FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho
Advertisements

Aula 6 Normas Regulamentadoras – NR 6 – EPI
EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL EPI NR-06
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO
A Importância do uso do EPI NR 6 - Equipamento de Proteção Individual 1. Aplicação Considera-se Equipamento de Proteção Individual - EPI, todo dispositivo.
Registro de Marcas e Patentes Grupo: Ana Luiza Guedes Mello Débora Ferreira Maciel Kemilly Silva Costa Lisandra Pires Neto Torres.
Você já conhece as ferramentas que estarão à sua disposição para a mediação com os alunos? Então venha comigo!
Técnicas de ANÁLISE DE RISCO. Riscos De origem elétrica; De queda; Transporte e com equipamentos; Ataques de insetos; Riscos Ocupacionais; Riscos Ergonômicos;
NR 12 - Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos TST DM 15 Elisangela Severino Vanessa Prof.
Equipamento de Proteção Individual - EPI Introdução Introdução Por que você está aqui? Por que você está aqui? Legislação Legislação Modo de usar Modo.
Legislação aplicada à saúde dos trabalhadores
Biossegurança Prof.: Enf. Valber (85)
ELETRICISTA.
Normas regulamentadoras.
Módulo de Transmissão e Ativos de Rede Curso Técnico de Informática
BIOQUÍMICA Aula Prática
Mapa de risco.
Instrumentação em Biologia Molecular Aula Prática
PRINCÍPIOS GERAIS DE SEGURANÇA NO TRABALHO
CONDIÇÕES DE SEGURANÇA NO TRABALHO Condições de Segurança no Trabalho
COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES
UNIDADE 1 A plataforma Moodle e suas ferramentas
Coordenação: Marcelo Correa
Plano de Aula de Substituição
Alexandre Paladino Auditor Fiscal do Trabalho DRT/RJ
Nome do aluno Orientador: Prof. Me. (Nome do Orientador)
Auto Escola Santa Elisa
MATRIZ DE TREINAMENTOS PARA CONTRATADAS
A MA CONSULTORIA TREINAMENTOS é uma empresa que foi criada em 2006, e está localizada em Belo Horizonte. Tem como objetivo principal buscar melhor atendimento.
APRESENTAÇÃO PRÉ APR.
APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL
Capacitação para professores
EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA
Descrição e Análise dos cargos
Instruções de Trabalho NR 1
CICLO DE APRESENTAÇÕES
Equipamento de Proteção Individual EPI
EEEM Profª Salomé Carvalho
ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCOS DA TAREFA
NR 03 – EMBARGO OU INTERDIÇÃO
IDENTIFICAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE PRODUTOS PERIGOSOS
SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA
Versão Atualizada em 04/10/2016 por Glauce Silva
Aula 3.3.
Estratégias.
INSPEÇÕES DE ÁREAS, SERVIÇOS, FERRAMENTAL E EQUIPAMENTO
NR- 4 Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho -SESMT Prof. Jorge Guerra Fialho – - Julho/2013.
Apresentação do Plano de Projeto
“PLANEJAMENTO E PREVENÇÃO À EMERGÊNCIA E ACIDENTES INDUSTRIAIS”
FISIOTERAPIA- JCI.
Equipamento de Proteção Individual - EPI
Como Investigar um Acidente de Trabalho
E P I EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL
Profas MsC. Luiza Marly Freitas de Carvalho
NR7 PCMSO Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional
COMO ELABORAR UM PROJETO DE MONOGRAFIA
Writer Editor de texto do BrOffice.org
REGIN | Operacional Lei REDESIM – 11598/07.
Equipamento de Proteção Coletiva - EPC
PROJETO TCC Disciplina de Iniciação à Pesquisa Científica
DDSMS Diálogo Diário de Segurança, Meio Ambiente e Saúde Nº Obra:Fase/Equipe:Data: Local (endereço/trecho da obra):Duração (min.): 1 - IDENTIFICAÇÃO DA.
FACULDADE APOENA CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRBALHO SEGURANÇA INDUSTRIAL E ANÁLISE DE RISCO DOCENTE: LÍVIA VIEIRA NR-6: EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL.
TÍTULO Nome completo do bolsista Nome completo do orientador.
Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA
Professor: Daniel Paiva Disciplina: Higiene e Segurança do Trabalho Curso: Técnico em Edificações e Eletrotécnica Campus: Pesqueira-PE.
Encontro Nacional de Revendedoras Autorizadas Proveu
EPIs para os profissionais da saúde (ACS) Lena Beatriz Enfermeira/Docente
Cursos Graduação Bacharelado em Administração Enade 4
11/10/ O Treinamento para uso e manutenção de EPI foi estabelecido pela Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho, do Ministério do Trabalho,
Transcrição da apresentação:

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho Módulo de Prevenção de Acidentes – AULA 4 Prof.ª Cleverson Luis Lima de Souza

Competências a serem trabalhadas nesta aula Identificar,levando em consideração os riscos ocupacionais, as medidas adequadas de proteção coletivas e individuais de acordo com a natureza dos riscos ocupacionais.

Competências a serem trabalhadas nesta aula Manusear EPC e EPI de forma segura e adequada de acordo com o risco de Acidentes Orientar equipes de trabalhadores no uso correto dos EPC´s e EPI´S.

EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO COLETIVA Prensa MANHNKE É todo dispositivo, sistema, ou meio, fixo ou móvel de abrangência coletiva, destinado a preservar a integridade física e a saúde dos trabalhadores usuários e terceiros. Dispositivo fotocélula Dispositivo de acionamento manual

ORIENTAÇÃO QUANTO AO USO DO EPC Os Equipamentos de Proteção Coletiva adotados serão específicos ao tipo de risco encontrado no ambiente de trabalho, podendo ser implementado em praticamente toda atividade produtiva. Trata-se de um guarda corpo, a fim de, proteger contra quedas de colaboradores no fosso da máquina.

ORIENTAÇÃO QUANTO AO USO DO EPC Equipamentos de Proteção Coletiva, utilizados em trabalhos Em Eletricidade.

SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA Sinalização com cones, cavaletes, fitas de demarcação, placas de avisos e advertências.

Sinalização e Bloqueio de Válvulas e Equipamentos Kit de Bloqueio e Travamento de Máquinas e Equipamentos Etiquetas de Advertência/ Manutenção de Máquinas. Bloqueio de Válvula

EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL Equipamento de Proteção Individual EPI, é todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador,destinado á proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho, composto por vários dispositivos, que o fabricante tenha associado contra um ou mais riscos que possam ocorrer simultaneamente e que sejam suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho

EQUPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL O EPI, de fabricação nacional ou estrangeira, só poderá ser posto á venda ou utilizado com a indicação do Certificado de Aprovação – CA, expedido pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho do MTE.

EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL O EPI só deverá ser utilizado nas seguintes situações: Sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção ; Enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas; Para atender a situações de emergência.

EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL Deveres do Empregador Adquirir o adequado ao risco de cada atividade; Exigir o uso; Fornecer ao trabalhador somente o aprovado pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho;

EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL Orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação; Substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado; Responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica;

EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL Comunicar ao MTE qualquer irregularidade Observada. registrar o seu fornecimento ao trabalhador, podendo ser adotados livros, fichas ou sistema eletrônico.

FICHA DE CONTROLE DE ENTREGA DE EPI

EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL Deveres do Empregado: Usar, utilizando-o apenas para a finalidade a que se destina; Responsabilizar-se pela guarda e conservação; Comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio para o uso; Cumprir as determinações do empregador sobre o uso adequado.

CLASSIFICAÇÃO DOS EPI´s EPI para proteção da cabeça. EPI para proteção dos olhos e face. EPI para proteção auditiva. EPI para Proteção Respiratória

CLASSIFICAÇÃO DOS EPI´s EPI para proteção do tronco; EPI para dos membros superiores; EPI para dos membros inferiores; EPI para proteção do corpo inteiro; EPI para proteção contra quedas com diferença de nível.

CLASSIFICAÇÃO DOS EPI´s

CLASSIFICAÇÃO DOS EPI´s

CLASSIFICAÇÃO DOS EPI´s

ATIVIDADE Você como futuro TST, agiria se estivesse trabalhando numa empresa que a política de segurança fosse ZERO e você recebesse a missão de montar uma política de conscientização? Descreva as suas principais estratégias a serem implantadas e elabore um cronograma de atividades a serem adotadas e cumpridas.

ESTUDO DE CASO João da Silva, soldador, teve seu olho direito atingido por uma limalha quente, ao fazer o acabamento de uma solda, utilizando o martelo para esse fim. Seu horário de trabalho é das 8 às 17 horas, o acidente aconteceu às 16:30 h. A Empresa NÃO fornece os EPIs necessários a função. João tem 18 anos de profissão. Houve uma lesão com perda total da visão, tornando-o incapacitado para realizar sua função. Obs.:Ao saber da ocorrência do acidente, a empresa recebeu a visita do Fiscal do MTE solicitando vários documentos, tais como: Ficha funcional do João, Ficha de Entrega de EPI, Ata de Frequência do último treinamento que João participou. Como você vai proceder diante desta situação legal?

ATIVIDADE Quais sãos os principais EPI´s para trabalho com Riscos Químicos, Físico(Ruído, vibrações e Raio X)? Qual a finalidade de cada um deles? Você está acompanhando uma atividade em obra de 20 andares, antes de iniciar o expediente, você irá realizar o Diálogo Diário de Segurança(DDS), quais os assuntos você irá abordar? E por qual motivo serão estes?

DICAS PARA SUA ATIVIDADE SER SFO!!! Nossa atividade deve ter os seguintes tópicos: Capa: + Nome do Aluno + Nome do Polo + Nome do Tutor + Módulo + Disciplina + Nome do Professor + Nº da Atividade. Sumário: Tópicos da atividade e sua localização na atividade (nº da página). Introdução: Suas considerações sobre a atividade. Desenvolvimento: Apresentação de todos os tópicos da atividade, atendendo ao solicitado pelo Professor, sempre mostrando sua própria produção. Lembrando que cada tópico corresponde a um subtítulo, que deve estar destacado no texto. Conclusão: Suas considerações finais. Devem ser exclusivamente suas! Bibliografia/Fonte de Pesquisa: Links e livros consultados (Revistas técnicas também são uma ótima opção de pesquisa!) Utilize o Guia “Minha Atividade é SFO!” Disponível no AVA

ATIVIDADE Prazo de entrega: até 23/11/2013 até às 23:00h EVITE DEIXAR A POSTAGEM DE SUA ATIVIDADE PARA O ÚLTIMO DIA. FAZENDO ISSO, IMPREVISTOS NÃO VÃO LHE PREJUDICAR.

Dúvidas Acesse o Fórum Chat dia 14/11/12 no horário: das 20h30 às 22 h