XII Fórum Ambiental da Alta Paulista Estância Turística de Tupã, 2016 Trabalho Inscrito na Categoria de Artigo Completo A Produção Mais Limpa no Âmbito.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BOAS PRÁTICAS DE COMPRAS PÚBLICAS ESTADUAIS DIAGNÓSTICO E ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DOS MODELOS DE COMPRAS ESTADUAIS.
Advertisements

EDUCAÇÃO CTS? ABORDAGEM CTS? MOVIMENTO CTS?
3º Conferência Nacional de CT&I Seminário Temático Geração de Riqueza – o Papel dos Institutos de Pesquisa Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque Secretário.
MARKETING Professor Wilson Santos. o Aulas o Participação o presença o Testes o Projetos o Atividades o AV1.
Resenha Científica As resenhas são um fruto típico do desenvolvimento da imprensa. Até há poucos séculos, a quantidade de livros publicados era tão pequena.
FULL MANAGEMENT SUPPLY CHAIN Gestão Eficiente do Setor de Compras FULL MANAGEMENT SUPPLY CHAIN Gestão Eficiente do Setor de Compras.
XII Fórum Ambiental da Alta Paulista Estância Turística de Tupã, 2016 Trabalho Inscrito na Categoria de Artigo Completo PERFIL E PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE.
DIAGNÓSTICO DO USO DO GESSO E DA DESTINAÇÃO DOS SEUS RESÍDUOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL EM RECIFE Tiago Deodato Silvestre Orientador: Profª. Drª. Cecília Maria.
Trabalho de Administração
II SEMINÁRIO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA 2015
A Importância do Biogás no Cenário Nacional
Menor custo de manutenção
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO CONCLUSÃO METODOLOGIA REFERÊNCIAS
RESULTADOS E DISCUSSÃO
TÍTULO: Subtítulo Fulano de TAL1, Fulano de TAL2
Adilson Cândido da Silva
Título do projeto Nomes dos autores Local e Data
ADMINISTRAÇÃO DE COMPRAS
FRANCISCO JUSCELINO DA SILVA MARTINS
Narjara Prates Gonçalves Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
PHA – 2542: Sistema de Gestão Ambiental
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO CONCLUSÃO METODOLOGIA REFERÊNCIAS
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
A PESQUISA APLICADA ÀS ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE
Desenvolvimento ou corpo do artigo
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA
Sensoriamento Remoto Orbital de
A FORMAÇÃO DE ESTRATÉGIAS INTERNACIONAIS DE EMPRESAS
PPGT Aluno: Arthur Neiva Fernandes Disciplina: Prática Científica
MODELO DA CADEIA DE VALOR
TAL, Fulano1 e TAL, Ciclano de2
25ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
É a aplicação de um conjunto de conhecimentos e técnicas administrativas especializadas no gerenciamento das relações das pessoas com as organizações,
AGRONEGÓCIO Negócio Agrícola; Agribusiness;
Administração de Novos Negócios
A INTERNET COMO PLATAFORMA DE TRANSAÇÕES COMERCIAIS NO BRASIL
MARKETING SUSTENTÁVEL ESTUDO DE CASO DA NATURA
AUDITORIA INTERNA NO CONTROLE DE ESTOQUE
Geraldo augusto da silva
Mestrando: Silvio Santos Junior Orientador: Prof. Dr. Henrique Freitas
Aula 3.1.
Resultados e Discussão
Apresentação da Disciplina GPR – Gestão de Projetos
II SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE GOVERNANÇA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
AQUI VAI O TÍTULO DO TRABALHO
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
A Economia das Experiências e o seu Papel no Turismo: Análise crítica do artigo de Julie E. Otto e J. R. Brent Richie. Curso: Gestão e administração Hoteleira,
Resultados e Discussão
6-METODOLOGIA DE PESQUISA EM PSICOLOGIA 2
Organização do trabalho
CASO: IMPLANTAÇÃO DO ABC NA EMPRESA XPTO
Logística e Gerenciamento da
TÍTULO DO TRABALHO Autor 1 (Instituição) Autor 2 (Instituição)
Cartografia: ciência ou arte?
INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS SÃO BORJA
Análise a partir do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq
OPERAÇÕES EM TERMINAIS E ARMAZÉNS
Educação ambiental, importância para cidadania e sustentabilidade
RESULTADOS E DISCUSSÃO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
ANÁLISE DE DADOS ESPACIAIS DAS DEPOSIÇÕES DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO MUNICÍPIO DE GUARULHOS, SÃO PAULO Walter Rubens Bolitto Carvalho Estudante.
TIPOS DE TRABALHO CIENTÍFICO
FEBRACE – 17ª FEIRA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS E ENGENHARIA
TITULO INTRODUÇÃO OBJETIVOS METODOLOGIA RESULTADOS E DISCUSSÃO
Edilson Teles Gomes Junior Mestrando, Universidade Brasil, Brasil
EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A MELHORIA CONTÍNUA DO PLANO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL DA COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE SÃO PAULO.
CASO: IMPLANTAÇÃO DO ABC NA EMPRESA XPTO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ II ENCONTRO DE PESQUISAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO INFANTIL DO.
Transcrição da apresentação:

