UNIDADE 3 Educação à distância: conceitos básicos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tema: Novas Tecnologias – Instrumentos que não são instrumentos? Disciplina: Música Ano: 7º Pergunta-desafio : O computador é um instrumento musical? Podemos.
Advertisements

Prof. Paulo Barreto O hardware são as partes concretas de uma máquina, como o gabinete, o teclado, o mouse, a impressora, o disco.
SEMINÁRIO TÉCNICO Novos Produtos Impulsionados pela Impressão Digital Impresso interativo: Conectando o impresso às mídias eletrônicas.
Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias (José Manoel Moran) ● Esperavam-se muitas mudanças na educação, mas as mídias sempre foram incorporadas.
OI AMIGUINHOS! QUE LEGAL TE VER AQUI É O LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA.
FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE – FAFIRE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE INFORMÁTICA EM EDUCACÃO RECIFE/PE 2009 ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NACIONAL EQUIPE: Érika.
Tutorial em duas etapas: Etapa 1: Criação de conta no wikispaces e acesso à página do grupo Etapa 2: Explicação sobre o trabalho de pesquisa.
Olá turma! Preparados para darem mais um passo rumo ao sucesso? Eis que começamos a unidade 3. UNIDADE 3 Educação à distância: conceitos básicos Evolução.
Projeto Multimídia. Tema Animação Linear; Animação Não-Linear; Narrativa Linear; Narrativa Multimídia; HQ – Interativa; Games – Jogo Eletrônico; Interface.
Você já conhece as ferramentas que estarão à sua disposição para a mediação com os alunos? Então venha comigo!
Introdução e Conceitos.
Pesquisa e análise de informação
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
pensamento crítico Cleomara Mendes Demétrio Elaine Lima Santos
Armazenamento de dados em Nuvem
FUNIL DE VENDAS CAMINHO PARA GERAR RESULTADOS.
OS plágios e as coincidências na propaganda.
Seja bem vindo a Nossa Transmissão ao vivo sobre o SAT
Angelita Marçal Flores
Unidade 4 Interação Online e Educação à Distância
FRANCISCO JUSCELINO DA SILVA MARTINS
Browser Um browser (web browser), ou navegador, é um programa de computador que permite aceder a documentos virtuais da Internet, também conhecidos como.
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
UMA BREVE APRESENTAÇÃO
Ciências da INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO & COMPUTAÇÃO
Metodologia do Trabalho Científico
Concepções da Psicologia sobre o desenvolvimento humano
NOVAS TECNOLOGIAS 4.4 COMUNICAÇÃO.
UNIDADE 1 A plataforma Moodle e suas ferramentas
Hoje em dia quando viajamos é comum usar o GPS
Tecnologias de Informação e Comunicação
Coleção Ensinar e Aprender no Mundo Digital
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Técnicas para Apresentação do Vídeo Pitch
Uso de Tecnologias no Ensino de Química
Esse é o primeiro curso sequencial da Informapática.
Tópicos avançados específicos em jornalismo II
Tecnologias e Linguagens
Parte III – Planejando o Projeto
IV Seminário de Pesquisa em Linguagem e Literatura - Sepell
Uso das Ferramentas Tecnológicas
Virando YouTuber Andrey Cardozo.
Capacitação para professores
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
De: Lucas Matos.
Fórum - Unidade I - Sua experiência
Olá!!! Com o crescente uso das tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educacionais a educação a distância (EAD) tornou-se, no Brasil e.
Leia tudo a respeito Microsoft Notícias do SharePoint
Aula 3.3.
Elektra: Um chatterbot para uso em ambiente educacional
Curso Técnico em Informática
Aula 3.2.
PACTO PELA EDUCAÇÃO DO PARÁ
Disco Virtual.
Núcleo de Desenvolvimento Académico
BLOGS Mídias na Educação Maria Rosangela Bez.
AVALIAÇÃO DA FLUÊNCIA 2018.
Trabalho de Conclusão de Curso I
Bem-vindo ao novo PowerPoint
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO AGRONEGÓCIO
Como criar um documento colaborativo no Google Documentos.
Tecnologias de Informação e Comunicação
Disciplina: Orientação de Estudo Profs. Ana Cristina, Oscar e Rafael
N Q E modelo VIAGENS S Como projetar uma localização com base em uma viagem de campo visualizada por outros estudantes. Um modelo para alunos criarem.
Prof. Elisson de Andrade
Videocast Paulo Costa Patrocinadores Platina Patrocinadores Ouro
no PowerPoint Sete maneiras de trabalhar em conjunto
Núcleo de Desenvolvimento Académico
Prof. Elisson de Andrade
Transcrição da apresentação:

UNIDADE 3 Educação à distância: conceitos básicos Olá turma! Bem-vindos de volta.  UNIDADE 3 Educação à distância: conceitos básicos Ensino/aprendizagem e Novas tecnologias

Como elas poderiam auxiliar no seu processo de aprendizagem? Essas são algumas das questões sobre as quais refletiremos a partir de agora... Você sabe o que são NTICs?

Para início de conversa... Nas Timelines produzidas por vocês sobre a evolução da EaD, pudemos observar como as tecnologias da comunicação (TICs) foram instrumentos importantes para que a educação nessa modalidade fosse realizada e avançasse. Percebemos, inclusive, que algumas classificações das fases da EaD são identificadas conforme o recurso utilizado. Nesta semana refletiremos um pouco sobre as NTICs, isto é, sobre as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação e o seu potencial para o processo de ensino-aprendizagem. Hoje quase não conseguimos vislumbrar o ensino em EaD sem a internet. Daí surge uma outra questão: será que alunos e professores estão usando a WEB em toda sua potencialidade para favorecer o processo de Ensino-Aprendizagem? A resposta será provavelmente “não”. Isto porque a WEB é uma fonte inesgotável de informação e de recursos. Para início de conversa...

Web 2.0 Embora tenha sido usado antes, foi só formalmente reconhecido quando em uma conferência Tim O’Reilly procura definir o termo. De forma sucinta, podemos dizer que WEB 2.0 se refere a segunda geração da internet, na qual a participação do usuário é bem mais efetiva, isto é, mais interativa. Por exemplo, na geração 1.0 o usuário era mero espectador/receptor das informações veiculadas; Já na segunda versão, o usuário passa a responder, a contribuir nas páginas que utiliza. Atualmente podemos dizer que já caminhamos para uma terceira geração, a WEB semântica. Mas essa é uma outra história... Importante saber...

Provavelmente você respondeu: “No Google, é claro...” Hoje se temos alguma dúvida ou se queremos saber mais sobre algo onde procuramos? Provavelmente você respondeu: “No Google, é claro...” Segundo O’Reilly, o padrão de busca e armazenamento do Google é um marco e uma característica da WEB 2.0; diferente da WEB 1.0 que usava um sistema mais estático e menos cumulativo. Outro marco da WEB 2.0 é o modo de construção coletiva do conhecimento instaurada pela Wikipédia, que academicamente ainda não é vista com bons olhos justamente por não ser possível identificar a autoria dos textos e portanto a responsabilidade pelas informações veiculadas. Continuando a conversa...

Qual você usa para estudar? Acompanhando o desenvolvimento da WEB, uma série de dispositivos veem sendo criados. Qual é o seu? Qual você usa para estudar?

Computador do tipo Desktop? Tablet? Smartphone?

Seja qual for o seu dispositivo... A WEB pode ser um espaço muito rico de recursos e fontes de pesquisas para ajuda-lo nos seus estudos e nos seus trabalhos. Nela você vai encontrar: Blogs Redes sociais Redes Sociais de aprendizagem Bibliotecas Imagens, vídeos Editores de áudio, vídeo, imagens... Inúmeros aplicativos e programas para realizar diversas funções... Como estudante de graduação e como cidadão consciente que é, você deverá pensar nas questões de direitos autorais ao usar os materiais encontrados na internet...

Vou mostrar alguns dos recursos que mais gosto de utilizar tanto como professora quanto como pesquisadora...

