Solução de erros comuns e Reinstalação de TEF

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Solução de erros comuns e Reinstalação de TEF

Solução de erros comuns de TEF e Reinstalação Objetivo deste treinamento é apresentar a solução de alguns erros cotidianos de TEF, e abordar uma reinstalação, que é o mesmo processo de uma instalação. Erro 30 ou 31 – Pinpad Erro SITEF Teste de comunicação Erros 55 e 57 - Problema cartão Erro 60 – Ligue cartão Erro 70 modo inválido Erro 42 – Pinpad Erros por falta de configurações no ERP Como Inserir ou alterar Imagem nas bandeiras Procedimento completo de reinstalação de TEF (Open VPN)

Erro 30 ou 31 Pinpad

Erro 30 ou 31 Relacionado a comunicação com o Pinpad Ao se deparar com este erro, significa que as configurações relacionadas a instalação do Pinpad estão erradas ou incompletas. Após implantado o TEF este erro está sujeito a acontecer sempre que o cliente remover a USB da porta e inseri-la novamente. Em alguns computadores, se inserir na mesma porta não acontece, no entanto em outros mesmo inserindo na mesma o Windows entende uma nova porta. Atente-se as configurações a seguir para solução

Verificar situação de instalação Pinpad e porta Conferir se o driver do pinpad está instalado: Acesse: Gerenciador de dispositivos> O pinpad deve ser localizado, conforme imagem ao lado. Caso esteja desta forma, siga com as demais orientações de instalação. Atente-se a porta que está sendo informada (neste caso COM4) Problemas no Pinpad Caso exista uma exclamação amarela em cima do dispositivo é porque falta instalar o driver. Se não existir o Driver na listagem é porque não existe comunicação, ou não está com o periférico conectado ou há uma falha no cabo. Nestes casos é necessário entrar com a assistência técnica do fabricante. (Para Gertec: www.gertec.com.br - 11 - 2173-6500 )

Localizando o arquivo sitef.ini Acesse: Executar> clisitef.ini> Em versões 64 bits acesse diretamente pelo endereço: C:\Windows\SysWOW64 e localize o arquivo “Clisitef.ini”

Configurar porta no arquivo Clisitef.ini Ao abrir o arquivo clisitef.ini o campo “porta” tem que estar com a mesma numeração em que de fato esta a porta do pinpad: No exemplo a porta era com 4, sendo assim devemos preencher 4

SITEF inativo

Sitef Inativo Este erro está relacionado a alguma falha no Open VPN para isso será necessário parar e retomar o serviço. Se atente nas configurações a seguir de como fazer

Localizar o Serviço Open VPN Acesse: Executar> services.msc>

Reiniciar o Serviço Open VPN 2 - Abrir o arquivo> tipo de inicialização: automático> Aplicar> OK localizar o arquivo open VPN> 1- Parar o serviço> 3 – Iniciar ou Reiniciar Serviço>

Teste de Comunicação

Teste de comunicação Acesse o Menu Gerencial do POS> Opção 1:

Erros 55 e 57 – Problema Cartão

Erros 55 e 57 – Problema Cartão Erro decorrente da falta de saldo/limite ou senha do cartão. Relacionado ao cartão do cliente, não é um retorno de erro da aplicação Sitef, mas sim da operadora que não aceitou a transação com esse cartão em específico. Para solução, passe a venda com outro cartão ou entre em contato com a operadora para mais detalhes do motivo exato da transação negada.

Erro 60 – Ligue Cartão

Erro 60 – Ligue Cartão Erro referente a validação do cartão em específico com a operadora, ou ainda decorrente de problemas na validação de cartões de um modo geral (problemas com a autorizadora, operadora de cartão contratada). Para solução, entre em contato com a sua operadora e informe o erro que ocorre. Solicite a liberação de uma carga de tabelas full.

