Espectros, Radiações e Energia Adaptado de Corrêa, C. (2007), química, Porto Editora por Marília Peres 2007/2008.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Espectros, Radiações e Energia
Advertisements

Luzes e Cores: A visão da Física
TEORIA ATOMICA Ricardo Junior.
1. ARQUITECTURA DO UNIVERSO
Disciplina: Métodos Instrumentais de Análise Física do Ambiente
Parceria entre professor e centro de ciências...
Lei de Stefan-Boltzmann e Lei do deslocamento de Wien
Disciplina: LEB Física para Biologia
Meios Fisicos de Transmissão
Por que não existem estrelas verdes?
Corpo Negro E a teoria quântica Programa do 10º ano
Excitação eletrônica Absorção de Energia Emissão de Energia.
PRINCÍPIO DOS FOGOS DE ARTIFÍCIO
ESPECTROSCOPIA O universo em cores
COR UM EFEITO DA LUZ Carlos A. Olivieri
ESPECTROS Um espectro é o conjunto de radiações simples (obtidas por decomposição com um prisma, rede de difracção, etc) que foram emitidas por uma fonte.
Por que não existem estrelas verdes? Andrea Greff.
Emissão e absorção de radiação
Que informações podemos obter a partir da luz emitida pelas estrelas?
Luz e Cor A luz solar é denominada de luz branca;
Modelo atômico de Böhr Principais postulados de Böhr:
Leis de Radiação para Corpos Negros
Unidade Um Do Sol ao Aquecimento
Unidade Um Das Estrelas ao Átomo
1. ENERGIA – DO SOL PARA A TERRA
ESPECTROS/RADIAÇÕES/ENER GIA
Viagem Pelo Universo. 1.1 Posição da Terra no Universo 1.2 Expansão do Universo 1.3 Origem do Universo - Teroria do Big-Bang 1.4 Escalas de Tempo / Comprimento.
Luz e a Biologia.... A Luz e Sua Natureza Corpuscular A luz é conhecida por agir em forma de corpúsculos de energia conhecidos como fótons. Os fótons.
Prof. Rodrigo Alves do Carmo
Ondas Onda é uma perturbação que se propaga no espaço ou em qualquer outro meio. Uma onda transfere energia de um ponto para outro, mas nunca transfere.
Energia solar 4ª Conferência de FMA 1. Energia solar A energia que o sol irradia é a que é libertada durante as reacções de fusão nuclear na sua parte.
LUZ E COR.
Espectroscopia no Ultravioleta e no visível
LÂMPADA INCANDESCENTE
FÍSICA E QUÍMICA A 10º A. Lição nº de Outubro de 2011.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 20/9/2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DE Goiás FÍSICA-LICENCIATURA campus-jataí Física moderna i.
Luz e cor.
ESPECTROSCOPIA. Distribuição da radiação*  ESPECTRO INFORMAÇÃO Através do espectro de um objeto astronômico pode-se conhecer informações sobre temperatura,
Iluminação em Museus Teoria da Luz e da Cor; Fotometria e Fontes Luminosas Profa. Ms. Lia Sipaúba Proença Brusadin Curso de Museologia Escola de Direito,
Conceitos Básicos de Óptica Geométrica Óptica Estudo dos fenômenos associados à presença de luz. Óptica Geométrica: Estuda as propriedades associadas.
1.2.1 Espetros contínuos e descontínuos. A luz das estrelas, que é radiação eletromagnética ou uma onda eletromagnética, propaga-se pelo espaço e é recebida.
CAMADA DE OZÔNIO A camada de ozônio é uma região da atmosfera terrestre, em torno de 25 a 30 km de altura, onde a concentração do gás ozônio é maior.
Estudando quimica .com Tema : salto quântico (fogos de artificios)
Unidade 5 / CAPÍTULO 24 Introdução ao estudo da Óptica e Natureza da Luz Professor: ISRAEL AVEIRO
Teoria da Cor EDUCAÇÃO VISUAL – 8º ANO Marrazes – 2011|2012.
Óptica Física Anne L. Scarinci
2.3.1 Energia de ligação e reações químicas
Velocidade da luz no vácuo: 3, m/s
SUMÁRIO: Interpretação do espetro de emissão do átomo de hidrogénio. Modelo atómico de Bohr e a quantização da energia Séries espetrais do átomo de.
Ciências da Natureza e suas RADIAÇÃO INFRAVERMELHA
Estrutura Eletrônica dos Átomos
COR (Resumo da ópera até o momento)
Ciências da Natureza e suas
2.2. O modelo atómico de Bohr
ESPECTRO CONTÍNUO: Emitido por sólidos incandescentes. Não apresentam linhas, mesmo nos espectroscópios de alta resolução.
1.2.1 Espetros contínuos e descontínuos
2.2 Modelo de Bohr.
Ciências da Natureza e suas
Laser; Funcionamento e características de um laser
Conceitos Básicos de Óptica Geométrica. O que é a luz Século V a.C.: pequenas partículas emitidas pelo olho que atingem o objeto e o iluminam. Século.
Velocidade da luz no vácuo: 3, m/s
SUMÁRIO: Espetro eletromagnético. Espetros de emissão, contínuo e descontínuos, e espetros de absorção. Resolução de exercícios e problemas para consolidação.
ESPECTROFOTOMETRIA.
Propriedades magnéticas
Espectros, Radiações e Energia
ESPECTROFOTOMETRIA Bioquímica.
FÍSICA QUÂNTICA ESCOLA ARTE DE EDUCAR DE JACUNDÁ PROFª: ADRIELE RIBEIRO DISCIPLINA: FÍSICA.
PERGUNTA Sobre o Espectro de absorção da “clorofila a” na região do visível é CORRETO afirmar que: a) Reflete os tons de violeta e azul b) Reflete os tons.
Vibrações Mecânicas Prof. Dr. Newton Soeiro VIBRAÇÕES MECÂNICAS SISTEMAS CONTÍNUOS VIBRAÇÕES TRANSVERSAIS DE CORDA OU CABO.
Radiação de Corpo Negro
Transcrição da apresentação:

