HIGIENE DO TRABALHO “É a ciência e a arte que trata do reconhecimento, avaliação e controle dos riscos ocupacionais” O Artigo 220 da CLT determina: “Os.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho
Advertisements

NR 24 Enfª Jamilie Sena.
Formação: Higiene e Segurança Alimentar
MAPA DE RISCOS Diego Basílio.
Programa de Conservação Auditiva PCA - é um conjunto de medidas coordenadas que tem por objetivo evitar o desenvolvimento de perda auditiva induzida por.
Antropometria Layanne Lobo.
Sejam bem vindos! MÓDULO 2 - Escavação, Fundação e Desmonte de Rochas CAMPANHA EDUCACIONAL DE SEGURANÇA E MEIO AMBIENTE.
PREVENÇÃO Promoção # Prevenção Promoção é mais amplo e visa desenvolvimento de pessoas, melhor entendimento e controle de sua saúde e bem estar; visa.
Higiene pessoal Os hábitos de higiene diários incluem não só a lavagem corporal mas também o tipo de alimentação, vestuário e calçado, a postura no dia-a-dia,
Programa 5S. 5S O 5S ou House keeping é um conjunto de técnicas desenvolvidas no Japão e utilizadas inicialmente pelas donas-de-casa japonesas para envolver.
Profª: Isabella Pinheiro Unesc Faculdades
A Importância do uso do EPI NR 6 - Equipamento de Proteção Individual 1. Aplicação Considera-se Equipamento de Proteção Individual - EPI, todo dispositivo.
PCMAT - Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho Objetivo (Porque fazer ):  Estabelecer diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e.
CURSO EAD CURSO EAD Capacitação para Orientações Básicas de Alimentação Saudável Módulo 5 Hidratação Universidade de São Paulo – USP Faculdade de Medicina.
Responsabilidades. Empresa Conforme o Art. 157 da CLT - Consolidação das Leis Trabalhistas Cabe às empresas: Cumprir e fazer cumprir as normas de segurança.
Treinamento: Armazenamento e Etiquetação. Os produtos devem ser armazenados de acordo com o vencimento. Produtos com a data de fabricação mais antiga.
NR-12 SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS Erik Luiz, Francislene Campelo e Julie da Silva.
SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM SERVIÇOS DE SAÚDE NR 32 Profª. Michele Barboza.
Instrumento cortante que tem como peça principal uma lâmina ou disco dentado de aço. SERRA CIRCULAR DEFINIÇÃO.
NR12 e ANEXO II CAPACITAÇÃO CAPACITAÇÃO, exigência lógica Operação, manutenção, inspeção e demais intervenções em máquinas e equipamentos DEVEM.
ORIENTAÇÕES CEJA COLABORADORES 2017.
MINISTÉRIO DO TRABALHO GERÊNCIA REGIONAL DO TRABALHO E EMPREGO
LEGISLAÇÃO – garantia qualidade matérias primas e produto acabado
BOAS PRÁTICAS DE MANIPULAÇÃO EM FARMÁCIAS
ELETRICISTA.
Recursos Humanos II Professora: Ana Paula Cossmann 4 período
Coastlands Hotel – Durban, South Africa
Normas regulamentadoras
Higiene como fator de Segurança
INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS PREDIAIS I
ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS. Circunvizinhança em que uma organização opera, incluindo ar, água, solo, recursos naturais, flora, fauna, seres humanos.
Luciano E. Moreira.
Produção de energia e eliminação de resíduos
Programa de Formação por Competências Equideocultura
Mapa de risco.
SERVIÇOS PRELIMINARES
PCA – Programa de Conservação Auditiva Fonoaudióloga: Rosemeire Souza.
“ Conjunto de normas e procedimentos voltado para a integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes às tarefas.
ELETRICIDADE – NOSSA AMIGA INTRODUÇÃO A SEGURANÇA COM ELETRICIDADE
Recomendações Nutricionais
BIOSSEGURANÇA Equipamentos de proteção individual (EPIs)
Oficina de Proteção Infantil
HALLIBURTON KBR Responsabilidades dos Supervisores com Relação a Segurança do Trabalho.
Apresentação do Curso Ementa Critérios de Avaliação.
HIGIENE DO TRABALHO SE DIVIDE EM: DOS AMBIENTES DE TRABALHO Iluminação
ALIMENTAÇÃO DE QUALIDADE PROPORCIONA SAÚDE E..... Capacidade de aprenderDefesa contra doenças Energia para atividade física Comunicar Pensar Socializar-se.
REPRESENTAÇÃO GRÁFICA
NR12 e ANEXO II CAPACITAÇÃO POR: Thiago Arjona 2013.
Ergonomia - Mapa de Risco
APT - ANÁLISE PREVENCIONISTA DA TAREFA TAREFA : PROCEDIMENTO PADRÃO Atividade de Manutenção em Equipamento Elétrico Óculos de proteção, luvas isolantes,
Recomendações Nutricionais
Recomendações Nutricionais
Saúde e Segurança no Trabalho
Qualificação organizacional, energética e de segurança e saúde no trabalho da indústria agroalimentar Projeto 04/SIAC/2015 – SIAC Caraterização.
NR 02 – INSPEÇÃO PRÉVIA 2.1 Todo estabelecimento novo, antes de iniciar suas atividades, deverá solicitar aprovação de suas instalações ao órgão regional.
BOAS PRÁTICAS DE MANIPULAÇÃO EM FARMÁCIAS
AGENTE FÍSICOS, QUÍMICOS E BIOLÓGICOS
MAXICUT 5 DA (11/09/2023) Sintético com nitrílico foam
Novas Regras da NR-32 Dispositivos de Segurança
Fatores de Risco OBESIDADE FATOR GENETICO DISTURBIOS HORMONAIS DISTURBIOS ALIMENTARES SEDENTARISMO.
Recomendações Nutricionais
Atividade: Elaboração de um plano para implementação de Boas Práticas
EPIs para os profissionais da saúde (ACS) Lena Beatriz Enfermeira/Docente
LEGISLAÇÃO – garantia qualidade matérias primas e produto acabado
P . O . P PRocedimento Operacional Padrão
Autor: MARCO RODRIGO REDLICH
Curso Técnico em Segurança do Trabalho : modalidade EAD Título: Uma ideia que deu certo "IRENILDA MARIM NOGUEIRA RIBEIRO" > Irenilda Marim Nogueira Ribeiro.
11/10/ O Treinamento para uso e manutenção de EPI foi estabelecido pela Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho, do Ministério do Trabalho,
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO RECÉM NASCIDO PREMATURO.
Transcrição da apresentação:

