Confiabilidade Estrutural

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Distribuições Contínuas de Probabilidade. Objetivos Apresentar a Distribuição de Probabilidade Normal Apresentar a Distribuição de Probabilidade Normal.
Advertisements

Francisco E. Magalhães & Marcelo M. Campello
Do espetro do hidrogénio ao modelo de Bohr. Questão central: “ Porque é que alguns espetros atómicos são descontínuos? “ Sub-questões: 1.Como se obtém.
Matéria e Energia Materia: é qualquer coisa ou é tudo que tem massa e ou ocupa uma espaço Exemplo: Ouro, carne, a água. Não são as - radiações eletromagnéticas.
O Processo de Poisson Série: Processos Estocásticos Disciplina: Métodos Matemáticos 1C Dennis S. Poisson, Sceaux, France.
Estatística Aula 16 Universidade Federal de Alagoas Centro de Tecnologia Prof. Marllus Gustavo Ferreira Passos das Neves Adaptado do material elaborado.
SEL 329 – CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA
Modelagem e Avaliação de Desempenho
Probabilidade e Estatística Aplicadas à Contabilidade I
A RETA Fonte : PRINCIPE JR, A.R., Noções de Geometria Descritiva V. 1, 36. ed., Sao Paulo : Nobel, 1983.
Taciana Villela Savian
CÁLCULO NUMÉRICO Aula 2 – Introdução ao Programa de Computação Numérica (PCN) e Teoria dos Erros.
Bioestatística e Epidemiologia Aula 3: Medidas de Tendência Central
Confiabilidade Estrutural
ESTATÍSTICA AULA 11 Modelos probabilísticos mais comuns – Unidade 7
DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL E ESTIMAÇÃO
Probabilidade e Estatística Aplicadas à Contabilidade I
INTRODUÇÃO.
Distribuições de Probabilidade
ESTATÍSTICA . SÍNTESE DO 10.º ANO . RELAÇÕES BIDIMENSIONAIS (11.º ANO)
ESTATÍSTICA AULA 07 PROBABILIDADE – Unidade 5 Conceitos básicos
Fundamentos de Eletricidade
Propriedade de Limite Prof. Ademilson.
Medidas de Dispersão.
Regressão com uma variável dependente Binária
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2017 Intervalo de Confiança Camilo Daleles Rennó
CONCEITOS INICIAIS E M.U PG 01-TEORIA 1
CINEMÁTICA I AULA Nº 1 (2º/2016) Movimento Retilíneo Uniforme (MRU)
Distribuições de Probabilidade
EAL ESTATÍSTICA, PLANEJAMENTO E OTIMIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS
Distribuições de Probabilidade
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
Algumas Distribuições de Probabilidade e Estatística de Contagem
ALGEBRA LINEAR AUTOVALORES E AUTOVETORES Prof. Ademilson
RESUMO LEI DE OHM, RESISTORES, ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES, ENERGIA ELÉTRICA, GERADOR, RECEPTOR.
Teoria de Bandas – 1 Elétrons Livres
Prof. Klecius Celestino
PIT – PROGRAMA INTERNO DE TREINAMENTO 2015
LIMITE DE UMA FUNÇÃO Aula 01 – Matemática I – Engenharia de Aquicultura Prof. Danilene Donin Berticelli.
Estudando para o Enem de forma invertida
Ondas.
Funções Racionais.
Capítulo 01: Introdução.
, operações, intervalos e desigualdades.
CORRENTE ELÉTRICA Líquido Gás Sólido.
Modelagem Molecular Aplicada ao Desenvolvimento de Fármacos
DISTRIBUIÇÕES AMOSTRAIS
AULA 5 ESTATÍSTICA DANIEL PÁDUA.
CAPÍTULO 5 DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADE
Aula 07 e 08 - Funções Definição de função, representação de funções, função crescente e decrescente, função linear , polinomial, racionais e algébricas.
Máquinas Elétricas e segundo princípio da termodinâmica
7 Resultados de Medições Indiretas
Prof. Elisson de Andrade
Física Experimental IV – aula 5
RAZÃO E PROPORÇÃO (Aula 3)
INTEGRAL DEFINIDA APLICAÇÕES
Derivadas Já definimos o coeficiente angular de uma curva y = f(x) no ponto onde x = x0. Chamamos esse limite, quando ele existia, de derivada de f em.
Princípios de Controle
Prof. Elisson de Andrade
Profa. Andréia Adami Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” Universidade de São Paulo LCE0211 – Estatística Geral Profa.
Unidade 6 – Desenho da amostra Aspectos técnicos
Prof. Artur Parte III: Análise dos dados de entrada e resultados
Métodos Quantitativos
Características físicas do estado gasoso
Mestrado Profissional em Física Médica
Algumas Distribuições de Probabilidade e Estatística de Contagem
TOP 10 - DINÂMICO matemátICA MÓDULO 1
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2018 Intervalo de Confiança Camilo Daleles Rennó
Corrente Elétrica Prof. Luciano.
MATEMÁTICA.
Transcrição da apresentação:

Confiabilidade Estrutural Jorge Luiz A. Ferreira Professor

Distribuição de Probabilidade Função que descreve a chance que uma variável pode assumir ao longo de um espaço de valores. Uma distribuição de probabilidade pode ser discreta (como em um jogo de dados) ou contínua. É comum o uso de funções que se ajustem à distribuição de probabilidade.

