FUNÇÕES DE LINGUAGEM Instituto Federal de Santa Catarina IFSC Professora: Evelise Faraco de Oliveira LÍNGUA PORTUGUESA 2016/2.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Advertisements

COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
ALUNAS: Thalita,Michele Prof.: ANA Maria Serie:9° B
Funções intrínsecas do texto
GRAMÁTICA : módulo 02 Professora: Maria Leonor Teixeira Favero Montoro
Professora: Aíla Rodrigues
Por Veridiana Brustolin B. Corrêa
As funções da linguagem
Funções da Linguagem.
Elementos da comunicação e Funções da linguagem
Redação Profª Ana Carolina Silva Mendonça
Funções da Linguagem.
Cap. 3 A dimensão discursiva da linguagem
Comunicação.
Em seu processo multifuncional e comunicativo.
- O Processo de Comunicação -Funções da linguagem
Leitura e interpretação de texto
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Comunicação.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM PROFESSORES: JULIÃO e ASSONILDE NEGREIROS Técnicas de Comunicação Oral e Escrita.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM. Linguagem é qualquer e todo sistema de signos que serve de meio de comunicação de ideias ou sentimentos através de signos convencionais,
Paulo Martins "Como os valores pessoais contemporâneos podem interferir no comportamento.
MEIOS DE COMUNICAÇÃO REVISÃO Certo e Errado! Missão e visão! (O QUE É?) Aonde quero chegar? (OBJETIVO) Qual caminho trilhar? (ESCOLHA DO PERCURSO) Excelência.
Facilitador: Ricardo Lima. Qual é o sua meta de aprendizado? Comunicação Interpessoal - UNCISAL Aonde quer chegar? Como pretende aplicar o que vai aprender.
FUNÇÕES DE LINGUAGEM. EMISSOR (emotiva) MENSAGEM (poética) CONTEXTO (referencial) RECEPTOR (conativa) CÓDIGO (metalinguística) CANAL (fática) (linguista.
Função de linguagem Função referencial ou denotativa: transmite uma informação objetiva, expõe dados da realidade de modo objetivo, não faz comentários,
Prof. Claudio Benossi 1. O que queremos e o que temos. 2 Sucesso ou Fracasso.
AS FUNÇÕES DA LINGUAGUEM DOCENTE: DR. ANATOLI GINGA.
Meios de Comunicação em massa.
- Introdução à Semiótica -
Sociedade Industrial - SI Sociedade do Conhecimento - SC Hoje
FUNÇÕES DA LINGUAGEM UNIDADE 1 pp. 28 a 32.
FUNÇÕES DE LINGUAGEM Instituto Federal de Santa Catarina IFSC
Aula 01 Português Professor: Ulisses Coelho
Prof. Arthur Albertin.
INSTITUTO FEDERAL - PRESIDENTE EPITÁCIO
Comunicação.
MARKETING EM COMUNICAÇÃO Tipos de Marketing
PNL Marcel Ferrada.
Linguagem e Comunicação
LINGUAGEM VERBAL E NÃO-VERBAL
O texto escrito Regina H. de Almeida Durigan
Plano de Trabalho Docente PTD
Os textos jornalísticos são os textos veiculados pelos jornais, revistas, rádio e televisão, os quais possuem o intuito de comunicar e informar sobre algo.
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA NEGOCIAÇÃO
A COMUNICAÇÃO VERBAL.
Jornal-mural, cartazes e folderes: linguagens populares de comunicação
A ORATÓRIA COMO UM FORTALECIMENTO
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Comunicação e expressão
Funções da Linguagem Profª Suzete
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Comunicação Empresarial
Funções da Linguagem.
- Introdução à Semiótica -
A COMUNICAÇÃO.
FUNÇÕES DE LINGUAGEM Disciplina: Redação.
Comunicação e Expressão
Empreendedor “É uma pessoa que se engaja num processo de criação de riqueza e agregação de valor, através do desenvolvimento de ideias, da combinação.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM 3.ª SÉRIE ENSINO MÉDIO 2017.
Trabalho de Gramática Função referencial (denotativa) Feito por:
FUNÇÕES DA LINGUAGEM 3.as SÉRIES A, B, C ENSINO MÉDIO
TRAÇOS DE LITERARIEDADE. Conotação Exploração da pontencialidade das palavras Palavras polivatentes Aberto a varias interpretações.
Comunicação.
2018 / 4.º Bimestre /PRODUÇÃO DE TEXTO 1.as SÉRIES A,B,C,D
O texto escrito Regina H. de Almeida Durigan
I – inTrodução à linguística:
 Funções da linguagem : São recursos de ênfase que atuam segundo a intenção do produtor da mensagem, cada qual abordando um diferente elemento da comunicação.
Transcrição da apresentação:

FUNÇÕES DE LINGUAGEM Instituto Federal de Santa Catarina IFSC Professora: Evelise Faraco de Oliveira LÍNGUA PORTUGUESA 2016/2

Bordenave diz quando se refere à comunicação: A comunicação confunde-se com a própria vida. Temos tanta consciência de que comunicamos como de que respiramos ou andamos. Somente percebemos a sua essencial importância quando, por acidente ou uma doença, perdemos a capacidade de nos comunicar. (Bordenave, p.17-9)

Partindo desses seis elementos Roman Jakobson, linguista russo, elaborou estudos acerca das funções da linguagem, os quais são muito úteis para a análise e produção de textos. As seis funções são: 1. Função referencial: referente é o objeto ou situação de que a mensagem trata. A função referencial privilegia justamente o referente da mensagem, buscando transmitir informações objetivas sobre ele. Essa função predomina nos textos de caráter científico e é privilegiado nos textos jornalísticos. textos

2. Função emotiva: através dessa função, o emissor imprime no texto as marcas de sua atitude pessoal: emoções, avaliações, opiniões. O leitor sente no texto a presença do emissor. 3. Função conativa: essa função procura organizar o texto de forma a que se imponha sobre o receptor da mensagem, persuadindo-o, seduzindo-o. Nas mensagens em que predomina essa função, busca-se envolver o leitor com o conteúdo transmitido, levando-o a adotar este ou aquele comportamento.

4.Função fática: a palavra fático significa “ruído, rumor”. Foi utilizada inicialmente para designar certas formas que se usam para chamar a atenção (ruídos como psiu, ahn, ei). Essa função ocorre quando a mensagem se orienta sobre o canal de comunicação ou contato, buscando verificar e fortalecer sua eficiência.

5. Função metalinguística: quando a linguagem se volta sobre si mesma, transformando-se em seu próprio referente, ocorre a função metalinguística. 6. Função poética: quando a mensagem é elaborada de forma inovadora e imprevista, utilizando combinações sonoras ou rítmicas, jogos de imagem ou de ideias, temos a manifestação da função poética da linguagem. Essa função é capaz de despertar no leitor prazer estético e surpresa. É explorado na poesia e em textos publicitários.poéticapublicitários