Especialização em Saúde da Família

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Transcrição da apresentação:

Especialização em Saúde da Família UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE MEDICINA DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL / UNASUS Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Saúde da Família ALUNA : MARIA CRISTINA CHIAPINOTTO ORIENTADORA: CLEUSA MARFIZA GUIMARÃES JACCOTTET

Atenção à saúde do adolescente na Estratégia de Saúde da Família no município de Lagoa Bonita do Sul – RS

INTRODUÇÃO A intervenção permitiu o engajamento da Equipe na atenção à saúde do adolescente e ações intersetoriais entre a Escola com a Unidade Básica de Saúde; Permitiu organização e planejamento que não existia anteriormente na UBS; Acesso dos adolescentes nos diferentes serviços oferecidos na UBS.

O município de Lagoa Bonita do Sul /RS, está situado na região central do Estado; Tem aproximadamente 2.662 hab.(IBGE,2010), onde o maior percentual é de adultos jovens entre 20 a 49 anos residentes na área rural; Possui uma área de geográfica de 119km2; Principal atividade econômica é a agricultura com cultivo de fumo;

O município possui uma Unidade Básica de Saúde com modelo de atenção em Saúde da Família-ESF; Está localizada em área urbana, onde são atendidos todos os habitantes deste município; Possui uma equipe mínima de ESF e Equipe de Saúde Bucal com 100% de cobertura;

Lagoa Bonita do Sul

Unidade Básica de Saúde

Antes da intervenção não haviam ações de atenção à saúde do adolescentes na UBS; Agendamento específico para adolescentes não eram realizados; Não utilizávamos nenhum tipo de protocolo que nos direcionassem para um atendimento mais específico ao adolescente.

Objetivo Geral OBJETIVOS E METAS Melhorar a atenção à saúde do adolescente no município de Lagoa Bonita do Sul – RS.

Objetivos Específicos Ampliar o acesso do adolescente as ações de saúde; Ampliar a adesão dos adolescentes aos serviços de saúde; Melhorar a qualidade do atendimento ao adolescente na UBS; Realizar mapeamento dos adolescentes;

Melhorar e qualificar os registros das informações referentes aos atendimentos aos adolescentes; Realização de atividades de promoção da saúde;

Metas Captar e cadastrar em 100% dos adolescentes que estudam na Escola Estadual do município para as ações educativas; Imunizar 100% dos adolescentes da Escola contra hepatite B; Garantir em 80% a primeira consulta ginecológica das adolescentes da Escola;

Garantir em 100% dos adolescentes da Escola Estadual do município avaliação da saúde bucal; Garantir a todos os adolescentes da Escola Estadual do município orientações sobre sexualidade, DST/AIDS, prevenção do uso de álcool e drogas e gravidez na adolescência;

Promover grupos quinzenais para 100% dos adolescentes da Escola Estadual do município para discussão sobre sexualidade, uso de álcool e drogas, DST/AIDS; Garantir o acesso à consultas com nutricionista e psicólogo quando necessário;

Garantir a todos os adolescentes o acesso ao uso de preservativos; Capacitar 100% dos profissionais da UBS para o atendimento ao adolescente; Capacitar 100% dos professores que trabalham junto a esta faixa etária para realização de ações de prevenção e promoção a saúde do adolescente;

METODOLOGIA A intervenção foi realizada com 142 adolescentes na faixa etária de 10 a 19 anos de idade do município de Lagoa Bonita do Sul que estudam na Escola Estadual de Ensino Médio José Luchese, no turno da tarde.

Reunião para sensibilização e divulgação do projeto na Escola junto à direção e aos professores; Reunião com toda a Equipe de Saúde da Unidade Básica e com o Secretário Municipal de Saúde; Elaboração de uma ficha clínica de acompanhamento dos adolescentes;

Realização de uma lista prévia adquirida junto à Escola baseada na lista de chamada com dados dos escolares de 10 a 19 anos de idade da Escola Estadual de Ensino Médio José Luchese do turno da intervenção; Realização do cadastramento em cada turma nesta faixa etária através de uma ficha cadastral;

Agendamento e orientação aos alunos para participarem do grupo de adolescentes; Divulgação do início dos grupos com adolescentes junta à comunidade e Escola; Capacitação dos membros da Equipe sobre as orientações que deveriam ser dadas aos adolescentes;

