Introdução á Programação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ENTRE.
Advertisements

BRINCANDO COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS.
Aqui aprenderás o significado da palavra múltiplo.
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
Olá! Tudo bem? Então, dando sequência ao nosso estudo, vamos aprender agora sobre o “Gerenciamento de Tempo”. Interessado? Então vá adiante!
Fundamentos de Aritmética
Geometria Aula 3, ciclo 1.
PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA “OBMEP NA ESCOLA”
PROFESSOR: ALEXSANDRO DE sOUSA
Contagem Aula 2, ciclo 5.
Insira o texto do título aqui.
Podemos fazer 120 paisagens diferentes.
Contagem Aula 2, ciclo 3.
Algoritmos e Estruturas de Dados I
Antigas brincadeiras.
MdC e MMC Aula 1, ciclo 3.
Exercícios.
Barão de Cocais, 26 de Fevereiro de 2016 – Pólo: Barão de Cocais
PEF3111 – EMPREENDEDORISMO E MODELAGEM DE NEGÓCIOS
Unidade 4 Interação Online e Educação à Distância
e a Nova Identidade Visual do Rotary
Contagem Aula 2, ciclo 1.
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 08
Divisão Euclidiana Aula 1, ciclo 4.
PROGRAMA OBMEP NA ESCOLA AULA 01
INTRODUÇÃO À LÓGICA Argumentos Validade Lógica Falácias formais Exercícios Por que estudar Lógica? Julian Dutra Professor de Filosofia Colégio João Paulo.
O CONSTRUTOR DE PONTES.
Exercícios.
Leitura ( Luiz Antônio Marcuschi)
“PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA” 11º PIC
“PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA” 11º PIC
Análise de fluxos de caixa
O CONSTRUTOR DE PONTES.
ADMINISTRAÇÃO REVISÃO – LÍNGUA PORTUGUESA
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 14
Números racionais 2,34.
M.d.c. algoritimo de Euclides
Escola Bíblica Dominical
Como é bom ter amigos!!.
Contagem Aula 2, ciclo 1.
PROFESSOR: ALEXSANDRO DE SOUSA
Sistemas de Gestão de Bases de Dados
Introdução à programação orientada por objetos
O CONSTRUTOR DE PONTES.
Aula 2 Administração Unip – Profª Bruna Rossetti
Combinando inequações lineares
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR Á - UFPA PARMTO010- PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM TURMA 2: DOCENTE: MARCUS BENTES DE CARVALHO NETO.
Aula 5 Projeto Olimpíada.
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 13
Introdução à análise combinatória
I Encontro de Licenciaturas da
EQUAÇÕES.
O PINTOR Em cada página deverás seleccionar o botão que tu achas que corresponde à resposta correcta ou carregar em continuar... Poderás utilizar material.
Professor : Neilton Satel
Como elaborar provas que ajudam na aprendizagem Ensino Fundamental II.
9º ANOS MOTIVA OFICINA DE MATEMÁTICA Professor: Rivaildo Alves.
Números inteiros juliana
Unidade 1: Analise Combinatória 1.1 Conjunto e operações sobre conjunto 1.2 Factorial 1.3 Princípio fundamental da contagem ( princípio multiplicativo)
Como escrever um Artigo científico?
Frações e porcentagens
R-1 TESTE NÃO VERBAL DE INTELIGÊNCIA
Prof. Luiz Paulo de Souza Medeiros
Observe as seqüências numéricas:
Clicar na resposta correcta
Resolvendo Equações de 1º grau
Fulano da Silva (Orientador)
Clicar na resposta correcta
Razões e proporções Professor João Gilberto. Razões e proporções 1) O conceito de razão A razão entre dois números a e b é o quociente entre eles, o seja,
[Digite o título da fala persuasiva aqui]
Planejamento Financeiro e Orçamentário
Transcrição da apresentação:

Introdução á Programação Aula de 24/04/2017 Professor Alessandro Carneiro

Solução de Problemas Que estratégia você usa para solucionar problemas? Os mais simples como “comer ou respirar” nós já resolvemos instintivamente, quase sem pensar, mas os problemas complexos precisam de uma abordagem mais sistematizada.

Solução de Problemas Etapas para solução de problemas Compreenda o problema Entenda o enunciado e tire de lá todas as informações necessárias. Elabore uma estratégia de resolução Execute a estratégia Ao executar a estratégia verifique cada passo. Revise Observe o resultado obtido. Pode parecer um pouco abstrato, mas esteja certo que a nossa mente realiza, freqüentemente, muitas destas análises mesmo que inconscientemente.

