COMBATE CONTRA: DENGUE, CHIKUNGUNYA E ZIkA VÍRUS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
S ALA N ACIONAL DE C OORDENAÇÃO E C ONTROLE PARA O E NFRENTAMENTO À D ENGUE, C HIKUNGUNYA E Z IKA Seminário Federativo com as Entidades Municipalistas.
Advertisements

Reunião Conselho COEP – 01/07/2011 Presidência da República Secretaria-Geral.
DENGUE. SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DO MUNICÍPIO DE VARGINHA ANO DE 2016.
Diferenças entre Dengue, Chikungunya e Zika. Combate ao Aedes Aegypti.
PIRANHAS - AL NO COMBATE AO TRABALHO INFANTIL. PIRANHAS - AL Dados Demográficos: População Total: habitantes População rural: habitantes.
Palestra: A importância do fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – SISAN José Valverde Machado Filho 22/08/2016.
Materiais de Comunicação Departamento de Marketing Sicoob Central Unicoob Sicoob Rosazul 2016.
PROJETO: COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI DIGA SIM À SAÚDE – 2016.
Análise Trimestral parcial dos Serviços de Acolhimento.
PROGRAMA DE COMBATE AS CARÊNCIAS NUTRICIONAIS - PCCN Poliana Bicharra.
PROJETO APLICATIVO Turma 2 CAMINHOS DO CUIDADO. EQUIPE Auvani Antunes da Silva junior Barbara Natiele Silva Pereira Danyele Ramos Nóbrega Eduarda Emanuela.
Prevenção de câncer do colo uterino e mama na Estratégia de Saúde da Família do município de Tupanci do Sul-RS Especializanda: Leila Janete Barbosa de.
PRIMEIRA OFICINA REGIONAL
Princípios Economia Solidária
Ação Emergencial de Controle do Aedes aegypti
Apresentação - formação
Doenças Tropicais.
Especializanda: Beatriz Antunes Orientador: Marcos Britto Corrêa
o trabalho informativo do mosquito da dengue
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE EDÉIA (SMSE)
Bióloga Yoná Garcia Simom
Orientadora Lenise Cecilio
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Trabalho de Conclusão de Curso
Maio Laranja 18 De Maio dia nacional de combate ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes.
Melhoria da detecção de câncer de colo do útero e de mama na Estratégia Saúde da Família 02, Poço Branco – RN Especializanda: Ana Carolina Fernandes de.
Entendendo sobre o Aedes Aegypti
SAÚDE BUCAL DE ESCOLARES DA ÁREA DE ABRANGÊNCIA DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE FERNANDO DE NORONHA DO MUNICÍPIO DE CURITIBA/PR.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Autores: Vera Lucia Nogueira Fernanda Marin Campachi
Cristiane de S. Schmitz Stelita Pachêco Dourado Neta (Orientadora)
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas programa de pós-graduação em saúde da família Melhoria dos cuidados com a saúde das.
Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica - PROVAB
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Valdete de Barros Martins Coordenadora Geral da Relatoria da VIII CNAS
Reunião Ampliada do Grupo de Trabalho para Elaboração da Política Municipal de Atendimento as Crianças e Adolescentes com Deficiência.
Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas
Maria Eduarda e Luiza Aedes Aegypti O mosquito da MORTE.
Aedes aegypti, alfabetização científica e oficinas temáticas na educação de jovens e adultos interventiva Sheila dos Santos Rodrigues (Faculdade UnB.
MARIA SULENIR FERREIRA DE OLIVEIRA
Leonardo e Lucas S.
Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão
PAOLA OLIVIA TAPIA BALCAZAR Orientador(a): Marina Souza Azevedo
Programa de Saúde Escolar em Jovens Escolares de 12 a 15 anos da Escola Municipal Francisco Barbosa e Na Unidade de Saúde Jardim de Angicos/RN. Cirurgião-Dentista:
MOBILIZAÇÃO COMUNITÁRIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO DO MUNICÍPIO DE PONTA PORÃ-MS Dulcélya Mônica de Queiroz.
DIRETOR: DR. VALMIR DALLACOSTA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA TURMA.
Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Melhoria na atenção à saúde bucal dos escolares da.
MELHORIA DA PREVENÇÃO E DETECÇÃO PRECOCE DOS CÂNCERES DE COLO DE ÚTERO E DE MAMAS NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE CENTRAL. CORONEL VIVIDA- PR Especialização.
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Federal de Pelotas
Melhoria da Atenção à Saúde de Usuários com Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes mellitus na UBS, Uiramutã/RR Tomas Izaguirre Miranda Orientadora.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
AMARELA E OUTRAS ARBOVIROSES
Orçamento Participativo das Escolas
Luciane Silveira Miranda de Lima
PROJETO ESTRATÉGIA DE APOIO INTEGRADO A GESTORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE DOS MUNICÍPIOS NO FORTALECIMENTO DAS AÇÕES DE COMBATE AO AEDES E SUAS CONSEQUÊNCIAS.
ESTRATÉGIA DE APOIO INTEGRADO A GESTORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE DOS MUNICÍPIOS NO FORTALECIMENTO DAS AÇÕES DE COMBATE AO AEDES E SUAS CONSEQUÊNCIAS.
Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
VINAGRE CONTRA DENGUE.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
INTRODUÇÃO o A evolução da área médica ao longo dos anos proporcionou uma melhora da saúde da população. Dessa forma, algumas das consequências positivas.
MOSQUITO DA DENGUE E SEU CICLO DE VIDA. MOSQUITO DA DENGUE O MOSQUITO TRANSMISSOR DA DENGUE É O AEDES AEGYPTI. FONTE: IMAGEM RETIRADA DO SITE
Introdução / Problema Avaliação ambiental e educação: responsabilidade, proatividade ambiental e prevenção de doenças; Proliferação do Aedes aegypti (consequência.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.  O IBGE é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.  É o responsável pelos levantamentos e.
CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO PARA ATUALIZAÇÃO DA CADERNETA DE VACINAÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE 2019 Coordenação de Imunizações e Vigilância Epidemiológica.
VINAGRE CONTRA DENGUE.
Panorama das Arboviroses na Bahia
Transcrição da apresentação:

