“A industrialização, o crescimento das cidades e os conflitos” (pp.63-72) PROF. RODRIGO CALSANI.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A revolta da vacina.
Advertisements

A história das doenças e medicina no Brasil
A Revolta da Vacina Grupo: Bruna Neves, Fabrizzia e Susane Turma:82
Morro da Favela - Tarsila do Amaral, 1924
Guerra de Canudos Duração 4 anos.
República Velha Para testar os seus conhecimentos entre no nosso jogo!! EEEE nnnn tttt rrrr eeee a a a a gggg oooo rrrr aaaa.
A PRIMEIRA REPÚBLICA (PARTE II)
REPÚBLICA OLIGÁRQUICA REPÚBLICA OLIGÁRQUICA: café, indústria e movimento operário.
A PRIMEIRA REPÚBLICA ( ) DISCIPLINA : HISTÓRIA PROF. PABLO DA ROCHA.
05 DE AGOSTO DIA NACIONAL DA SAÚDE. É NOSSO Saúde é manter uma alimentação saudável.
2012. O contexto: instituições de saúde e o processo saúde/doença. Objeto e objetivo.
Sophia 9 ano C Professor Carlos Junior. teve início no começo do século XX a partir de uma sucessão de lutas visando mudanças nas relações entre trabalhadores.
Revolta da chibata Um movimento na marinha do brasil que ocorreu do dia 22 até 27 de novembro de 1910 na baía de Guanabara Nomes: maria luisa, maria Gabriela,
PROGRAMA II ETAPA 8º ANO Cap. 4 Industrialização e Globalização Cap. 5 A modernidade na Europa Cap. 6 A modernidade: do outro lado do Atlântico.
Greves Operárias Nomes: Carolina e Bruna Turma:993História.
Introdução à Gestão Organizacional Prof: Paulo Sidney Disciplina: Gestão Organizacional e Segurança do Trabalho.
Como começou... No início do século XX, a cidade do Rio de Janeiro era a capital do Brasil. Estava crescendo demais. Sem planejamento, as favelas e cortiços.
Estados Unidos: a conquista do oeste e a Guerra Civil Americana pp Prof. Rodrigo Calsani.
Histórico da indústria no BR Até 1808 – proibição 1844 – Tarifa Alves Branco (protecionismo) Cafeicultura –Imigrantes: mão-de-obra e mercado consumidor.
A era Vargas: Revolução de 1930 (pp ) PROF. RODRIGO CALSANI.
“A Revolução Industrial e o cotidiano da multidão – pp.70-78” PROF. RODRIGO CALSANI.
A crise do antigo sistema colonial (pp. 151 – 154) Prof. Rodrigo Calsani.
REFORMA SANITÁRIA. ANOS 20: Tensão entre a lógica privada e a lógica pública ANOS 30/40: Fragmentação Seletividade Atendimento aos mais pobres HISTÓRICO.
Road Show dos Embaixadores às Regiões
Juscelino kubitschek:
O Poderio Económico dos EUA
Escravidão no Brasil História Unidade 7 4º Ano.
AGIR DA CF 2017 O Texto-Base da CF 2017 apresenta várias formas de se comprometer com a defesa do Bioma Caatinga e seu povos. Apresentamos aqui algumas.
REVOLUÇÃO RUSSA 1917.
A ECONOMIA CAFEEIRA.
HISTÓRICO DA INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL
As novas conquistas sociais (Leis Trabalhistas)
REFORMA URBANA DO RIO DE JANEIRO
A REPÚBLICA POPULISTA ( ): A LONGA MARCHA PARA O GOLPE ( )
Da Diversidade ao Colapso
Direitos trabalhistas
Era Vargas
O SEGUNDO REINADO NO BRASIL
Alexandre Paladino Auditor Fiscal do Trabalho DRT/RJ
PONTO DE PARTIDA PARA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO EMPRESARIAL
HISTÓRIA DO BRASIL Professor Ailton.
As origens da Sociologia
A REPÚBLICA POPULISTA ( ): A LONGA MARCHA PARA O GOLPE ( )
Indústria.
7º ANO » UNIDADE 4 » CAPÍTULO 2
VIGILÂNCIA SANITÁRIA Práticas de Prevenção, Minimização e Eliminação de Riscos Proteção da Saúde Vigilância Sanitária/ MONTES CLAROS Jose Osmando.
ERA VARGAS.
REPÚBLICA OLIGÁRQUICA (1894 – 1930)
A crise de 1929 e a Revolução de 30
REPÚBLICA OLIGÁRQUICA – REVOLTAS
Espaço Geográfico e industrialização
Era Vargas
Preparatório EsPCEx História Geral
O fim da República Velha:
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
A CRISE DE 1929.
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
Economia Imperial (XIX)
Socialismo utópico e Socialismo Científico
Crise do Antigo Sistema colonial:
Desalinho entre Politica Industrial e Politica Educacional
Características da indústria em Portugal
Movimentos sociais na República Velha
01 – Uma das principais causas da Revolução Russa foi a situação de injustiça social que afetava as camadas mais pobres da população no começo do século.
A PASSAGEM DO TRABALHO ESCRAVO PARA O TRABALHO LIVRE
A QUEDA DA MONARQUIA E A 1.ª REPÚBLICA
COALIZÃO INDÚSTRIA Audiência do Excelentíssimo Senhor
Fórum Infraestrutura e Desenvolvimento Presidente Executivo – ABDIB
GEOGRAFIA 7º ANO Profª Márcia SUDESTE.
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
Transcrição da apresentação:

