Método do Trabalho Virtual

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
VASOS COMUNICANTES: algumas aplicações do princípio de Steven.
Advertisements

Do espetro do hidrogénio ao modelo de Bohr. Questão central: “ Porque é que alguns espetros atómicos são descontínuos? “ Sub-questões: 1.Como se obtém.
Ergonomia Nome : Rodrigo Satiro 1 Modulo Automacao.
Aula 2: Revisão Denise Weiss. Termodinâmica É uma ciência que estabelece os conceitos para explicar os fenômenos físicos de transferência de energia térmica,
Leis de Newton As leis de Newton são as leis que descrevem o comportamento de corpos em movimento, formuladas por Isaac Newton. Descrevem a relação entre.
Aula 3 – Lei de Gauss. Física F III - Unidade I 2 Reservatório Tubulação a b Sentido de escoamento Vetor velocidade no elemento de fluido ( v ). Elemento.
ESTÁTICA MECÂNICA VETORIAL PARA ENGENHEIROS: ESTÁTICA Nona Edição Ferdinand P. Beer E. Russell Johnston, Jr. Notas de Aula: J. Walt Oler Texas Tech University.
+ Energia Eólica. + Introdução: A moderna energia eólica e suas origens Dados mundiais E no Brasil?
APLICAÇÕES DOS PRINCÍPIOS DA DINÂMICA COLORADO DO OESTE 2016 Trabalho apresentado pelos discentes do 1º Ano, turma D como quesito avaliativo à disciplina.
Forças Não Conservativas e Energia Térmica
EDIFICAÇÕES - SUBSEQUENTE
Analise sistemas LCIT usando a Transformada de Laplace
Equilíbrio de partícula
Aplicações aos osciladores harmónicos
FORÇA ELETROFRACA As formas fundamentais de energia estão associadas às diferentes forças fundamentais que existem na natureza.
Dinâmica Impulsiva: Quantidade de movimento
OSCILAÇÃO SISTEMA MASSA – MOLA Pêndulos
Força e Movimento.
MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES
ONDAS Prof. Bruno Farias CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR
1.1.4 Trabalho do peso.
Resistência dos Materiais
Método do Trabalho Virtual
Que sabem vocês de ondas?
Energia e Tipos de energia
Professor: Walter Antônio Kapp, Dr. Eng.
Teoria das Estruturas I
Física 1 ENERGIA POTENCIAL E CONSERVAÇAO DA ENERGIA
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DAS EQUAÇÕES
Corpos Rígidos: Corpos formados por partículas que mantêm as suas posições relativas durante o movimento. Nos movimentos de translação destes corpos todas.
Equilíbrio de Corpos Rígidos
Sistemas Prof. Luis S. B. Marques MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Corpos Rígidos: Sistemas Equivalentes de Forças
TERMODINÂMICA.
Corpos Rígidos: Sistemas Equivalentes de Forças
FORÇA ELETROFRACA As formas fundamentais de energia estão associadas às diferentes forças fundamentais que existem na natureza.
ELETRODINÂMICA.
EQUILÍBRIO DE CORPOS EXTENSOS
ELEMENTOS FINITOS PARA TRELIÇAS
Disciplina: Mecânica Geral
Equilíbrio de Corpos Rígidos
Teoria de Bandas – 1 Elétrons Livres
O CAMPO ELÉTRICO.
Análise de Estruturas.
Placas Retangulares. Placas Retangulares Placas – Características Colunas: Flexão pode ser considerada num único plano M, w, etc – Funções de uma.
ENERGIA E SUA CONSERVAÇÃO
Resistência dos Materiais 2
Capítulo 04: Condução Multidimensional em Regime Permanente
Temperatura e equilíbrio térmico
ESTÁTICA Introdução às Estruturas Ano Lectivo
Corrente elétrica e diferença de potencial
Movimento Retilíneo Uniforme Movimento Retilíneo Variado Vetores
Circuitos de Primeira Ordem
Máquinas Térmicas (Motor)
Professor Caio Gomes – Aula 2
Modelagem Molecular Aplicada ao Desenvolvimento de Fármacos
Professor Caio Gomes – Aula 2
Máquinas Elétricas e segundo princípio da termodinâmica
ONDULATÓRIA Prof. Sergio Muryllo.
Professor Antenor Araújo
Princípios de Controle
Referencial e posição 11º ano [Imagem: Techpoint.ng]
Ciências da Natureza e suas
Determinação da demanda (procura)
Energia mecânica 10º ano.
Forças conservativas e não conservativas
Corrente elétrica e diferença de potencial
Energia mecânica Miguel Neta, fevereiro de 2019.
Risers: Análise Global
Equações Diferenciais
Transcrição da apresentação:

