1. (Uerj 2016)   Imagine mandar um sinal para todos os dispositivos conectados à Internet ao redor do globo? Foi exatamente o que fez John Matherly,

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Transcrição da apresentação:

1. (Uerj 2016)   Imagine mandar um sinal para todos os dispositivos conectados à Internet ao redor do globo? Foi exatamente o que fez John Matherly, que se autointitula um “cartógrafo” da rede. Com essa técnica, que permite sondar tão rapidamente o panorama de conexões no mundo, o criador pretende fazer isso mais vezes ao longo do tempo, para comparar a evolução do acesso à rede. Quanto mais intensa a cor, maior o número de dispositivos, e por enquanto sabemos bem onde eles se concentram. Adaptado de revistagalileu.globo.com, setembro/2014. A análise do mapa possibilita visualizar o uso da Internet nas diversas regiões do mundo. A principal causa para as diferenças regionais na concentração do uso dessa rede é: a) baixa densidade demográfica b) redução do crescimento econômico c) descontinuidade das transmissões globais d) desigualdade de desenvolvimento tecnológico

2. (Ufpb 2007) Observe o gráfico. A evolução do número de patentes, apresentada no gráfico, demonstra o desenvolvimento da ciência e da tecnologia em países ricos, o que lhes dá independência nesses campos. Por outro lado, nos países pobres, não existe independência para definir suas prioridades no campo da ciência e da tecnologia. Essas condições desiguais podem ser negativas para esses países porque a) as patentes, obtidas de matéria-prima das regiões tropicais, em países pobres, são registradas nos países ricos, gerando riquezas para o mundo subdesenvolvido. b) as patentes dos países ricos sempre beneficiam as questões ambientais, ignorando as prioridades da sociedade. c) os países pobres conseguem novas patentes com a criação de materiais sintéticos. d) o enriquecimento de um pequeno grupo de países permite o aumento do número de suas patentes, o que acaba beneficiando os países pobres. e) os países detentores de patentes indicados no gráfico deixam milhares de pessoas excluídas dos benefícios advindos de avanços tecnológicos.

AMPLIAÇÃO DO MERCADO GLOBAL

3. (Fgv 2016) Este ano, Papai Noel não virá de trenó; este ano, ele chegará de navio.   Para alegria das crianças, dos pais e dos comerciantes – e desespero dos industriais europeus –, as montanhas de jogos, de objetos de decoração, de calendários e uma infinidade de presentes possíveis e imagináveis chegaram a Suffolk (Inglaterra) nesse sábado, 4 de novembro, a bordo do gigantesco Emma Maersk, proveniente da China. O Emma Maersk, cuja tripulação é composta por 13 homens, transporta contêineres e é uma testemunha da transferência de indústrias manufatureiras da Europa e dos Estados Unidos para a China. O navio retornará rapidamente para a China, mas, em lugar de transportar jogos e computadores, levará o lixo do que foi consumido no Natal. Os dejetos de plástico tornaram-se um dos produtos de exportação para a China, e, uma vez reciclados, estarão nos novos jogos e presentes que o Emma Maersk irá trazer para o próximo Natal. Adaptado de VIDAL, J. Apud Courrier International, nº 836, 2006. Com base no texto e nos mapas, a) justifique a afirmação: O contêiner é o símbolo da mundialização das trocas comerciais; b) indique os fatores responsáveis pela transferência das indústrias manufatureiras da Europa e dos Estados Unidos para a China; c) relacione a sociedade de consumo com o mercado mundial de sucata.

FORMAÇÃO DA ALDEIA GLOBAL

  Soldados israelenses dançam hit de Michel Teló No campo de treinamento, tropa de elite fez coreografia de Ai, Se Eu te Pego Do R7, com Fala Brasil-02/01/2012

4. (Uepb 2014) Ano passado, a música “Ai Se Eu te Pego” foi a quinta mais vendida no mundo, na loja virtual iTunes, e chegou a ficar em 1º lugar no ranking das mais tocadas em mais de 40 países. “No ano passado, fiz 240 shows em 18 países”, comenta Michel [...] <http://www. jn.pt/PaginalniciaI/Cultura/Interior/aspx?content_id2791144conquistas-billboard-Iatin-music-awards#image1> O “rapper” sul-coreano PSY considerou o êxito de “Gangnam Style” tão irreal que se questiona se é verdadeiro e não apenas uma fantasia [...] O vídeo de “Gangnam Style” registra mais de 270 milhões de visualizações na rede de partilha Youtube, um número que aumenta todos os dias. <http://caras.uol.com.br/canal/revista/post/michel-telo-comemora-suas-conquistas-billboard-latin-music-awards#image1>   Os dois comentários sobre os sucessos mundiais do brasileiro Michel Teló e do sul-coreano Psy expressam as características de mundo cada vez mais veloz na divulgação da informação e momentâneo no consumo de bens, de serviços e informações. Este mundo do virtual, da legitimidade pelo número, no qual tudo se torna efêmero, é explicado pelo fenômeno: a) Dos nacionalismos que insurgem a partir da derrocada do socialismo, ávidos para divulgarem seus valores identitários e culturais. b) Do multiculturalismo, que emerge valorizando as culturas até então marginalizadas. c) Do neoliberalismo, que possibilita a liberdade individual e estimula a criatividade e o empreendedorismo pessoal. d) Da globalização, que é viabilizada por meio da fusão entre ciência, técnica e informação. e) Do toyotismo, que freia a massificação fordista através da produção voltada para nichos de mercados identificados por questões étnicas, religiosas, culturais, de gênero, etárias etc.

PRODUÇÃO MUNDIALIZADA

PRODUÇÃO TERCEIRIZADA

5. (Unicamp 1995) Moro em Portland, Oregon, onde a Nike tem a sua sede empresarial(...) Precisando de tênis novos, comecei a procurar. (...) Pegava um tênis atrás do outro e lia: "Made in China". "Made in Korea", "Made in Indonésia", "Made in Thailand". Comecei a pedir tênis fabricado nos EUA aos balconistas. Os poucos que não ficaram confusos me disseram que não existem tênis fabricados nos EUA. Telefonei para a Nike e falei com o responsável pelo atendimento aos clientes, e ele me disse que a empresa ainda está manufaturando na Indonésia e em vários países da região. Liguei para a sede da L.A. Gear em Santa Mônica. Eu disse: "os tênis que vocês produzem são fabricados nos EUA?" "Fabricados aqui?" perguntou, espantada, a pessoa que me atendeu. Ela me disse que seus tênis são produzidos no Brasil e na Ásia. (adaptado de Sally Tisdale, AMERICANOS FABRICAM OS SEUS TÊNIS EM TODA PARTE, "Folha de S. Paulo", 02/10/94).   Este depoimento demonstra uma tendência da economia mundial. a) Explique essa tendência. b) Por que empresas como a Nike preferem produzir suas mercadorias em países como China, Coréia, Indonésia, Tailândia e Brasil?

CONSUMO X CONSUMISMO E AS DISPARIDADES SOCIAIS