“A industrialização, o crescimento das cidades e os conflitos” (pp.63-72) PROF. RODRIGO CALSANI

A industrialização: A imigração europeia; A imigração europeia; parte dos capitais ($) da economia cafeeira passou a ser aplicada na indústria; parte dos capitais ($) da economia cafeeira passou a ser aplicada na indústria; infraestrutura para escoamento do café (ferrovias, portos, estradas, produção de energia elétrica); infraestrutura para escoamento do café (ferrovias, portos, estradas, produção de energia elétrica); construção civil, bens de consumo doméstico (alimentos, tecidos, bebidas, calçados). construção civil, bens de consumo doméstico (alimentos, tecidos, bebidas, calçados).

As reformas urbanas: As cidades passaram a ser ocupadas de maneira irregular (Rio de Janeiro e São Paulo); As cidades passaram a ser ocupadas de maneira irregular (Rio de Janeiro e São Paulo); condições de higiene precárias; condições de higiene precárias; epidemias; epidemias; as reformas urbanas: no Rio de Janeiro, “bota abaixo” planejado por Pereira Passos, no governo de Rodrigues Alves (1902); as reformas urbanas: no Rio de Janeiro, “bota abaixo” planejado por Pereira Passos, no governo de Rodrigues Alves (1902); a pobreza foi “empurrada” para a periferia, sem serviços públicos. a pobreza foi “empurrada” para a periferia, sem serviços públicos.

Os conflitos urbanos: A luta pela cidadania; A luta pela cidadania; ausência de sentimento nacional; ausência de sentimento nacional; revoltas de 1904 e 1910: símbolos dos protestos populares; revoltas de 1904 e 1910: símbolos dos protestos populares; os operários reivindicavam melhores condições de trabalho, aumentos salariais e redução da jornada de trabalho; os operários reivindicavam melhores condições de trabalho, aumentos salariais e redução da jornada de trabalho; campanhas de higienização: febre amarela, varíola e peste bubônica. campanhas de higienização: febre amarela, varíola e peste bubônica.

Os conflitos urbanos: Médico Oswaldo Cruz (1903): equipes sanitárias para eliminar o mosquito transmissor (Aedes aegypti); Médico Oswaldo Cruz (1903): equipes sanitárias para eliminar o mosquito transmissor (Aedes aegypti); vacinação obrigatória (1904) contra varíola com pouca orientação e métodos violentos; vacinação obrigatória (1904) contra varíola com pouca orientação e métodos violentos; Revolta da Vacina (1904): a lei da vacinação foi revogada; Revolta da Vacina (1904): a lei da vacinação foi revogada; saldo: 30 mortos, 1000 presos, dos quais 461 foram deportados para o Acre. saldo: 30 mortos, 1000 presos, dos quais 461 foram deportados para o Acre.

Os conflitos urbanos: Revolta dos Marinheiros (1910): fim dos castigos físicos (chibatadas); Revolta dos Marinheiros (1910): fim dos castigos físicos (chibatadas); líder: João Cândido (encouraçado Minas Gerais) líder: João Cândido (encouraçado Minas Gerais) os marinheiros vinham de famílias mais pobres (ex-escravos ou descendentes de escravos); os marinheiros vinham de famílias mais pobres (ex-escravos ou descendentes de escravos); disciplina era confundida com os castigos da época da escravidão; disciplina era confundida com os castigos da época da escravidão; saldo: o presidente Hermes da Fonseca cedeu às exigências, mas expulsou vários marinheiros. saldo: o presidente Hermes da Fonseca cedeu às exigências, mas expulsou vários marinheiros.

O operário: Jornada de trabalho: 14 a 16 horas por dia; Jornada de trabalho: 14 a 16 horas por dia; sem direitos trabalhistas; sem direitos trabalhistas; aumento da participação feminina nas indústrias de tecidos (58%); mão de obra qualificada menor; aumento da participação feminina nas indústrias de tecidos (58%); mão de obra qualificada menor; influência dos imigrantes – comunistas e anarquistas – formação dos sindicatos e organização de greves (1917); influência dos imigrantes – comunistas e anarquistas – formação dos sindicatos e organização de greves (1917); “caso de polícia”. “caso de polícia”.

A cultura na Primeira República ( ): Belle Époque; Belle Époque; futebol (excludente); futebol (excludente); samba; samba; a Semana de Arte Moderna (1922): o modernismo. a Semana de Arte Moderna (1922): o modernismo.

Obrigado!