Agendamento das consultas ginecológicas para as meninas acima de 12 anos de idade; Distribuição da Caderneta do Adolescente do Ministério da Saúde com orientações sobre a importância da mesma e as informações nela contidas;

Realização de levantamento epidemiológico de saúde bucal através do índice CPOD nos adolescentes examinados pela ESB; Agendamento das consultas odontológicas para todos os adolescentes avaliados que apresentaram necessidades de tratamento odontológico; Avaliação das Carteiras e das vacinas em atraso conforme o calendário vacinal do adolescente preconizado pelo Ministério da Saúde;

Realização de grupos educativos semanais na Escola com informações sobre sexualidade, prevenção da gravidez na adolescência e uso de métodos anticoncepcionais, prevenção do uso álcool e drogas, doenças sexualmente transmissíveis e AIDS;

RESULTADOS Não existiam atividades específicas para os adolescentes antes desta intervenção

AVALIAÇÃO DOS INDICADORES

Total de adolescentes escolares sexo feminino= 46

DISCUSSÃO Propiciou o engajamento da Equipe na atenção à saúde do adolescente; Ações intersetoriais envolvendo a Escola a Unidade de Saúde; Monitoramento e atualização da situação vacinal dos adolescentes escolares; Avaliação da saúde bucal dos adolescentes escolares;

Organização e planejamento do serviço na UBS; Promoção da saúde com ações coletivas; Intervenção está sendo incorporada à rotina do Serviço com a realização outras atividades que ainda não haviam sido desenvolvidas, mas estavam previstas no projeto inicial.

Inclusão de novas ações como: (qualificação dos profissionais da UBS, orientações aos professores, grupos educativos na escola, avaliação odontológica e agendamento para tratamento, agendamento de consultas ginecológicas para as meninas na faixa etária acima de 12 anos e avaliação e atualização da situação vacinal).

REFLEXÃO CRÍTICA Superação das expectativas; Profissionais de saúde mais capacitados; Maior organização dos serviço;

Qualificação da prática clínica: trabalho desenvolvido com maior eficácia; Registro de dados: as ferramentas utilizadas nos possibilitaram realizar análises e reflexões sobre as práticas dos serviço realizados

REFERÊNCIAS BRASIL. Lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília: Ministério da Justiça, 1990. Disponível em: <http://congressoemfoco.ig.com.br/noticia.asp?cod_canal=39&cod_publicacao=27524>. Acessado em: 30/08/ 2011. ______. Portaria n.648/GM, de 28 de março de 2006. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a divisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica para o Programa de Saúde da Família (PSF) e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. Disponível em:http://www.saudeprev.com.br/psf/saopaulo/GM-648.htm. Acessado em: 29/11/ 2011. ______. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Adolescentes promotores de saúde: uma metodologia para capacitação. Brasília: Ministério da Saúde, 2000. 112p.

Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Saúde Integral de Adolescentes e Jovens: orientações para a organização de serviços de saúde. 1. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2005. 44p. ______. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde na Escola. Brasília: Ministério da Saúde, 2009. 96p. ______. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde sexual e saúde reprodutiva. Brasília: Ministério da Saúde, 2010. 300p. CURITIBA. Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba. Protocolo de Atenção à Saúde do Adolescente. 2. ed. Curitiba: Secretaria Municipal da Saúde, 2006.122p. IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1. Acessado em: 28 ago. 2012. CAROTTA, F.; KAWAMURA, D.; SALAZAR, J. Educação permanente em saúde: uma estratégia de gestão para pensar, refletir e construir práticas educativas e processos de trabalhos. Saúde soc. Vol. 18 supl. 1 São Paulo Jan./Mar. 2009. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/sausoc/v18s1/08.pdf> Acessado em 03/09/12.

SILVA, Kelanne Lima da; DIAS, Fernanda Lima Aragão; VIEIRA, Neiva Francenely Cunha and PINHEIRO, Patrícia Neyva da Costa. Reflexões acerca do abuso de drogas e da violência na adolescência. Esc. Anna Nery [online]. 2010, vol.14, n.3, pp. 605-610. ISSN 1414-8145. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ean/v14n3/v14n3a24.pdf. Acessado em 23/08/2012.

OBRIGADO!!