HIGIENE DO TRABALHO “É a ciência e a arte que trata do reconhecimento, avaliação e controle dos riscos ocupacionais” O Artigo 220 da CLT determina: “Os locais de trabalho serão mantidos em estado de higiene compatível com o gênero da atividade. O serviço de limpeza será realizado, sempre que possível, fora do horário de trabalho e por processos que reduzam ao mínimo o levantamento de poeiras.”

HIGIENE DO TRABALHO * A água deve ser suficiente para atender a todos os funcionários ao serviço. * Deve ser água corrente, filtrada e não muito gelada. * Deve ser evitado copo de uso coletivo.

HIGIENE E LOCAL DE TRABALHO (limpeza) As instalações sanitárias são representadas por: a)Latrinas; b)Mictórios c)Banheiros, d)Lavatórios, e)Chuveiros. As latrinas e lavatórios devem ser na proporção de um para cada vinte funcionários. As latrinas com separação de sexos (CLT art.214). Os lavatórios junto aos banheiros e refeitórios. Quando o número de funcionários for maior que 300, é obrigatória a existência de refeitório (art. 219).

HIGIENE E LOCAL DE TRABALHO (vestuário e higiene pessoal) O vestuário deve: - Ajudar a manter o conforto térmico; - proteger do excesso de calor/frio; - proteger de agentes físicos/químicos irritantes; - ser adequado ao tipo de tarefa; - não ter partes que possam enganchar nas máquinas; - não ser apertado; - tecido não irritante à pele; - fácil limpeza e manutenção

HIGIENE E LOCAL DE TRABALHO (alimentação) Causas de uma má alimentação: a)Ingestão de um só tipo de alimento; b)Preparação de alimentos; c)Absorção dos alimentos.