( ).   Bibliografia:  Jean Carbonnier, Sociologia do Direito, Coimbra,  Ramón Soriano, Sociología del Derecho, Barcelona,  Raymond.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Auguste Comte, o Pai do Positivismo
Advertisements

O Positivismo.
CAP 10 – 3a Parte- Idade Contemporânea A filosofia no século XIX
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Introdução à Sociologia
A proposta de um pensamento positivo
Dupla inspiração da teoria social António Pedro Dores 9 Março Risco, Trauma e Sociedade.
Sociologia geral Introdução.
Augusto Comte e o Positivismo
Disc. Sociologia das Organizações
O Positivismo.
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
Filosofia Fundamentos Sociológicos da Educação Filosofia Prof Dr. Robson Santos de Oliveira FAFICA
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. Aníbal. Professor Aníbal Holanda Capítulo 1:
POSITIVISMO CIENTÍFICO; O PROBLEMA DA DEMARCAÇÃO 3º ano Ensino Médio Profa. Leila Rosa
O Pensamento Positivista – Augusto Comte
PRINCIPAIS AUTORES E SUAS TEORIAS
Iluminismo 1- Definição. 2- Origens.
Descartes e o Racionalismo. O que nos garante a nossa percepção e nosso entendimento sobre as coisas reais?
Augusto comt. Nascimento 19 de janeiro de 1798, Montpellier, França. 19 de janeiro1798MontpellierFrança Morte 5 de setembro de 1857 (59 anos) Paris, França.
O ILUMINISMO O SÉCULO DAS LUZES. 1.CONCEITO Movimento intelectual de afirmação dos valores burgueses e consolidação do capitalismo no aspecto ideológico.
DISCIPLINA: CIENCIAS SOCIAIS PROFA.ANGELES 04/09/06 CAPÍTULO “4” DO LIVRO : COSTA, Cristina. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. 2 a. ed. São.
A noção de personalidade jurídica promove a conciliação do político com o jurídico.
CCT/UDESC Sociologia das Organizações Prof.ª Kênia Gaedtke.
AUGUSTE COMTE ( ). Comte foi o primeiro pensador da corrente Positivista. O Positivismo foi a primeira corrente teórica sistematizada do pensamento.
( ) MAX WEBER. Bibliografia: Jean Carbonnier, Sociologia Jurídica, Coimbra, Ramón Soriano, Sociología del Derecho, Barcelona, Renato.
Faculdade de Educação – Departamento de Estudos Básicos Disciplina: Sociologia da Educação I – A (EDU01005) Professora Neusa Chaves Batista.
Os clássicos da Sociologia. Quem são os Clássicos?
Descartes
EPISTEMOLOGIA MODERNA POSITIVISMO
Fundamentação da metafísica dos costumes, de Kant
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
BASES DA DOUTRINA ESPÍRITA.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Fundamentos das Ciências Sociais
Auguste Comte Acadêmicas: Andreia Pereira da Silva Luiza de Melo Isaac
“Ciência da Sociedade” (Comte)
Descartes Imagem, Análise e Prática Professor Zetti.
Parte 2 Métodos e técnicas de pesquisa
HOMEM CULTURA E SOCIEDADE
O Positivismo 15/06/2018
FILOSOFIA POLÍTICA: MODERNA E CONTEMPORÂNEA
FILOSOFIA E A SOCIOLOGIA PARA A FORMAÇÃO DO EDUCADOR Roure Ribeiro.
A regionalização do Espaço Brasileiro – uma revisão historiográfica
Jean-Jacques Rousseau
Resenha Parte 1.
Século XIX.
GRADE CIÊNCIAS SOCIAIS BACHARELADO
Contexto econômico e social para o surgimento da Sociologia (XVIII)
Max Weber Karl Marx Émile Durkheim
Fundamentos Filosóficos para o Serviço Social Módulo 06 – Aula 02
 Quem foi  Nascimento e Morte  Interesses Principais  Obras  História  Influência  Filosofia  Dialética  Crítica de Hegel a Kant  Hegel.
Espiritismo: tesouro de alto valor. Diante de tantas religiões, filosofias e conceitos científicos ao longo da história humana, porque o espiritismo tem.
Evolução Seleção Natural.
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto.
SOCIOLOGIA PRINCIPAIS CORRENTES.
Fundamentos Filosóficos para o Serviço Social Módulo 06 – Aula 03
MAX WEBER
Émile Durkheim Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Max Weber  .
O Positivismo. Ordem e Progresso  Ordem: garantir o bom funcionamento da sociedade, a harmonia social, inibir conflitos sociais, greves, manifestações.
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
Principais contribuições dos clássicos da sociologia
A Natureza humana e ordem social A Natureza humana e ordem social. A Liberdade guiando o povo (1830, Louvre, Paris) é uma das obras mais nitidamente.
Aula 1.1 : O que é Filosofia? Elisa Santos Meier.
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Filosofia Medieval (V ao XV) Neste período Idade Média compreende o período que vai da queda do Império Romano até a consolidação.
Marx – Ideologia Sociologia.
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ABORDAGEM CRÍTICO SUPERADORA 1. Consideração da prática pedagógica (aula) no interior de um projeto político-pedagógico (escola) referenciado.
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
Transcrição da apresentação:

