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso de Engenharia de Computação
Advertisements

Elementos para o debate sobre a Universidade Nova Carlos Alexandre Netto Pró-reitor de Graduação da UFRGS (com a colaboração de colegas Pró-reitores)
Universidade de São Paulo Pró-Reitoria de Graduação 10/11/2004 Sonia Teresinha de Sousa Penin Pró-Reitora de Graduação A USP e a Internacionalização da.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
ESTÁGIOS.
Prática como Componente Curricular
Curso de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio / Janeiro / 2006.
Documentos e Propostas legais
UM PROJETO DE ESTÁGIO VINCULADO À DISCIPLINA “PRÁTICA EM ENSINO DE FÍSICA” VISANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES André Machado de Rodrigues*, Barbara Bianca.
Reformulação Curricular dos Cursos de Graduação da UNEB.
Aplicativo “Wiki” de Conhecimento para os Programas de Pós-Graduação da FURB Anderson Felipe Weege Orientador: Oscar Dalfovo.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COMO CHEGAMOS À SEGUNDA VERSÃO BNCC 15 Março CONCLUSÃ O DA CONSULTA PÚBLICA 2 Dezembro DIA NACIONAL DA BASE 16 Setembro.
EDUCAÇÃO E PENSAMENTO COMPUTACIONAL: ESTUDO DE CASO SOBRE A E-ESTÔNIA.
Projeto de Extensão Unisul
UNIVERSIDADE PAULISTA PSICOLOGIA - 1º SEMESTRE
Curso de Filosofia - UFRN
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
HISTÓRIA DAS UNIVERSIDADES  Bem cultural acessível à minoria  Universidade é privilégio de poucos História das Universidades Agência formadora seletora.
Sergio Eugenio Menino possui graduação em Ciências Econômicas pela Fundação Armando Álvares Penteado, extensão em Economia Empresarial, Estratégia de Empresas,
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
A realidade atual do ensino de ciências no ensino médio: avaliação.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DE MARÍLIA
Especialização em Gestão Empresarial
Introdução a Engenharia de Alimentos
Especialização em Gestão Empresarial com Coaching
Identidade Institucional no IFCE
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Especialização em Coaching Profissional
INDICAÇÃO CEE 53/2005 X INDICAÇÃO CEE 157/2016
Helena Gemignani Peterossi é Bacharel (1968) e Licenciada (1969) em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestrado em Filosofia.
Disciplinas Optativas
FLUXOGRAMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA– INTEGRAL – 46300/200
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA COM ÊNFASE EM BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR – INTEGRAL – 46300/600 (2017) 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151.
em Administração - Noturno
Prof. Luciano Soares Pedroso julho de 2017
1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º MAT2110 Cálculo I para Química (6T)
Disciplinas Optativas
A questão da Formação Profissional.
INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Disciplinas Optativas Disciplinas Optativas Disciplinas Optativas
Formação de professores de ciências no Brasil
Documentos e Propostas legais
Ciência & Engenharia da Computação
Cristiano Teles de Meneses Adilmo Francisco de Lima Tiago Nery ribeiro
EDUCAÇÃO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES CONAE E XIV CONSIND DA CONTEE
Ensino Híbrido: Um Estudo sobre Resoluções em Universidades Públicas
Grupos isolados que pesquisam EaD
Educação Profissional a Distância no SENAI
PARÂMETRO CURRICULAR DA MATEMÁTICA
CAPITAL INTELECTUAL Aline Fabíula Giancarlos João Paulo.
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
LDB LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
Especialização em Coaching Profissional
Parque Tecnológico CE Cases e números sobre a atração de investimentos de P&D e Inovação para o Ceará.
RELATÓRIO DE FOTÓNICA Breve Apresentação da Unidade Curricular
Mauro Oliveira Parque Tecnológico Virtual e Inteligente,
A formação do professor na UFMS
Disciplinas Optativas
RELATÓRIO DE FOTÓNICA Breve Apresentação da Unidade Curricular
Disciplinas Optativas Disciplinas Optativas
FLUXOGRAMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA – NOTURNO – 46300/204 - (2019) 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º EDF0290 ou EDF0292 ou EDF0294 ou EDF0296 ou.
Pesquisa em EAD: Ensino e Aprendizagem
INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS - INPE Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia Espaciais - ETE Título: Título Título ... Autores: Nome1.
CNPq e o Currículo Lattes
Proposta para Discussão do Plano de Carreira dos Funcionários da USP
Data Evento Público Alvo Objetivo 20/05
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA – NOTURNO – 46300/304
Universidade Luterana do Brasil Próreitoria Acadêmica Curso de Matemática Licenciatura DIMENSÃO PROFISSIONAL I Claudia Lisete Oliveira Groenwald Licenciada.
Cleopatra da Silva Planeta Pró-reitora de Extensão Universitária
Transcrição da apresentação:

A necessidade de estimular o ensino da Óptica em todos os níveis para o desenvolvimento das tecnologias modernas A Dias Tavares Jr, Lilian P. Sosman UERJ  Breve histórico da Óptica  Renascimento  O LASER/1960  O Ensino da Óptica na Escola Média –  Pouco interesse no tópico por parte dos professores;  Na maioria das vezes é vista apenas a Óptica Geométrica;  Inexistem laboratórios.  O Ensino da Óptica na Universidade  Em geral, inserida na disciplina Física IV ou equivalente;  Em geral aborda-se mais a parte de Óptica Física;  Laboratórios deficientes ou “burocráticos”

A Óptica e algumas inovações tecnológicas  Algumas aplicações modernas da Óptica Clássica  Interferômetros microfabricados  Detectores de Ondas Gravitacionais na Terra e no Espaço  Interferometria de alta resolução para Astronomia;  Interferometria com múltiplos comprimentos de onda;  Óptica de neutrons e interferometria de neutrons;  Interferometria holográfica e de “speckle”;  Interferometria de raios-X;  Princípios e aplicações da técnica de correlação de “speckle|”;  Interferometria de átomos e moléculas

Transferência do conhecimento em Óptica para o setor produtivo  Péssima –  Tecnologias óptica de medida;  Processamento de materiais;  Análise não destrutiva de materiais e componentes;  Instrumentação óptica;  Fabricação e projeto ópticos;

Propostas para revitalização da Óptica  Na escola média  Cursos de atualização e treinamento para os professores de Física;  Equipamentos para Laboratórios de baixo custo (IF/USP);  Investimento nas licenciaturas em Física  Na universidade –  A Óptica como disciplina eletiva ou obrigatória;  Cursos de Óptica a nível de graduação;  Cursos de extensão para profissionais oriundos de áreas com interesse potencial nas técnicas ópticas.

Alternativas para melhoria da formação dos profissionais da Física  Investimento na formação dos licenciados em Física – alteração nos currículos de Licenciatura  Introdução de disciplina obrigatória de Óptica nos curso de graduação em Física – Licenciatura e Bacharelado  Dificuldade – faltam professores que tenham boa formação experimental  “Círculo vicioso”;  Dificuldade - Uma corrente de pensamento considera isso inútil;  Dificuldade – os cursos de Física em geral são muito “mecanicistas”  Criação de cursos de graduação em Óptica (USP) –  Atende às necessidades imediatas;  A formação é restrita a uma única área;  Resolve necessidades locais, se tanto.

Conclusões  O Brasil está muito atrasado no setor de Óptica e suas aplicações;  Atualmente as perspectivas de reversão do quadro descrito são pequenas;  Para essa reversão é preciso investir maciçamente no ensino de Física/Óptica em todos os níveis.