JEAN JAcQUES ROUSSEAU.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Jean-Jacques Rousseau
Advertisements

O estado moderno Capítulo 17.
John Locke.
Jean-Jacques Rousseau ( )
DIREITO NATURAL  E Existem basicamente duas formas de conceber o direito natural.
Profª Me. Licemar Vieira Melo. Corrente de pensamento vigente entre os séc. XVI e o XVIII que, a partir de filósofos como Hobbes, Locke e Rousseau, defendeu.
Iluminismo 1- Definição. 2- Origens.
O Iluminismo e a política no século XIX nas visões de Hobbes, Rousseau e Locke. Prof.ª Ariadne COSTA.
ILUMINISMO A FILOSOFIA DA RAZÃO: O ESCLARECIMENTO DAS IDEIAS PROF. RAFAEL T. PELLEGRINI HISTÓRIA.
 Sociedade de antigo regime: A Sociedade do Antigo Regime caracteriza-se por ser fortemente hierarquizada e estratificada em ordens. Esta divisão organiza-se.
O ILUMINISMO O SÉCULO DAS LUZES. 1.CONCEITO Movimento intelectual de afirmação dos valores burgueses e consolidação do capitalismo no aspecto ideológico.
Tema da aula: O papel do Estado.  Discussão característica da Modernidade, que entende o Governo como uma convenção criada pelos indivíduos (contratualismo)
SEGUNDO TRATADO SOBRE O GOVERNO CIVIL André Correia – Emanuel Eloy – Jocemir Paulino – Joilson Pereira Magdala Buarque – Mary Freitas – Nélia Souza – Thiago.
Contrato Social – JOHN LOCKE 1. Liberalista Criticou os direitos Divino do Rei Sua Teoria expõe-se no Estado Liberal e a propriedade privada 2.
CIÊNCIA POLÍTICA PROF. Doutor Guilherme Sandoval Góes AULA 4 A ORIGEM DO ESTADO: PRINCIPAIS LINHAS TEÓRICAS (2ª PARTE)
IMMANUEL KANT.  Pensador alemão/ Iluminista, século XVIII.  Fundador da Filosofia Crítica, dividida em dois períodos fundamentais – pré – crítico.
Filosofia Moderna Contexto Histórico: – Renascimento Cultural – Cientificismo – Conquista da América – Reformas Religiosas.
Aristóteles - Sua vida, obras e pensamentos
Thomas Hobbes: o estado de natureza como guerra entre todos
ILUMINISMO.
ILUMINISMO A fé no progresso e na razão
JEAN JACQUES ROUSSEAU O FILÓSOFO DA LIBERDADE COMO VALOR SUPREMO
Aluna: Danielle Amaral Vasconcelos
SOCIEDADE, POVO, NAÇÃO, PAÍS , ESTADO.
Origem da palavra Ética e Moral
Governo de Oliver, e a implantação de ações para agradar à burguesia.
REVISÃO DE FILOSOFIA: 3º ano AV2 – 3º BIMESTRE
ILUMINISMO Anti-dogmático. Valorização da razão.
A Europa dos séculos XVII e XVIII
MAPA CONCEITUAL FILOSOFIA
FILOSOFIA POLÍTICA: MODERNA E CONTEMPORÂNEA
LUZ DA RAZÃO CONTRA AS TREVAS DA IGNORÂNCIA
Acesso à Justiça.
Direito contemporâneo: revoluções liberais e constitucionalismo
JEAN-JACQUES ROUSSEAU. BIOGRAFIA  Jean-Jacques Rousseau nasceu em 28 de Junho de 1712, em Genebra, falecendo em  Órfão de mãe à nascença teve.
JEAN-JACQUES ROUSSEAU
FILOSOFIA POLÍTICA: MODERNA E CONTEMPORÂNEA
Montesquieu o pensamento político moderno
Direitos Fundamentais
Jean-Jacques Rousseau
QUEM CONTESTOU O ANTIGO REGIME NO SÉCULO XVIII?
Revoluções Burguesas e o Estado de Direito
Gestão das Organizações
Moral e História Moral Significado Função Validade
Contexto econômico e social para o surgimento da Sociologia (XVIII)
O HOMEM O ser humano é um ser social.
O Direito e Estado Baseado nos Escritos de Norberto Bobbio sobre o Pensamento de Emanuel Kant.
Conselhos para um bom Semestre
Os contratualistas E o desafio de se encontrar a forma que melhor garanta a possibilidade de vida em sociedade e de liberdade individual.
Admire as belezas naturais da Suíça e leia com
Disciplina: IPC Prof.ª Ms: Nátalli Araújo
Direitos humanos dos povos indígenas
Estrutura Social Movimento Sem Terra Leste 1
Absolutismo e mercantilismo
Arcadismo Contexto Histórico.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Dos princípios administrativos
JOHN LOCKE E O DIREITO NATURAL
Absolutismo Monárquico
Da liberdade dos antigos comparada à dos modernos
Admire as belezas naturais da Suíça e leia com
O Pensamento Iluminista
Ética e Moral O problema da ação e dos valores Prof. Ms. Joelson Silva de Araújo.
PROGRAMA FUNDAMENTAL Módulo X: Lei de liberdade CEDECK Federação Espírita Brasileira Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita.
PRINCIPAIS PERÍODOS DA HISTÓRIA DA FILOSOFIA
CIDADANIA Cidadania Antiga Cidadania Moderna
DIFERENTES Formas de estado NA HISTÓRIA: absolutismo e liberalismo
Despotismo Esclarecido
A CONCEPÇÃO DE HOBBES (no século XVII), segundo a qual, em estado de natureza, os indivíduos vivem isolados e em luta permanente, vigorando a guerra.
Aurea Cardoso Impacto Social Aurea Cardoso
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS FILOSOFIA Próximo Caderno 3 » Capítulos 3 e 4 UNIDADE 3.
Transcrição da apresentação:

JEAN JAcQUES ROUSSEAU

CONTEXTO SOCIAL/político: Pensador renomado iluminista, Suíço, século XVIII. Filósofo Teórico, político e escritor. Suas ideias influenciaram diretamente a revolução francesa - 1789. Recebeu uma educação rígida e religiosa. Nesse período desenvolve um grande interesse pela leitura e pela música.

Muda para Paris no final de sua adolescência. Em sua fase adulta mantem contato intelectual com a elite do período. (considerada a fase de maturidade do pensador). Convidado por Diderot para escrever verbetes para enciclopédia. Em 1762 foi perseguido na França, pois suas obras foram consideradas uma grande afronta as questões morais e religiosas.

Refugia-se na suíça durante esse período de grande ameaça. Em 1765 vai morar na Inglaterra com David Hume. Volta a França e se casa, nesse contexto escreve suas obras, políticas, ensaios e a principal, “ O contrato social”. Sua Frase mais conhecida é...

“O ser humano nasce bom, mas a sociedade o corrompe, ou seja, porém a sociedade o conduz a degeneração”.

Afirma que a sociedade funciona com um pacto social, onde os indivíduos, organizados em sociedade, concedem alguns direitos ao Estado em troca de proteção.

Frases:  - "O ser humano verdadeiramente livre apenas quer o que pode e faz o que lhe agrada."  - "Para conhecer os homens é preciso vê-los atuar.“ -  "A razão forma o ser humano, o sentimento o conduz." 

Jusnaturalismo e o contrato social. Direito natural é anterior a qualquer pacto, ou seja, é inalienável. Se o homem não pactuar-se viverá em seu estado de natureza, lei da selva/floresta/caos. O homem deixa o estado civil para pactuar-se em prol do coletivo. Tem a necessidade de um líder, pois possui um instinto de preservação da própria vida.

A questão que se colocava era a seguinte: como preservar a liberdade natural do homem e ao mesmo tempo garantir a segurança e o bem- estar da vida em sociedade? Segundo Rousseau, isso seria possível através de um contrato social, por meio do qual prevaleceria a soberania da sociedade, a soberania política da vontade coletiva.

percebeu que a busca pelo bem-estar seria o único móvel das ações humanas e, da mesma, em determinados momentos o interesse comum poderia fazer o indivíduo contar com a assistência de seus semelhantes. Por outro lado, em outros momentos, a concorrência faria com que todos desconfiassem de todos. Dessa forma, nesse contrato social seria preciso definir a questão da igualdade entre todos, do comprometimento entre todos. 

e por um lado a vontade individual diria respeito à vontade particular, a vontade do cidadão (daquele que vive em sociedade e tem consciência disso) deveria ser coletiva, deveria haver um interesse no bem comum. Este pensador acreditava que seria preciso instituir a justiça e a paz para submeter igualmente o poderoso e o fraco, buscando a concórdia eterna entre as pessoas que viviam em sociedade. 

Um ponto fundamental em sua obra está na afirmação de que a propriedade privada seria a origem da desigualdade entre os homens, sendo que alguns teriam usurpado outros. A origem da propriedade privada estaria ligada à formação da sociedade civil. O homem começa a ter uma preocupação com a aparência.

Na vida em sociedade, ser e parecer tornam-se duas coisas distintas Na vida em sociedade, ser e parecer tornam-se duas coisas distintas. Por isso, para Rousseau, o caos teria vindo pela desigualdade, pela destruição da piedade natural e da justiça, tornando os homens maus, o que colocaria a sociedade em estado de guerra.

Na formação da sociedade civil, toda a piedade cai por terra, sendo que “desde o momento em que um homem teve necessidade do auxílio do outro, desde que se percebeu que seria útil a um só indivíduo contar com provisões para dois, desapareceu a igualdade, a propriedade se introduziu, o trabalho se tornou necessário” 

Por isso dá plenos poderes ao estado, esse é o único capaz d fazer uso da força e da violência para manter a paz. Com isso surge o estado de sociedade, onde os homens através das leis civis designarão o estado para solucionar todos os seus problemas, a partir desse momento ele tem plenos poderes para decidir sobre a vida, questões sociais e políticas, por meio de um contrato social.