Mobilização contra o Aedes eagypti Secretaria Municipal de Saúde – Turvo – Pr.

COMBATE CONTRA: DENGUE, CHIKUNGUNYA E ZIkA VÍRUS

MENSAGEM CICATRIZES CICATRIZES IMAGEM ILUSTRATIVA

DECLARADA: SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM SAÚDE PÚBLICA DE IMPORTÂNCIA NACIONAL Nota Técnica Ministério da Saúde

ÍNDICES: CASOS DE DENGUE CHEGAM A 1,5 MILHÃO NO PAÍS; ZIKA ATINGE 18 ESTADOS;

ÍNDICES:  Foram identificados 1,5 milhão de casos de dengue no país de janeiro até 14 de novembro, um aumento de 176% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 555,4 mil casos.

ÍNDICES FONTE: Do UOL, em São Paulo 24/11/201512h09 > Atualizada 07/1 2/201520h50   http://noticias.uol.com.br/saude/ulti mas- noticias/redacao/2015/11/24/casos- de-dengue-chegam-a-15-milhao- no-pais-zika-atinge-18-estados.htm

ÍNDICES: Segundo o Ministério da Saúde, 199 municípios brasileiros estão em situação de risco de surto de dengue, chikungunya e zika. Outros 665 municípios estão em situação de alerta (quando 1% a 3,9% dos imóveis têm focos do mosquito) e 928 em situação satisfatória (menos de 1% dos imóveis com focos).

SITUAÇÃO GRAVE E DRAMÁTICA A situação é considerada 'dramática' e 'grave' pelo ministro da Saúde, Marcelo Castro, e por Claudio Maierovitch, diretor do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde.

SITUAÇÃO INÉDITA "É preciso compreensão, é um drama humano que estamos vivendo", afirmou Castro durante o anúncio do balanço de casos em Brasília (DF), nesta terça-feira (24).

SITUAÇÃO INÉDITA Segundo Maierovitch, a situação do Brasil é inédita no mundo porque o vírus nunca tinha circulado em um país como o nosso.

SITUAÇÃO INÉDITA “Nunca tivemos a circulação do vírus zika em um país populoso como o Brasil. É uma situação inédita, com manifestação grave”.

A DENGUE, CHIKUNGUNYA E O ZIKA VÍRUS TÊM EM COMUM O TRANSMISSOR: O MOSQUITO AEDES AEGYPTI.