( )

  Bibliografia:  Jean Carbonnier, Sociologia do Direito, Coimbra,  Ramón Soriano, Sociología del Derecho, Barcelona,  Raymond Aron, Etapas do Pensamento Sociológico,  Renato Treves, Sociologia do Direito, S. Paulo,  Auguste Comte, Reorganizar a Sociedade, Viseu,  André-Jean Arnaud, Critique de la raison Juridique. 1. Où va la Sociologie du Droit?, Paris, L.G.D.J., 1981 (Colecção Bibliothèque de Philosophie du Droit, Volume XXVI).  V. Veniamin, “La philosophie du droit d’Auguste Comte”, Archives de philosophie du droit, 1952, p.184. Auguste Comte

  Obra:  “Opúsculos de Filosofia Social: Sumária Apreciação sobre o Conjunto do Passado Moderno” (1820)  “Prospecto dos Trabalhos Científicos Necessários para a Reorganização da Sociedade” (1822)  “Considerações Filosóficas sobre as Ciências e os Sábios” (1825)  Curso de Filosofia Positiva ( )  Discurso sobre o espírito positivo (1844)  “Sistema de Política Positiva” ou “Tratado de Sociologia Instituindo a Religião da Humanidade” ( ) Auguste Comte

  A terminologia: «física social» e sociologia.  Sociologia ou filosofia positiva.  A interpretação da sociedade contemporânea.  A reforma intelectual como condição da reforma social – uma síntese das ciências e uma política positiva.  Evolução da Humanidade e evolução das ciências.  Lei dos três estados: teológico, metafísico e positivo (e o domínio sucessivo da: teologia; da metafísica; e da sociologia).  Tese da unidade humana. Prioridade da Humanidade: «o homem propriamente não existe» mas a Humanidade.  A história e a sociologia: «A humanidade compõe-se mais de mortos do que de vivos»; «Cada vez mais os mortos governam os vivos».  Novo método científico: método positivo (observação, experimentação, história e comparação).  Âmbitos da sociologia: estática e dinâmica social  Direitos do indivíduo e deveres face à sociedade  Comte: “alérgico ao direito”(Carbonnier)? Crítica da concepção liberal e individualista de direito. O direito-garantia do indivíduo como instrumento de dissolução da ordem e do progresso. Solidariedade.  «Ninguém tem direitos em relação aos outros mas deveres para com todos.»  «Os homens não têm outro direito senão o de cumprirem sempre o seu dever»  Apreciação crítica. Filósofo enquanto sociólogo; sociólogo enquanto filósofo. «O sociólogo é uma espécie de profeta pacífico, que educa os espíritos, reúne almas e secundariamente é ele próprio o grande sacerdote da religião sociológica.» (Raymond Aron). Auguste Comte

 «Assim, o verdadeiro espírito positivo consiste sobretudo em ver Para Prever, e estudar o que é a fim de concluir o que será, segundo o dogma geral da invariabilidade das leis naturais.» (Comte, Discurso sobre o espírito positivo ) Auguste Comte

 «Foi principalmente a classe dos legistas aquela de que surgiram os homens chamados a dirigir os trabalhos das pretensas constituições que foram estabelecidas pelos povos nestes últimos trinta anos. (…) Sabemos que esta faculdade é intelectualmente subalterna, porque o seu serviço consiste no esforço para fazer triunfar uma opinião recebida, dispensado como foi de elaborar, criticar ou examinar a tese em questão; por sua liberdade e por sua facilidade, a eloquência é eminentemente adequada às obras de propaganda. Não foram os legistas quem estabeleceu os princípios da doutrina crítica; foram os metafísicos; sabido é, aliás, que estes foram, no plano espiritual, a classe correspondente à dos legistas no plano temporal. (Comte, Reorganizar a sociedade ) Os legistas: os homens “mais capazes de persuadir, mas também os menos capazes de inteligir”