CRITÉRIOS PARA CORREÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO MOGI DAS CRUZES 2009 LÍNGUA PORTUGUESA.
Advertisements

PROFESSORA LÚCIA BRASIL
DESCRITORES DE LÍNGUA PORTUGUESA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
ENEM 2010 Profa. Lorhaine F. do Amaral
Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos
MANUAL PARA A AVALIAÇÃO DAS REDAÇÕES
Uma conversa sobre as proposições do ENEM:
Tendências atuais na produção de textos de exames
ORIENTAÇÃO PARA A REDAÇÃO
ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: ENSINO E APRENDIZAGEM DE GÊNEROS
COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS NA PRODUÇÃO TEXTUAL
MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2010

AS COMPETÊNCIAS DA REDAÇÃO NO ENEM
Vestibular 2012 REDAÇÃO Profª. Aliete.
CURSO DE PRODUÇÃO REDAÇÃO ENEM 2013
Prova Discursiva TRT - Curitiba.
Redação para ENEM CASDVest 2014.
Redação Por onde iniciar? Professor José Arnold.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Produção de Texto: um constante aperfeiçoamento Cilza Bignotto
Produção Textual Profª.: Maria Anna
Profª.: Maria Anna Turmas 03m1 e 03m2
Profª.: Maria Anna Turmas 03m1 e 03m2
Caderno Interfaces Curriculares
MANUAL PARA A AVALIAÇÃO DAS REDAÇÕES
SOBRE A CORREÇÃO NO ESTILO DO ENEM
Prof. Maria Cristina Martins
POR QUE É IMPORTANTE SABER GRAMÁTICA?
Redação para ENEM CASDVest Redação para ENEM CASDVest 2013.
PROPOSTAS 2012 – O movimento imigratório para o Brasil no século XXI 2011 – Viver em rede no século XXI Trabalho na construção da dignidade humana.
OFICINA DE APROPRIAÇÃO
Gonzagueanos no ENEM Você na UNIVERSIDADE!
Prof.ª Irislane Figueiredo
Prof.ª Irislane Figueiredo
Redação UEM Gêneros textuais
Esquenta Enem 2014 Redação Professora Cíntia Maia
DE OLHO NO ENEM! Heloisa Tavares Professora de Redação e Expressão
Nacional ou importada: qual é a cara do brasil?
Critérios para correção
CORREÇÃO DE REDAÇÕES: A INFLUÊNCIA DA SUBJETIVIDADE
Zuleika de Felice Murrie
CORREÇÃO E ANÁLISE DAS REDAÇÕES.
Estrutura do documento:
Texto Dissertativo Argumentativo
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
TEXTO DISSERTATIVO- ARGUMENTATIVO
LÍNGUA PORTUGUESA JÚNIOR SALES DE SOUSA.
Prof. Benedito Salazar Sousa
Dissertação e Critérios de Correção
Análise crítica do discurso aplicada a redações 2/2012
Dicas do ENEM Redação Dissertativo - Argumentativa
DICAS PARA A REDAÇÃO DO ENEM
As 5 competências da Redação no ENEM
Secretaria Municipal de educação
REDAÇÃO E LINGUAGEM JURÍDICA
PROVA BRASIL 2015.
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. SOLUÇÃO.
Esquenta Enem 2015 Redação Professora Cíntia Maia
Texto dissertativo-argumentativo
Como redigir um bom texto?
 Escolher um registro e uma variante linguística adequados à situação formal de produção de texto escrito.  Serão considerados os conhecimentos de texto.
A produção de textos e o ENEM
Belchior José Rocha Araújo 1. Parâmetros do ENEM (p.55):  Competência I: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita (convenções.
AULA SHOW DE REDAÇÃO.
NOVA CORREÇÃO DA REDAÇÃO DO ENEM. APRESENTAÇÃO Caro participante, Você está se preparando para realizar o Enem 2012, constituído de quatro provas objetivas.
CICLO DE PALESTRAS – ENEM 2012 SEDUC – CREDE 10 EEEP OSMIRA EDUARDO DE CASTRO Prof. Aline Virgínia.
A Língua Portuguesa e o Mercado de Trabalho Para serem merecedores de uma vaga no mercado de trabalho, os candidatos precisam mostrar liderança, criatividade,
NOSSAS LETRAS Oficinas de iniciação à leitura literária e à escrita criativa SESC Belenzinho | 2016 Curadoria | Karen Kahn Oficina 2 | Eduardo Akio Shoji.
Transcrição da apresentação:

CRITÉRIOS PARA CORREÇÃO REDAÇÃO CRITÉRIOS PARA CORREÇÃO

Manutenção e progressão de sentido. Redação: critérios de correção UESPI TÓPICOS EXIGÊNCIAS Tema, tipo textual e gênero textual. (6 pontos) Correspondência entre organização textual e o tipo/gênero textual solicitado. Coerência textual (9 pontos)   Manutenção e progressão de sentido. Coesão textual Emprego adequado dos elementos referenciadores assecuratórios da manutenção e progressão de sentido. Uso adequado dos elementos coesivos seqüenciadores assecuratórios das relações lógico-semânticas entre enunciados. Norma culta escrita Adequação quanto ao registro formal padrão (ortografia, pontuação, concordância, colocação).

REDAÇÃO ENEM I. Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. II. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. REDAÇÃO ENEM

III. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. IV. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. V. Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Na competência I, espera-se que o participante escolha o registro adequado a uma situação formal de produção de texto escrito. Na avaliação, serão considerados os fundamentos gramaticais do texto escrito, refletidos na utilização da norma culta em aspectos como: sintaxe de concordância, regência e colocação; pontuação; flexão; ortografia; e adequação de registro demonstrada, no desempenho linguístico, de acordo com a situação formal de produção exigida.

O eixo da competência II reside na compreensão do tema que instaura uma problemática a respeito da qual se pede um texto escrito, em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo. Por meio desse tipo de texto, analisam-se, interpretam-se e relacionam-se dados, informações e conceitos amplos, tendo-se em vista a construção de uma argumentação, em defesa de um ponto de vista.

Na competência III, procura-se avaliar como o participante, em uma situação formal de interlocução, seleciona, organiza, relaciona e interpreta os dados, informações e conceitos necessários para defender sua perspectiva sobre o tema proposto.

Na competência IV, avalia-se a utilização de recursos coesivos da modalidade escrita, com vistas à adequada articulação dos argumentos, fatos e opiniões selecionados para a defesa de um ponto de vista sobre o tema proposto. Serão considerados os mecanismos linguísticos responsáveis pela construção da argumentação na superfície textual, tais como: coesão, uso de conectivos, tempos verbais, pontuação, sequência lógica, progressão de sentido.

Na competência V, verifica-se como o participante indicará as possíveis variáveis para solucionar a problemática desenvolvida, quais propostas de intervenção apresentou, qual a relação destas com o projeto desenvolvido sobre o tema proposto e a qualidade dessas propostas, mais genéricas ou específicas, tendo por base a solidariedade humana e o respeito à diversidade de pontos de vista, eixos de uma sociedade democrática.