A igreja não pode ser ingênua

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UMA MENSAGEM À IGREJA LOCAL E À LIDERANÇA
Advertisements

6 DE AGOSTO DE 2016 A igreja envia missionários E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para.
A primeira assembleia geral
10 DE SETEMBRO DE 2016 Algemado pelo evangelho Então, ele respondeu: Que fazeis chorando e quebrantando-me o coração? Pois estou pronto não só para ser.
2 DE JULHO DE 2016 À espera de um avivamento Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em.
12 DE NOVEMBRO DE 2016 A sabedoria e o dinheiro Na casa do sábio há comida e azeite armazenados, mas o tolo devora tudo o que pode. (Pv 21:20)
VASOS DE OURO. PNEUMATOLOGIA Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como.
24 DE DEZEMBRO DE 2016 O reino e o dinheiro Assim, brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que.
22 DE OUTUBRO DE 2016 O dízimo e o dinheiro E bendito seja o Deus altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos! E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.
15 DE OUTUBRO DE 2016 O trabalho e o dinheiro Como é feliz quem teme ao Senhor, quem anda em seus caminhos! Você comerá do fruto do seu trabalho, e será.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE 1º Pedro INTRODUÇÃO Escatologia, segundo a maioria dos estudiosos, significa o estudo das últimas das últimas coisas,
Exercício da mente 9 DE SETEMBRO DE 2017
Exercício do serviço 2 DE SETEMBRO DE 2017
O perigo da rebeldia 4 DE MARÇO DE 2017
Exercício da vigilância
Remédios para o desânimo
Amor que restaura amizades
A restauração da santidade
A importância da generosidade
A restauração da santidade
Amor que restaura amizades
Remédios para o desânimo
Exercício da confissão
Exercício da confissão
A igreja não pode ser ingênua
Exercício da solitude 16 DE SETEMBRO DE 2017
A terapia do espinho na carne
Exercício do descanso 26 DE AGOSTO DE 2017
E se o remédio não for tomado?
E se o remédio não for tomado?
Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união. (Sl 133:1)
Aprenda a valorizar o seu pastor
A perceptível presença de Deus
A perceptível presença de Deus
A importância da generosidade
A compaixão e o dinheiro que disse: Mais bem-aventurado é dar que
O privilégio de servir a Cristo
É preciso exercitar o perdão
Lição 13 “Contrição sincera pelo pecado”.
Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se! (Fp 4:4)
Lição 5 “A composição humana”.
A terapia do espinho na carne
Aprenda a valorizar o seu pastor
Orientações ao professor
É preciso exercitar o perdão
Orientações ao professor
Lição 12 A história de um guerreiro.
Lição 2 Uma nova chance.
Exercício da mente 9 DE SETEMBRO DE 2017
Forte engajamento na missão
As Epístolas aos Coríntios Estudo 08
Exercício do serviço 2 DE SETEMBRO DE 2017
Lição 06 Os cristãos missionais
Lição 07 Jesus, o nosso paradigma
Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união. (Sl 133:1)
Orientações ao professor
Lição 05 A centralidade da cruz
Lição 08 É uma prática cristã. Lição 08 É uma prática cristã.
Lição 09 Sejamos luz para os povos
Lição 07 Estejam atentos. Lição 07 Estejam atentos.
ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR
1.
Lição 06: O papel da lei no evangelho
Lição 10: O caráter do evangelho
Lição 07: O pastor e o evangelho
Lição 01: A essência do evangelho
Lição 03: A origem do evangelho
Lição 04: A justiça do evangelho
Lição 08 O valor de uma vida. Lição 08 O valor de uma vida.
Transcrição da apresentação:

A igreja não pode ser ingênua 3 DE JUNHO DE 2017 A igreja não pode ser ingênua Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo. (2 Co 11:3)

OBJETIVO

A igreja não pode ser ingênua Refletir na Palavra de Deus sobre a necessidade de conhecermos o evangelho verdadeiro e rejeitarmos os ensinos dos falsos apóstolos.