Distribuição de Probabilidade Distribuição de Probabilidade – Aprox. da F.D.P Intervalo, h Função Amostral f.d.p

Distribuição de Probabilidade Propriedades Básicas das Funções de Distribuição

Distribuição de Probabilidade Distribuições de Probabilidade Importantes Distribuição Normal A distribuição normal é uma das mais importantes distribuições da estatística, conhecida também como Distribuição de Gauss ou Gaussiana. Foi desenvolvida pelo matemático francês Abraham de Moivre Além de descrever uma série de fenômenos físicos e financeiros, possui grande uso na estatística inferencial. É inteiramente descrita por seus parâmetros de média e desvio padrão, ou seja, conhecendo-se estes consegue-se determinar qualquer probabilidade em uma distribuição Normal.

x Distribuição de Probabilidade Distribuição de Probabilidade Importantes Distribuição Normal - Propriedades Suas média, mediana e moda são iguais. Tem forma de sino e é simétrica em torno da média. x

Distribuição de Probabilidade Distribuição de Probabilidade Importantes Distribuição Normal - Propriedades À medida que a curva se afasta da média, aproxima-se cada vez mais do eixo x, mas nunca o toca.. Os pontos de inflexão da curva distam de 1 desvio padrão em relação ao centro da distribuição.

Distribuição de Probabilidade Distribuição de Probabilidade Importantes Distribuição Normal - Propriedades m pontos de inflexão s = desvio padrão m = média s assíntota

Distribuição de Probabilidade Distribuição de Probabilidade Importantes Distribuição Normal - Propriedades Alteração da média implica numa translação da curva N(m,s) N(m+4,5,s) N(m+8,s) 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 4,5 m 8,0

 >  >   Distribuição de Probabilidade Distribuição de Probabilidade Importantes Distribuição Normal - Propriedades Alteração do Desvio Padrão implica em uma Variação da Forma  >  >  

Distribuição de Probabilidade Distribuição de Probabilidade Importantes Distribuição Normal - Propriedades Cerca de 68% da área está a um desvio padrão da média. 68% Cerca de 95% da área está a dois desvios padrão. Cerca de 99,7% da área está a três desvios padrão da média.

Distribuição de Probabilidade Distribuição de Probabilidade Importantes Distribuição Normal – Representação Matemática Uma variável aleatória x possui distribuição normal se a sua função densidade de probabilidade for igual a: onde σ e μ são números reais positivos enquanto x pode assumir qualquer valor real entre -∞ e +∞.

Distribuição de Probabilidade Distribuição de Probabilidade Importantes Distribuição Normal – Representação Matemática Gráfico da função de distribuição acumulada F(x) = P(X≤x) onde x é uma variável aleatória normal padrão, isto é, com média μ = 0 e desvio padrão σ =1.

Distribuição de Probabilidade Distribuição de Probabilidade Importantes Distribuição Normal – Representação Simbólica Usa-se a simbologia para indicar que x é uma variável aleatória com distribuição normal de probabilidade, possuindo esperança μ e desvio-padrão σ. Quando μ = 0 e σ = 1, a distribuição de x recebe o nome de distribuição padrão ou reduzida. Neste caso, usa-se a letra z para representar esta variável. Assim, z ~ N( 0, 1 )

Distribuição de Probabilidade Distribuição de Probabilidade Importantes Distribuição Normal Padrão A distribuição normal padrão é importante pois, se X for uma variável aleatória normal, com média μ e desvio-padrão σ, então a variável z definida por: possui uma distribuição normal padrão ou normal reduzida, aquela cuja média é zero e desvio-padrão igual a 1. Esta é a fórmula de conversão de uma distribuição normal com média μ e desvio-padrão σ numa distribuição normal padrão com média zero e desvio-padrão igual a 1.

Distribuição de Probabilidade Distribuição de Probabilidade Importantes Distribuição Normal Padrão – Representação Matemática Função Densidade de Probabilidade Normal Padrão Função Distribuição de Probabilidade Acumulada f(z) F(z)

Distribuição de Probabilidade Distribuição de Probabilidade Importantes Distribuição Normal Padrão – Cálculo de Probabilidade Se x é uma variável aleatória com distribuição Normal com média m e desvio-padrão s, a probabilidade de x cair no intervalo a < x < b é

Distribuição de Probabilidade Distribuição de Probabilidade Importantes Distribuição Normal – Combinação Linear de V.A. Normais Sejam X e Y variáveis aleatórias independentes com distribuição Normal, tal que E(X) = x Var(X) = , E(Y) = y , Var(Y)= , a, b e c constantes. Então, a variável aleatória Z = a∙X + b∙Y + c tem distribuição Normal com Em particular, a soma ou a diferença de duas ou mais variáveis aleatórias Normais é também uma variável aleatória Normal

Distribuição de Probabilidade Distribuição de Probabilidade Importantes Distribuição Normal – Campo de Aplicação Campo de Aplicação Ensaios Estudo do Comportamento de Propriedades Mecânicas, Elétricas, Químicas, etc Resistência a Tração de Materiais Ferrosos e Não-Ferrosos, Variação da Temperatura Ambiente, Consumo de Energia, Dimensões de Peças, Medida de Resistência de Resistores, Velocidade de Moléculas gases, Desgaste de Peças, Pressão nas Câmara de Disparo de Munições etc