Método do Trabalho Virtual

Conteúdo Introdução Trabalho de uma Força Trabalho de um Binário Princípio do Trabalho Virtual Aplicações do Princípio do Trabalho Virtual Máquinas Reais. Eficiência Mecânica Problema Resolvido 10.1 Problema Resolvido 10.2 Problema Resolvido 10.3 Trabalho de uma Força Durante um Deslocamento Finito Energia Potencial Energia Potencial e Equilíbrio Estabilidade do Equilíbrio Problema Resolvidos 10.4

Introdução Princípio dos Trabalhos Virtuais – se uma partícula, um corpo rígido, ou um sistema de corpos rígidos que está em equilíbrio sob a ação de várias forças sofre um deslocamento virtual, o trabalho total efetuado pelas forças externas durante o deslocamento é nulo. O princípio dos trabalhos virtuais é particularmente eficaz quando aplicado à solução de problemas que envolvem o equilíbrio de máquinas ou mecanismos que consistam em vários elementos ligados entre si. Se uma partícula, um corpo rígido, ou um sistema de corpos rígidos está em equilíbrio, então a derivada de sua energia potencial em relação a uma variável que define sua posição deve ser zero. A estabilidade de uma posição de equilíbrio pode ser determinada utilizando-se a segunda derivada da energia potencial em relação a uma variável de posição.

Trabalho de uma Força Durante um Deslocamento Finito O trabalho de uma força correspondente a um deslocamento infinitesimal é O trabalho de uma força correspondente a um deslocamento finito é De maneira similar, para o trabalho de um binário temos:

Trabalho de uma Força Durante um Deslocamento Finito Trabalho da força exercida por uma mola: Trabalho de um peso:

Energia Potencial Trabalho de um peso: O trabalho é independente do caminho e depende apenas de energia potencial do corpo com relação à força da gravidade Trabalho da força exercida por uma mola: energia potencial do corpo com relação à força elástica

Energia Potencial Quando o trabalho elementar de uma força considerada for um diferencial exato, As forças para as quais o trabalho pode ser calculado a partir de uma mudança na energia potencial são forças conservativas.

Energia Potencial e Equilíbrio Quando a energia potencial de um sistema é conhecida, o princípio dos trabalhos virtuais pode ser expresso da seguinte forma: Para a estrutura mostrada, Na posição de equilíbrio, o que indica que há duas posições de equilíbrio.

Estabilidade do Equilíbrio É necessário examinar derivadas de ordens mais altas.

Problema Resolvido 10.4 SOLUÇÃO: Obtemos um expressão para a energia potencial total do sistema. Determinamos as posições de equilíbrio igualando a derivada da energia potencial a zero. Avaliamos a estabilidade das posições de equilíbrio determinando o sinal da segun-da derivada da energia potencial. ? Sabendo que a mola BC está indeformada quando q = 0, determine a posição ou as posições de equilíbrio e determine se o equilíbrio é estável, instável ou neutro.

Problema Resolvido 10.4 SOLUÇÃO: Obtemos um expressão para a energia potencial total do sistema. Determinamos as posições de equilíbrio igualando a derivada da energia potencial a zero.

Problema Resolvido 10.4 Avaliamos a estabilidade das posições de equilíbrio determinando o sinal da segunda derivada da energia potencial. para q = 0: instável para q = 51.7o: estável