TEXTO BÁSICO

A igreja não pode ser ingênua Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo. (2 Co 11:3)

INTRODUÇÃO

A igreja não pode ser ingênua Alertar sobre a ingenuidade fazia parte do tratamento aplicado à igreja de Corinto. A lição de hoje refletirá justamente sobre esse assunto, analisando o que Paulo disse sobre os “falsos apóstolos” e como a igreja deveria agir em relação a eles.

ESTUDANDO O ENSINO DA CARTA

A igreja não pode ser ingênua Às vezes, pensamos que a igreja primitiva não enfrentava problemas como a igreja contemporânea. Isso não é verdade! Se, hoje, vemos, na TV, na Internet, ou ouvimos, nos rádios, os diversos “apóstolos”, Paulo já enfrentava o mesmo problema. Ele os chamava, ironicamente, de “superapóstolos” ou, energicamente, de “falsos apóstolos”. Estes queriam apenas ostentar a titularidade apostólica e essa posição. Infelizmente, a igreja lhes parecia receptiva, e esta era a causa de muitos dos seus problemas. Mas Paulo lhe ensinou como deveria proceder.

A igreja não pode ser ingênua 1. As características 2. Os ensinamentos 3. O enfrentamento

PERGUNTAS SOBRE O ENSINO DA CARTA

A igreja não pode ser ingênua 01. O que é ingenuidade e por que a igreja não pode ser ingênua? Explique os termos: “tais apóstolos”, em 2 Co 11:5; “falsos apóstolos” e “obreiros fraudulentos”, em 2 Co 11:13. Utilize a introdução e o item 1. 02. O que querem dizer as expressões utilizadas por Paulo em sua carta: “pregam um outro Jesus”, “espírito diferente” e “evangelho diferente”? Leia 2 Co 11:4 e o item 2. 03. Utilizando 2 Co 11:6-12 e os dois primeiros parágrafos do item 3, fale sobre o “conhecimento” e a “simplicidade” usados por Paulo, no combate aos falsos apóstolos. 04. Com base em 2 Co 12:12 e nos últimos dois parágrafos, explique o que Paulo disse sobre suas “credenciais” apostólicas.

APLICANDO O ENSINO DA CARTA

A igreja não pode ser ingênua 1. Apegue-se à Palavra de Deus! Nos tempos em que vivemos, não podemos abandonar a doutrina que aprendemos. O evangelho bíblico não deve ser negociado pelas inovações do “mercado da fé” e pelas teologias falsas. Nestes últimos dias em que a Bíblia tem sido colocada abaixo das experiências, em que se credita muito mais valor à palavra do pastor, do bispo ou do apóstolo do que às Escrituras, devemos nos apegar mais à Palavra de Deus, analisando tudo que nos é ensinado. 05. Você tem analisado biblicamente aquilo que lhe é ensinado? Converse com os demais alunos sobre a importância de fazer isso.

A igreja não pode ser ingênua 2. Rejeite os falsos apóstolos! Devemos estar atentos aos líderes (apóstolos, missionários, bispos etc.) de nossos dias que não cultivam um ministério com conhecimento bíblico, simplicidade e poder de Deus. Muitos são os que vivem à base de espetáculos da fé, mas não ensinam a verdade de Deus; ostentam riquezas materiais e posições na igreja; fazem até milagres, mas não glorificam a Deus. Para a igreja não ser ingênua, deve rejeitar tais homens e mulheres, pois estão em desacordo com a Palavra de Deus. Não hesite em resistir aos falsos líderes de nossos dias. Fique com a Palavra. 06. Com base no conhecimento do evangelho, você tem rejeitado os falsos apóstolos? Pondere sobre essa questão com a classe.

DESAFIO DA SEMANA

A igreja não pode ser ingênua Seu desafio é lembrar-se de alguém que está sendo levado por falsos líderes e estudar esta lição com essa pessoa, com respeito e oração. Não seja ingênuo, em tempos de tantos falsos apóstolos.

Lição 11 A terapia do espinho na carne PRÓXIMA LIÇÃO Lição 11 A terapia do espinho na carne