FUNDAMENTOS ECLESIOLÓGICOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INERRANCIA A FIDEDIGNIDADE DA REVELAÇÃO. INTRODUÇÃO A doutrina da inerrância afirma que a Bíblia é completamente verdadeira em todos os seus ensinos.
Advertisements

TEOLOGIA & PRÁTICA DE CULTO As crenças e o jeito presbiteriano de adoração Eber Hávila Rose Cecília Finotti Nishikawa Almeida.
Curitiba  A teologia representa o saber mais elevado  A ciência soberana  O saber absoluto  Deus é o objeto máximo do saber  Entre as ciências.
8 DE OUTUBRO DE 2016 A Bíblia e o dinheiro Ordene aos que são ricos no presente mundo que não sejam arrogantes, nem ponham sua esperança na incerteza da.
Orientações ao professor A Paz do Senhor! Estamos no 3º trimestre de 2016 e o tema da revista é Mateus, comentada pelo Bispo Manoel Ferreira. Sinta-se.
Orientações ao professor A Paz do Senhor! Estamos no 3º trimestre de 2016 e o tema da revista é Mateus, comentada pelo Bispo Manoel Ferreira. Sinta-se.
Roney Cozzer Site Teologia & Discernimento Prática da Pregação.
CLICAR “Pois a palavra de Deus “Pois a palavra de Deus é viva e poderosa e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados. Ela vai.
Na semana passada, nós meditamos sobre o exemplo do pai que pediu ao filho que lhe fizesse algo importante, mas o filho lhe disse que estava com algumas.
Jesus, o Mestre dos Mestres Ensino 1
OS QUATRO EVANGELHOS “EM QUEM TAMBÉM VÓS ESTAIS, DEPOIS QUE OUVISTES A PALAVRA DA VERDADE, O EVANGELHO DA VOSSA SALVAÇÃO; E, TENDO NELE TAMBÉM CRIDO, FOSTES.
FUNDAMENTOS ECLESIOLÓGICOS
Introdução A Cristologia é uma parte da teologia que trata sobre Cristo. Estuda Jesus Cristo como o Verbo encarnado e Filho de Deus, e Jesus como nosso.
FUNDAMENTOS ECLESIOLÓGICOS
HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO.
UMA OBRA EXTRAORDINÁRIA!
Orientações ao professor
FUNDAMENTOS ECLESIOLÓGICOS
Exposição Bíblica EVANGELHO DE JOÃO.
JUSTIFICAÇÃO POR MEIO DA FÉ
A ESPADA DO ESPÍRITO! CLICAR.
1.
REUNIÃO DE JOVENS ICM-HEMÍLIO TUPINÁ O CONSOLADOR 20/05/2017.
Orientações ao professor
Orientações ao professor
Orientações ao professor
Aconselhamento Cristão
Orientações ao professor
A Palavra de Deus e o Espírito Santo
A carta de amor que Deus enviou aos homens
BASE BÍBLICA PARA EVANGELIZAÇÃO DAS CRIANÇAS
Orientações ao professor
LIÇÃO 9 A ADORAÇÃO INTEGRAL ENSINADA POR JESUS
Moisés, chamado por Deus
Orientações ao professor
NO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO
Escola Permanente de Formação Ministério de Formação
Lição 02 O reino de Deus e a missão
EBD Lição 1, 2º Trimestre 2018 O que É Ética Cristã.
2ª Aula Prof. Jamir de Farias Borges
Muitas coisas podem ser compradas com dinheiro, por exemplo, podemos comprar roupas, comida, ingressos, carros etc.
Implicações Práticas e Conclusões.
Lição 04 O que é igreja missional?
Paulo usa a metáfora da árvore sagrada do versículo 16.
Aula 7 As Relações Divinas
ESTUDO BÍBLICO.
Lição 01 A missão nasceu em Deus
Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.
A JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ Prof. Lucas Neto
A VOCAÇÃO.
Orientações ao professor
Orientações ao professor
FENOMENOLOGIA.
Lição 08 O Espírito Santo na missão
O RETRATO DO HOMEM DA CIDADE, ONTEM E HOJE Aula 1: Romanos 1
Lição 13 A missão foi realizada
Bençãos e expectativas
Hermenêutica do Novo Testamento
ANÁLISE DOS ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS
UM MODELO DE VIDA COM ESPIRITUALIDADE & EXCELÊNCIA (1Tm )
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
Lição 12 Para sempre sábado. Lição 12 Para sempre sábado.
Lição 11 Os opositores da missão
DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus
O VERBO ASSUMIU NOSSA NATUREZA NO SEIO DE MARIA
Santidade e vida cristã
Lição 06: O papel da lei no evangelho
4 A mensagem da cruz. 4 A mensagem da cruz Alvo da lição O aluno será capaz de saber sentir agir lembrar que a pregação bíblica deve conter sempre.
Lição 03: A origem do evangelho
Lição 08: A liberdade do evangelho
Transcrição da apresentação:

FUNDAMENTOS ECLESIOLÓGICOS Templo Batista Bíblico

Inerrância e Infalibilidade das Sagradas Escrituras Bibliologia: Inerrância e Infalibilidade das Sagradas Escrituras

Introdução Podemos confiar na Bíblia ? Podemos confiar que a Bíblia não tem erros? Podemos confiar que os ensinos da Bíblia estão certos?

INERRÂNCIA Inerrância e Infalibilidade 1 - Definições “Sendo total e verbalmente dada por Deus, a Escritura é sem erro ou defeito em todo seu ensinamento, não o é menos com respeito ao que diz sobre os atos de Deus na criação, sobre os eventos da história humana, e sobre suas próprias origens literárias, do que são seu testemunho da graça divina de Deus nas vidas dos indivíduos”. (ICBI – Concílio Internacional de Inerrância Bíblica, Chicago, 1978.)