Espectros, Radiações e Energia Adaptado de Corrêa, C. (2007), química, Porto Editora por Marília Peres 2007/2008

A natureza destas e de outras figuras multicolores era desconhecida e encarada como algo de fantasmagórico. Por isso lhes chamaram... ESPECTROS! Espectros. Espectros de emissão e de absorção.

O arco-íris foi o primeiro espectro observado. Resulta da decomposição da luz branca. A luz branca é o resultado da mistura das várias cores do arco-íris

Fac-símile de Opticks de Newton – Book I, Part II, Plate IV (1704) Newton estudou de modo sistemático a decomposição da luz solar.

ESPECTROS Contínuos Descontínuos ou de riscas He TIPOS DE ESPECTROS Se o espectro solar for observado em espectroscópios mais potentes, encontra-se uma série de riscas negras (riscas de absorção). São as riscas de Fraunhofer

Espectro solar obtido por Fraunhofer em 1814 Fraunhofer observando espectros

As riscas negras resultam da absorção de radiação por elementos presentes na parte mais externa do Sol o Absorção por elementos presentes no Sol Riscas de absorção

Temos assim: ESPECTROS de emissão: de absorção: % Absorção 0 Espectro de absorção (riscas) Substância que absorve certas radiações Energia

Cada elemento tem um espectro de emissão próprio. As riscas características são as suas “impressões digitais” (como um código de barras). Hidrogénio Hélio Sódio Ferro Comprimento de onda

Se um pouco de um dado elemento X for atravessado por luz branca, o elemento absorve as mesmas radiações (mesma energia) que é capaz de emitir. Emissão Luz branca Absorção X X   3 X excitado   3 Espectro de emissão Espectro de absorção

O fogo de artifício resulta da emissão de luz de várias cores por parte dos átomos excitados pelo calor libertado na combustão dos foguetes. Sais de potássio Violeta Sais de sódio Amarela Sais de lítioVermelho-carmesim Sais de bário Verde-amarelado Sais de estrôncio Carmesim Sais de cálcioVermelha-alaranjada Sais de magnésio Branco brilhante Sais de cobre(II) Verde SAISCOR da CHAMA As cores conferidas às chamas utilizam-se na análise elementar por via seca (ensaios de chama).

O espectro electromagnético. Comparação das radiações quanto à sua energia e efeito térmico Visível ?? Há. A luz visível é apenas uma pequena parte das radiações electromagnéticas. Haverá radiações para cada um dos lados do visível? Comprimento de onda

A luz visível é apenas uma pequena parte das radiações electromagnéticas.

As radiações ultravioletas (UV) são....?..... energéticas que as visíveis; podem iniciar várias reacções químicas (por ex. Impressionar uma chapa fotográfica). Todas as radiações transportam......? mais As radiações infravermelhas (IV) são menos energéticas que as ? ; manifestam-se sob a forma de calor. visíveis e ultravioletas; ENERGIA.

As radiações ultravioletas (UV) têm comprimentos de onda menores que as visíveis. UV IV A B B  As radiações infravermelhas (IV) têm comprimentos de onda maiores que as visíveis.

A intensidade* das radiações depende da fonte e do comprimento de onda (cor). *A intensidade de uma radiação é proporcional ao número de fotões emitidos por unidade de tempo

Como será possível saber que elementos existem no Sol e noutras estrelas mais longínquas? Resposta: a partir da análise dos espectros de emissão e de absorção da luz proveniente dessas estrelas.

Se uma dada estrela emite luz com esta composição: certamente que contém ? Espectro de emissão do H Espectro de emissão de um elemento X hidrogénio

Comparando os espectro de um dado elemento na Terra com o espectro desse elemento na luz proveniente das estrelas verifica-se que a posição de todas as riscas no espectro estrelar está um pouco desviada no sentido do vermelho, ou seja, no sentido das radiações de maior comprimento de onda. Este efeito é uma consequência da estrela se estar a afastar, ou seja, da expansão do Universo. Espectro do elemento na Terra: Espectro do elemento na estrela: Red shift