MOSQUITO AEDES AEGYPTI FOTO ILUSTRATIVA

FORAM REGISTRADOS 3.893 CASOS SUSPEITOS DE MICROCEFALIA TRANSMITIDA ATÉ O DIA 20 DE JANEIRO FORAM REGISTRADOS 3.893 CASOS SUSPEITOS DE MICROCEFALIA TRANSMITIDA PELO ZIKA VÍRUS Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – CONARES – 20/01/16

GUILLAIN-BARRÉ  É UMA DOENÇA NEUROLÓGICA GRAVE CARACTERIZADA PELA INFLAMAÇÃO DOS NERVOS E FRAQUEZA MUSCULAR QUE PODE ESTAR LIGADA AO ZIKA VÍRUS

CASOS PARANAGUÁ http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2016 /01/paranagua-registra-epidemia-de- dengue-pela-primeira-vez.html

“SE O MOSQUITO MATA, ELE NÃO PODE NASCER”. FOTO ILUSTRATIVA

QUAL É A SOLUÇÃO? COMPROMETIMENTO DE CADA UM DE NÓS; AÇÕES EM CONJUNTO COM A SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA; MOBILIZAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO DA POPULAÇÃO; EXECUÇÃO DO PROJETO “SELO NA PORTA”. TODOS NO COMBATE AOS CRIADOUROS DO MOSQUITO.

QUAL É A NOSSA REALIDADE??? FOTO ILUSTRATIVA

“SE O MOSQUITO MATA, ELE NÃO PODE NASCER.” FOTO ILUSTRATIVA

“SE O MOSQUITO MATA, ELE NÃO PODE NASCER.” FOTO ILUSTRATIVA

QUAL É A NOSSA REALIDADE????? QUAL É A SOLUÇÃO? QUAL É A NOSSA REALIDADE????? FOTO ILUSTRATIVA

PROJETO “SELO NA PORTA”.

TODOS NO COMBATE AO AEDES AEGYPTI. “PROJETO SELO NA PORTA”. TEMA TODOS NO COMBATE AO AEDES AEGYPTI. “PROJETO SELO NA PORTA”. POPULAÇÃO TURVENSE MOBILIZADA.

INTRODUÇÃO Este projeto tem por objetivo a mobilização e a atuação da Sociedade Civil organizada juntamente com Secretaria Municipal de Saúde, na execução de ações estratégicas que procedam a eliminação/extinção dos criadouros do mosquito transmissor Aedes aegypti.

Livrando o município de Turvo- Paraná da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Serão utilizados selos nas cores: Vermelho, Amarelo e Verde, que terão destaque nas portas das residências e imóveis os quais sejam identificados da seguinte forma:

Vermelho sinal de Alto Risco de transmissão de Dengue (presença de lixo, manilhas, pneus, reincidentes, pontos estratégicos com foco de Dengue); Amarelo sinal de Médio Risco de transmissão de Dengue (pontos estratégicos sem foco de Dengue); Verde sinal Livre de Dengue (imóveis livre de criadouros).

juntos podemos extinguir Se cada um fizer a sua parte, juntos podemos extinguir essa ameaça.

PÚBLICO ALVO: Poder Executivo; Poder Legislativo; Secretaria Municipal de Saúde; Secretarias Municipais; ACS’s e ACE’s; 5ª Regional de Saúde; Ministério Público; Polícia Militar;

Sociedade Civil Organizada: Adapar; Sanepar; Copel; Emater; Associações: Criadores de Bovinos e Agrícolas; Acet; Igrejas; Escolas Municipais e Estaduais (Diretores);

APAE; Entidades; Grupo de Escoteiros; Grupo de Jovens; Pastoral da Criança; Líderes de Bairro; Mídias e Imprensas; Conselhos Municipais; Empresa Ibema; Rio Bonito Embalagens; Bancos e Cooperativas;

População Turvense.

