CARLOS DURMMOND DE ANDRADE

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Transcrição da apresentação:

CARLOS DURMMOND DE ANDRADE

CONSIDERAÇÕES GERAIS Drummond é considerado o maior poeta brasileiro do século XX; Nasceu em Itabira – MG , onde viveu até a adolescência; Filho de fazendeiros; Farmacêutico; Estudou em Friburgo e Belo Horizonte; 1934- muda-se para o Rio de Janeiro, definitivamente.

Funcionário público- garantiu-lhe a sobrevivência; Jornalista; Foi influenciado pelos poetas da geração de 1922, especialmente Mário de Andrade; Foi cronista e contista além de poeta; Dada a sua vasta produção poética sua obra foi dividida em quatro fases.

Fases da poesia drummondiana “Gauche”( 1932) : consciência e isolamento- recursos da poesia de 22, tais como ironia, humor, o poema-piada, a síntese, a linguagem coloquial. Pessimismo; Isolamento Reflexão existencial Metalinguagem

Cota Zero Stop. A vida parou ou foi o automóvel?

A fase social: todo sentimento do mundo- 1930 Refere-se às contradições entre o eu e o mundo ( veio principal de sua obra poética); Interesse de pelos problemas da vida social; Em todo o mundo se verificava o crescimento de uma literatura social, engajada numa causa política; Simpatizou com o Partido Comunista e com a causa socialista;

Adesão do poeta aos problemas do seu tempo e sentimento de solidariedade diante das frustrações e das esperanças humanas- melhor poesia social do nosso tempo.

josé JOSÉ E agora, José? A festa acabou, a luz apagou, o povo sumiu, a noite esfriou, e agora, José? e agora, Você? Você que é sem nome, que zomba dos outros, Você que faz versos, que ama, protesta? e agora, José? Está sem mulher, está sem discurso, está sem carinho, já não pode beber, já não pode fumar, cuspir já não pode, a noite esfriou, o dia não veio, o bonde não veio, o riso não veio, não veio a utopia e tudo acabou e tudo fugiu e tudo mofou, e agora, José? E agora, José? sua doce palavra, seu instante de febre, sua gula e jejum, sua biblioteca, sua lavra de ouro, seu terno de vidro, sua incoerência, seu ódio, - e agora? ......................................

O signo do não-1950 Poesia reflexiva; Filosófica; Metafísica; Temas da morte e do tempo; Poesia nominal; Tendência concretista- recursos fônicos, visuais e gráficos do texto.

Volta aos clássicos: Versos regulares; Soneto; Seleção vocabular; Temas universais de caráter existencial como: vida, morte, tempo velhice, amor; Infância pessimismo ácido,corrosivo

esperança de solução social frustrou-se

O tempo de memória – 1970 e 1980 Retomada dos temas universais – aprofundados; Infância- Itabira; O pai, A família, A piada, o humor cotidiano, A auto-ironia.