O que entendemos por saúde e qualidade de vida?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
É a promoção e a generalização da actividade física, enquanto instrumento essencial para melhorar a condição física, qualidade de vida e da saúde dos.
Advertisements

Saúde individual e comunitária Esquema e ideias-chave
Ciências Naturais 9.º ano
Saúde e qualidade de vida
TEMAS TRANSVERSAIS.
TRANSTORNOS DE PERSONALIDADE.  Algo que provoca um desarranjo, uma desordem na área psíquica do indivíduo, são distúrbios relacionados a uma resposta.
Prof. Dr. Douglas Roque Andrade Educação Física e Saúde
Ciências Naturais – 9.o ano
Bacharelado em Estética Disciplina: BIOGERONTOLOGIA ENVELHECIMENTO E DOENÇAS CRÔNICO-DEGENERATIVAS E AUTO-ESTIMA Prof. Renato Machado.
A Poluição Sonora ocorre quando num determinado ambiente o som altera a condição normal de audição. Embora ela não se acumule no meio ambiente, como outros.
ESPIRITUALIDADE E ENVELHECIMENTO. SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. DESENVOLVIMENTO a. Apresentação b. Espiritualidade c. Religiosidade d. Realidade 3. RESUMO.
Pauta Leitura reflexiva; Conclusão do Plano Anual da Escola; Dificuldade para aprendizagem; Café; Data de entrega do Plano de Ensino; Sala do Acessa –
Prof. Esp. Sheila Bezerra Costa. Geriatria - É o estudo clínico da velhice. Compreende a prevenção e o manejo das doenças associadas ao processo do.
A INFÂNCIA E SUA SINGULARIDADE Sônia Kramer Acadêmicos: Cláudia Gadotti Edir Giacomelli Gustavo Martins.
Luciana Tener "Promoção da Saúde e Mudanças de Hábitos”
GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY. Dinâmica da População Brasileira.
É a contínua alteração no comportamento ao longo do ciclo da vida, através da interação entre as necessidades da tarefa, a biologia do indivíduo e as.
Pré-Escolar: características fisiológicas e psicológicas Pré-Escolar: características fisiológicas e psicológicas (Parte II)
Saúde Individual e Comunitária 1. Promoção da Saúde Individual e Comunitária.
PLANEJASUS Aula 4: Análise da Situação de Saúde. ASIS Definição: É a identificação, descrição, priorização e explicação dos Problemas de Saúde da população.
Qualidade de vida relacionada à saúde Atividade Física relacionada à saúde. Prof. Dr. Eduardo Kokubun Camila Papini
CAPÍTULO 2 – QUEM SÃO OS BRASILEIROS?
Educação para transformação social
Ética, Moral e Direitos Humanos
Carlos Eduardo Rodrigues
SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
Bernoulli – Pluralidade Cultural
Saúde Individual e comunitária
Museologia Social e Dignidade Humana
História Natural da Doença
Estratégia Mercadológica
1. As pessoas nas organizações
Personalidade.
TEORIAS DA PERSONALIDADE Personalidade= o conjunto de características psicológicas que determinam a sua individualidade pessoal e social.
BIZ 0307 – CONTEXTOS E PRÁTICAS EM ENSINO DE ZOOLOGIA Profa
Psicologia do Desenvolvimento I
HI: É hora de viver.
Socialização e herança cultural
Estudos Descritos: Variáveis relativas às pessoas
L. S. Vigotsky Psicólogo russo / Dialética marxista
A INFORMAÇÃO FAZ A DIFERENÇA.
INDICADORES DE SAÚDE.
QUATI Questionário de Avaliação Tipológica
GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO
Auditoria de Marketing
A estruturação da personalidade
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Psicologia Geral e da Educação II Carlos Eduardo Rodrigues 2º semestre 2014.
A FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO. DESENVOLVIMENTO HUMANO.
Perda de produtividade devido a mortes prematuras por câncer nos BRICS
Direitos humanos dos povos indígenas
EPIDEMIOLOGIA CLÍNICA - I PROCESSO SAÚDE/DOENÇA
População e povoamento
Aplicada à Biomedicina
É o estudo do homem como ser biológico, social e cultural.
Valores do Património.
História Natural da Doença
AULA 20.
Ciclos de vida: algumas questões sobre a Psicologia do Adulto Marta Kohl de Oliveira.
Introdução e Conceituação
Indicadores epidemiológicos
PROGRAMA FUNDAMENTAL Módulo X: Lei de liberdade CEDECK Federação Espírita Brasileira Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita.
PROMOÇÃO DA SAÚDE TRABALHANDO COM OS POSTAIS
Frustração Entre a dor e a realização. “Eu sou Brasileiro e não desisto Nunca” “Eu sou Brasileiro tenho sempre que mostrar força” “Eu sou brasileiro o.
PREVENINDO A VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE. SEMANA DA CRIANÇA NO HGB, OUTUBRO DE 2002.
TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA
A estrutura etária é a distribuição da população por intervalos de idades.
III ° Simpósio Paranaense de Comitês de Ética em Pesquisa em Seres Humanos Hospital IPO e Instituições Parceiras. 31 de Maio de /08/2019.
Envelhecimento da sociedade contemporânea
Conceito de Relacionamento Terapêutico Professora: Mayra Loiola.
Transcrição da apresentação:

O que entendemos por saúde e qualidade de vida? Saúde e qualidade de vida – Domínio biológico Natureza étnica O Domínio biológico integra fatores como: a idade, o sexo, a natureza étnica, a herança genética, o nível de condição física, o estado geral de saúde, a mobilidade e a capacidade de trabalho. Idade Sexo Condição física

O que entendemos por saúde e qualidade de vida? Saúde e qualidade de vida – Domínio psicológico Concentração O Domínio psicológico integra aspetos associados ao carácter psíquico, às emoções, aos sentimentos, aos comportamentos, às atitudes e às capacidades cognitivas dos indivíduos, nomeadamente, o bem-estar e a autoestima entre outras. Bem-estar Compreensão Afetividade

O que entendemos por saúde e qualidade de vida? Saúde e qualidade de vida – Domínio económico Apoio social O Domínio económico está relacionado com a promoção da dignidade do indivíduo, da justiça e do respeito mútuo. Estes aspetos dependem diretamente de políticas sociais, mas, também, da vontade individual dos cidadãos. Justiça Saúde Educação

O que entendemos por saúde e qualidade de vida? Saúde e qualidade de vida – Domínio cultural Dança O Domínio cultural está relacionado com o estilo de vida das pessoas, isto é, com os seus comportamentos e hábitos socialmente adquiridos, podendo estes ser benéficos ou prejudiciais à sua saúde. Cinema Teatro Museus

O que entendemos por esperança de saúde, esperanças de vida e anos potenciais de vida perdidos? Sinónimo de esperança de vida independente, como o número de anos que um indivíduo espera viver de forma autónoma, isto é, sem nenhuma limitação funcional ou sem incapacidade.

O que entendemos por esperança de saúde, esperanças de vida e anos potenciais de vida perdidos? Esperança de vida à nascença Numero médio de anos que uma pessoa à nascença pode esperar viver, mantendo-se as taxas de mortalidade por idade observadas no momento Esperança de saúde Número médio de anos que uma pessoa com 65 anos pode esperar viver, mantendo-se as taxas de mortalidade observadas nesse momento.

O que entendemos por esperança de saúde, esperanças de vida e anos potenciais de vida perdidos? Número de anos que teoricamente uma determinada população deixa de viver se morrer prematuramente (antes dos 70 anos).