Erro 70 - Modo inválido

Erro 70 - Modo inválido Esse erro pode ocorrer em duas situações diferentes: 1- Plano de pagamento selecionado é de módulo diferente do cartão inserido. Exemplo: · Na finalização da venda o caixa selecionou o plano de pagamento Visa Crédito 1x, porém, o cliente inseriu um cartão Visa Electron (débito). 2- Cartão inserido não está liberado para o estabelecimento. Exemplo: · Cliente está tentando pagar a venda com um cartão American Express, mas o lojista não possui a bandeira American Express liberada. O erro 70-modo inválido ocorrerá, e após algumas tentativas o TEF solicitará que o cartão seja removido. Ao remover o cartão, aparece a mensagem de erro: “Cartão não configurado”. Comumente ocorre com cartões American Express e Hipercard, mas pode ocorrer com qualquer bandeira que o cliente não possua liberada para roteamento. Nesse caso, o cliente deverá entrar em contato com a operadora e soliciar a liberação da bandeira. APÓS ligar na operadora e solicitar a liberação da bandeira, deverá abrir um chamado no sistema Microvix solicitando uma carga de tabelas. (Fila de atendimento: 47.122 – Microvix N2 – Suporte TEF)

Erro 42 - Pinpad

Erro 42 - Pinpad Ao realizar uma transação TEF dedicado, ocorre erro “42 - Pinpad” e a venda não é finalizada. O erro “42 – pinpad” ocorre devido a problemas na criptografia do pinpad. Pode ocorrer se o pinpad possui firmware em versão muito antiga, ou se as dlls clisitef do computador, estão desatualizadas. Caso trate-se de operadora Getnet, é obrigatório que o cliente utilize um pinpad fornecido pela própria Getnet. Para solução, siga e cheque os passos abaixo: 1. Acesse http://www.microvixerp.com.br/download/tef/Utilitarios/clisitefWin32.zip, faça o download do arquivo .zip; 2. Salve o arquivo na pasta C:\MicrovixTEF; 3. FECHE o programa MicrovixPOS; 4. Descompacte e copie os arquivos DENTRO da pasta descompactada. 5. Cole os arquivos copiados na pasta C:\Windows\System32 ou SysWOW64(caso exista); 6. Abra novamente o MicrovixPOS e teste a venda. Caso não resolva, será necessário trocar o equipamento pinpad.

Erros por falta de configurações no ERP

Ao finalizar a venda com cartão, não abre a janela do TEF no MicrovixPOS: Faturamento> Cadastros Auxiliares> Planos de pagamento> Dentro de cada plano de pagamento que deve ser utilizado no TEF, a forma de pagamento deve estar “Cartão” incluir a marcação “Usa TEF” e o campo “QTD de parcelas e prazo entre parcelas” devem estar preenchidos

O Plano de pagamento cadastrado não aparece no POS Empresa> Parâmetros Globais> POS> Informar dentro do combo de cada bandeira seus respectivos planos:

Como inserir/alterar imagens nas Bandeiras.

Como inserir ou alterar uma bandeira de cartão: Empresa> Parâmetros Globais> POS> clicar no link> Inserir/Alterar bandeiras de cartão Informe o nome e tipo de bandeira e clique em salvar> Após salvar pode configurar uma imagem:

Como configurar ou alterar uma bandeira de um plano existente Empresa> Parâmetros Globais> POS> clicar no link> Configurar bandeiras de cartão> Clique em procurar selecione seu novo arquivo com a imagem, e ao salvar a mesma será inserida como nova bandeira.

Como cadastrar ou conferir o cadastro do Pinpad

Como cadastrar ou conferir o cadastro o Pinpad Empresa> parâmetros Globais> Acesso Restrito> NFc-e/SAT> Pinpad> cadastrar **Caso o cliente não use TEF não é preciso configurar Numero de série: Verificar a marcação no aparelho N° do PDV para TEF: É composto por 8 dígitos formado pelo seguinte formato: Descrição: Indicação do Pinpad ex: Caixa 1 N° Portal + Empresa + PDV Portal sempre com 4 dígitos, se o portal tiver apenas 3 informar um S na frente ex: Portal com 4 digitos: 1035 Portal com 3 digítos: S837 Empresa: 01, 02, 03 ... PDV para TEF: 01, 02, 03.. EX: 10350101

Cadastro da ECF - somente POS PAF

Cadastro da ECF Empresa> Parâmetros globais> Acesso restrito> Emissor de Cupom fiscal> Configuração realizada pela Ativação do TEF na geração do certificado (LINX) Ao Editar um cadastro Existente: (implantação) Ao configurar um cadastro Existente (implantação) A opção Clisitef ou Dtef deve ser verificada na contratação do cliente..