AÇÕES DE MOBILIZAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO METODOLOGIA AÇÕES DE MOBILIZAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO DA POPULAÇÃO, SENDO:

METODOLOGIA Elaboração de material de trabalho: convocação, folders, selos, outdoor praça; Reunião no dia 15 de Fevereiro de 2016 em mobilização da Sociedade Civil Organizada na Câmara Municipal para adesão deste projeto, ou seja, compromisso da sociedade com o Projeto;

Visitas domiciliares e eliminação de focos dos criadouros do mosquito, conscientização e o convite à adesão da população; Realização de palestras nas sedes das instituições e associações, e/ou ocasião de reuniões das mesmas; Mobilização de blit’s nas ruas da cidade, com panfletagem e educação contra os criadouros do mosquito e adesão ao projeto;

Entrevistas na Radio, TVs e Blog’s para a divulgação do projeto (seu funcionamento e ações); Todo dia 09 de cada mês é “Dia DE” realização de ações diferenciadas em conjunto com todas as instituições;

Implantação do “Selo na Porta” Implantação do “Selo na Porta”. A partir da segunda visita e/ou denuncia recebida. Será efetuada a colocação dos selos: Vermelho, Amarelo ou Verde, as residências ou estabelecimentos comerciais que não estiverem ajustadas as condições devidas, ou mediante a notificação executada pelos Agentes Comunitários de Endemias ou Agentes Comunitários de Saúde (Vigilância Sanitária);

Divulgação RADAR CIDADÃO como ferramenta de trabalho e denuncia Divulgação RADAR CIDADÃO como ferramenta de trabalho e denuncia. Serve como um canal de ouvidoria para receber denuncias às irregularidades que favorecem o criadouro do mosquito Aedes aegypti, enviando fotos do aparelho celular ou tablet’s no email turvoradar@gmail.com para registro e providencias (sem ser identificado);

RESULTADOS: Erradicação dos pontos e fontes de criadouros do mosquito Aedes aegypti no Município de Turvo-Pr.

CONCLUSÃO: Índices demonstram que, infelizmente, faz 30 anos que estamos na batalha contra o mosquito Aedes eagypti. Muitos esforços foram realizados da parte do Ministério da Saúde e Secretarias Municipais e Estaduais. Contudo, estamos perdendo essa batalha.

Batalha essa que o mosquito está ganhando vantagem, pois, ele se fortificou e estamos deparados com uma epidemia nacional de Dengue, e um aumento significativo de Microcefalia e, possivelmente, uma doença chamada Guillain-Barré.

Isso significa se nós não eliminarmos o mosquito teremos uma futura geração comprometida em suas faculdades físicas, psíquicas e intelectuais. Seriíssimas conseqüências ao ser humano, bem como, ao sistema estrutural e físico da saúde pública brasileira.

Não é mais um problema só dos governos Federal, Estadual e Municipal Não é mais um problema só dos governos Federal, Estadual e Municipal. É um problema de toda a sociedade, precisamos combater essa situação, e a única maneira é, se cada um fizer a sua parte. Só assim, vamos garantir no futuro uma qualidade de vida anunciada aos nossos filhos e cidadãos.

Temos que tomar essa ação como nossa: uma população responsável e comprometida com a eliminação do mosquito, só assim, venceremos essa guerra.

“SE O MOSQUITO MATA, ELE NÃO PODE NASCER.” FOTO ILUSTRATIVA

A SOLUÇÃO É ESSA! FOTO ILUSTRATIVA

REFERÊNCIAS: Caderno de Atenção Básica nº 21- Ministério da Saúde; Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – CONARES – 20/01/16 Município de Água Branca-PI- http://www.aguabranca.pi.gov.br/?p=12704- http://portaloguia.com.br/municipio-de- agua-branca-traca-nova-estrategia-de- combate-a-dengue/ Portaria nº 2.488/GM/MS -21-11-2011; Portaria nº 2.121/MS/18-12-2015;

http://www.conasems.org.br http://www.cosemspa.com.br/wordpress/w p-content/uploads/2015/09/microcefalia- nota-informativa-17nov2015-c-1-1.pdf http://www.cosemspa.com.br/wordpress/w p-content/uploads/2015/09/NOTA_- _ESCLARECIMENTO_MICROCEFALIA-1.pdf http://portalsaude.saude.gov.br/images/pd f/2016/janeiro/21/COES-Microcefalias--- Informe-Epidemiol--gico-SE-02-2016.pdf http://g1.globo.com/jornal- nacional/noticia/2015/11/numero-de- estados-com-casos-de-microcefalia-no- brasil-aumenta.html

TUDO QUE VOCE TRANSMITE... REFLETE EM VOCE!!!!

Mobilização contra o Aedes eagypti Secretaria Municipal de Saúde – Turvo – Pr.