Imagine a seguinte situação dramática: Você passou a noite toda ou um dia inteiro fazendo um trabalho no seu computador (Notebook, netbook, Tablet...). Como você é uma pessoa esperta, é claro que você foi salvando tudo. Porém, de repente o computador apagou. E agora? O que fazer? Só um técnico em informática para te salvar. Mas e se você precisa daquele seu trabalho com urgência? Afinal você tem prazos a cumprir... O que fazer? Imagine a seguinte situação dramática:

Imagine uma situação menos dramática... Você sempre leva o seu pendrive consigo, mas hoje você esqueceu. Você precisa de um arquivo que está nele ou no máximo no seu computar (que também não está com você). E agora? Nenhuma dessas situações seria um problema pra você, se você tivesse salvo os seus arquivos nas nuvens... Imagine uma situação menos dramática...

Mas afinal o que significa salvar nas “nuvens”? Quer dizer que você vai salvar seus arquivos de forma remota de modo a poder acessa-los de qualquer computador com internet. Na verdade, você salvou os arquivos no seu computador (para acesso off-line), mas também em um drive (servidor) na internet (para acesso online). Os drives mais conhecidos são: Você já ouviu alguém dizendo: “Vou guardar meus arquivos na nuvem” Para entender melhor o conceito: http://www.youtube.com/watch?v=FDFejm-ovtI

Como funciona? Ele funciona como uma espécie de “pendrive virtual”, isto é, como um dispositivo remoto no qual você armazena os seus arquivos no seu computador, mas também nas nuvens e através de uma conta no Dropbox você pode acessá-los de qualquer lugar. Não é fantástico?! Eu adoro... Veja esse vídeo explicativo (basta copiar o link e colar no navegador): http://www.youtube.com/watch?v=c7Mn5B7bB-k O meu drive preferido por enquanto é o Dropbox, mas o Google Drive vem me conquistando 

Seria possível, por exemplo, criar um repositório de livros e artigos organizados em pastas... Vocês podem fazer isso entre vocês. Todos criam uma conta no Drive escolhido, uma pessoa cria a pasta, compartilha com os outros e todos podem contribuir acrescentando livros. É só uma ideia...  Armazenar nas nuvens pode ser um recurso muito útil para um estudante EaD. Você não acha?

Agora vamos a tarefa da semana Apresentar e explicar as funcionalidades de uma ferramenta ou recurso que possa ser útil para o processo de ensino-aprendizagem. Essa apresentação/explicação deverá ser feita por meio de um mapa semântico/conceitual. Esse mapa deverá ser postado como imagem no fórum 12. P.s: Você pode apresentar qualquer tipo de ferramenta, inclusive aplicativos para celular ou tablet; desde que possa ter potencialidade educacional...

Mas o que é um mapa conceitual ou semântico? Para saber mais... Mas o que é um mapa conceitual ou semântico? O que é? http://pt.wikipedia.org/wiki/Mapa_conceitual Exemplos: http://www.slideshare.net/denyssales/oficina-mapa-conceitual-out2011 Uma explicação mais acadêmica: http://www.praticadapesquisa.com.br/2010/11/construindo-mapas-conceituais.html

O Primeiro foi feito no PowerPoint; o segundo no Paint. O terceiro parece ter sido feito como “SmartArt”. O último parece ter sido feito com um gerador de mapas. Mas você pode utilizar qualquer editor de imagem que preferir. Lembrando que você deve salvar e publicar o seu mapa no formato de imagem. Ok? A seguir apresento alguns exemplos de mapas. Os dois primeiros foram feitos por mim. Os demais estão veiculados de forma livre na internet

Exemplo: Mapa 1 Permite armazenar arquivos de forma remota Funciona como um “pendrive virtual” É possível criar uma pasta em cada um dos seus dispositivos que é sincronizada automaticamente É necessário criar uma uma conta

Exemplo: Mapa 2

Exemplo: Mapa 3

Exemplo: Mapa 4

Tarefa da Semana. Recapitulando... 1 – Pesquisar uma ferramenta ou recurso da WEB; 2– Apresentar e explicar, resumidamente, as funções desse recurso por meio de um mapa conceitual; 3 – Criar um novo tópico e postar esse mapa como imagem (semelhante à tarefa da Timeline) no fórum da semana 11; 4- Comentar a ferramenta ou recurso apresentado por um colega; 5- Responder aos comentários feitos sobre sua postagem. Em resumo, você deve...

Então é isso, pessoal. Vamos ao trabalho... 