XII Fórum Ambiental da Alta Paulista Estância Turística de Tupã, 2016 Trabalho Inscrito na Categoria de Artigo Completo A Produção Mais Limpa no Âmbito da Cadeia de Suprimentos Verde: Uma Análise no Setor de Panificação Éllen Fernanda Gomes de Souza Mestranda, UNINOVE, Brasil. Heidy Rodriguez Ramos Professora Doutora, UNINOVE, Brasil. Mauro Silva Ruiz Professor Doutor, UNINOVE, Brasil.

XII Fórum Ambiental da Alta Paulista Estância Turística de Tupã, 2016 Trabalho Inscrito na Categoria de Artigo Completo INTRODUÇÃO Cadeia de Suprimentos Produção Mais Limpa Resíduos Setor de Panificação

XII Fórum Ambiental da Alta Paulista Estância Turística de Tupã, 2016 Trabalho Inscrito na Categoria de Artigo Completo OBJETIVO O objetivo geral é apresentar as melhorias que a produção mais limpa ocasionou ao setor de panificação, fundamentado na cadeia de suprimento, baseado em resultados de estudos realizados por meio de uma revisão bibliográfica.

XII Fórum Ambiental da Alta Paulista Estância Turística de Tupã, 2016 Trabalho Inscrito na Categoria de Artigo Completo PROBLEMA DE PESQUISA Quais fatores a produção mais limpa pode acarretar como melhoria para a cadeia de suprimento de uma indústria de panificação?

XII Fórum Ambiental da Alta Paulista Estância Turística de Tupã, 2016 Trabalho Inscrito na Categoria de Artigo Completo REVISÃO BIBLIOGRÁFICA CADEIA DE SUPRIMENTO VERDE Reduzir os impactos ecológicos das atividades industriais, sem sacrificar a qualidade, custo, confiabilidade, desempenho ou a utilização da eficiência energética. Trata-se de uma mudança de paradigma, para minimizar danos ecológicos e também levando a um lucro econômico global. Figura 1 - Classificação da cadeia de abastecimento, a partir das operações verdes. Fonte: Elaborado pelos autores a partir de Srivastava (2007)

XII Fórum Ambiental da Alta Paulista Estância Turística de Tupã, 2016 Trabalho Inscrito na Categoria de Artigo Completo RFERENCIAL TEÓRICO PRODUÇÃO MAIS LIMPA Barbieri (2004) afirma que a produção mais limpa é considerada uma estratégia ambiental preventiva aplicada a processos, produtos e serviços para diminuir o impacto no meio ambiente. O SETOR DE PANIFICAÇÃO NO BRASIL De acordo com a ABIP (2013) em 2012, o índice de crescimento das empresas de panificação e confeitaria no Brasil foi de 11,6%, representa um faturamento de R$ 70,29 bilhões. O número de panificadoras permanece na casa dos 60 mil, e receberam cerca de 44 milhões de clientes no ano de O setor representa cerca de 802 mil empregos diretos e 1,85 milhão de forma indireta.