Reinstalar o TEF.

Reinstalação de Open VPN ou Reinstalação do TEF Para reinstalação do TEF será necessário solicitar ao suporte o certificado do TEF deste cliente, e seguir rigorosamente o manual de instalação do TEF. Caso o cliente já possua liberação para o suporte, basta que o mesmo entre em contato com o suporte a clientes, que o mesmo realiza todo o procedimento. Caso o consultor esteja em implantação, e seja necessário a reinstalação do TEF é necessário abrir um chamado para fila 47.122 – Microvix N2 – Suporte TEF solicitando o certificado digital do cliente “Solicito o certificado digital do portal XXXX empresa XX CNPJ XXXXXXX” Após o recebimento do certificado seguir rigorosamente a instalação conforme manual do TEF

Manual do TEF Download do Software VPN: Acesse: www.microvixerp.com.br/download/tef e realize o download do aplicativo openvpn-2.2.1-install.exe. OBS.: Como identificar se o Windows é 32 ou 64 bits? Acesse a pasta C:\Windows e verifique se existe uma pasta chamada SysWOW64. Em caso positivo, o Windows é de arquitetura 64 bits. Caso exista apenas a pasta System32, o Windows é de arquitetura 32 bits. ** Recomendado desinstalar o Antivírus. Ou solicitar ao técnico de informática a liberação da Open VPN no antivírus.

Cuidados para instalação no W8 CASO WINDOWS 8: Realize o download do aplicativo openvpn-install-2.3.4-I002-i686.exe ouopenvpn-install-2.3.4-I002-x86_64.exe, caso o Windows tenha arquitetura em 64 bits. CASO WINDOWS 8²: COLOQUE OS EXECUTÁVEIS EM MODO DE COMPATIBILIDADE: Acesse apasta C:\Arquivos de Programas ou Arquivos de Programas (x86) – caso exista\OpenVPN\bin –clique com o botão direto do mouse nos arquivos openssl.exe, openvpn.exe, openvpn-gui.exe, openvpnserv.exe e tapinstall.exe – clique em “Propriedades”, “Compatibilidade”, “Executar esseprograma em modo de compatibilidade – Windows 7”, “Executar esse programa comoadministrador”, “Aplicar” e “OK”:n VPN:

Certificado Crie uma pasta em C:\MicrovixTEF, cole e descompacte o certificado dentro dessa pasta. Essa pasta irá servir de BKP. (O certificado é encontrado na OS de ativação TEF) Após descompactado o certificado, copie todos os arquivos dentro da pasta do certificado e cole em: C:\Arquivos de programas ou Arquivos de Programas\OpenVPN\config. *Caso o Windows seja 64 bits, a pasta em que se encontra o OpenVPN é a Arquivos de Programas (x86).

Renomeie o Adaptador de Rede

Desabilitar firewall

Concluir configurações Iniciar o serviço Open VPN (conforme Slide 10 e 11) Configurar porta de Pinpad (conforme Slide 5,6 e 7) Realizar o teste de comunicação (conforme Slide 13) Realizar um teste de venda> Cancelar o teste de venda.

Relatório de transação de TEF Faturamento> cartões> Transação TEF Permissões de usuários necessárias para visualização deste relatório: Faturamento > Frente de Loja > Relatórios do Frente de Loja Faturamento > Relatórios > Movimento Diário e também Dentro do Grupo de TEF> relatórios

Solução de erros comuns e Reinstalação de TEF Gislaini Bosse Gislaini.bosse@linx.com.br