1º ANO Tema da aula O estudo do substantivo: forma e função

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SUBSTANTIVOS Profª Maiara Cristina Segato
Advertisements

SUBSTANTIVO É a palavra variável em gênero, número e grau que dá nome aos seres em geral.
Classe de palavras: substantivos
ESTRUTURA E PROCESSOS DE FORMAÇÃO DAS PALAVRAS. ESTRUTURA DAS PALAVRAS O A palavra é subdivida em partes menores, chamadas de elementos mórficos. Exemplos:
SAGER, J. C. La terminología: puente entre varios mundos. In: CABRÉ, M. T. La terminología: teoria, metodologia, aplicaciones. Barcelona: Empúria, 1993.
Palavras gramaticais e as flexões: gênero e número.
SUBSTANTIVO O que você deve saber sobre Substantivo é a classe de palavras variável que denomina todos os seres. Sob o ponto de vista da composição, o.
Somos feitos de quê? ciências 8º anO
1 Linguagem, Códigos e suas Tecnologias AULA DIGITAL LÍNGUA PORTUGUESA 11. Adjetivo AULA DIGITAL.
Adjetivo. O que é adjetivo? substantivo É uma palavra que caracteriza um substantivo atribuindo-lhe qualidade ou característica, estado ou modo de ser.
Substantivos.
Doutorandas: Lucimara Fabiana Fornari Rafaela Gessner
Classes de palavras: o adjetivo
Funções sintáticas Porto Editora.
Numerais Alunos: Filipe Baldo e Fernando Baldo
Professora: Ana Vitória Dutra
Revisão morfológica – pág. 23
1 Coríntios 12:4-11 Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de.
Escola Criativa Prof. Alício Neto Língua Portuguesa
Lógica e argumentação O CONCEITO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL SA: Tomada de Consciência Prof. Fernando Becker Os processos de interiorização e de exteriorização (conclusões.
Los Determinantes Sociales de la Salud y la Formación em Salud Pública
Alunas: Bruna Tainara das Neves Mayra Pietra Miliorini
Alteridade em Vygotski
Funções sintáticas - 1.
PROBABILIDADES.
A.L. 1.0│Medição em Química.
Palavras gramaticais e lexicais
ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS
Substantivo: Concreto e Abstrato
CONCORDÂNCIA VERBAL Estudar a concordância verbal é, basicamente, estudar o sujeito, pois é com este que o verbo concorda. Se o sujeito estiver no singular,
Introdução aos Substantivos e Substantivos de 2ª Declinação
Revisão para a P2 9º ANO.
CLASSE DE PALAVRAS SUBSTANTIVOS.
ESTRUTURA E PROCESSOS DE FORMAÇÃO DAS PALAVRAS
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Classes de palavras Classes de palavras Substantivo Artigo Internet
Olá, 1ºs anos do PD! Vamos acompanhar vocês nas atividades de Português a partir de agora. Estamos ansiosos para trocar experiências e fazer descobertas.
FEBRACE FEIRA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS E ENGENHARIA
GRAMÁTICA Estudo do Sujeito I PROF. THAREN.
(As Palavras Variáveis)
Letras Módulo VII - Sintaxe II
A.L. 1.0│Medição em Química.
Grupo: Daniel Costa Diana Bellas Karine Bellas Marcela Bellas
7 Resultados de Medições Indiretas
Conto Contigo 8.
Introdução à Sociologia
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
Sintagma Nominal Sujeito.
Classes de palavras.
Letras Módulo VII - Sintaxe II
Adjetivo Liga-se ao substantivo, indicando-lhe qualidade ou estado.
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA.
SUBSTANTIVOS - FLEXÕES
SAGER, J. C. La terminología: puente entre varios mundos. In: CABRÉ, M
A classe dos Adjetivos.
Artigo Definido e Indefinido.
Determinantes Subclasses.
PORTUGUÊS - GRAMÁTICA RITA TRINDADE #AULA 1.
Funcionamento da Língua Classe, Subclasse e flexões do nome
O QUE É Ideologia de Gênero
Funções sintáticas Porto Editora.
PORTUGUÊS - GRAMÁTICA RITA TRINDADE #AULA 1.
REVISANDO TERMOS Prof.ª Eryka Rosa
AULA FEV. 19 SUMÁRIO NATUREZA E GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES
QUEM QUER SER GRAMÁTICO?
Palavras Resumo.
Unidade 4 VERBOS.
SUBSTANTIVOS Profª Juliana Prado.
Transcrição da apresentação:

1º ANO Tema da aula O estudo do substantivo: forma e função COLÉGIO DELOS APARECIDA DE GOIÂNIA LÍNGUA PORTUGUESA – ESTUDOS EM GRAMÁTICA ENSINO MÉDIO 1º ANO Tema da aula O estudo do substantivo: forma e função GRAMÁTICA ESTUDOS EM MORFOLOGIA

DEFINIÇÃO É a classe de palavra variável que nomeia as coisas em seu estado de mundo. Na estrutura da oração, o substantivo exerce funções diretamente ligadas ao verbo (núcleo do sujeito, do objeto direto, do objeto indireto, do agente da passiva), a um nome (núcleo do complemento nominal e aposto) ou a um nome e um verbo (núcleo do predicativo), além de poder atuar como núcleo do vocativo.

CLASSIFICAÇÃO A classificação dos substantivos é dada através de critérios como forma e função, ou seja, aspectos ligados ao Nível de Análise Morfológico e aspectos ligados ao Nível de Análise Sintático, respectivamente.

EXEMPLOS José, Maria, Pedro, Simão, Davi. a) Substantivos próprios: nomeia coisas de forma singular, particular, específica, na tentativa de individualizá-la. José, Maria, Pedro, Simão, Davi. b) Substantivos comuns: nomeia as coisas de forma genérica, não específica. Navio, pedra, leite, cadeira, Brasil.

EXEMPLOS Fada, Saci, mesa, cadeira, caneta. a) Substantivos concretos: nomeia as coisas propriamente ditas (pessoas, objetos e lugares), independentemente de sua existência real. Fada, Saci, mesa, cadeira, caneta. b) Substantivos abstratos: nomeia ações, qualidades ou estados, tomados como coisas. Indica também que essas coisas não podem existir por si, e que são resultado de uma abstração. Felicidade, amor, amizade, carinho, honra.

EXEMPLOS a) Substantivos coletivos: é um tipo de substantivo comum. Nomeia o conjunto de coisas de mesma espécie. acervo: de obras artísticas alcateia: de lobos atilho: de milho cáfila: de camelos cancioneiro: de canções corja: de bandidos falange: de tropas fato: de cabras girândola: de fogos de artifício malta: de malfeitores

FORMAÇÃO DO SUBSTANTIVO Seguindo o critério forma, podemos classificar os substantivos a partir do lexema. a) Substantivos simples: apresentam apenas um radical. Janela, livro, porta, Ysthéfanny. b) Substantivos compostos: apresentam mais de um radical. Arco-íris, Sempre-livre, arranha-céu.

Roseiral, pedreiro, marinheiro, ferreiro. d) Substantivos primitivos: mantém-se a base do lexema na formação de outros substantivos . Rosa, pedra, mar, ferro. e) Substantivos derivados: constituídos a partir de lexemas já primitivos. Roseiral, pedreiro, marinheiro, ferreiro.

FLEXÕES a) gênero: masculino, feminino, neutro, epiceno. b) número: singular, plural, neutro, coletivo. c) grau: neutro, aumentativo, diminutivo.

menino x menina / aluno x aluna Flexão de Gênero a) Substantivos biformes regulares: apresentam uma certa regularidade morfológica na constituição do gênero feminino e masculino em determinadas palavras: menino x menina / aluno x aluna b) Substantivos biformes acidentais (heterônimos): apresentam uma certa regularidade morfológica na constituição do gênero feminino e masculino em determinadas palavras, mas a partir de formas distintas de marcação: homem x mulher / cavaleiro x amazona / cavalheiro x dama / carneiro x ovelha / frei x sóror / burro x besta

a) Substantivos uniformes: apresentam apenas uma forma para a marcação de ambos os gêneros. - epicenos: a águia / a mosca / a sardinha / a cobra / o gavião; - sobrecomuns: o apóstolo/ o carrasco/ o cônjuge / a criança/ a vítima / o algoz; - comum de dois gêneros: o agente x a agente / o artista x a artista x o estudante x a estudante / o presidente x a presidente

menino x menina / homem x mulher a) Substantivos biformes: apresentam uma certa regularidade morfológica na constituição do gênero feminino e masculino em determinadas palavras: menino x menina / homem x mulher

BONS ESTUDOS! ☺