Oficina TIC TecnoJovem Plano de um Empreendimento de Economia Solidária
Tecnojovem 2014 Produtora: Participantes: Tópicos da apresentação: Tabela de Ofertas (Produto/Serviço) e Demandas Pesquisa de mercado Produtos / Serviços - detalhes Viabilidade Ambiental Viabilidade Social Viabilidade Econômica Etapas necessárias para começar
Tecnojovem 2014 Produto/Serviço: Descreva aqui os serviços e/ou produtos que sua produtora oferece
Tecnojovem 2014 Pesquisa de mercado TIPO DE CLIENTE Vizinhança: 70% USUÁRIO DOMICILIAR 30% COMÉRCIO Local de aplicação do questionário: CACHAMBI – CENTRO – NILÓPOLIS – SANTA TERESA - COPACABANA As formas de divulgações interessadas: 30% FOLDER 65% WEBSITE 4% PANFLETOS 1% OUTROS Tempo preferencial de atualização para site pessoal: 75% - 1 ANO 20% - 1 A 2 ANOS 5% - 2 A 3 ANOS 0% - 3 A 4 ANOS
Tecnojovem 2014 Pesquisa de mercado Conhecimento sobre existencia de algum curso de fotografia: 15% CONHECE 85% DESCONHECE Possuem computador em casa ou no comércio: 85% POSSUEM 15% NÃO POSSUEM Pagariam um promoter para divulgação da empresa: 90%PAGARIAM 10% NÃO PAGARIAM No caso de satisfação, indicação do mesmo serviço: 100% INDICARIAM 0% NÃO INDICARIAM Conhecimento sobre existencia de algum serviço na região de divulgação e imagem de propaganda: 15 %CONHECE 85% DESCONHECE
Tecnojovem 2014 Pesquisa de mercado Concordam que seria últil um serviço desse na região: 95% CONCORDAM 5% DISCORDAM Formas de pagamento úteis para serviço de imagem e propaganda: 80% DINHEIRO 15% CARTÃO 5% CHEQUE Pagariam para: CRIAR UM SITE – 80% PAGARIAM 20% NÃO PAGARIAM CRIAR UM FOLDER/CARTÃO/PANFLETO – 85% PAGARIAM 15% NÃO PAGARIAM SERVIÇOS DE SUPORTE E MANUTENÇÃO DE IMAGEM? 10%PAGARIAM 90% NÃO PAGARIAM Interesses por outros serviços de informática: 60% PRODUÇÃO MULTIMÍDIA (FOTO, VIDEO, ÁUDIO) 15% CURSOS 5% LAN HOUSE 15% ASSESSORIA 5% OUTROS
Volume de serviço estimado por mês Tecnojovem 2014 Produtos / Serviços - detalhes Produtos / Serviços Volume de serviço estimado por mês Número de integrantes Exemplos Filmagem, fotografia e soluções gráficas. 12 5 Soluções gráficas: edição de imagem, edição de vídeo, criação de layout, cartões, convites e etc.
Tecnojovem 2014 Viabilidade Ambiental Insumos: Câmera digital,cartuchos de impressora e Mídias (Pen Drive, CD'S, DVD'S e Blu-Ray) Resíduos: Pilhas, pen drives, Câmeras e Computadores. Destino: O estabelecimento adere a coleta seletiva.
Tecnojovem 2014 Viabilidade Social Autogestão: Planejamento, organização, fiscalização das atividades através de reuniões semanais. Benefícios para o entorno: Cursos Profissionalizantes de Vídeo e Fotografia. Integração com comunidade e ecosol: Regularmente participamos de reuniões e palestras sobre economia solidária.
Tecnojovem 2014 Viabilidade Econômica Viabilidade Financeira Custos fixos mensais Item / descrição Valor (R$) Aluguel R$ 400,00 Condominio R$ 100,00 Telefone/Internet R$ 100,00 Luz R$ 280,00 Publicidade R$ 00,00 Total custos fixos: R$ 1.580,00 Despesas mensais (administrativas): R$ 1.885,00
Tecnojovem 2014 Viabilidade Econômica Viabilidade Financeira Produtos/Serviços Custo variável mensal (R$) Volume de recursos inicias (R$) Custo com matérias primas Custo com transporte R$ 264,00 Custos Variavéis R$ 4.706,00 Custo Unitário R$ 681,00
Tecnojovem 2014 Viabilidade Econômica Viabilidade Financeira – custos unitários Produtos/Serviços Custo unitário (R$) 12 atendimentos mensais R$ 680,91 Hora extra R$ 100,00
Tecnojovem 2014 Viabilidade Econômica Viabilidade Financeira – fluxo de caixa Viabilidade Econômica 12
Tecnojovem 2014 Viabilidade Econômica Viabilidade Financeira – fluxo de caixa Viabilidade Econômica 12
Tecnojovem 2014 Viabilidade Econômica Viabilidade Produtiva Remuneração média por pessoa = R$ 680,91 Média de horas trabalhadas por dia = 4 horas Média de dias trabalhados por mês = 6 dias
Tecnojovem 2014 Etapas necessárias para começar - Levantamento de recursos: Realizar atendimentos domiciliares Fechar planos com estabelecimentos comerciais Fechar planos com usuários domiciliares Fechar planos com escolas - Capacitação: Estágio e cursos de aperfeiçoamento. - Local: Própria empresa ou empresas afiliadas.