XII Fórum Ambiental da Alta Paulista Estância Turística de Tupã, 2016 Trabalho Inscrito na Categoria de Artigo Completo MÉTODO O presente estudo constituiu em uma pesquisa qualitativa, como objetivo o estudo foi exploratório. Foi realizado um estudo bibliográfico com o intuito de se aperfeiçoar no conhecimento, e na forma de se explicar contribuições à pesquisa em relação aos temas tratados, usando literaturas científicas. Foram apresentados resultados de várias pesquisas, com o intuito de expor os resultados que a aplicação ambiental dentro da cadeia de suprimento, apresentaram. No estudo foi abordado a prática da produção mais limpa como ferramenta de benefícios ao processo produtivo das panificadoras. (Martins & Theóphilo 2009; Vergara 2006).

XII Fórum Ambiental da Alta Paulista Estância Turística de Tupã, 2016 Trabalho Inscrito na Categoria de Artigo Completo RESULTADOS E DISCUSSÃO As técnicas de redução de resíduos, minimização de impacto ambiental, de poluição, descarte e redução de compras, têm sido uma das principais formas ambientais aliadas as indústrias, que se encontra na ideia das operações verdes de Srivastava (2007) e as panificadoras não ficaram fora dessas mudanças.

XII Fórum Ambiental da Alta Paulista Estância Turística de Tupã, 2016 Trabalho Inscrito na Categoria de Artigo Completo RESULTADOS E DISCUSSÃO A produção mais limpa tem como um das principais finalidades a minimização dos resíduos sólidos. Diante disso o estudo de Pimenta e Junior (2006) apresentou um modelo de gerenciamento dos resíduos sólidos para indústrias de panificação. O estudo de caso foi aplicado a uma padaria de Natal – RN, que mostrou que essa atividade apresenta uma potencialidade poluidora, no que se refere aos resíduos sólidos que geram e as técnicas de gerenciamento utilizadas.

XII Fórum Ambiental da Alta Paulista Estância Turística de Tupã, 2016 Trabalho Inscrito na Categoria de Artigo Completo CONSIDERAÇÕES FINAIS A produção mais limpa traz oportunidade para que a cadeia de suprimento seja gerenciada de forma sustentável. Ela traz condição para obtenção de melhorias ambientais no processo e desenvolvimento de produtos, quanto para um mundo mais sustentável. Tem importante instrumento para diminuir efeitos que prejudicam o meio ambiente. Ajuda no gerenciamento de resíduos, práticas de redução deles e a maximização do uso de recursos naturais e elementos finitos de gestão. Padronizar os insumos e mudanças de matéria-prima, diminuição de resíduos sólidos e da energia. Reduz o lead time, e envolve a incorporação para condutas ambientais. Mesmo existindo algumas barreiras, não é difícil sua implantação nas empresas. A produção mais limpa ajuda as empresas a ressaltarem o quanto é importante ter uma boa imagem diante da sociedade por meio de ações de preservação ambiental. Quadro 1- Fatores da produção mais limpa que podem acarretar melhorias para a cadeia de suprimento de uma indústria de panificação. Fonte:Elaborado pelos autores (2016)

XII Fórum Ambiental da Alta Paulista Estância Turística de Tupã, 2016 Trabalho Inscrito na Categoria de Artigo Completo PRINCIPAIS REFERÊNCIAS - ABIP, Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria. Estudo do impacto da inovação tecnológica no setor de panificação e confeitaria. ABIP/ITPC/SEBRAE, Disponível em:. Acesso: 10 de dezembro de BARBIERI, J. C. Gestão ambiental empresarial: conceitos, modelos e instrumentos. São Paulo: Saraiva, MARTINS, G. A.; THEÓPHILO, C. R. Metodologia da Investigação Científica para Ciências Sociais Aplicadas. 2.ed. São Paulo: Editora Atlas S.A, PIMENTA, H. C. D.; JÚNIOR, S.M. Modelo de gerenciamento de resíduos sólidos: um estudo de caso na indústria de panificação em Natal – RN. XXVI ENEGEP. Fortaleza, CE, SRIVASTAVA, S. K. Green Supply Chain Management: A State – of – the – Art Literature Review. Internacional Journal of Management Review, v. 9, n. 1, p , VERGARA, S.C. Métodos de pesquisa em administração. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2006.