Curso de Óptica Geométrica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mundo do Conhecimento Informação não é Conhecimento.
Advertisements

Óptica.
CNSN 2011 Professor Antenor Introdução a Óptica..
Monitor de Vídeo.
Curso de Óptica Geométrica
Neurociência e Leitura Elvira Souza Lima
ÓPTICA GEOMÉTRICA Prof. Rodrigo Lins Odair Mateus.
GESTALT.
Introdução à Óptica Geométrica
ÓPTICA GEOMÉTRICA Prof. Odair Mateus.
ÓPTICA GEOMÉTRICA.
Introdução à Óptica Geométrica
Curso de Óptica Geométrica
Curso de Óptica Geométrica
PROPRIEDADE DA LUZ É a distância que a luz percorre durante 1 ano viajando a km/s ANO LUZ: É a distância que a luz percorre durante 1 ano viajando.
Princípios Fundamentais da Óptica Geométrica.
Princípios Fundamentais da Óptica Geométrica.
Óptica Geométrica.
RESENHA,RESUMO E FICHAMENTO
Óptica Geométrica.
Aplicativos Web – Web Design
Fontes de Luz Estrelas Fonte Primária Lâmpada acesa Fonte de luz Lua
Óptica Geométrica Professor: Reinaldo.
AULA 1 – INTRODUÇÃO À ÓPTICA / FENÔMENOS ÓPTICOS
Cores.
Óptica Geométrica.
CAPÍTULO 12.1 CADERNO 3 - CAPÍTULO 12.1 Professor: ISRAEL AVEIRO Comportamento e Natureza da Luz.
Refração da Luz Refração da Luz Mudança de velocidade devido à mudança de meio de propagação. velocidade Varia ao mudar de meio.
ÓTICA GEOMÉTRICA caminho dos raios de luz PRINCÍPIOS DA ÓTICA GEOMÉTRICA Propagação Retilínea reversibilidade independência do caminho ótico CLASSIFICAÇÃO.
FENÔMENOS ÓPTICOS Quando um feixe de luz atinge uma superfície de separação entre 2 meios pode ocorrer uma série de fenômenos. Na óptica geométrica os.
Conceitos Básicos de Óptica Geométrica Óptica Estudo dos fenômenos associados à presença de luz. Óptica Geométrica: Estuda as propriedades associadas.
Seminário MHS. Um movimento harmônico simples é variado, porém não pode ser considerado uniformemente variado, já que a aceleração não é constante. Se.
 É uma linha orientada que representa graficamente o caminho percorrido pela luz.
INTRODUÇÃO À ÓPTICA GEOMÉTRICA
Unidade 5 / CAPÍTULO 24 Introdução ao estudo da Óptica e Natureza da Luz Professor: ISRAEL AVEIRO
Teoria da Cor EDUCAÇÃO VISUAL – 8º ANO Marrazes – 2011|2012.
Óptica Geométrica.
Professor: Diones Charles
ÓPTICA GEOMÉTRICA É a parte da Física que estuda os fenômenos relacionados com a luz e sua interação com meios materiais quando as dimensões destes meios.
Física Teórica Experimental II Prof. Dr. Alysson Cristiano Beneti
ÓPTICA GEOMÉTRICA REFLEXÃO REFRAÇÃO.
Introdução à Óptica Geométrica
Conceitos Básicos de Óptica Geométrica
ÓTICA GEOMÉTRICA caminho dos raios de luz
2.2.2 Soluções, coloides e suspensões
FENÔMENOS ÓPTICOS Página 127.
Capítulo: 27 Refração da Luz
ESPELHOS ESFÉRICOS Prof. Danilo.
Órgãos dos Sentidos “Janelas Sensoriais” Audição Olfato Visão Tato
AULA 6– FENÔMENOS ONDULATÓRIOS
ÓPTICA Prof. Roberto Salgado Plantaodematematica.weebly.com
Curso de Óptica Geométrica
Conceitos Básicos de Óptica Geométrica. O que é a luz Século V a.C.: pequenas partículas emitidas pelo olho que atingem o objeto e o iluminam. Século.
Capítulo 35 - Interferência
LUZ.
ÓPTICA GEOMÉTRICA.
COMO É FORMADO O ARCO-ÍRIS?
ÓPTICA GEOMÉTRICA CONCEITOS INICIAIS.
O ensino de física de maneira prática
Exercício 1 H H = 45m
Introduçã o à Óptica Geométric a
Dois balões de vidro temperado, A e B, com capacidades de 4L e de 1L, respectivamente, estão ligados entre si por um tubo de volume desprezível. Neste.
ESPECTROFOTOMETRIA Bioquímica.
Câmara escura de orifício
ÓPTICA GEOMÉTRICA AULAS 31 e 32 - APOSTILA 03 PROF. JOEL TEODORO.
Teoria das Cores.
O que você deve saber sobre
Ângulo limite e reflexão total
Professores: Aline Pontes/ Gabriel Freitas / Jáder Vinícius
FÍSICA.
Transcrição da apresentação:

Curso de Óptica Geométrica Prof. Ítalo reann

1. Quais os três princípios da ótica geométrica ? Objetivos da aula ... 1. Quais os três princípios da ótica geométrica ? 2. Uma camisa ,quando iluminada com luz branca ,é vista azul . Se esta mesma camisa for iluminada com luz monocromática verde , será vista de qual cor ? Por que ? 3. Qual o princípio envolvido em uma câmara escura ?

Curso de Óptica Geométrica Analisaremos a luz e os fenômenos luminosos : 1 - Reflexão 2 - Refração 3 - Espelhos 4 - Prismas

Aula 1 – Comportamento da Luz Observações: Ano-luz é uma unidade de distância . É a distância percorrida pela luz , no vácuo , em um ano (± 10 trilhões de quilômetros) Tem velocidade de 300.000 km por segundo. Nada é mais rápido do que a luz !!!!! Apresenta a dualidade onda-partícula .

Fontes de Luz Corpos que produzem a própria luz. Fontes Primárias (luminosos) Fontes Secundárias (iluminados) Corpos que produzem a própria luz. Corpos que apenas refletem a luz.

Aula 1 – Meios de propagação da luz Meios transparentes – São aqueles que permitem a propagação da luz . Exemplos: Ar e o vidro .

Aula 1 – Meios de propagação da luz Meios translúcidos – São aqueles que difundem a luz . Não temos nitidez.

Aula 1 – Meios de propagação da luz Meios Opacos – São aqueles que não permitem a propagação da luz .

Aula 1 – Princípios da ótica geométrica 1. A propagação retilínea da luz A luz se propaga em linha reta nos meios homogêneos como o vácuo.  Efeito Tyndall O efeito Tyndall é um efeito óptico de turbidez provocado pelas partículas de uma dispersão coloidal.

Este efeito é o que torna possível, por exemplo: Observar as partículas de poeira suspensas no ar por meio de uma réstia de luz. Observar gotículas de água que formam a neblina por meio do farol do carro ou, ainda, observar o feixe luminoso de uma lanterna por meio de um recipiente contendo gelatina.

Aula 1 – Princípios da ótica geométrica 2. Reversibilidade dos raios de luz Isso quer dizer que se um raio de luz seguir uma trajetória num certo sentido e se esse raio for refletido passando por uma parte da trajetória, ele fará a trajetória inteira. O caminho da ida é igual ao caminho da volta.

Aula 1 – Princípios da ótica geométrica 3. Independência dos raios de luz Se dois ou mais raio se cruzarem, vindos de fontes diferentes, ele seguiram suas trajetórias de forma independente , como se os outros não existissem . Exemplo : os refletores em um show

Aula 1 - Aplicação Câmara Escura

Aula 1 - Aplicação Só podemos enxergar o que chega até nossos olhos. Quando observamos um dado objeto de uma cor (exemplo: verde) iluminado com luz branca, a cor que vemos é a cor refletida e as outras cores (nesse caso: vermelho, alaranjado, amarelo, azul, anil e violeta) foram absorvidas pelo objeto. Cores

LEIA … De aorcdo com uma pqsieusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as lrteas de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia lrteas etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma bçguana ttaol, que vcoê anida pdoe ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa lrtea isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo. Cores

Cores

LARANJA ROSA CINZA VERDE BRANCO AZUL MARROM PRETO VERMELHO AZUL PRETO ROSA AMARELO CINZA LARANJA PRETO VERDE MARROM BRANCO

E C L I P S

ECLIPSE

lll. V.

1. Quais os três princípios da ótica geométrica ? 2. Uma camisa ,quando iluminada com luz branca ,é vista azul . Se esta mesma camisa for iluminada com luz monocromática verde , será vista de qual cor ? Por que ? 3. Qual o princípio envolvido em uma câmara escura ? FIM