Arte I Prof. Luciana Cesconetto

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os campos da semiótica: sintaxe,semântica e pragmática
Advertisements

Exemplo de organização para o Plano de Trabalho Docente em Arte.
Composição e Projeto Gráfico
Copyright © 2016 Author Júlia Stocco Sanches Valentin Júlia Stocco Sanches Valentin 1, 2 ; Lívia Stocco Sanches.
A CRIANÇA DE SEIS ANOS E AS ÁREAS DO CONHECIMENTO Patrícia Corsino.
A INFÂNCIA E SUA SINGULARIDADE Sônia Kramer Acadêmicos: Cláudia Gadotti Edir Giacomelli Gustavo Martins.
Direito autoral, direitos autorais ou direitos de autor são as denominações empregadas em referência ao rol de direitos dos autores sobre suas obras intelectuais,
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE ARTES E DESIGN DEPARTAMENTO DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS CURSO DE TEATRO – LICENCIATURA UNIVERSIDADE FEDERAL.
CURSO DE EXTENSÃO EM ALFABETIZAÇÃO CRIATIVIDADE E MOVIMENTO.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COMO CHEGAMOS À SEGUNDA VERSÃO BNCC 15 Março CONCLUSÃ O DA CONSULTA PÚBLICA 2 Dezembro DIA NACIONAL DA BASE 16 Setembro.
INTRODUÇÃO À FOTOGRAFIA Composição; enquadramento; regras e quebra de regras 15/11/2016www.nilson.pro.br1.
Superintendência de Políticas para a Educação Básica Diretoria de Educação Básica Coordenação de Ensino Médio Entrelaçando Leitura e Letramento: um diálogo.
O Texto Dramático A Representação Teatral
Unidade 5 / CAPÍTULO 24 Introdução ao estudo da Óptica e Natureza da Luz Professor: ISRAEL AVEIRO
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
PAISAGEM de Vicente Mecozzi
OS GÊNEROS TEXTUAIS DO CINEMA EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
- Introdução à Semiótica -
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
Rodas Cantadas Sandra Rhoden
ELEMENTOS DE COMPOSIÇÃO CÊNICA
Tele-Média-arte A Telepresença Multimodal no Suporte do Ensino e Treino Artístico a Distância Online Inclusivo Financiamento:
Semiótica ou teoria dos signos
P-ARTE A ARTE DAS PALAVRAS
Sinais e Sistemas Aula 1 - Revisão
Hélbio Gabriel Rodrigues Pereira
Hagáquê O HagáQuê é um software educativo de apoio à alfabetização e ao domínio da linguagem escrita. Trata-se de um editor de histórias em banda desenhada.
Retificadores não controlados
Elaboração de um projeto de pesquisa
Carl Orff Tramas e Fios – p
cinemática Podcast AR VÁCUO Conceitos básicos
Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura
I ENCONTRO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Aulas Multimídias – Santa Cecília
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO - PNEM
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Universidade Federal do Espírito Santo
Análise nodal Prof. Luis S. B. Marques MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Desenvolvimento ou corpo do artigo
Amplificadores operacionais
Circuitos trifásicos Prof. Luis S. B. Marques MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Análise de Malhas Prof. Luis S. B. Marques MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Língua e Linguagem Professora: Marlene Pires Martins.
Quanto ao tema (assunto, documento ou arte)
Retificadores Controlados
Elementos da sintaxe visual
TÍTULO INTRODUÇÃO RESULTADOS E DISCUSSÃO OBJETIVOS CONCLUSÃO
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Conversores cc-cc não isolados Prof. Luis Marques
Ressonância Paralelo Prof. Luis S. B. Marques MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Plano da Disciplina: Filosofia.
Semiótica ou teoria dos signos
Sintaxe Visual. Elementos básicos da comunicação visual 2 PONTO LINHA FORMA DIREÇÃO TOM COR TEXTURA DIMENSÃO ESCALA MOVIMENTO.
Comunicação e expressão
Arte I Prof. Luciana Cesconetto
LIÇÃO 1 - NA BÍBLIA, A BÚSSOLA DA VIDA
ELEMENTOS DO TEATRO. NOS BASTIDORES UMA PEÇA TEATRAL NÃO É FEITA APENAS PELOS ATORES QUE APARECEM NO PALCO, OUTRAS PESSOAS TAMBÉM PARTICIPAM DE UMA PEÇA.
Criar 5/6 Educação Visual © Raiz Editora, Todos os direitos reservados. Teoria da Gestalt.
- Introdução à Semiótica -
Conversores CC-CA (Inversores)
O PIBID COMO AGENTE TRANSFORMADOR
TÍTULO DO TRABALHO (tamanho da letra 54) autores e coautores (tamanho da letra 40) ¹Informações sobre o trabalho – Por ex: Parte de Trabalho de conclusão.
Profª Roseli Pinto Ernest
Circuitos de proteção contra sobretensões
Ética e Moral O problema da ação e dos valores Prof. Ms. Joelson Silva de Araújo.
A palavra técnica vem do grego téchne, que se traduz por “arte” ou “ciência”. Uma técnica é um procedimento que tem como objetivo a obtenção de um.
Objetivos: * Conhecer processos de criação utilizados pela linguagem teatral. * Reconhecer a função social do teatro. * Conhecer o trabalho de dramaturgos.
LINGUÍSTICA APLICADA 28 July Tanto a linguagem verbal como a visual permitem construir representações de mundo (função de representação), atribuir.
TÍTULO DO TRABALHO (tamanho da letra 54) autores e coautores (tamanho da letra 40) ¹Informações sobre o trabalho – Por ex: Parte de Trabalho de conclusão.
Transcrição da apresentação:

Arte I Prof. Luciana Cesconetto MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA. CAMPUS JOINVILLE DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO DE ENSINO

Introdução teórica

1.Definição conceitual: Arte O termo designa uma área de conhecimento que faz parte da grande área “Linguagem, códigos e suas tecnologias”. ARTE é um trabalho humano (ou objeto resultante de um trabalho) que implica a construção através de signos. Segundo PEIRCE (2000), estudioso da semiótica, os signos podem ser: símbolos, ícones ou índices.

SÍMBOLO : “SÍMBOLO é o signo que é uma abstração de um concreto. Refere-se ao objeto que denota em virtude de uma lei, e portanto, é arbitrário e convencionado” (http://semiotica-unicv.blogspot.com.br/2010/05/o-signo-de-pierce-e-as-suas-divisoes.html). ÍCONE: “ÍCONE é um signo que é uma imagem. Caracteriza-se por uma semelhança, por imitação e independe do objeto que lhe deu origem, quer se trate de coisa real ou inexistente” (http://semiotica-unicv.blogspot.com.br/2010/05/o-signo-de-pierce-e-as-suas-divisoes.html). ÍNDICE : “ÍNDICE é um signo que é um indicador. Relaciona-se efetivamente com o objeto, por contiguidade, por associação. Aquilo que desperta a atenção num objeto, num fato, é seu índice. Permite, por via de consequência, a contiguidade entre duas experiências ou duas porções de uma mesma experiência” (http://semiotica-unicv.blogspot.com.br/2010/05/o-signo-de-pierce-e-as-suas-divisoes.html).

Arte é um trabalho, um fazer, que implica uma técnica. “ A arte é um fazer. A arte é um conjunto de atos pelos quais se muda a forma, se transforma a matéria oferecida pela natureza e pela cultura. (…) A arte é uma produção; logo, supõe trabalho” (BOSI, p. 13). Os gregos a chamavam “techné” daí vem a palavra “técnica”

2. Linguagens artísticas Artes visuais Teatro Dança Música (além de outras: artes audio-visuais/ arquitetura/ literatura...) Artes visuais, teatro, dança e música são as quatro linguagens artísticas que se tornaram obrigatórias no ensino básico através da lei 13.278/2016.

3. Elementos das linguagens Para poder construir um trabalho artístico precisamos manejar, arranjar, compor elementos de uma linguagem, signos de uma linguagem.

Elementos da linguagem visual (DONIS, p. 51) Ponto Linha Forma Direção Tom Cor Textura Dimensão Escala Movimento

Para visualizar os elementos da linguagem visual: http://historiadasartesvisuais.blogspot.com.br/201 1/06/os-elementos-da-linguagem-visual- como.html

Elementos da linguagem cinematográfica Planos (plano geral/ plano americano/ plano médio/ primeiro plano/ plano detalhe) Enquadramento (inclui: tipos de planos/ altura do ângulo/ lado do ângulo) Movimentos de câmera (travelling/ panorâmica/ circular/ movimento da objetiva: zoom in e zoom out) Edição / montagem

Elementos da linguagem musical Ritmo: composição do som na relação com o tempo. Melodia : notas em sequência Harmonia: notas arranjadas simultaneamente

Elementos da linguagem dança : movimentos corporais Podemos analisar / compor sequências de movimentos realizados com o corpo todo ou com partes do corpo específicas que podem se mover em termos de “fatores do movimento” (LABAN, 1978): 1. Espaço – direções/ níveis/ caminhos/ tamanho 2. Tempo – rápido/ lento 3. Fluência – fluxo livre/ entrecortado/ parado 4. Força – forte/ suave

Elementos da linguagem teatral Elementos essenciais(arte do ator): Gesto Voz Outros elementos da linguagem(encenação): Cenário Figurino Iluminação Sonoplastia

4. O teatro como linguagem Significados do vocábulo “teatro” Peça teatral escrita, o texto dramático Encenação teatral Edifício teatral (Ex: Teatro Italiano, Teatro Elisabetano, Teatro de Arena)

Representação teatral realista

Jogos teatrais

O fazer artístico

Estudo teórico-prático de cenas Leitura dramática Estudos de mesa Ação dramática Improvisação sobre cenas

Bibliografia BOSI, Alfredo. Reflexões sobre a arte. São Paulo : Ática, 1986. http://semiotica-unicv.blogspot.com.br/2010/05/o-signo-de-pierce-e-as-suas- divisoes.html LABAN, Rudolf. Domínio do movimento. São Paulo : Summus Editorial, 1978. DONIS, A. Donis. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2007. SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo : Perspectiva, 1982. PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica. São Paulo, Perspectiva, 3.ed., 2000, trad. José Teixeira Coelho Neto