A afirmação da Europa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tratados da União Europeia
Advertisements

Como funciona a União Europeia
O O caminho para a União Europeia. Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) França Alemanha Itália Holanda Bélgica Luxemburgo1951 Assinatura do Tratado.
1 Reinaldo Lucchesi ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) Empresas, Mercados e Negócios.
7º Programa-Quadro de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico ( ) GPPQ – Gabinete de Promoção do 7º Programa-Quadro de I&DT Ciência 2010– 6.
As Instituições da União Europeia Trabalho realizado por: Ana Catarina Helena Nunes Marta Pelado.
INSTITUIÇÕES DA UNIÃO EUROPEIA. Instituições da UE Parlamento Europeu Conselho da União Europeia Comissão Europeia Tribunal de Justiça Tribunal de Contas.
Escola Profissional de Cuba Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde Ano Letivo 2015/2016 Disciplina: Área de Integração Mestranda: Sónia Correia 1.
ECONOMIA E MERCADO. UNIDADE III SISTEMA FINANCEIRO NO BRASIL. MAIO / 2016 Prof. Nailde Medeiros.
As instituições da União Europeia 2015/2016 Trabalho Realizado por: Adriana Duarte Adriana Martinho Claúdiu Rus.
Escola Profissional de Cuba Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde Ano Letivo 2015/2016 Disciplina: Área de Integração Mestranda: Sónia Correia 1.
Escola Profissional de Cuba Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde Ano Letivo 2015/2016 Disciplina: Área de Integração Mestranda: Sónia Correia 1.
União europeia Feito por: Viviane Andrade Adalgisa delgado Elisiana Pereira Ivanilde Vaz I Instituições da união europeia.
Escola Profissional de Cuba Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde Ano Letivo 2015/2016 Disciplina: Área de Integração Mestranda: Sónia Correia 1.
Funcionando como um mercado único com 28 países, a UE é uma importante potência comercial a nível mundial. A política económica europeia apoia o crescimento.
Programa MCA – Cabo Verde. Agricultura/RuralInfra-estruturas Transformação Componente, para expandir as oportunidades económicas nas zonas rurais, a curto/médio.
Escola Profissional de Cuba Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde Ano Letivo 2015/2016 Disciplina: Área de Integração Mestranda: Sónia Correia 1.
A Clusterização do Mar e as Actividades do Mar
Blocos econômicos.
OMC – O INÍCIO Grande Depressão
Processo de Integração da Europa Ocidental
NOVAS ORGANIZAÇÕES E GRUPOS INTERNACIONAIS
Comissão de Obras Publicas Transportes e Comunicações
0s sete Principios do Cooperativismo
Europa – Espaço econômico
Orçamento Plurianual da União Europeia
Teresa Gardner Gomes | Faculdade de Direito da UNL
UNIÃO EUROPÉIA.
Curso Técnico em Agronegócio Comercio Exterior
GLOBALIZAÇÃO GLOBALIZAÇÃO
INOVAÇÃO, ESTRATÉGIA EMPRESARIAL & ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
INTRODUÇÃO À ECONOMIA DE EMPRESA
Desenvolvimento Rural
Economia Solidária no Brasil
PROJETO DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO COMUNITÁRIA
As Instituições Da União Europeia
Instituições da União Europeia
Globalização.
Apogeu e declínio da influência europeia
Prof: Rafael Dall’Agnol
Comércio à escala mundial
Trabalho de Geografia 8ªB
Pedro Pita Barros Universidade Nova de Lisboa
G-20.
MARCO DOMINGUES – Economia Social do Apoio Social ao Desenvolvimento Local MANAUS.AMAZONAS.BRAZIL 2017.
Revisão Avaliação Módulo 1 e 2  Prof.º Fylipe Alves.
Blocos REGIONAIS ou Blocos Econômicos
A NOVA ORDEM MUNDIAL.
Globalização, multipolarização e Fragmentação do espaço mundial
Guiné Bissau Dos desafios às oportunidades
SESSÃO REGIONAL DO AMBIENTE
Professor: João Claudio Alcantara dos Santos
A economia europeia: juntos somos mais fortes
Medidas apontadas pelo Relatório Brundtland
São Tomé e Príncipe Dos desafios às oportunidades
Índice  Integração económica Formas de integração económica Mercado comum do Sul (MERCOSUL) União Europeia (UE) Acordos comerciais Vantagens e desvantagens.
Correção da 4.ª ficha de avaliação
Proposta de Constituição de um Fundo Interamericano de Fomento ao Trabalho Decente Referência a experiência européia de constituição de um Fundo Social.
Parcerias entre cidades e o mundo rural
Blocos Econômicos.
Organismos Internacionais e os Blocos Econômicos
Década de 70 As instituições europeias tornam-se mais democráticas
UNIÃO EUROPEIA PROCESSO DE EVOLUÇÃO.
ESTADO: FORMA ESPECÍFICA
Reconstrução e política de blocos
Para possibilitar uma formulação única do sistema cooperativista, em 1995, por ocasião do Congresso da Aliança Cooperativa Internacional - ACI em Manchester,
Encontro Arquivos Históricos e BNacionais CPLP, Lisboa, maio 2018
Alunos: Camile Eduarda, Edilson Santos, Emily Ortiz, Matheus Santos, Raul Leão.
O reforço da globalização. Globalização: um fenómeno recente? A intensificação e a amplitude do processo de globalização ao longo do tempo.
Um plano de investimento para a Europa
Transcrição da apresentação:

A afirmação da Europa

O alargamento da União Europeia Da CEE6 à UE28 Os objetivos dos Tratados de Roma: • criação de um mercado comum; • adoção de políticas comuns nos domínios da agricultura e dos transportes; • criação de um Fundo Social Europeu; • instituição de um Banco Europeu de Investimentos; • desenvolvimento de relações mais estreitas entre os Estados-membros. Sete alargamentos desde os tratados de Roma. Construção de um espaço económico europeu alargado e sem fronteiras.

O aprofundamento da integração europeia Dos Tratados de Roma ao Tratado de Lisboa Instituem a Comunidade Económica Europeia (CEE) e a Comunidade Europeia da Energia Atómica (EURATOM). 1957 Tratados de Roma O Ato Único Europeu alargou as competências da CEE. 1986 Ato Único Europeu Altera as formas de cooperação entre Estados--membros e a designação de CEE para «União Europeia». Tratado da União Europeia (Maastricht) 1992 Introduz novas alterações nos tratados da UE e modifica o modo de funcionamento das instituições. 2001 Tratado de Nice Torna a UE mais democrática e eficaz e mais apta a resolver problemas a nível mundial. 2007 Tratado de Lisboa

O aprofundamento da integração europeia Objetivos de alguns dos principais Tratados Ato Único Europeu Tratado da União Europeia (Maastricht) Tratado de Lisboa • Instauração da cidadania europeia; • Criação da União Económica e Monetária; • Atribuição de novas competências ao Parlamento Europeu; • Criação do Comité das Regiões; • Definição da Política Externa e de Segurança Comum (PESC); • Reforço da cooperação nos domínios judicial, policial e alfandegário; • Alargamento das competências da Comunidade em domínios como o ambiente, a investigação e o desenvolvimento, a cultura e a proteção dos consumidores. • Reforma das instituições e melhoria do processo de decisão da UE; • Reforço da dimensão democrática da UE; • Reforma das políticas internas da UE; • Reforço da política externa da UE. • Criação de um mercado único europeu, abolindo as fronteiras internas e permitindo a livre circulação de pessoas, mercadorias, serviços e capitais; • Reforço do Sistema Monetário Europeu; • Coesão económica e social.

A estrutura organizativa da União Europeia As instituições da União Europeia

A União Económica e Monetária A Zona Euro O Espaço Schengen

A reafirmação da Europa como centro de poder e de decisão mundial A força da União Europeia Economia europeia representa 25% do PIB mundial; Mercado interno com 502 milhões de habitantes; Primeiro bloco comercial do mundo. Económica e comercial Participação ativa nas principais instituições internacionais; Mais de metade das ETN estão sediadas no espaço comunitário; Maior doador mundial de ajuda ao desenvolvimento; Acordos de cooperação com quase todos os PED. Política Acumulação de capital financiamento da economia – concentra 39% dos stocks existentes de IDE à escala mundial; Sistema financeiro com um papel importante no apoio ao IDE e às estratégias das ETN. Financeira Grande número de centros de I&D e de tecnopolos; Concentração de um conjunto de inovações e de investimentos na pesquisa de novas tecnologias. Técnica e científica

A União Europeia no futuro Uma União Europeia alargada no futuro? Os critérios de adesão de Copenhaga Para aderir à UE, um Estado deve cumprir três critérios: • O critério político: existência de instituições estáveis que garantam a democracia, o Estado de direito e os Direitos do Homem; • O critério económico: existência de uma economia de mercado que funcione efetivamente e capacidade para fazer face à concorrência da UE. • O critério do acervo comunitário: capacidade para assumir as obrigações decorrentes da adesão.

Os desafios da União Europeia A missão da União Europeia no século XXI e a Estratégia 2020 • Assegurar paz, prosperidade e estabilidade às suas populações; • Promover um desenvolvimento económico e social equilibrado; • Vencer os desafios da globalização e preservar a diversidade dos povos europeus; • Fomentar os valores que os europeus partilham – o desenvolvimento sustentável, a qualidade do ambiente, os direitos humanos e a economia social de mercado. • Consolidar a reunificação do continente; • Garantir a segurança dos cidadãos. Estratégia de crescimento 2020 Desenvolvimento dos conhecimentos e da inovação. Inteligente Economia mais ecológica, mais eficaz na gestão dos recursos e mais competitiva. Sustentável Inclusivo Reforço do emprego e da coesão social e territorial.

Fim