INERRÂNCIA Inerrância e Infalibilidade 1 - Definições INERRÂNCIA “Inerrante significa a qualidade de estar livre de toda falsidade ou engano e, dessa forma, salvaguarda a verdade de que as Santas Escrituras são totalmente verídicas e fidedignas em todas as suas afirmações.” (ICBI – Concílio Internacional de Inerrância Bíblica, Chicago, 1978.)

Inerrância e Infalibilidade 1 - Definições INFALIBILIDADE “A infalibilidade caracteriza algo incapaz de falhar na realização de um propósito predeterminado. Na teologia protestante, ela geralmente está associada às Escrituras. A Bíblia não falha em seu propósito supremo de revelar Deus e o caminho da Salvação ao ser humano.”

Inerrância e Infalibilidade 1 - Definições INFALIBILIDADE “Infalível significa a qualidade de não desorientar nem ser desorientado e, dessa forma, salvaguarda em termos categóricos a verdade de que as Santas Escrituras são uma regra e um guia certos, seguros e confiáveis em todas as questões.” (ICBI – Concílio Internacional de Inerrância Bíblica, Chicago, 1978.)

Inerrância e Infalibilidade Cremos que a Bíblia é sem erro e sem defeito em tudo o que afirma. (Os escritos originais não continham qualquer erro) Cremos que a Bíblia não conduz e nem induz ao erro.

Inerrância e Infalibilidade 2 – Inerrância defendida na História da Igreja Irineu c. 185   “As Escrituras são perfeitas, pois foram faladas pelo Verbo de Deus e pelo seu Espírito.”

Inerrância e Infalibilidade 2 – Inerrância defendida na História da Igreja Agostinho (354-430)   “As conseqüências mais calamitosas devem seguir e acreditar que qualquer coisa falsa é achada nos livros sagrados. Isto quer dizer, que os homens através de quem a Escritura foi dada a nós (em forma escrita) colocaram nestes livros qualquer coisa falsa.”

Inerrância e Infalibilidade 2 – Inerrância defendida na História da Igreja Anselmo (1033-1109)   Além disso: este próprio Deus-homem (cristo) estabeleceu o N.T. e confirmou o AT. Por isso, assim como é necessário afirmar que Ele mesmo era verdadeiro, também ninguém pode negar a verdade de qualquer coisa incluída nestes Testamentos.

Inerrância e Infalibilidade 2 – Inerrância defendida na História da Igreja Tomás de Aquino (1224-74) As Sagradas Escrituras, porém, devem manifestar a verdade de modo eficaz, sem erro de qualquer espécie. Nada falso pode estar sob o sentido literal da Escritura.

Inerrância e Infalibilidade 2 – Inerrância defendida na História da Igreja Martinho Lutero (1483-1546) Tenho aprendido a dar esta honra, i.e., infalibilidade, somente aos livros que são chamados de Cânon, a fim de que eu creia com confiança que nenhum dos seus autores errou...

Inerrância e Infalibilidade 2 – Inerrância defendida na História da Igreja John Wesley (1709-1791)   Pois, se houvesse qualquer erro na Bíblia, poderia haver mil. Se houver um engano nesse, livro, ele não veio do Deus da Verdade.

Inerrância e Infalibilidade 2 – Inerrância defendida na História da Igreja Vaticano I (1869-1870) Devemos dizer desta revelação divinal (a Bíblia) que estas verdades... não tem qualquer mistura de erro.

Inerrância e Infalibilidade 2 – Inerrância defendida na História da Igreja Acordo de Luteranos e Católicos Romanos (1986) Todos nós concordamos que o que os autores humanos escreveram é o que Deus queria que fosse revelado, portanto, a Escritura existe sem erro.  

Inerrância e Infalibilidade 3 – Evidências da Inerrância A natureza de Deus Jo 17.3 Tg 1.17 Rm 3.4 Tt 1.2

O testemunho da própria Bíblia Inerrância e Infalibilidade 3 – Evidências da Inerrância O testemunho da própria Bíblia Mt 5.17,18 Jo 10.35 Dt 18.20-22 Pv 30.5,6

O uso do texto por Jesus e Paulo Inerrância e Infalibilidade 3 – Evidências da Inerrância O uso do texto por Jesus e Paulo Mt 22.29-32 / Ex 3.6 Mt 22.41-46 / Sl 110.1 Gl 3.16 / Gn 22.17

Inerrância e Infalibilidade 4 – CONFISSÕES * Ao mencionar as Escrituras, estamos reconhecendo o cânon de 66 livros inspirados, apresentados na aula “Fundamento Histórico das Sagradas Escrituras”.

Inerrância e Infalibilidade 4 – CONFISSÕES § Cremos que, em sua totalidade, as Escrituras são inerrantes, estando isentas de toda falsidade, fraude ou engano, sendo alicerçadas em sua unidade e coerência interna.

Inerrância e Infalibilidade 4 – CONFISSÕES § Cremos que a Inerrância e Infalibilidade das Escrituras estão alicerçadas na inspiração divina, de modo que, são verdadeiras e confiáveis em todas as questões de que tratam.

Inerrância e Infalibilidade 4 – CONFISSÕES § Cremos que todos os erros e diferenças alegados em relação à veracidade das Escrituras são resultados de uma análise e interpretação equivocada dos textos bíblicos.

Inerrância e Infalibilidade 4 – CONFISSÕES § Cremos que a Infalibilidade e a Inerrância da Bíblia não se limita a assuntos espirituais, religiosos ou redentores, mas alcança informações de natureza histórica e científica.