Prática – Problema 01 Os Músicos Três músicos: João, Antônio e Francisco, tocam guitarra, bateria e baixo. Contudo, não se sabe quem toca o quê. Sabe-se que o Antônio não é o baixista. Que João ensaia com o guitarrista às Quintas. E que o baixista ensaia sempre sozinho às Terças. Você consegue dizer quem toca cada um dos instrumentos? Vamos construir, juntos, uma solução?

Os Músicos Etapa 1: Compreenda o Problema. Nesta etapa devemos deixar claras as condições do problema, tais como: Existem três pessoas e três instrumentos. Cada pessoa toca um instrumento diferente. Temos que descobrir qual instrumento cada pessoa toca. Existem três frases informativas que podem levar a solução.

Os Músicos Etapa 2: Construa uma Estratégia de Resolução. Precisamos buscar a solução, de maneira que ela possa ser testada. Se você já fez algum problema similar, esta estratégia surge naturalmente. Uma estratégia possível é concluir quem toca cada instrumento por eliminação, ou seja, analisando as frases informativas do enunciado eliminando as alternativas que não são possíveis.

Os Músicos

Os Músicos Etapa 3: Execute a Estratégia Nesta etapa realizamos os passos definidos na estratégia, ou seja, analisar as frases informativas para preencher a tabela. Vamos começar a preenchê-la com base na afirmação: “Antônio não é o baixista”. Podemos assinalar na tabela, na coluna de Antônio que ele não toca baixo. Ficando assim:

Os Músicos Já a segunda afirmação tem que ser analisada em conjunto com a terceira afirmação. Veja bem: “João ensaia com o guitarrista às Quintas. O baixista ensaia sempre sozinho, às Terças”. Ora, se João ensaia com o guitarrista, logo ele não ensaia sozinho, portanto, ele também não é o baixista. Assim podemos acrescentar à tabela mais um não.

Os Músicos Por eliminação (não é João nem Antônio). Descobrimos que Francisco é o baixista e com isso também descobrimos que o mesmo Francisco não é guitarris­ta nem baterista. Vamos assinalar isto na tabela, ficando assim:

Os Músicos Etapa 4: Revise Analisando agora somente a segunda afirmação “João ensaia com o gui­tarrista às Quintas”. Podemos concluir que João não é o guitarrista. E ao assina­lar isto na tabela descobrimos quem é o guitarrista. É Antônio. Agora por eliminação podemos concluir que o baterista é João, pois ele não toca guitarra e nem baixo. Além disso, podemos assinalar que Antônio não toca bateria. A tabela final fica assim: Etapa 4: Revise

Dúvidas?

Problema 2 Dois Comboios Um comboio parte de Brasília a uma velocidade de 120 Km/h em direção a São Paulo, ao mesmo tempo em que outro comboio parte de São Paulo a uma velocidade de 80km/h em direção a Brasília. Pergunta: Quando os comboios se encontram, qual deles está mais próximo de Brasília? Aquele que parte de Brasília ou o que parte de São Paulo?

Problema 3 As Pizzas (traduzido de Wikipedia Puzzles, 2006) André, Renata, César, Jane e Ozzi pediram cinco pizzas (uma para cada um). Cada pizza continha três sabores. Os cinco sabores disponíveis na pizzaria eram: pimentão, milho, cebola, calabreza e palmito. O único sabor, em comum, nos pedidos de André e César foi o palmito. O único sabor, em comum, nos pedidos de Jane e Ozzi foi a calabreza. O único sabor, em comum, nos pedidos de Renata e César foi o milho. O único sabor, em comum, nos pedidos de Renata e Jane foi o pimentão.

Problema 4 Na floresta, a hiena mente às segundas, terças e quartas-feiras; a onça mente às quintas, sextas e sábados. Nos dias em que elas não mentem, elas dizem a verdade. Um dia, encontraram-se hiena e onça e deu-se este diálogo: Hiena: Olá onça! Ontem eu menti. Onça: Olá hiena! Eu também menti ontem. Em que dia aconteceu este encontro?

Problema 5 Quatro irmãos encontraram-se após longo período distantes, cada um retornando com uma profissão: Médico, Engenheiro, Arquiteto e Advogado. Agenor não era Advogado nem Médico. Cláudio não era Engenheiro nem Advogado. Se Agenor não era Engenheiro então Patrício não era Advogado. Matheus não era Médico nem Advogado. Patrício não era Médico nem Engenheiro. Qual a profissão de cada um?

Problema 6 Tem-se 3 caixas, contendo uma delas duas bolas pretas, outra 2 bolas brancas e a outra, uma bola branca e uma preta.. As caixas têm etiquetas escritas com BB, PP e PB, correspondente às iniciais das cores de cada bola. Porém alguém trocou as etiquetas das caixas de forma que todas ficaram com as inscrições erradas. Tirando apenas uma bola de uma das caixas (sem olhar para a outra), descobrir o conteúdo das 3 caixas.